Turismo - Conheça a Região Turística Cavernas da Mata Atlântica no Estado de SP


Conheça a Região Turística Cavernas da Mata Atlântica no Estado de SP
Conheça a Região Turística Cavernas da Mata Atlântica no Estado de SP

O turismo no Estado de São Paulo é muito rico e possui inúmeras belezas naturais. A Região Turística Cavernas da Mata Atlântica  é formada pelas cidades de Itaoca, Barra do Turvo, Jacupiranga, Eldorado, Iporanga, Ribeirão Grande e Apiaí.

Os turistas que viajam no sentido São Paulo - Paraná encontrarão um grupo de onze cidades denominadas Barra do Chapéu, Iporanga, Cajati, Ribeira, Eldorado, Itapirapu Paulista, Jacupiranga, Ribeiro Grande, Itaoca, Barra do Turvo e Apiaí, localizadas no coração das serras que margeiam o litoral sul de São Paulo, que estão aproximadamente 260 km da Capital, que juntas formam a Região Turística Cavernas de Mata Atlântica. 

A beleza da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do planeta, assim como morros e cavernas profundas, charmosos rios caudalosos vão surpreender os turistas.  Os 122,2 mil habitantes (segundo o IBGE de 2020) dessas cidades mesclam uma rica história com a Mãe Natureza em toda a sua magnificência. Os visitantes das imensas galerias da Caverna do Diabo do Eldorado, que atraem mais de 40 mil turistas visitantes, ficaram impressionados com a beleza que as cerca.

No ponto mais alto da Serra de Paranapiacaba, Apiaí foi sede do garimpo de ouro, possui cerâmica artesanal e faz divisa com Iporanga. Ambos observam o bioma com maior diversidade do planeta, que se encontra no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), que contém cavernas como a Casa de Pedra, que tem a maior boca do mundo e tem 215 metros de altura. Na região de Itaoca, onde o clima é quente e úmido, chuvoso no verão e seco no inverno, você encontrará diversas cachoeiras para o banho dos visitantes. Cajati, por outro lado, possui morros para voo livre, asa delta e sambaquis que atestam a presença humana há oito mil anos.

Com seus parques, cachoeiras e corredeiras, Jacupiranga tem festas tradicionais bastante conhecidas na região. No Parque Estadual Intervales, no Ribeiro Grande há cavernas, cachoeiras além de trilhas e lagos que permitem observar os pássaros. As principais atrações da Barra do Turvo são o ecoturismo e o turismo de aventura, enquanto as festas locais homenageiam as tradições quilombolas e tropeiras.

A indústria do turismo da Ribeira está focada nos resorts, trilhas ecológicas e esportes naúticos no Rio Ribeira do Iguape. Nos rios que margeiam, Barra do Chapéu exibe seu artesanato em cerâmica e suas cachoeiras; da mesma forma, as cachoeiras dão show em Itapirapuã Paulista. É uma região com beleza, diversidade gastronômica, belezas naturais e uma história rica para contar.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.