Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Cristais Paulista - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Cristais Paulista
Não sabe o que fazer em Cristais Paulista? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Cristais Paulista
Onde Ficar em Cristais Paulista
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Cristais Paulista. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Cristais Paulista
Onde Comer em Cristais Paulista
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Cristais Paulista. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Cristais Paulista
Utilidades e Emergências em Cristais Paulista
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Cristais Paulista. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Cristais Paulista

Foto:Cristais Paulista - Nossa Terra, Nossa Gente - Facebook


Cristais Paulista é uma cidade no interior de SP, tem como vizinhas Franca, Pedregulho e Bálsamo.

História de Cristais Paulista

A exemplo do que aconteceu com muitas cidades da região, Cristais Paulista surgiu aos arredores de grandes plantações de café. A “Villa dos Crystaes” - vilarejo pertencente ao município e comarca de Franca - começou a se formar por volta de 1895 com casas de colonos nas antigas terras do fazendeiro Alexandre Vilela de Andrade - grande produtor cafeeiro na região. Em função da extensa área territorial da sua propriedade rural, onde já passava desde 1888 os trilhos da antiga estrada de ferro da Companhia Mogiana ligando o Porto de Santos ao Triangulo Mineiro -, Alexandre Villela constrói uma enorme edificação para abrigar uma máquina de beneficiamento da produção agrícola de sua propriedade e também das propriedades vizinhas. Aos poucos surge um pequeno aglomerado de edificações nas proximidades dos trilhos da estrada de ferro e da estrada velha lateral aos trilhos.

Em um contexto da política francana, sob os comandos do Partido Republicano Paulista (PRP) (onde se inseriam vários moradores da “Villa dos Crystaes”, militantes do partido em exercícios de cargos legislativos) o local ganha fóruns de “Districto” mesmo com toda a ala do PRP francano tendo se posicionado contrariamente a sua elevação, o Governo do Estado de São Paulo reconhece a elevação territorial do distrito através da Lei Estadual número 1.202 de 28 de julho de 1910, fato que culmina com a necessidade de realização de mapeamento e planejamento urbanístico do local (realizado pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Luiz Rodrigues Nunes), trabalho este findado em maio de 1912 com o primeiro mapeamento urbano do “Districto de Crystaes”. Ainda em 1912, atendendo a uma solicitação da Prefeitura Municipal de Franca Alexandre Vilela de Andrade doa áreas para legalização das áreas públicas do “Districto” (abertura de ruas, praças, igreja, escolas, dentre outros equipamentos), cabendo a ele a decisão sobre os destinos dados aos lotes divididos para moradias e comércios particulares. Do contexto de fundação do “Districto de Crystaes”, recentes estudos mostram que a elevação do local a condição distrital ocorre principalmente por fatores relacionados as disputas internas de poder dentro do Partido Republicano Paulista francano, fator que causa a divisão do PRP em alas que se vêem obrigadas a demarcação de territórios para disputar bases eleitorais e representatividade de seus interesses.

Entre 1914 e 1920 o local passa a contar com importantes construções e modelos arquitetônicos arrojados, que demonstravam a riqueza cafeeira do período. Dentre essas construções surge em 1918 a Estação de trens da Companhia Mogiana, facilitando assim o transporte da grande produção cafeeira a região é considerada como produtora do melhor café no Brasil para importação aos países europeus.

Em 1945 “Crystaes” (cujo nome é oriundo da grande quantidade de Cristais de Quartzo encontrados na Região) é obrigado por força de Lei Federal a mudar de nome (em função da existência de outro município mineiro, mais antigo, com a mesma denominação) passando-se a chamar Guapuã, que em linguagem nativa, Tupi Guarani, significa Pouso Alto. O nome Guapuã, nunca aceito pela população local, vigorou até o ano de 1965, quando o antigo nome foi restituído acrescido do adjetivo “Paulista” para diferenciar-se do seu homônimo mineiro.

Em 1953 surge um movimento pró elevação do distrito a município que mesmo contando com uma grande comissão de moradores do local o movimento fracassa e derruba os sonhos dos cristalenses em se tornar um município independente política e administrativamente da cidade sede por falta de apoio dos políticos francanos. Nova oportunidade de emancipação surge em 1958 e novamente é instituída uma comissão organizadora dos trabalhos de elevação do distrito a condição de município. Em 31 de dezembro do mesmo ano, o Governador do Estado Jânio da Silva Quadros, na Lei Estadual 5.121 (que trata da divisão territorial do Estado de São Paulo) cria o município de Guapuã em território de 378 quilômetros quadrados, pertencente a Comarca do Município de Franca.

Os meses seguintes exigiam a preparação para o primeiro processo eleitoral do recém criado município, fato que ocorre em 6 de outubro de 1959, elegendo os primeiros governantes dos poderes executivo e legislativo do município. Em 1960, primeiro ano de exercício dos poderes municipais, são instaladas as sedes da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal. O município, enfim passou a decidir seus destinos políticos e administrativos.

O nome “Cristais “ originou-se do córrego do mesmo nome, que margeia a cidade, em cujo leito eram encontradas inúmeras pedras cristalizadas de várias cores. O adjetivo “Paulista” foi dado para diferenciar do município de mesmo nome, do estado de Minas Gerais.
Gentílico: cristalense

Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/ - http://cristaispaulista.blogspot.com/


Sugestões Para Conhecer em Cristais Paulista

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·