Conheça Barra do Turvo - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:www.arteris.com.br
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
O QUE FAZER EM BARRA DO TURVO
- Pico das Araras
- Trilha do Frias
- Trilha Dito Salú
- Esporte Radicais em Rios com Corredeiras e Pequenas Cavernas
- Cahoeira Ditu Salu
Ele pode ser conceituado como um "Município Parque", pois se situa dentro de uma área de parque de preservação ambiental coberto por grandes porções do que restou da Mata Atlântica, a maior biodiversidade do Planeta e considerado patrimônio da humanidade.
Dentre as atrações da natureza existem mais de 30 cachoeiras cadastradas, sendo as principais Dito Salú, Cachoeira Fria, Vavá e Salto do Pescador. Há também, cinco cavernas pequenas não exploras e rios com corredeiras, próprios para esporte, e rios para pesca esportiva.
Como ponto de destaque existe o "Pico das Araras", local perfeito para saltos de "Asa Delta", e que promete ser um ponto de convergência para o esporte.
O atual município de Barra do Turvo foi fundado por Antonio Bueno Sampaio, vindo de Iporanga, por volta de 1852 que se estabeleceu com plantação e criação de porcos, na confluência do rio Turvo com o rio Pardo. Naquela época tudo era difícil e o transporte mais usado era o de tração animal: no lombo de burros e mulas, ou, canoas de madeira. A terra apesar de extremamente acidentada era fértil e o feijão surgia como a principal cultura da região. O extrativismo do palmito Jussara surgiu também como uma oportunidade e uma ilusão econômica para muitas famílias rurais. Depois de vários ciclos extrativistas e agropecuário (porcos e milhos, feijão, Jussara, gado, búfalo e agrofloresta…), hoje em dia a paisagem é dominada pelos pastos nos vales e baixo de encostas, agrofloresta nas encostas e pela Mata Atlântica nos cumes e encostas.
Barra do Turvo teve sua maior fartura no período entre 1910 e 1930, quando foi grande a produção agrícola e pecuária. Grande quantidade desses produtos era transformada no próprio município, fabricando assim rapadura, aguardente e farinha de mandioca. Criadores de porcos conduziram suas manadas as vezes com mais 500 cabeças a Itapeva, rumo aos frigoríficos, cortando sertões em viagens que duravam 20 a 25 dias para chegar a seu destino. Tropas de mulas partiam em direção a Iporanga, Apiaí, Eldorado e Iguape, levando produtos agrícolas. Utilizavam-se também de canoas como meio de transporte até Iguape, onde iam buscar mercadorias ou à Tradicional Festa de Bom Jesus.
Fontes: Prefeitura de Barra do Turvo e Ecoviagem
Sugestões Para Conhecer em Barra do Turvo
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Cachoeira Dito Salú - Barra do Turvo
Cachoeira do Dito Salú, no interior de São Paulo, com sua queda de 82 metros de altura é uma das atrações do entorno do Parque Estadual Caverna do Diabo e uma das mais raras formações entre as cachoeiras paulistas.
Conhecer
Cachoeira Dito Salú - Barra do Turvo
Cachoeira do Dito Salú, no interior de São Paulo, com sua queda de 82 metros de altura é uma das atrações do entorno do Parque Estadual Caverna do Diabo e uma das mais raras formações entre as cachoeiras paulistas.
Conhecer.jpg)
Explore Turismo de Aventura & Camping Barra do Turvo
Ter momentos de diversão e aventura faz parte de uma vida feliz. Se for em meio à natureza, melhor ainda. Seja um explorador de aventura com a Explore Turismo de Aventura.
Conhecer