Turismo - Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital


Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital
Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital
Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital
Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital
Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital
Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital
Lugares Para Desfrutar a Natureza a Pé, Bike, Patins e Skate em SP - Capital

Nada melhor para se reconectar consigo mesmo é um passeio em meio a natureza, uma pedalada ou uma caminhada no parque. Pensando nisso, o Refúgios no Interior selecionou lugares para você ter essa experiência.

Começamos a lista com uma ideia que pode parecer um pouco óbvia, mas para quem ainda não arrisca andar pelas ruas e avenidas de São Paulo, vale sempre a pena. Só na capital, temos mais de 100 parques abertos ao públicos – de todos os tamanhos e em todas as regiões.

Alguns deles, são conhecidos pelas enormes ciclovias, como é o caso dos parques Ibirapuera e Villa-Lobos. Na zona leste, o Parque do Carmo tem 1,5 milhão de metros quadrados de uma das poucas áreas de Mata Atlântica da capital.

Cafezal Urbano em SP

O maior cafezal urbano do mundo fica aqui mesmo, em São Paulo. Possui cerca de 2.000 pés de café em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto Biológico, na Vila Mariana, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades de cfaé Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC).

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do Instituto estudarem o controle de pragas agrícolas.

Onde: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana

Jardim Botânico em SP

Com 360 mil metros quadrados, o Jardim Botânico de São Paulo é uma boa opção para encontrar muita natureza e muita paz. Não deixe de andar pelas muitas trilhas que cortam a mata e visitar o Túnel do Bambu e o Lago das Ninféias.

Onde: Avenida Miguel Estéfno, 3031 – Vila Água Funda

Solo Sagrado em SP

O Solo Sagrado foi construído pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil às margens da Represa de Guarapiranga, com a intenção de ser um “protótipo do paraíso terrestre”. Sua área de 327.500 metros quadrados, o transformou em um dos lugares mais bonitos em meio à natureza da cidade.

Onde: Avenida Professor Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande

Horto Florestal em SP

A biodiversidade é o destaque aqui. Além dos vários tipos de árvores (que incluem eucalipto, pau-brasil, jatobá e outras tantas), ainda é possível observar tucanos, maritacas, esquilos, macacos-prego e até capivaras. Que tal um piquenique ouvindo o cantar de pássaros?

Onde: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal

Parque Estadual da Cantareira em SP

Na zona norte da capital, no Parque Estadual da Cantareira, você pode fazer um passeio incrível para deixar a loucura do dia a dia para trás. Aberto ao público em 1989, o parque é uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo.

Uma das trilhas mais feitas pelo público é a da Pedra Grande, que garante uma vista panorâmica da cidade. O acesso até ao mirante, acontece a partir do Núcleo da Pedra Grande. A entrada deste núcleo do parque fica na Rua do Horto, 1799.

Cachoeiras em Parelheiros e Engenheiro Marsilac em SP

Parece difícil acreditar que dentro da capital paulista seja possível encontrar cachoeiras. Mas é verdade! No extremo sul, nos bairros de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, você pode desfrutar de cinco cachoeiras sem precisar sair da cidade.

Represa de Guarapiranga em SP

Considerada a praia dos paulistanos que vivem no extremo sul da capital, a represa é a prova de que não é só descendo a serra que o paulistano pode nadar, tomar sol e aproveitar a natureza. Localizada na Zona Sul de São Paulo, a represa tem 18 praias reconhecidas pela Prefeitura além de cinco parques no seu entorno. Tudo isso faz do local, a escolha perfeita para contemplar a natureza, praticar esportes e relaxar.

Ilha do Bororé em SP

A cerca de 30 km do centro de São Paulo, a Ilha do Bororé foge da imagem que se tem da cidade de São Paulo. Conhecido como ilha, o bairro é na verdade uma península cercada pela represa Billings.

Onde: Estrada das Vieiras, s/n – Bororé

Parque Ecológico do Tietê em SP

Que tal andar de bicicleta e sentir a brisa batendo no rosto? Ou alugar um pedalinho para curtir o dia no meio de um lago? Tudo isso é possível no Parque Ecológico do Tietê, que conta com diversas opções de atividades.

Onde: Rua Guirá-Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart

Pico do Jaraguá em SP

Se você está precisando de um detox urbano, aqui é o lugar. O ponto mais alto de São Paulo oferece ao visitante muito verde, silêncio, trilhas e ar puríssimo.

Onde: Parque Estadual do Jaraguá – Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luísa

Para os amantes da bike, a cidade tem atualmente quase 500 km de ciclovias e ciclofaixas permanentes, além das ciclofaixas de lazer que funcionam aos domingos e feriados nacionais.

Sendo São Paulo uma cidade bastante bike friendly, é claro que não faltam ótimas ciclovias para se pedalar por aí.

Minhocão em SP

O Elevado João Goulart, conhecido popularmente como Minhocão, é um ótimo lugar para umas pedaladas, já que seu uso é exclusivo para exercícios e lazer aos finais de semana e feriados. Dessa forma, seus quase 3 quilômetros de extensão se tornam perfeitos para andar de bike. A partir das 15h do sábado até o fim do domingo, o acesso aos carros também fica é proibido para uso da população.

Assim como a Avenida Paulista, se torna um verdadeiro parque sem árvores. Super cultural, durante o seu passeio é grande a chance de encontrar grupos culturais a apresentarem-se por lá.

Margens do Rio Pinheiros em SP

Com 21,5 quilômetros de extensão, a ciclovia que margeia o Rio Pinheiros é uma das maiores de São Paulo e é uma alternativa para o deslocamento entre a estação da CPTM Villa Lobos se estendendo de Jaguaré até Interlagos. Além disso, por não ter interferência do trânsito, garante um passeio tranquilo.

Apesar de vivermos cercados por dois rios enormes – o Tietê e o Pinheiros -, a relação do paulistano com essas águas não é das melhores. Infelizmente, a poluição nos afasta de viver próximo deles. Mas para fazer as pazes com essa natureza que não tem culpa do mal que a fazemos, você pode dar uma chance à Ciclovia Rio Pinheiros.

Temporariamente interditado para obras do Programa Novo Rio Pinheiros.

Avenida Paulista em SP

Uma das ciclovias mais famosas de São Paulo fica justamente na avenida mais movimentada da cidade. Com 2,7 quilômetros, a pista para bikes da Paulista nunca está vazia, afinal, além de ciclistas, é comum cruzar com corredores e usuários de patinetes e patins.

Aos domingos e feriados, a avenida mais paulistana da capital se torna um verdadeiro parque em meio aos prédios. Durante a pedalada, você pode visitar o MASP, a Casa das Rosas, a Japan House 

Avenida Cruzeiro do Sul em SP

Aos domingos, quem mora na zona norte, pode dar um rolê pela ciclofaixa da Avenida Cruzeiro do Sul. Apesar de não ser muito longa, o trajeto passa por pontos como Parque da Juventude e pelo Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), com alguns dos grafites mais bonitos da cidade.

Anhaia Mello em SP

Relativamente nova e pouco conhecida, a ciclovia da avenida Anhaia Mello se estende por mais de 12 quilômetros, bem abaixo das estruturas por onde passa o monotrilho da Linha 15-Prata. Aos poucos, tem se popularizado como forma de lazer aos moradores da região.

Avenida Brigadeiro Faria Lima em SP

Os faria limers ganharam o apelido por algumas razões, uma delas é a enorme concentração de pontos de retirada e devolução de bicicletas coletivas. Isso faz com que os jovens da região adotem o meio de transporte. Lá, os ciclistas contam com mais de dois quilômetros de ciclovias e que ainda passam por pontos como Largo da Batata e o Instituto Tomie Ohtake.

Parque das Bicicletas em SP

São Paulo é uma cidade lotada de parques e muitos deles oferecem boas estruturas para ciclistas. Um deles é o Parque das Bicicletas, em Moema, pensado para garantir boas pedaladas. Também vale citar outras boas opções: o Parque do Povo e o Ibirapuera, ambos na zona sul; o Parque do Carmo, no lado leste da cidade; e o Parque Villa Lobos, localizado na zona oeste.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.