Conheça Cachoeira Paulista - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:pousadadonalolita.com.br
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA CACHOEIRA PAULISTA
A cidade está situada numa posição privilegiada em relação às outras cidades do Vale do Paraíba. Situada no Circuito da Fé, dista 34 km da Basílica de Aparecida e Frei Galvão em Guaratinguetá. Do circuito turístico: 106 km de Campos do Jordão – SP, 70 km de Penedo – Rj e 110 km de São Lourenço – MG.
A origem do nome Cachoeira Paulista deve-se ao fato de o Rio Paraíba ter algumas corredeiras após o pontilhão de Ferro da MRS Logística (antiga Estrada de Ferro Central do Brasil). Antes de se chamar Cachoeira Paulista, a cidade teve 7 nomes diferentes: Porto da Caxoeira, Arraial do Porto da Cachoeira, Porto da Cachoeira, Arraial porto da Cachoeira de santo Antônio, Freguesia de Santo Antonio da Cachoeira, Vila de Santo Antonio da Bocaina, Vila de Santo Antônio da Cachoeira, Vila da Bocaina, Bocaina, Cachoeira, Valparaíba.
Municípios próximos
Guaratinguetá: 25.6 km
Iaras: 27.7 km
Aparecida: 30.6 km
Roseira: 40.4 km
Cunha: 45.8 km
História
Documentos de 1730 citam um povoamento pertencente à Vila de Lorena, denominado Arraial do Porto da Caxoeira, cujo marco inicial do primitivo núcleo foi uma pequena ermida erigida por devotos em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde, no ano de 1780. Manoel da Silva Caldas e sua esposa, Ângela Maria de Jesus, em 18 de Outubro de 1784 doaram “duzentas braças de testada e meia légua em direção aos sertões situados na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, até as divisas com o Embaú”, para o patrimônio da nova Capela do Bom Jesus da Cana Verde, erigida em suas terras por Sebastiana de Tal, constituindo de fato o arraial e permitindo assim a expansão do vilarejo ali instalado.
As primeiras edificações instaladas consistiam em choupanas de sertanejos, na sua maioria pescadores, que tiravam seu sustento do Rio Paraíba. A primeira rua de Cachoeira, foi a Rua “Bom Jesus”, que na época partia da capela e avançava até a rota por onde passavam os tropeiros que se dirigiam a Minas Gerais.
Um dos momentos históricos mais significativos da cidade ocorreu em 1932, durante a Revolução Constitucionalista. Durante esse período, o município transformou-se em uma praça de guerra, tornando-se o Quartel General do Movimento Constitucionalista.
Turismo
CANÇÃO NOVA
É uma comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib no ano de 1978, seguindo as linhas da Renovação Carismática Católica. Ocupa uma área de 372 mil m2 e conta com sistema de rádio e televisão de longo alcance, estendendo-se a outros países. A Canção Nova conta com um estádio coberto em sua sede, o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, com capacidade para receber cerca 80 mil pessoas. É um dos maiores espaços cobertos para a realização de eventos católicos da América Latina. A média de acampamentos é 18 por ano. A comunidade recebe em torno de 1 milhão de peregrinos anualmente.
Endereço: Rua João Paulo II, s/n, Alto da Bela Vista
SANTUÁRIO PAI DAS MISERICÓRDIAS
No ano de 2008, foi dado o início para obras de um santuário na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista. A área construída é de aproximadamente 6.260 m².O título de Santuário foi oficializado em dezembro de 2012 por Dom Benedito Beni, Bispo da Diocese de Lorena, e a inauguração foi dia 5 de dezembro de 2014
SANTUÁRIO NACIONAL DE SANTA CABEÇA
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora.
Não sabendo o que fazer com a parte da imagem encontrada os dois pescadores deram-na de presente a um negociante que vinha do Rio Grande do Sul com destino ao Rio de Janeiro, chamado José Corrêa. Este por sua vez, ao passar pelo bairro do Paiol pertencente à Paróquia de Silveiras, ofereceu a Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção.
Depois de certo tempo, Joana de Oliveira mudou-se para o bairro de Jataí, pertencente à Paróquia de Cachoeira Paulista e trouxe consigo a Imagem da santa, que colocou num lugar especial de sua casa.
Desde então, centenas de pessoas da vizinhança vinham até a casa de Joana de Oliveira, para rezar e agradecer os milagres que recebiam da venerada Imagem. A casa tornou-se logo pequena para receber a multidão que vinha de todas as paróquias vizinhas afim de venerar a Imagem de Nossa Senhora. O então o vigário de Jataí, Pe. João Graciano de Farias, aconselhou a Silvéria de Oliveira, filha de Joana de Oliveira, que ficara com a Imagem, a angariar fundos, para construir uma capela, onde fosse venerada a Imagem de Nossa Senhora.
O Pe. João Graciano de Farias foi sepultado no cemitério de Jataí, perto de Nossa Senhora, a quem ele fez edificar a primeira capela.
Mais tarde, foi feita outra capela maior que também tornou-se pequena, finalmente em 26 de agosto de 1928, foi inaugurada por Mons. José Machado a atual Igreja.
CAPELA SÃO BENTO
A Capela de São Bento foi fundada em 2011 na cidade de Cachoeira Paulista, sitio Talismã, pelo Prof. Lico com o objetivo de receber devotos e peregrinos.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CENTRAL DO BRASIL
A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista foi o ponto de ligação da Estrada de Ferro D. Pedro II, que uniu as cidades do rio de Janeiro e Cachoeira Paulista, e a Estrada de Ferro São Paulo-Rio (entre São Paulo e Cachoeira – bitola estreita, e Cachoeira Paulista ao Rio – bitola larga 160). A construção da Estação, em 1877, veio atender às demandas daquele meio urbano que era depósito regional da produção de café e seu produto exportado para a Corte. Construída, a partir do projeto do Engenheiro Newton Bennton, o edifício da estação coube ao ecletismo impostos às soluções arquitetônicas, características da época.
PONTILHÃO DE FERRO DA ANTIGA RFFSA
Inaugurado em 15 de maio de 1893, foi construído o Pontilhão de Ferro sobre o rio Paraíba do Sul que fazia a ligação entre a linha férrea Imperial e a linha férrea São Paulo. O engenheiro construtor foi o Dr. Newton Benaton.
TEATRO MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA
Foi inaugurado em 1883, sendo um dos mais antigos do país. Neste local forma promovidos eventos de grandes compositores de óperas e serviu de palco para o grande compositor Vila Lobos.
REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DA SERRA DA BOCAINA
Uma das primeiras Usinas do Estado. Foi construída em 1912 e ainda se encontra em funcionamento.
PARQUE ECOLÓGICO NELSON LORENA
Compreende uma Área de 15.230 m2, com parque infantil, fauna aquática e flora, 4 lagos, vagão destinado como espaço cultural, e quiosques. É mantido pela Prefeitura Municipal. A Casa do Artesão está situada dentro do Parque, e expõe trabalhos dos artesãos do município. Também se encontra no Parque o Museu Doutor Costa Junior.
MUSEU DOUTOR COSTA JUNIOR
Localizado no Parque Ecológico Nelson Lorena, o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Costa Jr. possui em seu acervo documentos e objetos da Revolução Constitucionalista de 1932, além de conter documentos e objetos folclóricos da cidade e região, inclusive mobílias antigas.
INPE
O INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, integrado à estrutura básica da Secretaria da Ciência e Tecnologia da Presidência da República – SCT/PR.
CACHOEIRÃO DA BOCAINA
Localizada no Rio Bravo, com 80 m de extensão e um desnível de 20 m, propício para camping e piquenique.
MIRANTE PADRE LÉO
O Mirante Padre Léo foi construído na parte mais alta da cidade no ano de 2010. Em área privilegiada da cidade, se localiza no bairro Jardim da Fonte e oferece belíssima vista para a Serra da Mantiqueira, parte do Vale do Paraíba, toda a cidade e seus diversos pontos turísticos.
A beleza que a vista oferece é reconhecida por pessoas que gostam de se permitir a contemplação do horizonte e a vivência de momentos de beleza e calmaria.
A fim de se confirmar a religiosidade da cidade, foi feita
uma justa homenagem ao Padre Léo (Tarcísio Gonçalves Pereira), sacerdote da Congregação do Sagrado coração de Jesus que durante anos atuou no sistema de comunicação da Canção Nova em Cachoeira Paulista, atraindo milhares de pessoas à cidade para participar dos “Acampamentos de Oração” que conduzia com maestria.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Cachoeira Paulista”.
Fonte: cachoeirapaulista.sp.gov.br/pousadashoteiscachoeirapaulista.com
Créditos Imagem: pousadadonalolita.com.br
Sugestões Para Conhecer em Cachoeira Paulista
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Santuário do Pai das Misericórdias - Cachoeira Paulista
Construído pela Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista, interior de SP, o Santuário do Pai das Misericórdias tem a capacidade para receber mais de cinco mil fiéis.
ConhecerHotel Água Viva em Cachoeira Paulista
No charmoso Hotel Água Viva em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, você encontra conforto, privacidade e paz, onde poderá conhecer a cidade, sede da Canção Nova e uma das cidades do circuito turístico religioso do Estado de São Paulo.
ConhecerSantuário do Pai das Misericórdias - Cachoeira Paulista
Construído pela Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista, interior de SP, o Santuário do Pai das Misericórdias tem a capacidade para receber mais de cinco mil fiéis.
Conhecer