Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Colina - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Colina
Não sabe o que fazer em Colina? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Colina
Onde Ficar em Colina
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Colina. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Colina
Onde Comer em Colina
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Colina. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Colina
Utilidades e Emergências em Colina
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Colina. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Colina

Foto:Prefeitura Municipal de Colina


O município de Colina localiza-se a 405 km da Capital Paulista, às margens da Rodovia Brigadeiro Faria Lima SP 326. Tem como vizinhas as cidades de: Bebedouro 26.9 km, Severínia 28.8 km, Viradouro 30.9 km, Cajobi 32.9 km, Olímpia 38.6 km, Paraíso 41 km, Taquaral 41.5 km, Embaúba 42.3 km, Pirangi 43.3 km, Taiuva 46.4 km,  Pitangueiras 46.5 km  e Taiaçu 47.9 km.

A cidade expandiu-se inicialmente com a cafeicultura e depois com o cultivo de grãos, os hortifrutigranjeiros e a pecuária. A laranja e posteriormente a cana de açúcar trouxeram para o município renomadas indústrias de produção e exportação, que somadas às empresas de armazenamento de grãos, beneficiamento de produtos e também ao agronegócio, fomentam a expansão do comércio local.

A criação de equinos em propriedades particulares e em especial da Raça Brasileiro de Hipismo na APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Alta Mogiana, destacam Colina no cenário nacional como a "Capital do Cavalo", responsável por fornecer os animais à Cavalaria de Patrulhamento Militar "9 de Julho" da Capital Paulista. Colina é também o berço de cavaleiros hípicos consagrados em competições esportivas Mundiais, Pan-Americanos e Olimpíadas, e onde acontecem grandes torneios de Polo.

O que fazer em Colina - SP - Pontos Turísticos

Museu Histórico Municipal

Instalado na antiga Estação Ferroviária, com suas características arquitetônicas originais cuidadosamente preservadas! Abriga também o Centro de Informações ao Turista.

 Av. Ângelo Martins Tristão nº 138, Centro, Colina - SP
(17) 3341 8622

Segunda feira das 13h às 17h / Terça a sexta feira das 08h às 11h e das 13h às 17h / Sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h / Domingo das 09 às 12h.

Entrada gratuita

Museu Municipal do Cavalo de Colina

Fundado em 2017, o Museu do Cavalo resgata e conserva um rico acervo de objetos, documentos, obras de arte, fotografias, relacionados a fatos sociais, esportivos e políticos que influenciaram a cidade a receber o título ‘’Colina - Capital Nacional do Cavalo’’.

Recinto Municipal, Colina/SP
(17) 3341 9444 ramal 267
 facebook.com/museudocavalodecolina

Segunda a sexta feira – 8h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00.
Requer pré – agendamento para visitação escolar. Entrada gratuita.


Ponte Alice Dias

Importada da Inglaterra e inaugurada em 1936, a Ponte Alice Dias teve sua construção idealizada com a finalidade de ligar a parte superior e inferior da cidade em relação à linha férrea para evitar os riscos de acidentes a que se expunham os transeuntes que ali atravessavam.

Av. Ângelo Martins Tristão nº 138, Centro, Colina – SP

Pode ser visitado a qualquer momento.

Parque Débora Paro

Possui ampla área de vegetação, pista de caminhada, Pista de Skate e belíssimo cenário para fotografias e observação de pássaros.

Cruzamento da Rua Antonio Guarnieri com a Rua Luiz Camargo
Cruzamento da Rua Alfredo Pedro Jerônimo com Avenida Cel. Antenor Junqueira Franco

Pode ser visitado a qualquer momento.

Trilha Ecológica Municipal

A mais nova atração da cidade é a Trilha Ecológica Municipal feita numa área de reflorestamento do Parque Débora Paro permite um passeio de contemplação da natureza.

O acesso a trilha é pela Rua Alfredo Pedro Jerônimo.

Pode ser visitada a qualquer momento. Entrada gratuita!

Recinto Municipal 9 de Julho

Palco de grandes eventos no município, o recinto abriga a Festa do Cavalo de Colina com shows e Provas Hípicas, Encontro Automobilístico, MotoCross, aulas de Equitação, Equoterapia, a Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer - Ponto de Informações ao Turista e o Museu Municipal do Cavalo de Colina.

Rua Antonio Paulo de Miranda, 206, Centro, Colina - SP
(17) 3341 2313

Igreja Matriz São Jose

A Igreja Matriz de São José recentemente passou por uma restauração a fim de preservar as características originais. Possui belas imagens religiosas pintadas no teto e replicas de lustres antigos. Possui o maior sino do interior do estado de São Paulo que desde 2015 encontra-se exposto ao lado da Igreja na Praça da Matriz.

Praça Dona Ignácia Junqueira de Toledo, 139, Centro, Colina/SP
(17) 3341 1373

Missas: Quarta Feira – 19h30m Missa e Novena Nossa Senhora do Perpetuo Socorro / Sábado - 19h / Domingo - 08h / 09h30m Missa das Crianças / 19h

Aberta de Segunda a Sábado durante o dia todo. Entrada gratuita

Artesanato de Colina e a Casa do Artesão

O artesanato de Colina compõe ou se expressa através de diferentes materiais e suportes: madeira, jornal, palha, linhas, barbantes, material reciclável, sementes, contas, tecidos variados, bordados, pintados, crochetados ou não, etc. A Casa do Artesão Colinense é uma parceira entre prefeitura e os artesãos através da Secretaria de Indústria Comércio e Agricultora.

Avenida Dr. Manoel Palomino Fernandes, 427, Centro, Colina - SP

Segunda a sexta feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 16h.

História de Colina - SP

O nascimento de Colina deve-se à iniciativa do Coronel José Venâncio Dias, que era o proprietário de terras que deram origem ao município, denominadas Fazenda Colina. A Fazenda Colina era constituída de três partes: Baixada – atual centro da cidade, Baixadinha – que inclui parte do Bairro Cemitério e Cabaças onde está hoje localizado o Pólo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios da Alta Mogiana.

No dia 7 de fevereiro de 1917 foi criado o Distrito de Paz de Colina. O município fora criado pela Lei Estadual nº 2096, de 24 de dezembro de 1925, foi instalado no dia 21 de abril de 1926, data esta, considerada de emancipação político-administrativa.

A cidade compreende um território de 424 km2 de área que faz divisa com os municípios de Barretos, Jaborandi, Terra Roxa, Bebedouro, Monte Azul Paulista e Severínia.

Além do Coronel José Venâncio Dias, são também fundadores: Luciano de Mello Nogueira e Antonio Junqueira Franco, porém a estes, deve-se acrescentar os nomes das demais fazendeiros do município – do Turvo, Onça, Consulta, Retirinho, Cava e etc., que prestigiaram com apoio e confiança, as decisões dos 3 primeiros.

Nos anos anteriores a 1926, a história de Colina foi uma verdadeira luta de desbravamento promovida pelas primeiras famílias que aqui chegaram no final do século XIX, por volta do ano de 1900.

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro já havia estendido seus trilhos até Bebedouro e dependia de verba para aquisição do leito ferroviário até Barretos. Foi aí, que entrou em cena o Coronel José Venâncio Dias que foi até Campinas e em reunião com os diretores da Ferrovia, ofereceu, gratuitamente, a faixa de terras necessária ao empreendimento. Diante da oferta, um dos diretores perguntou: O que espera o Coronel ganhar com essa doação? José Venâncio respondeu: “Desejo ouvir o apito de um trem; anúncio sonoro do progresso para toda nossa região”. A terra foi doada e em 1905, José Venâncio Dias, sentado à varanda de sua fazenda, ouvia apitar o primeiro trem com destino à Barretos.

A cidade de Colina se expandiu graças à cultura do café, que aos poucos foi dando lugar à pecuária e lavouras diversas.

Hoje o grande atrativo é o cavalo, que a tornou conhecida em todo o Brasil como “Capital Nacional do Cavalo”, em virtude da criação de cavalos em propriedades particulares e no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, destinados à Cavalaria 9 de Julho , no município e das equipes de Pólo reconhecidas internacionalmente e a prática do hipismo que levou à formação de vários cavaleiros olímpicos representando o Brasil em eventos internacionais e nacionais.

Em virtude da tradição hípica, o município realiza a Festa do Cavalo anualmente durante o mês de julho, no Recinto Municipal, atraindo turistas de todo o Brasil e cavaleiros internacionais para as competições hípicas.

Fonte:https://www.colina.sp.gov.br/


Sugestões Para Conhecer em Colina

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·