Conheça Brejo Alegre - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Brejo Alegre Online
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
A cidade de Brejo Alegre pertence ao interior de SP, tem como vizinhas as Birigui, Buritama e Barbosa.
História de Brejo Alegre - SP
O município de Brejo Alegre teve sua origem em 1927, quando chegaram os primeiros habitantes Kenji Osawa de origem japonesa, Manoel Celestain de origem portuguesa e o sertanista José Antonio Alegre, e, construíram suas habitações, atraídos pela terra fértil da região das proximidades do rio Córrego Seco, o que deu origem ao nome do município, pela proximidade do rio e Alegre é uma homenagem ao sertanista.
A colônia japonesa construiu em 1929, a associação das nações do oriente, local para suas festividades e lazer, sendo seu primeiro Presidente Takeshi Hashimoto.
Em 1943, ocorreu a instalação da primeira farmácia; em 1948, foi construída a primeira Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do Município, cuja comemoração se dá em 28 de junho.
O primeiro padre foi o Frei Higino, em 1959, e visando-se a segurança pública, providenciou-se a vinda do 1º policial, o Sargento Godoberto Madeira. No ano de 1968, houve a locação de um prédio para o início das atividades escolares. O primeiro diretor foi o Sr. Michel Jorge. Em 1969, iniciou-se a construção da Escola Agostinho Grigoleto sendo a 1ª diretora a Sr.ª Ana Maria Feracini.
Em janeiro de 1985, instalou-se um PAS, Posto de Assistência a Saúde, cujo atendimento era realizado por dois profissionais com carga horária de 20 horas semanais: Dr. Paulo Roberto Sanches e Dr. Adib Antonio Junior. Em 1986, instalou-se um Posto de Serviço do Correio e no início de 1988, inaugurou-se a Creche Municipal Santa Rita.
Em fevereiro de 1990, foi realizada uma reunião, com os segmentos da sociedade, e entre os presentes, ocorreu uma eleição com direito a votar e ser votado. Os seis membros mais votados constituíram a comissão de emancipação, com o objetivo de representar a comunidade, postular perante a Assembléia Legislativa o direito do Distrito ganhar a condição de Município, conforme a Lei 651/90 do Deputado Estadual, Edinho Araújo. Foi emancipado pela Lei 8.550 de 30.12.93. Em 03.10.96 ocorreu a primeira eleição, elegendo o Sr. José Antonio Salvador como o primeiro Prefeito, que veio a falecer 10 meses após ser empossado, sendo portanto, substituído pelo seu Vice-Prefeito o Sr. Orquicenso Silva, até o final de 2000.
Durante o período 2001/2004 o município foi administrado pelo Sr. Manoel Antônio Leitão prefeito e pelo Sr. Pedro de Paula Castilho vice-prefeito. Atualmente o município de Brejo Alegre está em sua 3ª administração, sendo dirigido pelo Sr. Pedro de Paula Castilho, prefeito, e, pelo Sr. Rubens Tadao Tsosura, vice-prefeito. A primeira dama do município e presidente do Fundo social de Solidariedade é a Sr.ª Ângela Maria Galera Castilho, esposa do prefeito.
A atual administração tem no seu quadro de pessoal os seguintes assessores diretos do prefeito:
Assessoria Jurídica, Dr. Moacir Cândido;
Assessoria de Gabinete, Ana Márcia de Almeida Castilho;
Supervisor de Controle Interno, Wagner Donizete de Faria;
Diretor de Divisão Municipal da Administração e Finanças, Jairo Edvandro Cardoso Novaes;
Diretor de Divisão Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ezequiel de Castilho Neto;
Diretora de Divisão Municipal de Educação, Denise Jacob de Paula;
Diretora de Divisão Municipal de Agricultura, Cassilda Sayuri Ando Tsosura;
Diretora de Divisão Municipal de Saúde, Fabiana Miyoko Missaka;
Diretora de Divisão Municipal de Esporte e Cultura, Ângela Maria Galera Castilho;
Diretora de Divisão Municipal de Assistência Social, Renata Ruiz;
Com a emancipação política de Brejo Alegre, a comunidade passou a se beneficiar com envio direto de recursos nas áreas da educação, saúde, esporte, trabalho e transporte, aplicados em seu próprio desenvolvimento.
Brejo Alegre possui latitude de WGL 21º e 15º e longitude 50º e 15º. A vegetação é mato natural, ciliar e cerrado. O clima predominante é tropical com duas estações definidas, verão chuvoso e inverno seco, o que contribui para o cultivo de algodão, soja e milho. Brejo Alegre, sede do Município e Comarca de Birigui, localizada no Oeste paulista, no Km 40 da SP 461 Rodovia Roberto Rollenberg, distante 580 km da capital e a 40 km de Araçatuba. Os limites geográficos são os municípios de Birigui, Coroados, Glicério e Buritama, sendo cortado pelos rios: Córrego Seco, Córrego das Congonhas, Córrego do Revolver, Córrego do Macuco e Rio Tietê. O espaço territorial do município é de 105 Km2, entre a zona urbana e zona rural com os seguintes bairros rurais: Córrego Seco e Paraíso.
Fonte: https://www.brejoalegre.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Brejo Alegre
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!