Conheça Cafelândia - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://www.cafelandia.sp.gov.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Cafelândia é uma cidade no interior de SP, tem como vizinhas Guarantã 10 km, Lins 18.9 km, Pongaí 27 km, Guaiçara 27.1 km, Pirajuí 27.9 km, Júlio Mesquita 28.8 km, Balbinos 28.9 km, Guaimbê 31.7 km, Getulina 32.5 km, Álvaro de Carvalho 33.2 km, Uru 34.7 km e Paulo de Faria 35.1 km.
História de Cafelândia - SP
A fundação de Cafelândia coincide com a inauguração da Estação Afonso Pena, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a antiga N O B.
Seu nome é devido ao grande plantio de café, que fez deste Município, um dos maiores produtores mundiais.
Seus primeiros moradores foram: os irmãos José e Jacob Zucchi, Coronel Maurício Gonçalves Moreira, Pedro Theodoro Raposo dos Santos, José de Oliveira Guedes e Coronel Beraldo Arruda.
Em 1906, inaugurou-se a Estação Afonso Pena, em terras doadas pelos irmãos Zucchi. A Estação ficava longe do povoado, posteriormente, José Zucchi mandou edificar a povoação de Afonso Pena, providenciando inclusive, diversos melhoramentos urbanos. De ambos os lados do Córrego Saltinho, surgiram dois povoados: Pena, à margem esquerda, em terras da família Zucchi e à direita, Cafelândia, em terras doadas pelo Cel.Beraldo Arruda. O progresso era tal que a povoação ganhou foros de comunidade, e, como era inevitável, o bairrismo dos dois lados muitas vezes se transformava em rixa, o que de um lado era lamentável, de outro, era compensado pelo progresso que ambos buscavam para se superarem. Com as partes sempre crescendo, estas resolveram se unir, dando início a nossa evolução política. Interessante notar que a parte alta da Cidade, ainda hoje denominada de “Pena”, possui ruas e avenidas largas, com grandes quarteirões, tudo bem planejado. Ali foram construídos edifícios, para a época, suntuosos, como o Antigo Colégio Sagrado Coração de Jesus, com o prédio da “Betania” ao lado, local onde residiam as freiras aposentadas, e mais abaixo, a Escola Técnica de Comércio, pertencente à mesma Irmandade. No Pena também foi construída a monumental Catedral Diocesana de Santa Izabel, Igreja em estilo gótico, até hoje um orgulho dos cafelandenses, na época em que foi construída, sediou o Bispado da Noroeste, abrangendo cidades das regiões noroeste e alta paulista, entre outras: Lins, Penápolis, Marília e Tupã.
A Diocese de Cafelândia, foi criada por bula papal de 1926, indo até 1950, quando foi transferida para a cidade de Lins. Foram construídos ainda nesse bairro, os Edifícios do Fórum, a antiga Escola do Colégio Estadual e Escola Normal “Valdomiro Silveira”, além do Antigo Grupo Escolar “Presidente Afonso Pena”. É nessa parte da cidade que está localizado o Estádio de Futebol do “Glória Futebol Clube”, presente na memória dos antigos esportistas cafelandenses pelas suas brilhantes conquistas. Já na chamada parte baixa da cidade, conhecida por Cafelândia, o traçado das ruas e avenidas foi efetuado de maneira totalmente diferente, imitando talvez, cidades como Paris, na França, foi projetado avenidas e ruas saindo das praças. Praças, como a principal, onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, denominada Praça Beraldo Arruda. A Praça Quintino Bocaiúva, no centro comercial, onde se localizava a Antiga Estação Rodoviária e a extinta Praça Campos Sales, que ocupava uma área considerável no bairro Jaguaribe e foi transformada em área residencial, sendo a parte remanescente batizada com o nome de “Praça Dr. Péricles Ferraz do Amaral”.
Hoje Cafelândia, com o êxodo rural que se acentuou desde a década de
1960, implantou novos bairros, como: Vila Belém, Conjuntos de Casas Populares: Nova Cafelândia, Salathiel Soares da Silva I e II (CDHU) Jardins Hélcio Morilas Pecci, Moacira, Orlando Baggio, Ernandes Passanezi, Portal da Fazendinha, Prefeito “Waldemar Sanches”, Solar do Assunção, Parque das Laranjeiras, Alto Cafezal , Residencial Campo Belo, Jardim das Flores e Altos da Vila Belém.
Ainda hoje, Cafelândia continua a se comportar como se fossem duas cidades, com o nosso povo dizendo: vou para Cafelândia ou vou para o Pena, principalmente os mais velhos.
Fonte: http://www.camaracafelandia.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Cafelândia
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Cafelândia
Destino ideal para turismo religioso ou para os admiradores de arquitetura, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Cafelândia é um marco na história da cidade e chama atenção dos visitantes por sua estrutura.
ConhecerIgreja de Nossa Senhora do Carmo - Cafelândia
Destino ideal para turismo religioso ou para os admiradores de arquitetura, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Cafelândia é um marco na história da cidade e chama atenção dos visitantes por sua estrutura.
ConhecerIgreja de Nossa Senhora do Carmo - Cafelândia
Destino ideal para turismo religioso ou para os admiradores de arquitetura, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Cafelândia é um marco na história da cidade e chama atenção dos visitantes por sua estrutura.
Conhecer