Conheça Conchal - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Prefeitura Municipal de Conchal
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Está pensando em viajar? Que tal conhecer a cidade de Conchal que pertence ao Estado de SP, tem como vizinhas Mogi Guaçu ao Norte, Engenheiro Coelho ao Sul, Mogi Mirim ao Leste e Araras ao Oeste.
O que fazer em Conchal - Pontos Turísticos
Praça Cônego Francisco de Campos Machado
Localizada no centro de Conchal, em frente ao Paço Municipal, a praça conhecida por Praça da Fonte, é um espaço de lazer reservado para todas as idades.
Nos finais de semana a fonte luminosa é ligada proporcionando alegria em todos que ali estão.
Parque Ecológico Municipal “Prefeito Wilson Lozano”
Em uma área de 11,82 alqueires, o Parque Ecológico é para os conchalenses um espaço de lazer próximo à natureza. Construído em uma parceria com o Ibama, conta com uma pista para cooper, ciclovia, um lago que ocupa 2,61 alqueires, animais silvestres, pesca para aposentados e área de lazer com brinquedos para as crianças.
Centro Cultural Vereador Alfredo Guilherme Madeira Campos
Espaço que abriga a maior parte dos espetáculos artísticas da cidade. Durante o ano são realizados Festivais de Balé, Peças Teatrais, Formaturas, Apresentações Culturais das Escolas, Exposição, entre outros.
O Centro Cultural está localizado na Rua Francisco Ferreira Alves, 121, Centro.
Praça 9 de Abril
Também no centro da cidade, a Praça 9 de abril abriga conchalenses de todas as idades nos finais de semana.
Fazem parte de sua estrutura:campo de malha, sanitários, USF do Centro, duas quadras poli esportivas, pista de skate, lanchonete e parque infantil.
Praça Dom Barreto
Um dos pontos históricos mais importantes da cidade, a Praça Dom Barreto, também conhecida como "Praça da Matriz", está localizada na região central da cidade de Conchal, Rua Francisco Ferreira Alves. Ela abriga a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, construída por volta de 1932. Também neste local encontra-se uma estátua do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade e um coreto.Ginásio de Esportes "1º de Maio"
Localizado próxmo a uma das entradas da cidade, na Av. Prefeito Nelson Cunha, Jardim Novo Horizonte. O Ginásio de Esportes "1º de Maio" é um local destinado a prática esportiva, oferecendo aulas de diversas modalidades durante todo o ano, além da sua utilização em eventos esportivos locais e regionais.
História de Conchal - SP
Conchal teve seu início como Núcleo Colonial do Estado de São Paulo. As suas atuais terras formaram no passado três grandes fazendas denominadas: “Nova Zelândia”, “Ferraz” e “Leme”. Pelo Decreto nº 2.020 de 28 de março de 1911 as referidas terras foram divididas em dois Núcleos Coloniais distintos que receberam a denominação de: “Visconde de Indaiatuba” e “Conde de Parnaíba”.
Esses núcleos tiveram como primeiros diretores os Srs. Cel. Antonio de Queiroz Teles e Antonio Benedito de Oliveira Ferraz.
Com a vantagem das terras férteis e oportunidade de mercado e transporte os pequenos agricultores que compraram os lotes dos núcleos honraram com regularidade os pagamentos e em 20 de dezembro de 1919 pela Lei 1.725, os dois núcleos coloniais foram emancipados, passando a constituir um Distrito de Paz do Município de Mogi Mirim.
A atual cidade denominou-se, a princípio, “Engenheiro Coelho”, mudando depois para “Conchal”, denominação que conserva até hoje.
As primeiras obras de saneamento básico no município são do ano de 1912, realizadas pelo Estado para evitar a disseminação da malária pelos núcleos coloniais.
Em 1913, após a inauguração do prolongamento da Funilense em 20 de novembro, os colonos também já podiam contar com as facilidades da estrada de ferro. O primeiro chefe da Estação foi o Sr. Josefino Nabão.
Com a chegada de grande número de famílias, com os assentamentos nos lotes rurais e a ocupação dos lotes urbanos, o movimento da ferrovia e os trabalhos dos pioneiros propiciavam uma transformação que se operava a olhos vistos e foi se constituindo uma comunidade e consequentemente uma escola. A primeira professora pública foi a Sra. Adelaide de Barros. Em 1923 foi inaugurada a primeira rede de energia elétrica com a contribuição dos Srs. João Batista de Oliveira Luz, Cel. Francisco Ferreira Alves e o Dr. Narciso José Gomes, influentes chefes políticos em Mogi Mirim e Araras. Os núcleos mudavam aos poucos, caracterizados por casas de madeira com novas edificações de alvenaria. Casas de comércios surgiram nos pontos mais centrais e na área suburbana proliferavam as serrarias, olarias e as primeiras fábricas de farinha de mandioca.
Emancipação do município
Conchal também teve suas lutas políticas, mas que nunca tinham chegado a separar, a desunir e a dividir os conchalenses.
No ano de 1944, uma luta desuniu profundamente os conchalenses, separando-os em duas facções fortes, irreconciliáveis e com reflexos maléficos em toda a vida local.
Uma parte do povo, sentindo-se tolhido em seus anseios de progresso, no justo ideal de encontrar dias melhores, entendeu separar-se de Mogi Mirim e passar a pertencer ao município de Araras que poderia abrir melhores dias para o distrito, tendo em vista o completo abandono e descaso, com que era tratado pelo município.
O povo dividiu-se entre araraenses e mogianos e durante vários meses, a população local, sofreu as terríveis conseqüências de uma luta sem precedentes.
Criou-se assim, um ambiente hostil, com ódios e ressentimentos, até que o caso foi resolvido a favor de Mogi Mirim.
O caso passou, mas as conseqüências perduraram por algum tempo, transferindo a luta para dois clubes esportivos, a Associação Esportiva Conchalense e o Conchal F.C.. Aquele abrigando os araraenses e este reunindo os mogianos.
No dia 5 de abril de 1948, as lideranças nascidas dos grupos se reuniram no Cinema Paratodos assumindo um compromisso pela emancipação. Foi, então, criada a Comissão Pró-Município, cuja atribuição seria a de mobilizar os eleitores e providenciar o andamento do processo de emancipação, segundo exigia a lei. Seis meses depois, em 24 de outubro, estando os eleitores devidamente cadastrados, realizou-se o plebiscito em que a população devia se manifestar a favor ou contra a elevação do distrito de Conchal a município. E Conchal foi elevado a município neste dia com 627 eleitores votando favoravelmente.
A partir de 9 de abril os conchalenses finalmente passaram a conduzir o seu próprio destino, elegendo representantes e consolidando a instituição municipal. Francisco Magnusson foi eleito a prefeito por 362 votos.
Fonte: http://www.conchal.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Conchal
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Hotel Recanto Diegues em Conchal
Em privilegiada localização e com capacidade para até mil pessoas, o charmoso Hotel Recanto Diegues em Conchal, cidade do interior de São Paulo, pode ser a escolha perfeita para a realização do seu evento, proporcionando uma excelente estrutura e um harmonioso contato com a natureza!
ConhecerHotel Recanto Diegues em Conchal
Em privilegiada localização e com capacidade para até mil pessoas, o charmoso Hotel Recanto Diegues em Conchal, cidade do interior de São Paulo, pode ser a escolha perfeita para a realização do seu evento, proporcionando uma excelente estrutura e um harmonioso contato com a natureza!
ConhecerHotel Recanto Diegues em Conchal
Em privilegiada localização e com capacidade para até mil pessoas, o charmoso Hotel Recanto Diegues em Conchal, cidade do interior de São Paulo, pode ser a escolha perfeita para a realização do seu evento, proporcionando uma excelente estrutura e um harmonioso contato com a natureza!
Conhecer