Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Brodowski - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Brodowski
Não sabe o que fazer em Brodowski? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Brodowski
Onde Ficar em Brodowski
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Brodowski. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Brodowski
Onde Comer em Brodowski
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Brodowski. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Brodowski
Utilidades e Emergências em Brodowski
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Brodowski. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Brodowski

Foto:https://www.construtorastefani.com.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Brodowski é uma cidade no interior de SP, tem como vizinhas Nuporanga,  Batatais, Jardinópolis e Serrana, perto de Ribeirão Preto. É conhecida como cidade natal de Portinari.

Uma curiosidade é que Brodowski também ficou nacionalmente conhecida como a Capital Brasileira do Abacaxi. Apesar de hoje não ser mais produtora da fruta, a fama que se originou na década de 1970 se mantém viva. 

A principal atração turística de Brodoski, sem dúvida é Museu Casa Portinari, local onde o pintor passou a infância e adolescência.

O museu é mantido com o objetivo de preservar a memória de um dos grandes artistas brasileiros, e durante a visita você vai poder conhecer um pouco mais da história de Portinari, assim como apreciar jeitinho doce, calmo e simples do interior paulista.

História de Brodowski - SP

A cidade de Brodowski nasceu ao redor de estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro na linha do rio Grande que ia de Ribeirão Preto a Franca e Rifaina. A estação, inaugurada em 5/9/1894, foi chamada de Engenheiro Brodowski em homenagem ao inspetor geral da ferrovia, na época, e depois o nome foi simplificado. Foi construída com plataforma e armazém em terras da fazenda Belo Monte doadas para a Mogiana pelo fazendeiro Lúcio Enéas de Mello Fagundes. Fazendeiros vizinhos apoiaram a iniciativa, que facilitou o embarque do café cultivado na região para o comércio.

Logo depois, em 1897, os fazendeiros contrataram o engenheiro Manoel Honório de Oliveira Pinho para organizar as primeiras ruas do povoado e os loteamentos na fazenda Belo Monte e na vizinha fazenda da Prata de Américo José Ferreira. A aplicação de urbanismo na reforma e criação de cidades, com ruas e lotes alinhados, calçadas e praças, foi uma modernidade que acompanhou a chegada da riqueza do café, das máquinas a vapor e das ferrovias no estado de São Paulo. Os fazendeiros paulistas, que também tinham o poder político, se preocuparam com normas nas cidades, de construções, higiene, regulamentação de atividades e de costumes.

O povoado cresceu e, em 1902, era distrito de Batatais. Em 22/8/1913, Brodowski tornou-se município. O serviço de telefonia chegou em 1907, com a instalação de uma central telefônica com telefonistas. O telefone automático para ligações locais, sem o auxílio de telefonista, foi inaugurado em 1969. As ligações interurbanas só se tornaram automáticas, com DDD e DDI, a partir de 1982. Para facilitar a informação dos moradores, houve um serviço de alto-falante no coreto da cidade, de 1940 e 1982, que divulgava comunicados da Prefeitura Municipal, de escolas e clubes, além de ter uma programação musical. Os serviços públicos de água e luz começaram por volta de 1912, mas só se estenderam a partir de 1957, incluindo rede de esgoto e pavimentação de ruas.

Brodowski teve, em 1915, 3.400.000 pés de café. Em 1930, eram 5.400.000 pés distribuídos em fazendas e sítios. A partir de 1930, com a queda do preço do café para exportação pela crise econômica mundial e por haver muita oferta, aumentou o plantio de cana-de-açúcar na região até que, na década de 1970, o estado de São Paulo se tornou o maior produtor de açúcar e álcool no Brasil. Havia demanda por açúcar e álcool, pelo aumento da população do país, e os fazendeiros de café tinham capital para investir na agroindústria da cana.

A Rodovia Candido Portinari, de Ribeirão Preto a Rifaina, foi pavimentada entre os anos de 1960 e 1964. Antes disso, a ferrovia ainda era mais importante para o transporte de cargas e passageiros na região. O último trem de passageiros passou em Brodowski em 1976 e o último cargueiro em 1980. Os trilhos foram retirados da cidade e região em 1988.

Quanto aos moradores, em 1920, eram 9.188 pessoas - 7.282 brasileiros e 1.906 estrangeiros. Em 1940, 8.338 pessoas, e, em 2000, 17.139, com estimativa de 23.780 habitantes para 2016.

Brodowski está entre os 70% dos 5.570 municípios brasileiros com até ou pouco mais de 20 mil habitantes. Tem, no entanto, um modo de vida urbano, com acesso a produtos, serviços e mídia, especialmente pela proximidade a Ribeirão Preto, e os mesmos problemas das cidades grandes, de habitação, saneamento, abastecimento, transporte, meio ambiente, saúde, educação, cultura, lazer e segurança.

A diferença entre cidades grandes e pequenas está nas relações sociais mais presentes nos locais menores, muitas vezes marcadas por fatos regulares, como horário de entrada e saída de escola e trabalho, festas e safras. Nas cidades menores, há muitas pessoas conhecidas da infância até a idade adulta e isto favorece a vida associativa, especialmente quando todos estão abertos para novas ideias na comunidade.

A relação de Candido Portinari com Brodowski

O modo de vida na pequena cidade de Brodowski influenciou e foi representado na obra do artista Candido Portinari.

Candido Portinari nasceu em 1903 numa fazenda de café em Brodowski, foi filho de imigrantes italianos e seu pai, já instalado na cidade, teve uma pequena marcenaria para fabricação de cadeiras.

Fonte: https://www.museucasadeportinari.org.br/


Sugestões Para Conhecer em Brodowski

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Antiga Estação Ferroviária de Brodowski

Antiga Estação Ferroviária de Brodowski

Estações ferroviárias foram marcos na paisagem de muitas cidades. Mais que isso, foram os pontos centrais da vida social e comercial das comunidades do estado de São Paulo, isso inclui a charmosa cidade de Brodowski!

Conhecer
Coreto Municipal Lauro João de Almeida Pinto em Brodowski

Coreto Municipal Lauro João de Almeida Pinto em Brodowski

A atração sedia tradicionais apresentações musicais em datas especiais e conta com uma exposição da história dos músicos da cidade.

Conhecer
Museu Casa de Portinari em Brodowski

Museu Casa de Portinari em Brodowski

O querido e charmoso Museu Casa de Portinari está localizado na cidade de Brodowski, interior do Estado de São Paulo, na casa em que Candido Portinari morou na infância e juventude, e retornava sempre para passar temporadas com a família e amigos!

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·