Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Bananal - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Bananal
Não sabe o que fazer em Bananal? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Bananal
Onde Ficar em Bananal
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Bananal. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Bananal
Onde Comer em Bananal
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Bananal. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Bananal
Utilidades e Emergências em Bananal
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Bananal. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Bananal

Foto:Wanderlust 4x4


Bananal é uma das cidades preferidas de quem curte atividades ecológicas e dos estudantes de Geologia e Geografia. Ela foi fundada em 1793 e abriga fazendas de café construídas no período imperial, que hoje funcionam como atrações turísticas. A aconchegante cidade está situada na região leste de São Paulo 325 km da Capital. É considerada uma das 70 cidades turísticas do estado. O município guarda muitas histórias em seus monumentos, casarões e fazendas. Por isso, se você ama destinos históricos, vai amar conhecer esse lugar.

A cidade fica nos limites entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, no Vale do Paraíba, e contempla também a Serra da Bocaina. Além disso, Bananal recebe curiosos de outras partes do mundo. Porém, os principais visitantes são cariocas e paulistanos.

Bananal é um daqueles destinos perfeitos para descansar, curtir com a família e aproveitar as delícias do interior. A cidade é repleta de fazendas incríveis e casarões antigos, que relembram a história desde o período colonial e são o ponto forte do local. 

Em Bananal, os turistas podem conhecer lindas cachoeiras do Parque Ecológico Bananal, passear por fazendas preservadas, visitar o centro histórico e sentir a paz do interior. É possível encontrar artesanatos por toda a cidade. 

História de Bananal

Bananal, que já foi uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, no extremo leste do estado de São Paulo, é um destino do Vale do Paraíba que guarda muito bem as memórias da época. Distante 316 km da Capital, é conhecida pela aprazível hospitalidade oferecida aos seus turistas e ainda hoje preserva em seus arredores atraentes fazendas históricas, abertas para visitação e até para hospedagem, com o mobiliário daquele tempo e o glamour das antigas instalações. Esta estância turística de 10.993 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE/2020, fica nos limites entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e contempla também a Serra da Bocaina. Com a história que, após a queda do café, as lavouras foram substituídas por algodão e principalmente, a criação de gado leiteiro.

Quando os turistas procuram em suas viagens um pouco de arte, história, aventura e contato com a natureza, Bananal fica à disposição com todos estes ingredientes, uma vez que teve seu momento de ostentação nos séculos XVIII e XIX com a produção de café. Desta época de luxo e riqueza, restaram como evidências as grandes fazendas, as igrejas e os palacetes urbanos com seus azulejos portugueses, cristais belgas e móveis importados.  Após este período e em um passado recente, a região se dedicou ao artesanato, à produção de doces e bebidas, e ao turismo. Em 1985, o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de São Paulo, CONDEPHAAT, promoveu o tombamento do núcleo urbano da cidade por seu valor histórico e arquitetônico. Há muitos enredos para contar.

No pequeno centro histórico é possível caminhar pela Praça da Matriz, onde fica a Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, do início do século 19, além de um belo coreto e um chafariz europeu de ferro que foi instalado em 1880. Bom apreciar também as belas e conservadas casas coloniais e tantas outras construções, também do século 19.

Eis as principais fazendas para visitação e muitas até com hospedagem:

Fazenda Resgate, do Século XIX, hoje é tombada pelo IPHAN, mantida em perfeito estado de conversação (Estrada Nova para Barra Mansa, Km 324); Fazenda dos Coqueiros, de 1855, que preserva toda sua estrutura e mobiliário. Foi a primeira fazenda a ter banheiro dentro de casa (Rodovia dos Tropeiros, Km 309); Fazenda Loanda, perto do centro de Bananal, também em ótimo estado de conservação (Rodovia dos Tropeiros, Km 328); Fazenda Três Barras, do final do século 18, que hospedou o Príncipe Regente Dom Pedro e o presidente Juscelino Kubitschek. Mantém o mobiliário da época do quarto que JK ocupava (Rodovia dos Tropeiros, Km 320); Fazenda Boa Vista, de meados do século 18, já foi cenário de algumas novelas de época - como Dona Beija e Sinhá Moça - (Rodovia dos Tropeiros, s/n) e Fazenda Independência, de 1822, e batizada em homenagem à Independência do Brasil (Estrada Rio-São Paulo, 64).

As atrações turísticas da cidade vão além das fazendas históricas, onde o Turismo Rural tem preferência. Alguns casarios da cidade são tão antigos quanto a cidade e sua história se confunde com a história de Bananal, como o Solar Manuel de Aguiar, antigo Solar do Barão Manuel de Aguiar Valim, grande cafeicultor do Século XIX, que chegou a funcionar como Prefeitura da cidade e hoje é a sede da ABATUR (Associação Bananalense de Turismo) e a Pharmácia Popular, fundada em 1830 por um boticário francês com o nome de Pharmácia Imperial, sendo a mais antiga farmácia em funcionamento no Brasil. Sempre bom guardar um olhar para a Estação Ferroviária de Bananal, inaugurada em 1888, como complemento da obra da Companhia Estrada de Ferro de Bananal, que seguia até Barra Mansa. Sua estrutura pré-fabricada foi importada da Bélgica, sendo a única desse tipo em continente americano. A ferrovia foi desativada em 1963, e os móveis da estação foram doados para o Museu Imperial de Petrópolis. Em frente à estação, na Praça Dona Domícia, encontra-se a locomotiva denominada Teresa Cristina. 

Quando a natureza fala mais alto, ressalta-se que a Mata Atlântica é muito bem preservada, em especial na conhecida Estação Ecológica do Bananal. Aos fins de semana, os jipeiros são muito procurados para a realização de trilhas que levam até às regiões de São José do Barreiro (SP) e de Barra Mansa (RJ). Em alguns trechos da Serra da Bocaina existe criação de trutas. Tem mais: dentro desta Estação Ecológica há a Cachoeira das Sete Quedas, de fácil acesso e fica perto da sede da Estação. Além da cachoeira, é possível fazer caminhadas pelas trilhas da Estação Ecológica. Atenção: as visitas devem ser agendadas antecipadamente. Importante saber que a Estação Ecológica de Bananal foi criada com o objetivo de proteger remanescentes de Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto Montana, refúgios vegetacionais, espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção, além de desenvolver pesquisas e atividades de educação ambiental. Foram registradas 709 espécies de plantas, da quais 34 constam em listas de espécies ameaçadas de extinção.

Nunca é demais lembrar que Bananal é famosa também em função dos trabalhos em crochê, da produção de doces e cachaças e de bons restaurantes de cozinha caipira. Para se chegar até a esta estância, partindo da Capital, é preciso seguir pelas seguintes rodovias: BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), SP-244/068 (Rodovia Deputado Nesralla Rubez) e SP-068 (Rodovia dos Tropeiros). E sempre é bom saber que Bananal foi edificada em uma região ocupada pela etnia indígena dos Puris. O aldeamento existiu entre a Serra da Mantiqueira e florestas do Sertão do Bocaina, se estendendo até a região onde se encontra hoje a cidade. O rio que cortava a localidade foi batizado por eles com o nome Banani, que significa “rio sinuoso”, por isso o nome da cidade teria surgido daí. Primeiro com a corruptela Bananá e, por fim, Bananal. Sua fundação foi formalizada, em escritura, em 1785, mas somente em abril de 1849, elevou-se à condição de cidade.

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/ - https://www.viajali.com.br/


Sugestões Para Conhecer em Bananal

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Centro Histórico de Bananal

Centro Histórico de Bananal

Uma visita ao Centro Histórico de Bananal é um excelente passeio para conhecer mais sobre a cidade. O local possui muitos casarões, uma pracinha com uma igreja matriz e lojas de artesanato que contam um pouco da história do município.

Conhecer
Fazenda Loanda - Bananal

Fazenda Loanda - Bananal

A Fazenda Loanda é um local riquíssimo em história e que possui sua arquitetura bem preservada. Localizada em Bananal, município de São Paulo, possui paisagens lindas ao redor e você ainda poderá realizar um tour guiado.

Conhecer
Hotel Fazenda Boa Vista Bananal

Hotel Fazenda Boa Vista Bananal

O Hotel Fazenda Boa Vista é o lugar ideal para fugir do trânsito desgovernado e do estresse das grandes metrópoles. Localizado no município de Bananal SP, o hotel oferece inúmeras atividades para toda a família, além de uma completa estrutura para realização de seus eventos.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·