Conheça Cerqueira César - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Marco A. Pareja
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Cerqueira César é uma cidade no interior de SP, tem como vizinhas Avaré, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Iaras, Manduri, Piraju e Itaí. A economia do município é baseada na cana de açúcar, café, extração de madeira, laranjas, pecuária, laticínios e pequenas industrias. O município também abriga é referência para um pequeno polo regional que englobas os municípios de Águas de Santa Bárbara, Iaras e Manduri.
O que fazer em Cerqueira César
Um dos principais locais de lazer em Cerqueira César é a Represa de Jurumirim. Em tupi, Jurumirim significa “foz pequena”. A represa fica localizada no rio Paranapanema e possui cerca de 100 km de comprimento com até 3 km de largura em alguns trechos. Seu reservatório possui aproximadamente 450 km quadrados de volume de água e atrai visitantes para diversas atividades de lazer além de passeios de barco e pesca. Possui 12 cascatas e as mais conhecidas são a Cachoeira do Macuco e as Quedas do Saltinho.
Na Cachoeira do Macuco você poderá conferir um paredão de pedras com queda d’água que cai na represa. Um local constantemente visitado para apreciação da bela paisagem. Já a Cachoeira do Saltinho, forma uma piscina natural que também recebe diversos turistas.
A história do Santuário Arquidiocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus é um assunto polêmico que teve grande repercussão. A antiga Matriz de Santa Teresinha, que apresentava rachaduras, foi implodida em 1988. Trata-se da primeira igreja católica do mundo que passou por uma implosão, gerando repercussão mundial. No entanto, no mesmo local foi erguido posteriormente o Santuário que abriga as Relíquias de Santa Teresinha, trazidas de sua cidade Lisieux, da França. Sua história bem como os artigos da santa canonizada atraem diversos fiéis à igreja de Cerqueira César, um ponto histórico que não pode faltar em seu roteiro.
Cerqueira César é uma das raras cidades que não nasceram ao redor de uma capela pelo motivo de uma devoção religiosa como foi o caso mais comum de várias cidades brasileiras, mas em conseqüência da chegada de uma ferrovia ao local. Os trilhos da ESTRADA DE FERRO SOROCABANA chegaram ao lugar a onde se encontra hoje a cidade, no início do mês de novembro de 1896. Não havia nada, apenas as plantas nativas do cerrado paulista e os animais típicos do bioma. Na região havia duas etnias de índios, os Caiuás (Guaranis) e os Botocudos. Para o alojamento dos ferroviários foram construídos três pequenos ranchos de madeira pré montados e foi por essa razão que os próprios ferroviários deram o nome ao primitivo do lugar como TRÊS RANCHOS. Com o fim do império houve uma grande crise financeira no país, dificultando a importação dos trilhos que eram provenientes da Europa para o prosseguimento da via férrea. O próprio Governo Imperial muito investiu na construção da SOROCABANA assim como nas demais ferrovias espalhadas por todo o país. O Imperador Dom Pedro II construiu 9.583 km de ferrovia em todas as regiões do Brasil.
QUEM FOI JOSÉ ALVES DE CERQUEIRA CÉSAR
Como já foi mencionado, o nome Cerqueira César, foi uma homenagem póstuma ao Vice Presidente da Província de São Paulo, Dr. José Alves de Cerqueira César, que nasceu na fazenda Itapera Grande e Lavras, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos, município de São Paulo no dia 23 de maio de 1.985, era filho de Bento Alves de Siqueira Bueno Maria Cândida Sagarlene de Cerqueira Leme, ambos de tradicionais famílias do interior paulista. Após concluir os estudos, primário e secundário, matriculou-se na faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo em 1.856, formando-se em 1.860. Estabeleceu sua banca de advogado em Campinas, onde se contraiu núpcias com Maria do Carmo Sales, tornando-se assim, cunhado do Dr. Manoel Ferraz de Campos Sales, que futuramente foi eleito governador de São Paulo e posteriormente, Presidente da República. Cerqueira César advogar por um tempo em Campinas, transferiu-se para a cidade de Itapetininga, onde residiu e advogou até agosto de 1.863, quando mudou-se para Rio Claro. Em 1.875 envolveu-se na Política e na Imprensa, como um dos fundadores do Jornal “Província de São Paulo” que é o atual “Estado de São Paulo” e desta forma chegou a Vice Presidente da Província de São Paulo. Cerqueira César. Cerqueira César faleceu em São Paulo em 1911 aos 76 anos de idade, seus restos mortais repousam no Cemitério da Consolação na capital paulista. O nome dele não foi dado apenas a cidade, mas também a um bairro paulistano cortado pela famosa e importante Avenida Paulista.
https://www.submarinoviagens.com.br/Fonte: https://www.submarinoviagens.com.br/ -
Sugestões Para Conhecer em Cerqueira César
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!