Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Borá - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Borá
Não sabe o que fazer em Borá? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Borá
Onde Ficar em Borá
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Borá. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Borá
Onde Comer em Borá
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Borá. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Borá
Utilidades e Emergências em Borá
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Borá. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Borá

Foto:JJ fotos/Veja SP



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

A cidade de Borá pertence ao interior de SP, tem como vizinhas Lutécia, Quatá e Paraguaçu Paulista. É um dos menores municípios do Estado.

O que fazer em Borá - SP - Pontos Turísticos

  1. Serra da Bunka - Divisa de Municípios - Lutécia, Borá e Paraguaçu Paulista
  2. Cachoeira do Tancão -Distante da cidade aproximadamente 1,5 km, sentido a Paraguaçu Paulista
  3. Cachoeira do Monjolo - Localizada próximo a cachoeira do tancão na saída da caidade para Paraguaçu Paulista
  4. Cachoeira do Jorjão - Estrada Borá - Usina Ibéria, Fazenda Santa Isaura (Particular)

História de Borá 

BORÁ: FRAGMENTOS DO RECANTO

A ABELHA E OS PIONEIROS

O  nome  do  menor  município  do  Estado  de  São  Paulo  provém,  segundo  moradores mais antigos, do nome  de  uma  abelha  que, por volta de 1910 – portanto muito antes de ser habitada – proliferava  na  região.

Em   1918  a   família   Vedovatti   chega   ao   bairro   do  Cristal,  passando pelas águas de Borá.  Iam   a Sapezal  –  a   parada   do    trem   da   Alta   Sorocabana  –  para    comercializar   produtos alimentícios.  Talvez não  soubessem  que  já  guardavam  lugar  na  historia  de  Borá.

Um  ano  depois  chegaram   três  portugueses:  Manoel   Antônio  de Souza,   Antônio Caldas e Antônio Trancoso,  com  suas  respectivas  famílias,  vindos  da  cidade de Inácio UchôaFizeram de residência o acampamento dos engenheiros (das expedições organizadas pelo Governo do Estado no princípio do século para desbravar terras), localizado na fazenda de Dioniso Zirondi.

Permaneceram  no  acampamento  por  quinze  dias,  enquanto  construíam  seus  ranchos em lotes comprados,  hoje  fazendas  de  seus  descendentes.

“O  começo  da  cidade  foi  feito  por  pequenas  trilhas  que  as pessoas usavam para chegar até Conceição  de  Monte  Alegre” (Manoel Caldas 80 anos).

Ao  final  de   1919,  chegaram  ali  os  Italianos  João  Merci,  João  e  José Bregolato e José Furniel, além da  família  Leovezete.  Vindos  de Catanduva, também permaneceram alguns dias no acampamento.

Essas   famílias   abriram   as  primeiras  picadas –  as  atuais  estradas  –  que  ligaria   Borá ao  Distrito de  Sapezal  e  à  cidade  de  Paraguaçu  Paulista.

A   primeira   medida  foi  a  derrubada  das  matas atlänticas e a morte da vida selvagem para  facilitar o plantio,  providenciando  também  o alargamento das  picadas  para  que  pudessem, na época da safra, facilitar a passagem de carroças para  o   transporte  das colheitas.

Coube  a   Manoel  Cação  o  encargo  de  transportar,  em  sua  carroça  de  três  burros,  as primeiras cargas  de  arroz,  feijão  e  milho,  rumo  a  Sapezal.

Com  o  tempo,  vieram  Ricardo  e Fortunato Pastore, André Wirgues e José da Costa Pinto.

Religiosos incumbiram-se da derrubada de perobas, árvore em extinção  para  a  construção de capelas.

O início do povoamento de Borá, deu-se por volta de 1918 quando os membros da família Vedovatti, atravessando as águas do Borá, iam a Sapezal, cidade em que faziam seu comércio de gêneros alimentícios.

Em 1919 chegaram as famílias portuguesas de Manoel Antônio de Souza, Antônio Caldas e Antônio Troncoso, construindo suas residências no acampamento dos engenheiros, localizado na fazenda de propriedade de Dionízio Zirondi.

A eles o Município deve a abertura das primeiras picadas ligando-o ao Distrito de Sapezal e ao Município de Paraguaçu Paulista.

Em fins de 1923, José da Costa Pinto, doou um alqueire de suas terras, que se situavam no centro das propriedades, para que fosse erguido um templo em homenagem a um nome Antônio de Borá, provavelmente um dos primeiros moradores, ou invencionismo do império católico muito influente na época, assim ficou sendo conhecida a localidade.

Fonte: https://www.achetudoeregiao.com.br/ - Prefeitura Municipal de Borá


Sugestões Para Conhecer em Borá

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·