Turismo - Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP


Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP
Conheça o Circuito das Frutas - Turismo Rural SP

Um roteiro que agrada todas as idades. Vai viajar? Conheça o Circuito das Frutas no interior de São Paulo. Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo

Faça Novos Amigos! Entre no Nosso Grupo de Viajantes!

Um roteiro que agrada todas as idades. Vai viajar? Conheça o Circuito das Frutas no interior de São Paulo.

Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. O Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região. A região também é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados a temática das frutas, que são realizados anualmente. As Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo entre outras, comemoram a produção e valorizam o produtor rural dos municípios.

As 10 cidades que compõe o Circuito das Frutas destacam-se, na cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.

A gastronomia regional é de grande riqueza. Fruto das tradições e das várias correntes étnicas que se instalaram na região ao longo dos séculos, permitem ao turista desfrutar de inúmeras opções de comida da fazenda, cantinas italianas, restaurantes de nível internacional, comida japonesa, chinesa, mexicana, alemã. Todos os gostos numa mesma região, onde ainda destaca-se o belíssimo artesanato local e acontecem, durante todo o ano, inúmeras festas tradicionais.

O dia-a-dia do campo, as tradições, a culinária, as frutas frescas direto do pé, atrativos estes, cercados pela hospitalidade característica da roça, podem ser vistos nos roteiros rurais do Circuito, que se completam pelas adegas de produção de vinho artesanal, alambiques e pela cultura italiana tão presente em todos os municípios. Os causos, as paisagens, os sons e o cheiro de doce feito no fogão à lenha, de bolos e pães fresquinhos, servidos com o café feito na hora, complementam essa deliciosa – e saborosa – viagem pelo interior do estado.

Viaje nas cores, cheiros e sabores do turismo rural no Circuito das Frutas!

Agora vamos conhecer um pouquinho de cada cidade:

Atibaia

Cercada pelas belezas da Serra da Mantiqueira, Atibaia possui inúmeros atrativos turísticos, entre eles a Pedra Grande, maravilhoso mirante onde são praticadas várias atividades de aventura. Grande produtora de morango, a cidade também é palco anualmente de várias festas, entre elas a Festa do Morango e Festa das Flores. A cidade possui ainda inúmeros outros atrativos rurais, históricos, culturais e naturais.

Confira o que fazer em Atibaia

Indaiatuba

Conhecida como Cidade do Sol, Indaiatuba possui uma característica marcante: sua topografia plana incentiva os passeios de bicicleta por suas largas e belas ruas e avenidas. A cidade caracteriza-se pela produção de uvas e acerola orgânica. O bairro da Helvetia, que reúne a comunidade suíça constitui-se em uma atração à parte em especial pela sua famosa Festa da Tradição, realizada anualmente. Indaiatuba realiza ainda a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba que reúne pratos típicos, muita música e dança no coração da cidade.

Confira o que fazer em Indaiatuba

Itatiba

Com o carinhoso apelido de Princesa da Colina, incrustada em meio a lindas paisagens e produtora de grande variedade de frutas, com destaque para o Caqui, Itatiba guarda belezas naturais incomparáveis. A cidade possui também enorme patrimônio cultural e histórico, além de ser nacionalmente conhecida pela produção de móveis. Destacam-se em seu calendário de eventos a Festa do Caqui, realizada em abril e a tradicional Festa de San Genaro.

Confira o que fazer em Itatiba

Itupeva

Produtora de uvas, morangos e pêssegos, Itupeva, cujo nome provém do tupi-guarani, “cascata pequena” é marcada por sua extensa área rural e pela produção de mel, cachaça, café colonial e pela simpatia dos moradores desta pequena cidade. A cidade destaca-se ainda por suas pequenas colinas pelas belas estradas rurais que possui. Realiza a Festa da Uva anualmente.

Confira o que fazer em Itupeva

Jarinu

Renomada por sua paisagem bucólica e sua culinária variada e saborosa, Jarinu é um Município que ainda mantém características bem interioranas. Com uma altitude média de 743 e temperatura entre 18°C e 28°C, possui o segundo melhor clima do mundo, segundo dados da UNESCO. Jarinu produz morangos, pêssegos e ameixa, dentre outras frutas. Seu calendário de eventos destaca-se pelas Festas da Ameixa realizada no mês de dezembro e Festa do morango, com inúmeros pratos típicos realizada no mês de junho.

Confira o que fazer em Jarinu

Jundiaí

Nacionalmente conhecida como “Terra da Uva”, Jundiaí ganhou este apelido pela produção de uva niagara rosada, surgida espontaneamente na década de 30 nos vinhedos do município. A cidade é marcada pela presença imigrante, pela cultura e pelo enorme patrimônio histórico, fruto de um desenvolvimento que marcou o crescimento do estão de São Paulo. Atualmente, Jundiaí é ainda a maior produtora de uva niagara do País, produzindo também pêssego, morango, caqui e outras frutas. Destacam-se as Festas do morango e da Uva, além da Festa De La Colônia Italiana, realizada anualmente no município. Jundiaí possui ainda inúmeras belezas naturais, dentre elas a Serra do Japi, patrimônio ambiental do estado.

Confira o que fazer em Jundiaí

Louveira

Com uma história que se inicia em meados no século XVI, Louveira destaca-se hoje pela produção de uvas, caquis, pêssegos, figos, ameixas e morangos. Possui grande patrimônio histórico e cultural. O passeio rural envolve, além de maravilhosas paisagens, gastronomia típica, visita a fazenda histórica, vinhos artesanais, doces e cachaças. A cidade realiza todos os anos as tradicionais Festas da Uva, de Santo Antônio, da Primavera e de Nossa Senhora da Abadia.

Confira o que fazer em Louveira

Morungaba

Assentada nas colinas suaves de um vale ao pé da Serra das Cabras, a cidade é um convite à tranquilidade, convite este marcado já pelas belíssimas estradas que levam ao município e constituem-se um atrativo por si só. A Estância climática de Morungaba, com suas maravilhosas paisagens, destaca-se pela produção de uvas, figo, laranja e pêssego, além das tradicionais compotas, doces e temperos conhecidos em todo o País.

Confira o que fazer em Morungaba

Valinhos

Nacionalmente conhecida pela produção de figo e goiaba, a cidade nasceu de um pouso de tropeiros que rumavam para Goiás e cresceu pelas mãos dos imigrantes que se mudaram para a região. Valinhos atualmente realiza anualmente uma das Festas mais conhecidas e visitadas do Circuito das Frutas a Festa do Figo e Expo Goiaba, reunindo exposição de frutas, produtos artesanais, manifestações culturais e uma variada gastronomia, que inclui diversos doces e receitas com frutas, dentre elas o delicioso figo com chocolate.

Conheça o que fazer em Valinhos

Vinhedo

Vinhedo é uma cidade cheia de charme. Suas belas ruas e avenidas arborizadas, seus jardins, suas praças são um eterno convite ao desfrute da cidade, que se caracteriza pela gastronomia variada, incluindo restaurantes dos mais variados e pela vida noturna sempre agitada. Vinhedo realiza anualmente a Festa da Uva, que se destaca pelos inúmeros atrativos culturais, dança, música e exposição de frutas, além de realizar também, anualmente, inúmeros eventos culturais.

Conheça o que fazer em Vinhedo

Agora é só arrumar as malas e viver novas experiências! Se gostou do artigo compartilhe!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.

Você Pode Assistir o Vídeo ou Gostar:

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR E CONHECER TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.