Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Bragança Paulista

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Bragança Paulista
Não sabe o que fazer em Bragança Paulista? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Bragança Paulista
Onde Ficar em Bragança Paulista
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Bragança Paulista. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Bragança Paulista
Onde Comer em Bragança Paulista
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Bragança Paulista. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Bragança Paulista
Utilidades e Emergências em Bragança Paulista
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Bragança Paulista. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Bragança Paulista

Foto:al.sp.gov.br

CONHEÇA BRAGANÇA PAULISTA

Localizada próxima à cidade de São Paulo, é banhada pela Represa Jaguari e dona de um cartão postal conhecido como Lago do Taboão.

Está inserida no circuito turístico Entre Serras e Águas e disponibiliza aos turistas atrativos naturais e rurais atendendo às necessidades dos que buscam esportes de aventura, lazer, belezas naturais, cuidados do corpo e da mente além da diversão e do clima da fazenda que não pode faltar na cidade do interior.

Bragança é conhecida como cidade poesia com suas praças, jardins e as muitas atrações que convidam o público a levar a família aos eventos aos finais de semana. É também dona de dois museus que contam a história de seu povo e resgatam os valores históricos e culturais da região.

Municípios próximos

Atibaia: 18.4 km

Tuiuti: 21.7 km

Jarinu: 25.3 km

Joanópolis: 27.4 km

Itatiba: 31 km

História

Antônio Pires Pimentel e sua esposa Ignácia da Silva Pimentel, moradores no então Distrito de Atibaia, em cumprimento de uma promessa, constróem uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, numa colina, à margem direita do Ribeirão Canivete (hoje, Lavapés, pequeno afluente do Rio Jaguary). Segundo se tem conhecimento, Antônio Pires Pimentel, estava doente e desenganado pêlos médicos.

Então, sua esposa fez uma promessa a Nossa Senhora da Conceição pela recuperação do marido, alcançando a graça.Em agradecimento, o casal construiu a capela no alto da colina para venerar a santa. E aquele local, a partir de então, começou a servir de passagem e descanso para tropeiros. E começaram a surgir, ao redor da capela, ranchos e barracas. Assim teve inicio o pequeno povoado que recebeu o nome de Conceição do Jaguary e que tem como data de fundação o dia 15 de dezembro de 1763.

Origem do nome

Diz a história, que o nome pode estar atribuído a um português, com o nome de Bragança, que era dono de um rancho para tropeiros, com pastos de aluguel, no bairro do Canivete, em fins do século XXVIII. Mas nenhum documento revela ter existido esse tal português. Oficialmente, data de 28 de novembro de 1797 o edital da criação da “Villa Nova Esperança”.

O nome escolhido foi provavelmente em homenagem à Casa de Bragança, dinarquia reinante em Portugal desde 1640. A denominação NOVA Bragança, evocava a velha Bragança situada em Portugal, próxima do pequeno rio Fervença, a 12 kilometros da fronteira espanhola.

O que fazer em Bragança Paulista

LAGO DO TABOÃO

Considerado cartão postal de Bragança, o Lago do Taboão é ponto de encontro de esportistas,  amantes da natureza, estudantes e pessoas que curtem boas baladas e happy hours. Com pista de cooper, ciclismo, praças de esporte, anfiteatro aberto e muitas árvores, ao longo de seus quase 3 mil metros de extensão, é o local ideal para quem procura lazer, sossego e diversão. Lá se vê praticantes de slackline, corrida, skate, bicicleta, caminhada, meditação, entre outros.

Aos finais de semana, vira point noturno, ocupado por centenas de pessoas que desfrutam das lanchonetes, bares e danceterias, além de música ao vivo e dos principais eventos da cidade. Aos domingos de manhã, tem a Feira de Artesanato; e no final do ano acontece a tradicional festa de Réveillon com fogos de artifícios e shows típicos. Tem também o Mini Mis (Casinha do Lago) utilizado para exibição de filmes pela Secretaria da Cultura.

O Lago do Taboão fica na entrada da cidade (via rodovia Fernão Dias) e surpreende pela sua beleza e extensão. O nome “Taboão” surgiu por causa das taboas, uma espécie de planta que vive nas águas pantanosas e que alcança dois metros e meio de altura com suas espigas que depois viram buchas de banho.

LAGO DO ORFEU

Um pedacinho do paraíso – assim é chamado um dos locais mais inspiradores e aconchegantes para quem curte a natureza e passeios ao longo do dia. Possui aproximadamente mil metros de extensão, árvores por todo lado, patos e marrecos, pássaros variados e um belo visual. Fica no final da Avenida Europa, no Jardim Europa, e é cuidadosamente preservado pelo Poder Público como um dos mais aconchegante e sossegado  ponto turístico de Bragança.

BOSQUE DAS ARAUCÁRIAS

O Bosque das Araucárias (na conhecida Variante do Taboão, à direita de quem vem da Fernão Dias) é uma reserva ambiental de relevância para a fauna silvestre, com trilhas para caminhada de aventura, moutain bike e downhill. Possui também bancos, lixeiras, placas indicativas e área de estacionamento. O clube de moutain bikes Global Cycles colaborou ativamente na execução do espaço. O maior objetivo do projeto, além de fomentar o turismo ecológico, é a manutenção genética da biodiversidade local, de uma floresta nativa formada por araucárias e clima agradável. De propriedade da família Markowicz, foi doada à Municipalidade.

Ja o Bosque Petronilla fica à direita de quem segue pela Variante do Taboão, sentido Rodovia Fernão Dias, e faz parte da Fazenda Santa Helena cuja área foi doada pela família Markowicz em 2006. O espaço promete fomentar o turismo local por ser apropriado para lazer, esporte e educação ambiental. As nascentes naquela região abastecem a cabeceira do ribeirão que forma o Lago do Taboão e o Rio Lavapés.

PARQUE REFÚGIO DAS AVES

Instalado em uma área de 4 hectares no Jardim América, o Parque Refúgio das Aves nasceu de uma parceria entre a Associação dos Orquidófilos e a Associação dos Moradores daquele bairro. Possui pista de caminhada de 900 metros de extensão e tem como objetivo proteger a fauna e flora do local, além de preservar a beleza natural do local. Também busca possibilitar a realização de pesquisa científica ambiental e desenvolvimento do turismo ecológico da cidade.

LAGO DOS PADRES

Às margens da conhecida avenida Norte Sul, à direita de quem desce sentido Taboão, encontra-se o Lago dos Padres, praticamente nos fundos do prédio da Prefeitura. Com aproximadamente dois hectares, é considerado um dos três afluentes de grande importância na formação do Lago do Taboão. O parque foi instaurado com o objetivo de preservar o ecossistema local, além de colaborar na realização de pesquisa científica da fauna e flora. É hoje um espaço apropriado para o turismo da pesca esportiva. Possui trilhas, bancos de descanso e estacionamento para veículos.

JARDIM PÚBLICO

Estação ecológica com extensa área de lazer, muitas árvores centenárias e construção em estilo colonial. É dotado de playground para as crianças e um belo coreto que serve para apresentação musical e teatral. O local é apropriado para o sossego e recreação. Nas festas de fim de ano o Jardim Público é magnificamente decorado com motivos natalinos, atraindo turistas de várias cidades. O Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme ou Jardim  Público, como é mais conhecido, fica no centro da cidade.  E faz parte dos bens imóveis tombados pelo patrimônio público devido ao seu valor histórico e arquitetônico.

No local funciona serviço de recepção aos animais silvestres resgatados. O trabalho é prestado pela Associação Mata Ciliar, através de convênio firmado com a Prefeitura. Anualmente, são atendidos centenas de animais, entre macacos, pássaros, tamanduá, etc. Todos passam por uma triagem e são cadastrados e posteriormente enviados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Jundiaí. No local, acontecem eventos musicais e culturais.

REPRESA DO JAGUARY

Fazendo parte do Complexo Cantareira e formada pela captação de água dos rios Jaguari e Jacareí, é a primeira e mais alta represa do sistema Cantareira e a maior da Região Metropolitana de São Paulo, representando quatro vezes, em volume de água, a Baia da Guanabara. Embora com nível de água um pouco abaixo do normal (em razão da seca) continua tendo status turístico no cenário nacional. A represa oferece estrutura de campings, pousadas, além de restaurantes, lanchonetes e bares noturnos.

É neste cenário que se encontram as pousadas Monteleone, Aquamarina e Marina Confiança, todas com excelente infraestrutura náutica, oferecendo passeios de lancha pela represa, chalanas, jet ski, entre outras atividades como caminhadas ecológicas e off road, além de ótimos chalés, restaurantes e pizzarias, muitas da quais com piscinas aquecidas, sauna, fitness, brinquedoteca, salão de jogos, quadra de tênis e pesqueiro flutuante.

Na represa, também se vê quedas d’aguas e cachoeiras e uma pequena baia que forma uma piscina natural de cor verde esmeralda, onde as embarcações param e os visitantes desfrutam de um momento de prazer e relaxamento. Acesso pela rodovia Fernão Dias, saída 19, pegando em seguida a rodovia Bragança/Piracaia.

MONTANHA DO LEITE SOL

Ramificação da Serra da Mantiqueira, a Montanha do Leite Sol (como é conhecida por causa da indústria de lacticínios que existia nas proximidades) possui 1.125m de altitude e pode ser vista de vários pontos da cidade. O local, considerado patrimônio ambiental da cidade, é freqüentado por amantes da natureza que gostam de caminhar ou escalar. Ponto de turismo ecológico, sua flora abriga espécies  raras de bromélias, orquídeas, açucenas e a conhecida planta Raínha-do-Abismo.

MUSEU DO TELEFONE

 Fica no centro da cidade, no prédio da central telefônica (antiga sede da ECTB). Inaugurado em 1976, o espaço reúne cerca de 70 peças. Entre elas, a réplica do primeiro aparelho que veio para o Brasil, presente de Graham Bell para o imperador D.Pedro  II. Outros destaques especiais são os telefones da Companhia Militar e o mais curioso é telégrafo policial de 1910. O próprio prédio é também uma atração, conservado em sua originalidade desde sua construção em 1907. 

Bragança Paulista foi a quarta cidade brasileira a ter instalada uma central telefônica (motivo da visita de D Pedro II) e a primeira a possuir um museu do telefone.

O museu é aberto de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Aos sábados e domingos das 10h às 16h.

MUSEU MUNICIPAL

Inaugurado em 15 de dezembro de 1966, o Museu Municipal ”Oswaldo Russomano” fica num dos mais belos prédios históricos da cidade, tombado pelo Município, construído em 1896. Edificado com material de acabamento importado da Europa, no esplendor do ciclo do café (final do Império e início da República), foi utilizado como residência do Coronel Afonso Olegário Ferreira Pinto e sua esposa Dona Maria Salomé de Leme Ferreira. Na sequência também residiram no imóvel as famílias de Nicolau Parras e Otávio Machado.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Bragança Paulista”.

 

Fonte: bragancapaulista.com.br/guiadebraganca.com.br/atibaiaeregiao.com.br
Créditos Imagem: al.sp.gov.br


Sugestões Para Conhecer em Bragança Paulista

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes. Faça Agora o seu Roteiro... Programe-se!

Hotel Fazenda Tio Nicola - São Pedro

Hotel Fazenda Tio Nicola - São Pedro

O Hotel Fazenda Tio Nicola está localizado no município de Bragança Paulista, interior de São Paulo, e oferece diversão, relaxamento e conforto para toda a família. Esta grande propriedade é cercada por lindas paisagens verdes.

Conhecer
Museu do Telefone - CRTB - Bragança Paulista

Museu do Telefone - CRTB - Bragança Paulista

Sediado no antigo prédio da Rede Telefônica Bragantina, no museu estão expostos aparelhos de diferentes períodos históricos.

Conhecer
Gatti Gastro Vino Bragança Paulista

Gatti Gastro Vino Bragança Paulista

Comida contemporânea, massas, harmonização com vinhos e cervejas, e deliciosas sobremesas. Presam a qualidade dos nos pratos e o atendimento aos clientes.

Conhecer
Copyrights © 2020 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99367-7070 ·