Turismo - Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP


Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP
Turismo Rural: Fazendas Abertas Para Visitação No Interior de SP

O Turismo Rural é um dos principais atrativos no interior de São Paulo. É possível encontrar sítios e fazendas coloniais da época do café, museus, adegas artesanais, cafés coloniais, apiários, mini fazendas, ecoturismo e ainda, aproveitar uma boa gastronomia do interior paulista.

Em busca de tranquilidade e contato com a natureza, o turista paulistano tem sido atraído cada vez mais pelo turismo rural, em fazendas históricas de cidades do interior.

Fazenda Vila Rica Itatiba:

Itatiba, localizada a aproximadamente 90 km de São Paulo, também tem muitas belezas e histórias envolvendo a produção de café. Um ótimo ponto de visitação é a Fazenda Vila Rica, construída em 1860, que é um símbolo da arquitetura colonial portuguesa. Hoje a fazenda funciona como uma pousada bem sofisticada, que além de belas acomodações, também oferece caminhadas, jogos e piscina. A gastronomia no local é excelente e vale a pena experimentar.

Fazenda Nossa Senhora da Conceição em Jundiaí - Fazenda do Café

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição tem sua história iniciada em 1810 quando ali se cultivava a cana-de-açúcar. Na década de 1860, período em que o café dominava as lavouras na província de São Paulo, a fazenda passou a ser muito conhecida.

A produção de café na região foi a responsável direta pela construção da primeira ferrovia paulista – The São Paulo Railway Company – que ligava Jundiaí ao porto de Santos, entre 1856 e 1860. Em 1882 chegaram os primeiros imigrantes Italianos na fazenda. Motivados pelo clima da região, trouxeram consigo a cultura das vinhas.

São 30.000 metros quadrados de muita área verde, com lagos, trilhas, restaurante, loja de artesanato com doces, pães, café orgânico e vinhos caseiros, capela secular, passeios de trator e charrete, playground para crianças até 10 anos.

A Fazenda N.S. da Conceição recebe, de segunda a sexta (exceto feriados), escolas em geral para estudo do meio, conduzidos por monitores especializados em história e com experiência em trabalhos com grupos.

Endereço: Estrada Municipal São Jorge, 751 – Mato Dentro
Telefone: (11) 4535-1341 / 99744-0898 / 99545-7507
Site: www.fnsc.com.br
Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriado das 9h30 às 16h30.

Fazenda Vargem Grande em Areias SP

A Vargem Grande é uma antiga fazenda de café, cuja sede data de 1837, época do Ciclo do Café em São Paulo.

Os proprietários ficaram conhecidos como Barões do Café, principalmente no eixo entre as cidades de Areias, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz.

Segundo a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a fazenda se encontra em estudo de tombamento pelo Condephaat e, atualmente, abriga um hotel fazenda que oferece atividades como trilhas e cachoeira.

Fazenda Mandaguahy em Jaú:

Jaú fica aproximadamente 300 km da capital. A cidade, que também integra a rota do café, conta com a Fazenda Mandaguahy que foi reaberta para visitação em 1997. Para quem gosta de visitas culturais e gastronomia esse passeio é muito bem recomendado. Um tour pela Fazenda é acompanhado de degustação de geleias, queijos, biscoitos, além de outras delícias. Também é possível agendar passeios menores que incluem lanches e almoços com delicias locais.

Casa do Pinhal em São Carlos - SP

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Casa do Pinhal data de 1805 e guarda obras de arte do pintor Almeida Júnior, louças do século XIX, além e documentos e fotos da época áurea do ciclo do café brasileiro. Compreende a Fazenda Pinhal e a Mata do Botafogo, uma área preservada de mata ciliar. Além de conhecerem as construções da propriedade, os visitantes podem fazer um tour pela fazenda para conhecer de perto como funciona a produção de café. As visitas precisam ser agendadas com antecedência.

Fazenda Morro Azul Iracemápolis em Limeira:

Tombada em 1974, a Morro Azul é um elegante exemplo de fazenda do século 19, cujo destaque é seu projeto arquitetônico.

Em forma de palacete, essa construção de 1877 exibe azulejos portugueses e ingleses na fachada, um modelo raro no panorama da arquitetura rural paulista, tendo como característica principal a sua feição urbana dada pela presença de azulejos, cantaria, estuque e mármore, dispostos segundo padrões ecléticos.

Do lado de fora, estão belos riachos, uma floresta de jequitibás e as salas de banho, também conhecidas como Ruínas das Termas do Imperador – a fazenda hospedou o imperador D. Pedro II por duas vezes, em 1878 e 1886.

A Morro Azul é aberta para visitações agendadas e os passeios são acompanhados por guias ou pessoas ligadas à família proprietária.

Rodovia Limeira-Iracemápolis
Contato: 99607-1188 – e-mail:eventos. fazendamorroazul@hotmail.com

Fazenda Santa Cecília em Cajuru:

Cajuru é uma cidadezinha localizada a 290 km da capital. Por lá fica a Fazenda Santa Cecilia que guarda muita história dos tempos do ciclo do café. Fundada em 1899, a fazenda já foi uma das maiores produtoras da região e está muito bem conservada. Além de conhecer um pouco sobre a história do local e a arquitetura da época, é possível também visitar uma pequena vila de casas dos colonos italianos, que trabalhavam em uma estação ferroviária próxima dali. A fazenda já foi uma das maiores produtoras de café da região de Ribeirão Preto.

Fazenda Resgate em Bananal:

Essa fazenda é do início do século 19 e atingiu sua fase áurea com Manoel de Aguiar Vallim, quem construiu a sua sede, em 1820, aproximadamente.
Tombado pelo Condephaat em 1982, o local foi uma das maiores produtoras de café do Vale do Paraíba e, embora não conte com hospedagem, permite visitação, mediante agendamento prévio.

A casa, um solar assobradado construído em taipa de pilão e pau-a-pique, com planta retangular e telhado em quatro águas, constitui um dos mais ricos e requintados exemplos de moradia rural do período cafeicultor. No seu interior, encontram-se pinturas de José Maria Villaronga.

Fazenda Floresta Park em Sousas - Região de Campinas

Aproximadamente a 100 km de São Paulo: Uma fazenda com toda estrutura e atrações para vivenciar a vida no campo. As crianças podem interagir com os animais, brincar no playground, fazer passeios à cavalo e no trenzinho. O restaurante Cada da Fazenda oferecer comida caipira, típica de fazenda. 

Bicho Mania Parque Fazenda em Cotia SP

Aproximadamente a 50 km de São Paulo: Entre as atrações em que as crianças podem interagir com os animais estão o Berçário de animais, Mini Fazenda, com a mini vaca, mini cabra, ovelha, lhama, cavalo e pônei, e a Ordenha da Vaca. Há também tirolesa, arvorismo e um playground. É possível fazer passeios de charrete, brincar no labirinto e na casa da árvore, visitar o Mini Zoo e a Casa do Caboclo. Uma novidade é o Jardim Sensorial, onde as crianças podem se divertir e estimular os cinco sentidos audição, olfato, tato, visão e paladar. No restaurante, oferecem um almoço caseiro caipira, servido no fogão à lenha. 

Mini Fazenda Petzoo em Cotia SP

Aproximadamente a 50 km de São Paulo: Diversas atividades são desenvolvidas ao longo do dia, tais como, ordenha da vaca, passeio a cavalo, passeio de charrete, oficinas temáticas, culinária e tirolesa. São mais de 15.000m2 de verde e mais de 20 espécies de animais. O restaurante serve comida caseira feita no fogão a lenha e churrasco feito na hora.

Fazenda Bela Vista em Dourado SP:

Construída no século XIX, a fazenda é perfeita para quem gosta de praticar esportes ao ar livre e também curtir a natureza para relaxar. Dispõe de instalações confortáveis para hospedagem, restaurante temático, sala de jogos, spa e campos e futebol e vôlei. Os visitantes também podem realizar trilhas, que incluem visitas aos lagos e cachoeiras da propriedade, além de passeios a cavalo.

Fazendinha Cia dos Bichos em Cotia

Aproximadamente a 50 km de São Paulo: As crianças podem entrar nos cercados com a ajuda de monitores para alimentar e acariciar os bichos. Tem passeio a cavalo e de charrete, berçário de filhotes e ordenha da vaquinha ao meio-dia e às 15 hs. O restaurante trabalha com o sistema à La Carte e serve comida caseira e massas. Os pratos são familiares – servem bem dois adultos e uma criança. Tem cadeirões para os pequenos e as papinhas dos bebês podem ser esquentadas no microondas.

Smart Farm em Guarulhos - SP

Aproximadamente a 60 km de São Paulo: Uma mini fazenda com mais de 50 mil m² e com mais de 80 espécies de animais domésticos. Além dos animais para visitação, o espaço contempla um restaurante, lojas tematizadas, salão de festas, empório de vinhos, queijos, doces e prática de educação sustentável por meio da compostagem de resíduos.

Sítio Chibana em Ibiúna SP

Aproximadamente a cerca de 60 km de São Paulo: com 250.000m² de área verde, infraestrutura e atividades. Possui os mais belos jardins, lago oriental, o único borboletário da região, minifazenda com diferentes espécies de animais domésticos, silvestres e exóticos, bosque de cerejeiras – conhecidas como “sakurás” no Japão.

Sítio Frediani em Itupeva - SP

Aproximadamente 80 km de São Paulo: variedade de aves e animais nas quais as crianças podem interagir, amplo espaço para sentir a liberdade e a garotada curtir a natureza intensamente: lagoa dos patos, plantas frutíferas e plantas de jardim exuberantes, deliciosos produtos do sítio como doces, geléias, licores, consulte antecipadamente sobre Café Colonial.

Sitio do Pica Pau Amarelo - Taubaté SP

Que tal conhecer o local que inspirou Monteiro Lobato a escrever as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo?

A chácara, imortalizada por Lobato em suas obras, contava com uma área de 20 alqueires. O local foi tombada pelo Condephaat em 1980, incluindo casa, capela, um cruzeiro e até uma velha jaqueira, em um terreno de 7 mil m².

Atualmente, funciona no local um museu em homenagem ao autor, com objetos pessoais de Lobato, além de uma vasta biblioteca com as primeiras edições dos livros do escritor e de outros escritores. O museu abriga ainda uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio.

Fazenda do Chocolate em Itu

Aproximadamente a 100 km de São Paulo: fazenda de estilo colonial, com várias construções de época muitos preservadas, com diversas atrações relacionadas à vida no campo e, claro, muito chocolate. Nos finais de semana e feriados há uma estrutura completa de passeios e o restaurante serve comida caipira. A cafeteria oferecer café saboroso, torrado e moído na hora. É possível fazer passeio à cavalo e pônei e contato com vários animais mansos. Há ainda mini zoológico, lagos com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos, entre outras atrações. 

Fazenda Lageado em Botucatu SP

A instalação dessa fazenda remonta à segunda metade do século 19, devido à grande expansão da economia cafeeira no Oeste Paulista.

É naquele contexto que a Fazenda Lageado se configurou como empresa cafeicultura para a grande exportação, cuja estrutura é composta por casa-grande, terreiros de secagem, lavagem de grãos, tulhas e casa de máquinas, bem como instalações que garantiam seu auto funcionamento.

A Fazenda foi adquirida pelo Departamento Nacional do Café e, a partir de 1934, convertida na Primeira Estação Experimental de Café do País.

Sítio Sassafraz em Itupeva - SP

Aproximadamente a 70 km de São Paulo: Uma das melhores opções no interior de SP para um Café Colonial, na roça, são mais de 60 opções de doces e salgados. O local também é muito gostoso para fazer um piquenique. As crianças podem interagir com o pomar, alimentar os animais, passear à cavalo. 

Fazenda Dona Carolina em Bragança Paulista

A Fazenda Dona Carolina foi uma das pioneiras do movimento abolicionista no Brasil. Datada de 1872, sua sede traz a influência da colonização portuguesa em suas linhas arquitetônicas. A sede foi inteiramente restaurada mantendo todo o esplendor da época das grandes fazendas de café. Outro prédio que dá charme ao local é a igrejinha de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1898 e também restaurada para receber casamentos.

Hoje em dia, o local serve como hotel-fazenda com diversas opções de atividades para crianças e adultos, como trilhas, arvorismo, spa e atividades aquáticas. É possível utilizar o "day use" sob reserva antecipada para os sábados e feriados prolongas (exceto domingo). Basta entrar em contato com o hotel para mais informações: (11) 4534-9100 ou pelo e-mail recepcao-coordenacao@donacarolina.com.br

Onde: Km 39,5 da Rod. Alkindar Monteiro Junqueira

Fazenda Cana Verde em Itu - Indaiatuba

Aproximadamente a cerca de 100 km de São Paulo: uma fazenda de verdade, em produção, que dá pra ver os animais, andar a cavalo, correr pela natureza e comer comida simples e autêntica de fazenda (necessário agendar antes), há também opções de hospedagem com pensão completa, poucos quartos e muito espaço aberto.

Fazenda Montanhas do Japi em Jundiaí

A propriedade data do século XVIII, originalmente foi um acampamento Jesuíta para catequização de índios, em seguida assentaram-se os bandeirantes, de 1940 a 1970 foi uma grande produtora de uvas. De 1970 até hoje a fazenda é produtora de eucalipto e grande parte tombada com mata de transição de Atlântica para Cerrado, com essas nuances, o espaço é pensado para trazer uma experiência prazerosa de conforto e contato com a natureza.

Aproximadamente a cerca de 50 km de São Paulo: passeio a cavalo, visita a fazendinha, restaurante, trilha monitora, se refrescar no lago ou ducha e caminhadas pela fazenda.

Sítio Villa Brunholi em Jundiaí

Aproximadamente a 70 km de São Paulo: um sítio com diversas atrações gastronômicas, ótimas opções para aproveitar um café da manhã e almoço. Há adega para os adultos e brinquedoteca para os pequenos.

Sítio Santa Ângela em Santa Rita do Passa Quatro

Aproximadamente a 250 km de São Paulo: localizado na Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, foi fundado com o propósito de produzir e executar projetos pedagógicos e educacionais, para atender estudantes e grupos. Os roteiros promovem conhecimento por meio da exploração, da investigação e de vivências significativas.

Sitiolândia Eco Park na Serra da Cantareira - SP

– Serra da Cantareira, a 25 km de São Paulo: oferece mais de 30 atividades culturais, esportivas, recreativas e ambientais para promover o aprendizado com diversão e convívio com a natureza. Há trilhas ecológicas, estufa hidropônica, tirolesa, arvorismo e fazendinha com alguns animais. O local fica em uma área de 74.000m² de muito verde e ar puro. Há restaurante. 

Quinta do Olivardo em São Roque

Aproximadamente a 60 km de São Paulo: um delicioso espaço onde nos sentimos em Portugal. Além do restaurante com receitas da culinária portuguesa, o local ainda é uma vinícola, onde é possível papai e mamães degustarem vinhos. Além da beleza natural, ainda há um playground e arvorismo. 

Vila Don Patto em São Roque

Aproximadamente a 60 km de São Paulo: um complexo de lazer, com deliciosos restaurantes e degustação de vinhos. Há playground para o pequenos se divertirem em meio à natureza

Fazenda Dona Carolina em Itatiba:

Antiga fazenda de café, a propriedade guarda construções do início do século XVII que contam um pouco da história do Brasil. No local, há um hotel com acomodações luxuosas para hóspedes de lazer e corporativos. A fazenda conta ainda com restaurantes com comídas típicas, cachaçaria, hípica, spa e salão de beleza.

Fazenda Angolana em São Roque

Aproximadamente a 60 km de São Paulo: visitantes podem entrar em contato direto com os animais e vivenciar o clima de fazenda. Além da fazendinha, há a aldeia dos coelhos, onde as crianças podem interagir com os bichinhos. Ainda é possível andar de pônei, pedalinho, fazer arvorismo, tirolesa e trilha ecológica. Há atividades de playground, piscina de bolinhas e cama elástica. Os pequenos também podem participar de atividades na Aldeia Tupi Guarani e aprenderem sobre nossa cultura indígena. Há restaurante e cafeteria com ótimas opções de alimentação para crianças e adultos. 

Fazendinha Pica Pau em São Roque- SP

Aproximadamente a 60 km de São Paulo: além de atividades na natureza, crianças poderão brincar na Vila das Casinhas; no parque; no mini campo de futebol; na Tirolesa; no Slackline; na Gruta da Cuca; Casa do Saci – conhecendo um pouco do folclore brasileiro; no Vale das aranhas; escalada; Cabana do Índio; pescaria e na Horta- levando uma mudinha para observar seu desenvolvimento em casa.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.