Turismo - Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG


Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG
Conheça O Roteiro Caminho da Fé SP / MG

Roteiro Caminho da Fé SP-MG

Caminho da Fé uma rota sinalizada, e a peregrinação do destino vai até o Santuário Nacional de Aparecida.

Criado para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida. São 5 pontos de partida: São Carlos, Cravinhos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todos rumando ao Santuário Nacional de Aparecida. A ideia é reproduzir a experiência do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

O peregrino  leva consigo uma credencial desde o início da sua rota, documento que ele deve carimbar em pousadas ao longo do trajeto para ter direito a um certificado de conclusão ao fim da viagem. O trajeto proposto foi denominado Caminho do Fé e os locais de pernoite, pousadas, tudo planejado para oferecer conforto e segurança aos peregrinos. São 495 km, 305 dos quais atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vacinais, trilhas, bosques ou asfaltos.

Compõe o trajeto passando por varias cidades. A pé, o percurso pode ser concluído em 16 a 19 dias; no caso de ser percorrido de bicicleta a previsão é de 7 a 11 dias sempre levando em consideração o ponto mais distante da cidade de Descalvado.

A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida inicia a rota pela Região Noroeste: Cidades: Cravinhos - SP • São Simão - SP e Santa Rosa do Viterbo - SP. Região Oeste: São Carlos - SP • Descalvado - SP • Porto Ferreira - SP • Santa Rita do Passa Quatro - SP • Tambaú - SP • Casa Branca - SP e Vargem Grande do Sul. Região Norte: Mococa - SP • São José do Rio Pardo - SP e São Sebastião da Grama - SP. Junção Região Oeste e Norte: São Roque da Fartura - SP • São João da Boa Vista - SP • Águas da Prata - SP • Andradas - MG • Crisólia - MG • Tocos do Mogi - MG • Inconfidentes - MG • Borda da mata - MG • Ouro Fino - MG • Estiva - MG • Consolação - MG • Paraisópolis - MG • Luminosa - MG • Campista - SP • Campos do Jordão - SP • Pindamonhangaba - SP e Aparecida - SP. (Basílica Nacional de Aparecida).

Caminhantes: Segundo os organizadores, numa bagagem com menos de 6 quilos, incluindo o peso da mochila, o peregrino leva tudo de que precisa durante o percurso. Recomenda-se portarem mochila com presilhas no peito e quadris contendo: 2 mudas de roupas leves e de fácil secagem, além da que vestem na ocasião; capa de chuva também cobrindo a mochila; chinelo; Itens de higiene pessoal; produtos de primeiro socorros (esparadrapo, pomada contra assadura, antisséptico, entre outros); canivete; toalha (preferencialmente do tipo fralda de pano); cajado para servir de apoio e defesa contra animais hostis; calçado resistente e macio que já esteja adaptado aos pés; chapéu de pano com abas; recipiente para água apenas com a quantidade a ser consumida em cada trecho; protetor solar e repelente contra insetos.

Ciclistas: Recomenda-se bicicleta mountain bike com o mínimo de 21 marchas, luvas e capacete.

As ferramentas básicas para percorrer o Caminho com segurança são: eixo de pressão, canivete multiuso, ferramenta de corrente, 2 câmaras, kit de reparo, bomba de ar, manchão, óleo lubrificante. A mochila, levada no bagageiro da bicicleta, deve conter uma roupa de ciclista - fora a que está vestida, uma muda de roupa leve e de fácil secagem, chinelo e itens de higiene pessoal e primeiros socorros.

Aparecida do Norte

Aparecida é conhecida como a capital da fé. Este nome lhe foi dado quando três pescadores acharam em suas redes de pesca a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que anos mais tarde se tornaria a padroeira do Brasil. Durante muito tempo, a cidade pertenceu ao município de Guaratinguetá.

Aparecida é conhecida mundialmente e recebe anualmente pessoas vindas de todas regiões brasileiras com o intuito de fazer romarias, pedidos e agradecimentos a Santa. A Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Basílica Velha) foi inaugurada em 1745. A Matriz passou por várias reformas que foram registradas com datas cravadas em suas paredes externas. Com sua arquitetura barroca, a Basílica Matriz é conhecida pelos Pelegrino como a casa de Nossa Senhora Aparecida. 

A Basílica Nacional de Aparecida (Basílica Nova) começou a ser construída em novembro de 1955, mas só foi inaugurada em julho de 1980 quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. A Basílica Nova comporta até 75 mil pessoas, sendo considerada uma das maiores Basílicas Católica do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Milhões de romeiros visitam anualmente Aparecida, grande parte passa pela Sala das Promessas do Santuário de Nossa Senhora da Aparecida. São milhões de gestos de louvor, de gratidão e de suplica a Nossa Senhora Aparecida, o Perpétuo Socorro do povo brasileiro.

Sala das Promessas, complemento da Igreja Nova, muito visitada pelos romeiros; ela encontra-se no subsolo da Basílica. Sala das velas é acesa em um espaço especial, dentro do Santuário, chamado de "Capela das Velas".

Uma forma de agradecer o favor recebido é acender a "Vela do Tamanho" e colocá-la nos suportes próprios, transformando a sala numa enorme "chama". Peregrinações com as estações da Via Sacra no Morro do Cruzeiro com 680 metros de altura oferece uma excelente vista da cidade e parte da região.

O local é arborizado com gigantescas árvores, no percurso há 13 capelas em estilo neoclássico, antigas, que abrigam os passos da Via Sacra.

Confira o que fazer em Aparecida do Norte

Aguaí - SP

Aguaí foi construída em torno de uma Estação Férrea da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.Este local, era inicialmente chamado por seus habitantes de Capão do Cascavel.  

Aguaí também é uma planta, e a sua semente já é bastante conhecida aqui no Brasil. Pesquisadores afirmam que esta planta é usada para reequilíbrio energético das pessoas e dos ambientes. O município começou a se desenvolver de uma forma mais eficaz nas áreas agrícolas e pastoris. Neste mesmo período da história, indústrias de pequeno porte começaram a se instalar nesta pequena cidade.

Nas últimas décadas, nota-se uma grande expansão urbana e um significativo crescimento agrícola e industrial em Aguaí. A cidade é bastante visitada por fiéis católicos que participam do chamado "Caminho da Fé" e da Rota das Capelas, por sua inúmeras capelas ao longo do caminho.

A cidade faz parte deste percurso que é inspirado no "Caminho de Santiago de Compostela" (Espanha) desde o ano de 2010. 

Confira o que fazer em Aguaí 

Águas da Prata - SP

Águas da Prata está localizada a 238 km da capital. Para ter acesso à região, o turista poderá utilizar a estrada SP-342, a qual liga São Paulo a Minas Gerias. As belezas desta cidade atraem turistas de todos os lugares.

O que se destaca em Águas da Prata são as suas maravilhosas nascentes, onde os visitantes têm a oportunidade de observar animais silvestres como: antas, veados, capivaras, porco do mato, entre outros. Além das atrações da cidade ligadas ao ecoturismo, o visitante poderá desfrutar das águas medicinais da região.

Águas da Prata é uma cidade familiar, para quem busca sossego e tranquilidade que não se encontra nos grandes centros urbanos.

O que visitar em Águas da Prata: Em razão a sua topografia, a cidade possui dois grandes picos: O Mirante da Laginha e o Pico do Gavião. Em ambos os lugares, os turistas podem apreciar uma linda paisagem da cidade, além de ter a oportunidade de praticar esportes como: voo livre, asa delta e Paraglider.Para quem não curte esportes radicais, a dica é visitar as cachoeiras, cascatas, e os lagos artificiais da região.

Uma ótima oportunidade para quem deseja descansar e ficar em contato com a natureza. 

Confira o que fazer em Águas da Prata

Campos do Jordão - SP

Campos do Jordão ao longo dos anos a cidade ganhou títulos e slogans como: - A Suíça Brasileira - A Cidade dos Festivais - O Melhor Clima do Mundo, com uma natureza exuberante e um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.

A cidade possui excelente infraestrutura na Gastronomia, Hospedagem, Compras, Lazer e Eventos Culturais. Privilegiada por estar entre as grandes capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, garantem a grande frequência dos turistas nacional e internacional, dessa  forma o turismo é responsável por toda a economia do município.

Na alta temporada, a cidade chega a receber mais de um milhão de turistas. Com um excelente clima de montanha, a cidade é formada por três Vilas: Abernéssia, Jaguaribe e Capivari. No ponto mais alto de Campos do Jordão, a temperatura chega aos 0ºC.

A cidade possui muitos programas para aquecer os turistas: comer fondue, tomar chocolate quente, reunir-se com os amigos e apreciar a paisagem alpina da Vila Capivari.

O Portal de entrada para os visitantes foi feito em estilo alpino, é um dos cartões de visitas da cidade, com exposições de produtos e serviços das empresas da cidade. O sistema multimídia ali instalado fornece aos turistas, completas informações sobre a cidade.

As principais atrações turísticas de Campos do Jordão são: Horto Florestal, Teleférico, Museu Felícia Lerner, Gastronomia, Pedra do Baú e a Estrada de Ferro. O Pico do Itapeva é um dos pontos mais altos do Brasil. Neste local é possível avistar mais de 15 cidades do Vale do Paraíba. As folhas secas de plátano espalhadas pelas ruas e a arquitetura inspirada nos Alpes compõem, com todo o charme, o ambiente da Suíça Brasileira como também é chamada. Em julho, ocorre o Festival Internacional de Inverno, que é considerado o maior evento de música erudita da América Latina.

A cidade é palco do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais importantes festivais de música erudita do Brasil há mais de 36 anos. São realizados mais de 40 espetáculos no Auditório Cláudio Santoro e em outros pontos da cidade.

Confira o que fazer em Campos do Jordão

Cravinhos - SP

Cravinhos está localizada a 18 km de Ribeirão Preto e, a 296 km de São Paulo. O município de Cravinhos se consolida como um dos centros industriais mais importantes da região.

As atividades econômicas do município que mais se destacam, são a lavoura de cana-de-açúcar e as indústrias de diversos segmentos. Cravinhos está se destacando como um grande polo industrial do interior de São Paulo.

Após o declínio das terras do Rio de Janeiro quando a produção do café diminuiu, a família Pereira Barreto que possuía grande experiência na cultura do café decidiu sair em caravana pelo sertão paulista.

Esse grupo chegou até Casa Branca, cidade onde já havia a maravilhosa terra roxa. Neste local, o grupo soube da existência dos grandes cafezais de Ribeirão Preto, até o momento que indicaram para eles a Fazenda Cravinhos. 

Confira o que fazer em Cravinhos

Descalvado - SP

Descalvado esta em uma posição geográfica privilegiada propicia a utilização de sistema viário, composto por rodovias, vias secundárias e proximidade com terminal ferroviário, que facilita as relações comerciais com outras regiões do estado e do país.

O acesso ocorre através de rodovias com pistas duplas e padrão mundial de operação, permitindo o rápido e seguro deslocamento. Descalvado está a 245 km de São Paulo e a 152 km de Campinas.Turismo/ Ecoturismo, conhecido por suas fazendas centenárias, cachoeiras e corredeiras, Descalvado possui diversos atrativos naturais que servem como opção para quem quer apenas apreciar uma bela paisagem, para os praticantes de esportes de aventura e para os empresários interessados em investir em negócios nas áreas de hotelaria, gastronomia, ecoturismo, entre outros.

Principais Pontos Turísticos de Descalvado: Salto do Pântano, principal atrativo turístico da cidade localizado a 7 km do centro. Salto do Gasoso, o Salto do Gasoso tem cerca de 20 metros de altitude e fica a poucos quilômetros do Salto do Pântano. Castelo de Almanza, réplica de um castelo construído na cidade de Almanza, na Espanha, este ponto turístico é um dos mais belos e surpreendentes do município. Corredeiras do Pitangui, localizada no Rio Mogi Guaçu, as corredeiras são ideais para prática de canoagem e rafting e pesca. Cachoeira dos Índios, cachoeira, com aproximadamente 12 m de altura, está localizada no bairro do Butiá, distante 6 km do centro.

Confira o que fazer em Descalvado

Divinolândia - SP

Divinolândia o relevo é acidentado, devido à posição da cidade, situada na Serra da Mantiqueira. O clima é ameno, com verões mornos e invernos frescos, com geadas ocorrendo todo ano, especialmente na zona rural, onde o fenômeno acontece várias vezes ao ano devido às altitudes. Local coberto de árvores gigantescas, grandes matas se estendia pelas serras e vale.

Era necessário colonizar estas vastas extensões. Erguiam ranchos, choças e demarcavam as terras que na verdade não eram de ninguém e praticavam uma agricultura de subsistência. Antes de tornar-se município, a localidade recebia o nome de Sapecado. Emancipada politicamente, recebe o nome de Divinolândia “Terra de Deus”, onde espera que seus habitantes façam juz ao seu nome e se orgulhem de terem nascido nesta terra.

A principal fonte de renda do município se baseia na agricultura, principalmente no cultivo de batata e café.

O município, conta com muitas cachoeiras e mirantes, sendo o mais famosa é a do Morro da Torre, que se situa a 1380 metros acima do nível do mar, e do qual é possível enxergar Divinolândia e São Sebastião da Grama durante o dia, e várias outras cidades vizinhas a noite, como Vargem Grande do Sul, São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Caconde, entre outras.

A cidade pertenceu a São José do Rio Pardo até conseguir sua emancipação. O aniversário da cidade é comemorado no dia 30 de Dezembro.

Confira o que fazer em Divinolândia

Mococa - SP

Mococa faz parte do Circuito do Café com Leite, tem como uma das maiores atrações turísticas, é os passeios pelas fazendas históricas com direito a cavalgada em meio aos cafezais, com mais de 25 propriedades espalhadas pela região, a onde se encontra uma boa culinária típica, cenários rústicos, paisagens naturais e muitos mais.

Artesanato inspirado no fruto é encontrado no comércio. Estando no centro da cidade, aproveite para apreciar as construções coloniais e comprar bordados e doces. Vale apreciar os casarões coloniais que enfeitam o Centro. Na Praça da Matriz, acompanhe a bandinha que se apresenta no coreto.

Salto do Itambé, uma cachoeira com 85 metros de queda e que pode ser apreciada de diversos ângulos. Mococa é a terra natal do escultor Bruno Giorgi e do comediante Rogério Cardoso.

As principais atrações turísticas de Mococa são: o centro histórico, diversas igrejas, museus e casa de cultura. O turismo rural e de eventos também merece destaque, alguns deles que podemos destacar são: o Troféu Chico Piscina, Kim Mollo e a Semana Universitária Mocoquense.

O município está ligado à Rodovia Ademar de Barros (SP-340), que é considerada uma das principais do estado.

Confira o que fazer em Mococa

Pindamonhangaba - SP

A cidade está localizada a 164 km da capital, entre as serras da Mantiqueira e a Serra do Mar, com exuberantes matas, rios e cachoeiras.

Pindamonhangaba é cortada por uma importante malha ferroviária que une o comércio entre a capital Paulista e o Rio de Janeiro. Entre os muitos pontos turísticos espalhados pela zona rural do município, destaca-se a Reserva Ecológica Municipal do Trabiju.

Ao redor de sua cachoeira, existem espécies raras da flora, entre elas o angico-branco, embaúba, guarantã, peroba, jaborandi, palmeiras e samambaias. Quando falamos sobre o turismo histórico da região, podemos destacar o Bosque da Princesa, uma área às margens do lendário Rio Paraíba do Sul, conhecido pela "aparição" da imagem de Nossa Senhora Aparecida no século 18.

O bosque é repleto de árvores de inúmeras espécies de mata nativa, possui parque infantil, bar, restaurante e também um serviço de passeio de barco. Há também o Palacete Palmeira, prédio de estilo neoclássico com 3.030m². Este edifício é considerado um dos Monumentos Históricos Paulista e patrimônio tombado.

Confira o que fazer em Pindamonhangaba

Porto Ferreira - SP

Conhecida nacionalmente como "A Capital da Cerâmica Artística", devido às inúmeras fábricas de louça branca e vermelha, concentradas ao longo da Via Anhanguera, com o passar dos anos a Cerâmica perdeu status e deu lugar aos móveis de Madeira e Ferro além dos objetos de Iluminação e decoração. Hoje o seu Slogan é: "A Capital da Decoração e das Artes Cerâmicas".

O slogan dado ao município na década de 70, devido ao seu crescimento avançado em um curto espaço de tempo. Esse fator leva em consideração o cruzamento de dois importantes eixos viários do estado, a Via Anhanguera que liga a São Paulo á Ribeirão Preto e a SP-215 que liga São Carlos á Poços de Caldas.

As várias opções de lazer, a exemplo do Porto Ferreira Futebol Clube, Piscinas Recreativas, Estádio do Ferreirão, Sociedade Cultural Clube de Campo das Figueiras e Sociedade Esportiva Palmeirinha. O ponto mais alto do município é o Morro Alto, com 798 metros e o ponto mais baixo é a Ilha dos Patos, com 545 metros.

Confira o que fazer em Porto Ferreira

Santa Rita do Passa Quatro - SP

Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, a 260 km de São Paulo além de sua beleza natural pode observar as ruínas da primeira hidroelétrica da região.

Localização: Rio Claro, afluente do Rio Mogi-Guaçu. A Barragem tem duas, tipo gravidade, construída em concreto, a queda de água possui uma queda livre de 80 metros de altura. A Cachoeira de São Valentin é muito usada na prática do rapel nos diversos torneios que ocorre na cidade.

Mural Cerâmico em homenagem ao Tributo à Zequinha de Abreu está localizado na Praça Central que leva o nome do genial compositor santarritense. A inauguração do mural temático tributo à Zequinha de Abreu enraíza ainda mais o nome do autor de Tico-Tico no Fubá à praça que leva o nome do compositor.

Cachoeira Três Quedas, além da belíssima cachoeira, no local se encontra também as ruínas da Casa de Força. Jequitibá Rosa, localizado no Parque Estadual. O Morro Itatiaia, a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, construída em estilo neo-gótico. Antiga estação ferroviária de Santa Rita, nela se encontra hoje um grande acervo de Zequinha de Abreu como discos, letras das músicas, móveis, instrumentos musicais.

O Deserto do Alemão é sem dúvida uns do mais belo ponto turístico e o Parque Turístico Municipal.

Confira o que fazer em Santa Rita do Passa Quatro

Santa Rosa de Viterbo - SP

Santa Rosa de Viterbo está localizado a 318 km de São Paulo, a 70 km de Ribeirão Preto e a 206 km de Campinas. Com a chegada da estrada de ferro Mogiana em São Simão, a população começou a habitar em torno da estrada.

Uma das construções efetuadas na época foi a da capela de Santa Rosa, que logo recebeu doações de terras efetuadas por fazendeiros. Enquanto isso, Henrique Dumont, comprou terras para iniciar a fazenda Amália, que logo seria uma das potências de Santa Rosa. 

Em 1896, a população começou a crescer elevando-se a distrito de Paz e, depois de dez anos foi elevada a vila. Anos mais tarde, foi criada a Paróquia de Santa Rosa de Viterbo.

Em 1910, o então distrito se desmembrou de São Simão e se tornou o município de Ibiquara. O município depois de Ibiquara teve alguns nomes: Santa Rosa, Icaturama e finalmente Santa Rosa de Viterbo. 

Confira o que fazer em Santa Rosa de Viterbo

São Carlos - SP

Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, São Carlos possui características especiais que a tornam um local de destaque sob vários aspectos.

A cidade é muito agradável, com inúmeras cachoeiras, curiosas formações geológicas e belíssimas paisagens. Eventos importantes marcam o calendário da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia local.

Entre eles está a Festa do Clima, realizada anualmente no mês de abril há mais de 30 anos, conta com uma tradicional Exposição de Orquídeas, shows, artesanatos e barracas de comidas diversas.

São Carlos é bastante desenvolvido nas áreas tecnológica e educacional, com a implantação da Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo (USP) e com a criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos e o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) tem como principal objetivo apoiar, fortalecer e desenvolver o turismo no município.

Alguns pontos turísticos da cidade ficam por conta da Estação Ferroviária, atualmente denominada como "Estação Cultura" que abriga: o Museu São Carlos, Arquivo Histórico e Público, Fundação Pró-memória e Departamento de Cultura. A Fundação Pró-Memória é vinculada á prefeitura e tem por finalidade a preservação e divulgação do patrimônio cultural local.

Outro ponto para se visitar são: a Oficina Cultural Regional, que tem atividades gratuitas em todas as áreas culturais através de cursos, workshops, palestras, além de exposições; o Orquidário Municipal com exposição permanente de orquídeas; o Santuário da Babilônia é uma igreja que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que foi encontrada, segundo a tradição local, sob uma árvore intacta após um incêndio destruidor no bairro da Babilônia; o Museu da TAM foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 90 anos sonhou que podia voar.

Confira o que fazer em São Carlos

São João da Boa Vista - SP

São João da Boa Vista esta a 230 km de São Paulo, aos pés da Serra da Mantiqueira, alta qualidade de vida nos aspectos social, cultural, educacional, ambiental e turístico, a cidade é conhecida também pelos seus belos crepúsculos.

A antiga estação ferroviária, que agora é Oficina Cultural Guiomar Novaes, em homenagem a pianista natural da cidade, considerada a grande dama da música brasileira e um dos dez maiores nomes do piano no mundo. Reconhecida como uma das maiores intérpretes de Chopin e Schumann levou em sua época o nome de nosso país a patamares nunca antes atingidos por outros artistas brasileiros.

A cidade ocupa as primeiras colinas dessa área, que, se elevam, gradativamente, até o rebordo do também chamado de planalto de Poços de Caldas. As colinas da parte urbana possuem altitudes de 730 metros, em média, e tendo como ponto mais alto o Morro do Mirante, com 1663 metros.

Este sítio urbano, acidentado, explica a irregular malha urbana de São João da Boa Vista: algumas ruas, em ladeiras, não retilíneas, sem saídas ou praças parcialmente fechadas, tudo isto oferece ao habitante paisagens belíssimas, mesmo estando em meio aos edifícios.

Para leste, pode se ver a belíssima serra, os horizontes são mais amplos e abertos, possibilitando assistir ao colorido “pôr do sol”, nos meses de abril a maio. A cidade faz jus ao “slogan” – “Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos”.

Confira o que fazer em São João de Boa Vista

São José do Rio Pardo - SP

São José do Rio Pardo está quase na divisa com Minas Gerais, é a cidade onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões", há mais de 100 anos. O Rio Pardo, que banha também outras cidades, nasce na Serra do Cervo, após a Serra da Mantiqueira, o rio banha também outras cidades como Caconde, que também usufruem da força do rio, aos poucos a cidade descobre os ecoturistas, que vem em busca de fortes emoções no Rio Pardo.

A forma de vegetação predominante no município é a floresta estacional semidecidual, conhecida também como Mata Atlântica. Outra característica importante desta região é a presença de uma transição do Cerrado para Floresta Estacional, com a presença de matas com características tanto de Cerrado quanto de Floresta.

Apesar de estarem inseridos em uma área de grande importância biológica, poucos estudos são feitos no município no sentido de estimar e conhecer a real biodiversidade local. O município de São José do Rio Pardo é servido por duas rodovias, a SP-350 e a SP-207.

O Aeroclube, localizado em uma área rural. São José do Rio Pardo localiza-se quase na divisa com Minas Gerais e é a cidade onde Euclides da Cunha escreveu Os Sertões, há mais de 100 anos atrás. Aos poucos a cidade descobre os ecoturistas, que vem em busca de fortes emoções no Rio Pardo. 

Confira o que fazer em São José do Rio Pardo

São Roque da Fartura - SP

Região também caracterizada como agrícola altitude elevada e temperatura média para baixa. O município conta com cachoeiras, cascatas, lagos artificial e trilhas que atendem a toda faixa etária, e onde o turista tem oportunidade de experimentar um contato com a natureza. Estação de Cascata, na divisa com Minas Gerais com altitude de 1.200 m, distante 15 km pela SP-342 até o final.

O potencial turístico e cultural de Águas da Prata é um forte destino turístico em um projeto de regionalização do Turismo. Os empreendimentos como: Churrascaria, Restaurantes, Pesqueiro, Doces Caseiros, Laticínios, Fábrica de Doces, Pousadas, Hotéis, Eco Aventura, Casa do Turista, Cultura e a Sede da Associação Caminho da Fé, é a referência do desenvolvimento do turismo no município e na região.

São Sebastião da Grama - SP

Desde seu início São Sebastião da Grama, a Cidade do Torresmo sempre atraiu imigrantes empreendedores e com o auxílio de seu solo e ótimo clima tornou-se padrão na produção de cafés finos, principalmente na qualidade de vida, tendo os primeiros hospitais e clubes da região, além da primeira piscina.

Apesar de pequena continuou atraindo pessoas pela sua hospitalidade e qualidade de vida, não perdendo sua autenticidade, fatores que fazem com que São Sebastião da Grama tenha hoje seus imóveis urbanos para férias e veraneio, o município foi inserida no cenário turístico nacional com os campeonatos interestadual e brasileiro de mountain bike e a copa sudeste de off road. Pertencendo a bacia hidrográfica regional do Rio Pardo, tem como principais córregos: Rio Fartura, Rio São Domingos e Córrego Anhumas, sendo que este último é o responsável pelo abastecimento da cidade.

Como recursos naturais o município conta com plantações de eucaliptos, pinho e também matas nativas. Privilegiada pela generosidade da natureza, com seu cenário de beleza, transforma-se num verdadeiro paraíso, onde se respira ar puro e desfruta-se da hospitalidade de seu povo, com sua magnífica paisagem, é o lugar ideal para desfrutar momentos inesquecíveis junto à natureza.

Confira o que fazer em São Sebastião da Grama

São Simão - SP

São Simão é uma pacata cidade do interior paulista encravada entre morros. Possui vastas e belas paisagens naturais assim como uma longa e bela história que se confunde com a do estado e a da própria nação.

São Simão é considerado o berço da proclamação da república. São Simão está localizada a 254 km da cidade de São Paulo e o ponto mais alto está na zona rural, no alto da serra de São Simão a mais de 1000 metros acima do nível do mar.

 São Simão é formada por prédios mais antigos, e na região entre igreja matriz e rodoviária, formam o chamado centro da cidade. A Igreja Matriz, construída no final do século, quase toda de pedra com paredes de um metro de espessura, está situada sobre uma pedreira.

Em 1.999 foi levada a efeito uma reforma que abrangeu a pintura do prédio, troca de todo o piso e algumas restaurações de obras sacras. O Cruzeiro, construído em cimento armado, a pedra fundamental do cruzeiro de 40 metros de altura.

O cruzeiro é parte integrante da paisagem de São Simão além de ser ponto de turismo e passeio que aquele lugar pode-se avistar todo o vale e a região onde está situada a cidade.

Ainda que o cruzeiro não fique no ponto mais alto da serra, a vista dali é belíssima sendo que durante a noite a cruz é iluminada por holofotes dando a ideia de que ele está pairando no ar. Para se chegar ao local, existe estrada totalmente asfaltada sendo que ao lado, o viajante poderá observar as estações da via sacra.

Anualmente, durante a semana santa, é feita procissão percorrendo as 14 estações onde os fiéis sobem a montanha.

Confira o que fazer em São Simão

Tambaú - SP

Localizada próxima a Santa Rita do Passa Quatro, a cidade é conhecida como “Cidade da Cerâmica” devido a grande produção do material, sendo considerado um dos pontos mais fortes da economia da região. 

Aos finais de semana, muitos aventureiros das cidades vizinhas se juntam aos de Tambaú, para novas emoções com esportes radicais como o rapel de cachoeira.

Os pontos mais frequentados da cidade de Tambaú são: o Pontilhão, a Cachoeira da Fazenda São Geraldo e o Santuário a Senhora Aparecida.

O Jornalista Joelmir Betting economista, natural de Tambaú, foi coroinha do Padre Donizetti , seu guia espiritual. A cidade recebe no mês de junho, falecimento do Padre Donizetti, cerca de 40.000 romeiros e 4.000 todos os finais de semana, pessoas a que vem orar e participar da MARCHA DA FÉ.

Como Tambaú, outras cidades cresceram ao redor da "Estrada do café". Também como Tambaú, muitas fizeram da cerâmica sua principal atividade industrial, mas um único fator tornou Tambaú, entre tantas, uma cidade no mínimo peculiar: foi cenário de um dos maiores fenômenos sócio religioso do país - o Padre Donizetti.

Seria repetitivo para população da cidade contar a história do "Padre milagroso". Todo a conhecem e muito se conta em cada detalhe, em cada milagre, em seus quase 35 anos que dedicou à Paróquia de Tambaú.

Confira o que fazer em Tambaú

Vargem Grande do Sul - SP

Os Bandeirantes e tropeiros partiam de São Paulo para o sertão em direção às minas de Goiás, com seus animais e alimentos que passavam no município por muitas vezes.

Ao longo da mesma, chamada de Estrada Grande, Boiadeiro ou Francana, foram instalando fazendas para o fornecimento de alimentos aos bandeirantes e casas para o seu abrigo e repouso. Nas proximidades de Aguaí partia uma ramificação importante até Caldas em Minas Gerais.

Um dos lugares para se visitar é a Barragem Eduíno Sbardellini, uma obra de grande porte, que fica ao lado do Bosque Municipal e do Zoológico, com um grande espaço para diversos tipos de eventos e atividades.

O Cristo Redentor, monumento que guarda a cidade de Vargem Grande do Sul, está localizado no alto do Bairro Jardim Fortaleza. O monumento é uma das grandes atrações do lugar, sendo considerado um dos maiores da região com 25 metros de altura.

Confira o que fazer em Vargem Grande do Sul

Gostou? Compartilhe!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.