A artes sempre estiveram presentes em nossas vidas. Aquele rádio da dona de casa, o primeiro espetáculo que você assistiu ainda na infância, uma música que te remete à pessoa amada, à um acontecimento do passado, ou que você ouve todos os dias indo ao trabalho. Essas coisas são tão rotineiras que nem percebemos que fazem parte da nossa vida.
O estado de São Paulo está repleto de história, cultura e belezas escondidas por trás de todo movimento urbano. No ritmo frenético cotidiano, alguns lugares passam despercebidos por nós, mas escondem verdadeiras preciosidades. Alguns foram palco de grandes artistas nacionais e internacionais, e outros mostram a história cultural do Brasil, um dos países com maior diversidade cultural do mundo.
Nestes lindos destinos você poderá viver uma belíssima experiência cultural, seja ela teatral ou musical, e curtir uma boa música ou espetáculo, em lugares que boa parte dos brasileiros ainda não conhecem e são pérolas da cultura brasileira em São Paulo.
Conservatório de Tatuí
Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí, como é conhecido nacionalmente – representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional.
Seus 51 cursos distintos, todos gratuitos, têm duração média de seis anos, sendo que seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí. Por conta de sua importância no cenário internacional da música, o Conservatório contribuiu de forma essencial para que Tatuí, sua cidade sede, ganhasse o título de “Capital da Música”. O título foi dado ao município por meio da lei estadual 12.544, que oficializa Tatuí como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”, em 30 de janeiro de 2007.
- Teatro Procópio Ferreira: A infraestrutura do Teatro Procópio Ferreira inclui moderna iluminação e sistema de som, além de um fosso e todo o equipamento necessário para as mais variadas e modernas apresentações, de óperas e balés a concertos internacionais. A acústica do teatro, projetada especialmente para concertos, é elogiada por instrumentistas e críticos musicais como uma das melhores do país. Todos os eventos realizados pelo Conservatório de Tatuí têm entrada gratuita. A distribuição de ingressos começa uma semana antes da data da apresentação. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria.
Visite o Conservatório: As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h00, devendo obrigatoriamente ser agendadas com antecedência. Para agendar sua visita, basta enviar um e-mail para secretaria@conservatoriodetatui.org.br informando os dados abaixo, e será contatado para confirmar a data e horário de sua visita.
– Pessoa Jurídica: razão social, CNPJ, nº de pessoas, idade e o objetivo da visita.
– Pessoa Física: nome, RG, nº de pessoas, idade e o objetivo da visita.
Sala São Paulo
O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País. Projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 ―período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado― o prédio, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI, seria concluído somente em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, minimizando a utilização de bondes e trens.
As principais áreas do edifício já vinham sendo locadas para a realização de festas e eventos institucionais quando, em 1997, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo assume seu controle para transformá-lo no Complexo Cultural Júlio Prestes. Situada no centro da Cidade, vizinha da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo fez realizar o potencial de revitalização da região. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, pela Osesp, para ser mantida como importante marco da cidade.
Teatro Polytheama de Jundiaí
O Teatro Polytheama é considerado um dos grandes atrativos culturais e turísticos da cidade de Jundiaí, trazendo grande número de visitantes de outras cidades que vêm em busca das apresentações teatrais e dos shows culturais e musicais. Um dos principais patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos de Jundiaí, o Teatro Polytheama foi fundado em 1911 e figura atualmente como um dos poucos teatros centenários ainda em atividade no País. Seu nome mistura os termos latim poly, que quer dizer muitos, e do grego theama, que quer dizer espetáculo. Lugar de muitos espetáculos, o Teatro Polythema de Jundiaí chama a atenção não somente pelo seu tamanho, com seus 1124 lugares, mas também por sua história.
MASP-Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand
Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Museu de Arte Moderna de São Paulo
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, em um edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982 para abrigar o museu. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a conservação, extroversão e ampliação de seu patrimônio artístico, a divulgação da arte moderna e contemporânea e a organização de exposições e de atividades culturais e educativas.
Museu Parnaibano de Música “Benedicto Antônio Pedroso” em Santana de Parnaíba
O museu reúne diversos objetos antigos como partituras, quadros, fotos, instrumentos musicais e cerca de 120 discos (LP’s e 78 rotações) de diversos cantores. Todo o seu acervo foi doado por moradores de Santana de Parnaíba . O Museu Parnaibano de Música está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17 horas. No espaço também acontece, mensalmente, o projeto Parnaíba em Seresta e Serenata, o qual promove o encontro dos seresteiros da cidade e convidados. Na seqüência, o grupo sai em seresta pelas ruas do Centro Histórico.
Casa da Cultura e do Artista Francano
A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias Nascimento” é um espaço voltado ao incentivo e divulgação da arte, com enfoque especial na arte francana. Um lugar aberto para todos tipos de manifestações artísticas. Em seu prédio, se encontram o MIS- Museu da Imagem e do Som, com espaço para exposições de coleções; a Pinacoteca de Franca, com amplo salão para exposição de quadros ou outras artes; a exposição permanente do artista francano Abdias Nascimento, que dá também nome ao prédio; o Museu da atriz francana Regina Duarte, comportado sua história, principais personagens e figurinos; um grande anfiteatro, com isolamento acústico, disponível para palestras, apresentações de grupos de dança, música, reuniões, cursos e eventos; sala de leitura, além de vários espaços abertos para qualquer tipo de oficina artística.
Teatro Sylvia Alencar Matheus em Vinhedo
O Teatro tem capacidade para 515 espectadores e é estruturado para receber cadeirantes, além de ter cadeiras especiais para obesos. É um dos mais modernos da região, com equipamentos digitais de última geração, ar condicionado central na plateia, dois grandes camarins com capacidade para cerca de 100 pessoas e equipe técnica com três profissionais.
Tem programação para todas as faixas etárias, desde a infantil até a terceira idade. Além das peças, orquestras, óperas, shows musicais e ballet com bilheteria, o teatro oferece diversos espetáculos gratuitos, visando à inclusão sociocultural. Diversos atores e produções renomadas passaram pelo Teatro Municipal, entre eles, Orquestra Sinfônica da Polônia, The Platters, Glória Menezes com o espetáculo "Ensina-me a Viver", Marco Luque do CQC e Orquestra dos Fuzileiros Navais.
Fonte texto: refugiosnointerior.com.br
Fonte Fotos: G1, Henrique Autran, Caio Pederneiras, Prefeitura Municipal de Jundiai, Diário de Tatuí
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.