Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Biritiba-Mirim - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Biritiba-Mirim
Não sabe o que fazer em Biritiba-Mirim? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Biritiba-Mirim
Onde Ficar em Biritiba-Mirim
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Biritiba-Mirim. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Biritiba-Mirim
Onde Comer em Biritiba-Mirim
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Biritiba-Mirim. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Biritiba-Mirim
Utilidades e Emergências em Biritiba-Mirim
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Biritiba-Mirim. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Biritiba-Mirim

Foto:mochileiros.com


CONHEÇA BIRITIBA-MIRIM

A 70 km da Capital Paulista, Biritiba-Mirim que pertencia à cidade de Mogi das Cruzes. Os seus primeiros habitantes vinham à região a procura de gado e produtos alimentícios. Eles tinham o hábito de fincarem cruzes pelos caminhos que percorriam para orientarem os próximos viajantes e, demarcarem o espaço por onde haviam passado. A cidade foi fundada a partir da construção da Capela de São Benedito. Biritiba-Mirim tem belas paisagens. Os pontos a serem visitados são: o mirante do Clube de Campos, a Pedra do Sapo, a Pedreira do Sítio Novo, a Pedra Grande, a Pedra da Forquilha, os Picos Itatinga e do Garrafão. Todas as áreas de Biritiba Mirim são cobertas por vegetação nativa ( agincos, palmitos, cedros e embaúbas), e animais (pacas , cotias, porcos-do-mato, capivaras, macucos, jacutingas, tucanos e outras espécies).  Além disso, a cidade possui diversos córregos como: Ribeirão Biritiba, Ribeirão Lindeiro, Rio Itapanhaú e Ribeirão do Campo (onde se localiza a barragem da Sabesp que fornece água para região metropolitana de São Paulo).

Municípios Próximos

Mogi das Cruzes: 16.1 km          

Guararema: 18 km         

Salesópolis: 20.1 km

Santa Branca: 25.1 km  

Suzano: 28 km 

Jacareí: 30.8 km

História

Por volta de 1820, a família de INÊS, residente no sitio do Dr. Bóris, tinha uma filha de 10 anos, chamada Firmina, dotada, segundo contam, de dons especiais, capazes de curar e ajudar pessoas através de sua fé. Dizia-se, inclusive, que ela tinha os dons da profecia e da multiplicação dos alimentos.

Com isso, muitos fiéis, vindos de diversas regiões, chegavam ao lugarejo afim de conhecê-la, apontando para a necessidade da construção de uma capela.

Em 05.05.1873, o Sr. Benedito Antônio do Espírito Santo, mais conhecido como “Benedito Pedro” doou uma área de 36.300 m² de terra, na qual foi construída a Capela de São Benedito, considerando-se então esta, a data de fundação da localidade, que viria a tornar-se mais tarde o Município de Biritiba Mirim.

Em 1890, o povoado Capela de São Benedito, que expandira em torno da Capela, já contava com um número considerável de habitantes.

Em 21.11.1892 foi criado o distrito policial de Biritiba Mirim, pertencente ao Município de Mogi das Cruzes.

Em 1902, teve inicio a construção da Igreja do Padroeiro São Benedito, orientada por Pe. Chico e Frei Silvério.

Com a Lei Municipal nº 1985, de 13.11.1924, a pequena vila conhecida por Capela de São Benedito passou a Distrito de Paz (recebendo a denominação de Biritiba Mirim), do município de Mogi das Cruzes, quando então foi nomeado o subprefeito Sr. Abílio augusto Pinto.

Origem do nome Biritiba Mirim: BIRI: flor que nasce em abundância na região do Vale do Tietê, em terrenos alagados. TIBA: na linguagem tupi-guarani significa muito. MIRIM: pequeno (também em tupi-guarani)

De origem tupi-guarani, Biritiba Mirim significa “pequeno lugar onde nascem muitos biris”.

O Surgimento do Distrito trouxe como consequência a criação do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e Anexos de Biritiba Mirim, em 28.03.1925.

Em 1929, chegava a Biritiba Mirim o primeiro imigrante japonês Sr. Shigueru Takebe e sua esposa Kikue Takebe, simbolizando o início de uma grande participação na economia do município (Agricultura), que persiste até a atualidade.

Também em 1929, foi inaugurada a primeira Estrada Estadual que ligava Salesópolis a Mogi das Cruzes, passando por Biritiba Mirim.

Em 1933, houve a divisão dos distritos de Mogi das Cruzes, de acordo com a administração do Estado, como segue: Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Poá, Sabaúna, Santo Ângelo, Suzano e Taiaçupeba.

Em 1934, iniciou-se, sob orientação do eng. Pe. Cícero, a obra de construção da torre da atual Igreja São Benedito.

Em 1939, inaugurada, com a presença do então Governador Adhemar de Barros, a Estação de Tratamento de Água, da Sabesp –em Casa Grande – que abasteceria de água a Grande São Paulo.

Em 1950, era construído, pelo então prefeito de Mogi das Cruzes Epaminondas Freire, o primeiro Grupo Escolar de Biritiba Mirim, em terreno doado pelo Sr. Caetano leme da Cunha. Atualmente, encontra-se instalada, neste prédio, a Prefeitura Municipal.

Em 26.12.62 seria elevada a Igreja de São Benedito à Paróquia de São Benedito, cujo primeiro vigário foi Pe. Joaquim Bernardo da Silva.

Em 30.12.63, Biritiba Mirim conseguiu sua emancipação político-administrativa, tendo ocorrido a instalação do município em 23.03.64, através de Decreto Municipal.

Seus políticos mais antigos foram: Silvino de Miranda Melo, Lucídio José da silva, José Freital e Antonio Leme da Cunha.

O empreiteiro da primeira estrada foi o Sr. Francisco Ferreira Lopes, que, quando eleito prefeito em Mogi das Cruzes, garantiu o fornecimento de água encanada em Biritiba Mirim.

Os primeiros professores que orientaram os moradores da Capela de São Benedito foram, por ordem cronológica: Dona Gilberta – 1913, Prof. Adolfo Cardoso – 1921, Benedito Cândido de Moraes e D. Luiza – 1924. Lecionaram, também, naquela época, Amélia Franco Vieira, D. Lucinda e Paulo Souto de Castro.

Filhos ilustres do município, heróis ex-combatentes da F.A.B: Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, João Dias Cardoso, José da Silva, José Lino da Silva, Francisco Miranda e o Tenente João da Cunha Rudge, ex-combatente da revolução de 1932.

Sobre os aspectos históricos do município há muito pouco em termos de registros escritos. Contudo, há uma forte presença da “cultura oral”, a qual também não se encontra registrada, o que é um risco, podendo o povo de uma cidade ficar sem a sua história.

O que fazer em Biritiba-Mirim

CACHOEIRA DO ELEFANTE

Localizada na Serra do Mar, junto da Rodovia Mogi-Bertioga. É conhecida também como Cachoeira do Itapanhaú. E uma das mais tradicionais e selvagens travessias da Serra do Mar, cruza a serra por cerca de 11 km através de íngremes encostas em meio à um dos mais preservados e extensos trechos remanescentes de Mata Atlântica, acompanhando o Rio Itapanhaú em seu sinuoso trajeto rumo à Bertioga. No meio do caminho a imponente Cachoeira do Elefante, com 80m de queda e um imenso volume de água. Percurso com trechos íngremes e travessia de rios. A maior parte do percurso é em descida por terreno irregular com trechos escorregadios.

PEDRA DO SAPO

A subida é bem íngreme, em alguns pontos tem corda para ajudar na subida, é recomendável ter um bom preparo físico, mas todo esforço é recompensado quando chegamos ao cume e temos a linda visão da Serra do Mar, da praia Riviera de São Lourenço e de toda região de Biritiba Mirim.

PARQUE AQUÁTICO VALE ENCANTADO

Parque de diversões com piscina, toboáguas, áreas de lazer, caverna, passeios a cavalo e muito mais.

CACHOEIRA DA PEDRA FURADA

Trilha leve com percurso total de 6,9 km em terreno com pouco desnível (cerca de 50m) com alguns trechos de piso escorregadio e charcos.

Para conhecer mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” nos Refúgios em Biritiba-Mirim!

Fonte: guiadoturismobrasil.com/biritibamirim.sp.gov.br/cidade-brasil.com.br/ecoturismobrasil.com.br/followtheportuga.com.br/
Créditos Imagem: mochileiros.com


Sugestões Para Conhecer em Biritiba-Mirim

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Eco Park Hotel Fazenda em Biritiba Mirim

Eco Park Hotel Fazenda em Biritiba Mirim

O Eco Park Hotel Fazenda surpreende com a sua beleza única, pros que procuram um lugar tranquilo para descansar, além de diversas opções de lazer e diversão, esse lugar pode surpreender!

Conhecer
Cachoeira do Elefante em Biritiba-Mirim

Cachoeira do Elefante em Biritiba-Mirim

A Cachoeira do Elefante pode ser vista por quem passa pela rodovia Mogi – Bertioga. Em uma das curvas da estrada ela se mostra imponente, como uma cicatriz em meio ao verde da vegetação da Serra do Mar.

Conhecer
Aki Bahia Restaurante Biritiba-Mirim

Aki Bahia Restaurante Biritiba-Mirim

A melhor comida típica nordestina de Biritiba Mirim.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·