Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Barretos - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Barretos
Não sabe o que fazer em Barretos? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Barretos
Onde Ficar em Barretos
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Barretos. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Barretos
Onde Comer em Barretos
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Barretos. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Barretos
Utilidades e Emergências em Barretos
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Barretos. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Barretos

Foto:mapio.net



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

CONHEÇA BARRETOS

Mais conhecida como a cidade da Festa do Peão de Boiadeiro, Barretos está localizada há pouco mais de 425 km da capital. Durante quase todo o ano o município é tranquilo, mas durante a segunda quinzena de agosto se transforma nos palcos de um dos maiores eventos country do País.

A Festa que deu fama e renome a cidade tem duração de duas semanas com rodeios, shows de música sertaneja, além de um tradicional concurso de tocadores de berrante. O Evento é realizado no Parque do Peão de Boiadeiro, mais conhecido como Barretão. O local é o maior complexo de exposições em operação no Brasil. Neste ano, a festa ocorre entre os dias 20 e 30 de agosto.

Mas não é só da festa que a cidade vive, Barretos conta com lugares para passeios ao ar livre, como a Região dos Lagos. Excelente para atividades físicas, local possui pista de caminhada, academia ao ar livre, quiosques com água de coco e ainda é possível pescar.

Outro lugar importae para visitar é o Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes, mais conhecido como Palácio das Águias. O prédio, construído no século passado, conta com uma arquitetura nobre e simétrica, com uma escadaria que invade a calçada e torres nos cantos que lembram castelos medievais.

Além disso, as tradições religiosas são muito fortes, já que o papel da Igreja foi importante na construção da cidade, pois as terras eram da Paróquia. A Catedral do Divino Espírito Santo, no centro da Cidade é um dos pontos mais visitados pelos turistas. A igreja é um obra no estilo romano, com linhas soberbas e colunas olímpicas.

Municípios Próximos

Terra Roxa: 35.8 km      

Severínia: 37 km

Guaíra: 37.9 km

Monte Azul Paulista: 39.4 km  

Guaraci: 39.8 km

Olímpia: 41.2 km

História

A origem de Barretos remete à história dos bandeirantes. Os primeiros chegaram pelos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, e pelo Triângulo Mineiro, seguindo os mananciais dos rios Grande, Tietê e Paranapanema. Os mineiros na primeira metade do século XIX. Desgostosos com a lida na mineração do ouro e das pedras preciosas, abandonaram a batéia e o carumbé, e seguindo as quebradas do Rio Grande, acompanhados da família, de criados e de agregados, desceram pelos vales do Rio Grande e seus afluentes, até o Sertão da Farinha Podre (Uberaba), Arraial Bonito do Capim Mimoso (Franca) e Campos de Batataes.

Os intrépidos exploradores deste sertão até então desconhecido foram, dentre outros, os companheiros de Bartholomeu Bueno da Silva, o célebre Anhanguéra, e alguns outros aventureiros, procedentes do Sul do estado de Minas Gerais, que por muito tempo permaneceram a margem direita do Rio Grande e do Rio Pardo. Mais tarde, à procura das terras devolutas, vieram criadores de gado em busca de melhores condições para o desenvolvimento de seus rebanhos. Transpondo as barreiras do Rio Pardo, nas alturas do Bom Sucesso, do Cajuru e do Pontal, exploradores mineiros chegaram buscando encontrar parentes que, adentrando por entre os sertões, haviam alcançado as regiões de Campinas, Rio Claro e Araraquara, grandes estações de povoamento do Noroeste Paulista.

Dentre inúmeros nomes, vamos encontrar o do alferes João José de Carvalho, o maior latifundiário da região, que possuía mais de 100.000 alqueires em ambas as margens do Rio Pardo, na “Santo Ignácio” e nas “Palmeiras”; o tenente Francisco Antonio Diniz Junqueira, proprietário da “Invernada” e da “Pitangueiras”, terras entre¬cortadas pelo mesmo rio; o tenente José Antônio de Souza e Silva, dono da “Bagagem”, Francisco Dias de Mesquita, Jesuíno Guimarães e Muniz Camacho, senhores da fazenda “Perdizes”; Gabriel Correa de Moraes e Antonio José Botelho, proprietários do “Rio Velho”; Hygino Martins do Amorim e Manoel Gonçalves de Souza, descobridores da famosa “Cachoeira do Marimbondo” e primeiros donos da fazenda do mesmo nome. Finalmente, destaca-se a figura de Francisco José Barreto, fundador de Barretos e doador de seu patrimônio.

Segundo os registros, Francisco José Barreto tinha sido capataz da comitiva que levou o tenente Francisco Antonio até o Sul de Minas para tomar posse das terras da Barra do Pitangueiras. Após a expedição, o tenente orientou Barreto que seguisse em direção às cabeceiras daquele ribeirão e, após uma certa distância, tomasse posse para si das terras. 

A origem de Francisco José Barreto, no entanto, é historicamente incerta. Uns dizem que era de Carmo dos Tocos (atual Paraguaçu), outros que era natural de São José da Campanha e outros que ele teria nascido em Caldas Velha (hoje Caldas). O certo é que era de origem mineira, de onde saiu com toda família em 1831.

Francisco Barreto e sua esposa Ana Rosa, acompanhados pelos filhos, genros e noras, além de seu irmão Antônio, Simão Antonio Marques, o “Librina”, e sua esposa Joana Maria de Azevedo, filhos, um irmão, e ajudantes andaram por dias a fio, percorrendo longos caminhos e abrindo picadas à força do braço e do facão.

Antes de chegar a Barretos, passaram por São Bento de Aracoara, Arraial Bonito do Capim Mimoso (atual Franca), Mato Grosso de Batatais e Morro do Chapéu (atual cidade de Morro Agudo). Atingiram a barranca do Rio Pardo, alcançando o córrego Cachoeirinha, improvisando canoas para realizarem a travessia do caudal.

Finalmente assentaram-se à beira do Ribeirão das Pitangueiras, num local denominado por “Fazendinha”. Com o passar do tempo, a sede da então Fazenda Fortaleza foi transferida para as proximidades do antigo sanatório Mariano Dias, local onde hoje existe o “Marco Histórico”.

A posse foi registrada em 1845, sendo instalado no local um engenho de cana, onde eram fabricados pinga e rapadura, que eram levados aos vilarejos mais distantes em cargueiros. Francisco Barreto faleceu em 1848 e sua esposa Ana Rosa em 1852.

O que fazer em Barretos

CIDADE MARIA

Espaço religioso a 12 km do município de Barretos, que abriga Congregações Religiosas destinadas à formação de futuros religiosos.

MARCO ZERO

Monumento com sete metros de altura, localizado no ponto histórico do início da povoação, retratando a Família Barreto, a fundadora da cidade e o padroeiro de Barretos, Divino Espírito Santo.

MESQUITA DE BARRETOS

A Mesquita de Barretos foi construída na década de 1960 e guarda várias curiosidades e traços realmente interessantes do islam no Brasil, como o fato de a mesquita ser a primeira a ser construída no interior paulista, bem como é a primeira de duas mesquitas no Brasil a ser construída em uma cidade com menos de 130 mil habitantes!

PRAÇA FRANCISCO BARRETO

Praça central da cidade, onde está localizada a Catedral do Divino Espírito Santo. Periodicamente há atividades culturais e artesanais, como também é possível encontrar quiosques fixos de alimentação no local.

REGIÃO DOS LAGOS

A região dos lagos é excelente para atividades físicas, com pista de caminhada e academia ao ar livre. É permitida a pesca! Conta também com quiosques de água de coco.

TEATRO CINE BARRETOS “OSÓRIO FALLEIROS DA ROCHA”

Inaugurado em 17 de dezembro de 1946, de características imponentes, foi erguido em área central da cidade de Barretos, proporcionando lazer cultural, conforto e aconchego as famílias barretenses e da região. Porém, com o advento da televisão, o cinema começou a sofrer com a queda de público, que foi intensificado pelo surgimento do videocassete, provocando o encerramento de suas atividades em 1991. Foi reaberto em 2011, após restauração, passando a oferecer uma diversificada agenda de musicais e peças de teatro, tornando-se novamente o espaço cultural da família barretense e turistas.

BARRETOS COUNTRY RESORT & THERMAS

É o primeiro resort country do Brasil. Hotel com Parque aquático thermal, mini fazenda e mini zoo. Conta com piscina de ondas com praia, toboáguas, esportes de aventura, passeios a cavalo, passeio no trole e a indescritível sensação de montar em um boi ou búfalo, tudo acompanhado de perto por recreadores especializados.

ESTÂNCIA ECOLÓGICA CANAÃ

Propriedade rural com ambiente e atendimento familiar, é o refúgio ideal para relaxar a mente e o corpo num passeio apreciando a exuberante natureza com muito verde das matas, lago e ar puro.

MUSEU HISTÓRICO, ARTÍSTICO E FOLCLÓRICO “RUY MENEZES”

O prédio histórico de arquitetura neoclássica simboliza grandes transformações culturais e econômicas do município no início do século XX, serviu de Paço Municipal e tornou-se conhecido como “Palácio das Águias” por ter duas estátuas em formato de águia no telhado. O acervo com peças raras busca retratar as origens, as transformações culturais, sociais e econômicas de Barretos.

PARQUE DO PEÃO

Conhecer o Parque do Peão mostrará a grandiosidade da arena de rodeio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Há ainda monumentos como o Touro Bandido, o Rancho do Peãozinho, a Vila Ecológica e loja de souvenir do Parque.

RIO DAS PEDRAS COUNTRY CLUB

Lugar ideal para toda a família ou grupos de amigos terem momentos memoráveis de pura alegria. Clube com piscinas e toboáguas, lago com praia artificial, parque infantil, pesqueiro e lago para prática de esportes aquáticos.

Para conhecer mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” nos Refúgios em Barretos!

Fonte: barretos.sp.gov.br/saopaulo.sp.gov.br/cidade-brasil.com.br/turismo.barretos.sp.gov.br
Créditos Imagem: mapio.net


Sugestões Para Conhecer em Barretos

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Naka Naka Sushi Bar Barretos

Naka Naka Sushi Bar Barretos

Rodízio e à la carte de comida japonesa com temakis, sushis e sashimis, salmão grelhado e ambiente tranquilo.

Conhecer
Hotel Winner Barretos

Hotel Winner Barretos

Próximo de pontos turísticos da cidade como Região dos Lagos, Parque do Peão, Estação Cultura, Museu Histórico, Artístico e Folclórico “Rui Menezes”, entre outros.

Conhecer
Churrascaria Estrela do Sul Barretos

Churrascaria Estrela do Sul Barretos

Rodízio de carnes nobres com acompanhamentos, saladas e sushis, além de adega de vinhos, em ambiente familiar.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·