Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Castilho - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Castilho
Não sabe o que fazer em Castilho? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Castilho
Onde Ficar em Castilho
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Castilho. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Castilho
Onde Comer em Castilho
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Castilho. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Castilho
Utilidades e Emergências em Castilho
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Castilho. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Castilho

Foto:


A cidade de Castilho pertence ao interior de São Paulo e tem como vizinhas: Paulicéia, Itapura, Andradina, entre outras.

Castilho é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º52'20" sul e a uma longitude 51º29'15" oeste, estando a uma altitude de 365 metros. Sua população estimada em 2017 era de 20 362 habitantes.

Possui uma área de 1062,6 km², sendo o 31º maior município do estado de São Paulo.

Castilho também possui o terceiro maior território da Região Administrativa de Araçatuba.

A cidade recebeu em abril de 2012, o certificado de Município Verde Azul,[7] pela adesão ao programa homônimo, lançado em 2007 pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do estado de São Paulo.[8]

Castilho recebeu status de município pela lei estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, com território desmembrado do município de Andradina. Em 1934, Armel de Miranda veio para esta região, conseguindo através da família Ferreira Brito, a doação de um terreno para formar o Patrimônio. Outros povoadores aí se fixaram abrindo pequenas lavouras. Nessa época, chegou à povoação, então conhecida por Vila Cauê, o engenheiro da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, o Senhor Alfredo Castilho, chefe dos trabalhadores que implantavam a ferrovia na região, ligando os Estados de São Paulo e Mato Grosso, cortando o rio Paraná. Em 1937, os trilhos já tinham sido implantados, assim como a estação denominada de Alfredo Castilho, ao lado da qual se formou a povoação que teve importante função comercial na integração da ferrovia com a navegação do rio Paraná. Novos contigentes de povoadores vieram se fixar aumentando o patrimônio e lavouras da região, dedicadas às culturas de algodão, milho, arroz, feijão e amendoim. Em 1944, a povoação passou a denominar-se CASTILHO. A grande fase de desenvolvimento da comunidade iniciou-se somente por volta de 1965 com os serviços de terraplanagem e construção da Usina de Jupiá, atual Engenheiro Souza Dias, integrante do complexo de Urubupungá, inaugurado em 1969. O represamento das águas do rio Paraná evitou as constantes inundações das terras cultivadas, aliando ainda, a irrigação destas, propiciando altas produções agrícolas.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA EM CASTILHO

Distrito criado com a denominação de Castilho, por Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro de 1944, no município de Andradina com terras desmembradas do Distrito da sede do município de Andradina. No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Castilho figura no município de Andradina. Assim como no fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948 para vigorar em 1949-1953. Elevado à categoria de Município com a denominação de Castilho, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de1953, desmembrado de Andradina. Constituído do Distrito Sede. Sua Instalação verificou-se no dia 1 de janeiro de 1955. Fixado o quadro territorial para vigorar no período de 1954-1958, o município é formado do Distrito Sede. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1960, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15 de julho de 1997.

O TURISMO EM CASTILHO

Castilho reúne características especiais para alcançar a condição de Município de Interesse Turístico (MIT). Seus recursos naturais e paisagísticos já o transformaram em uma referência turística regional para onde se deslocam populações de diversas regiões do oeste paulista para atividades de lazer. Além de desfrutar de uma posição geográfica singular, o local de rara beleza é banhado pelos rios Tietê, Paraná e Aguapeí, também conhecido pelo apelido de rio Feio devido a coloração de suas águas barrentas. É neste terceiro rio que as Centrais Elétricas de São Paulo (CESP) mantêm uma Unidade de Conservação (RPPN) propícia à visitação para estudo, contemplação e conhecimento da fauna e flora da região. O Parque Estadual do Aguapeí também engloba áreas territoriais de Castilho e sua adequação para visitação ainda está em planejamento.

O município é envolvido por imenso lago, formado pela Usina Hidroelétrica Engenheiro Souza Dias, conhecida como Usina de Jupiá, que se estende por 330 km² a montante no Rio Paraná. As terras inundadas pelos lagos das Usinas de Jupiá e, posteriormente, pelo da Usina de Rosana, acarretaram grande perdas de terras exuberantes, porém trouxe um ecossistema única, já que a transformaram no mini pantanal paulista.

Castilho é também o município que, na região, atende o maior número de pequenos agricultores oriundos do Programa Nacional de Reforma Agrária, totalizando 1.185 famílias em 13 assentamentos rurais, configurando a segunda maior concentração de reforma agraria do Estado de São Paulo. Também conhecida como o paraíso do pescador e da pesca sustentável.
As administrações municipais têm procurado investir em infraestrutura do turismo, como a implantação de trilhas no entorno dos riachos, cavalgada de comitivas e noturna, almoço típico, visita programada até a área de produção, com a colheita de frutas destinadas ao deleite do turista. Possui, ainda, 100% de cobertura da malha urbana de água potável encanada, 100% de coleta e tratamento de efluentes urbanos, além da coleta regular dos resíduos sólidos gerados pela população local e flutuante. Conta também serviço médico emergencial de ambulâncias com mais de 15 unidades, com um hospital particular capaz de atender, também, os turistas com o serviço médico emergencial.

Fonte: http://www.castilho.sp.gov.br/


Sugestões Para Conhecer em Castilho

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·