Turismo - Conheça as melhores adegas de Jundiaí!


Conheça as melhores adegas de Jundiaí!
Conheça as melhores adegas de Jundiaí!
Conheça as melhores adegas de Jundiaí!
Conheça as melhores adegas de Jundiaí!
Conheça as melhores adegas de Jundiaí!
Conheça as melhores adegas de Jundiaí!

Para os amantes de vinho, a cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, é um verdadeiro paraíso! A cidade carrega consigo muito amor pela bebida, não é atoa que é uma das maiores produtoras da região! E pensando nisso, o Refúgios separou as melhoras adegas de Jundiaí para você, confira:

ADEGA MAZIERO JUNDIAÍ

Uma das mais famosas adegas de Jundiaí, além de um ambiente lindo e agradável, a adega também te oferece diversos vinhos de alta qualidade, inclusive um já provado pelo Papa!

O vinho do Papa!

Fundada há mais de 60 anos, a Adega Maziero, atualmente administrada por Pedro Maziero e seu filho Clemente Natal Maziero, foi a adega escolhida para produzir o vinho que o Papa Bento XVI celebrou a missa em sua vinda ao Brasil em 2007. O vinho servido para a celebração foi o Rosé Suave. Em 2013 a Adega Maziero voltou a fornecer o vinho que foi servido no almoço do Papa Francisco em sua visita ao Brasil. O vinho servido foi o Moscato Seco e o Bordô Seco para o almoço e Rosé para a celebração.

A Adega atualmente!

A tradição de produzir e vender vinho foi crescendo e fez a Maziero se tornar uma das adegas mais populares de Jundiaí. A propriedade atualmente tem 10 hectares com mais de 60 mil pés de uvas e que produzem cerca de 60 mil litros de vinho por ano que são vendidos na loja ou são distribuídos para mais de 20 igrejas da região – para a Igreja Católica, o vinho simboliza o sangue de Cristo. Não é à toa que foi o vinho da Adega Maziero foi escolhido para servir os papas! Na propriedade, o visitante pode conhecer a adega e os tonéis onde a bebida é envelhecida. Há também uma área reservada para a venda dos produtos: além de todos os vinhos da marca, há uma boa variedade de pães, queijos e doces.

História!

A família Maziero chegou ao Brasil em 1888 e foi encaminhada para a cidade de Araras, onde começou a trabalhar nas fazendas de café da região. Após alguns meses, morando em Araras, João Maziero recebe a visita do então amigo e companheiro de viagem Leopoldo Mingoti, que havia sido deslocado para o trabalho nos cafezais de Jundiaí, Leopoldo oferece a João terras em Jundiaí, na região conhecida hoje como Caxambu. João aceita e passa a morar em Jundiaí e como todo italiano, é claro, começa a plantar uva e produzir vinho em sua propriedade. A venda do vinho começou em 1954, quando Pedro Maziero, ainda criança, resolveu vender parte do vinho produzido na propriedade. A partir daí, a família além de comercializar uvas, passou a produzir vinho mantendo a tradição.

Horário de funcionamento: Segunda à sábado, das 8h às 18h. Domingo e feriados, das 8 às 16h.

Gostou dessa charmosa adega? Saiba mais sobre ela clicando aqui!

RESTAURANTE E ADEGA BERALDO DI CALE JUNDIAÍ

O Restaurante e Adega Beraldo Di Cale está situado em uma belíssima área rural, privilegiada pelo clima, pelo solo e pelas águas dos rios e nascentes. Na loja, todos os rótulos são produzidos pela adega, além de licores, queijos e produtos típicos da fazenda. Na época da colheita, é possível provar das frutas produzidas no sítio. O vinho do local é produzido de maneira artesanal e sua produção é limitada, garantindo as características ideais de paladar, cor e aroma apreciados pelos consumidores mais exigentes, trazendo ainda mais a tona a degustação da exclusividade desses sabores.

A adega Beraldo di Cale:

Na Adega, aberta de terça a domingo para visitação, podem ser encontrados todos os rótulos produzidos pela vinícola, além de licores, queijos e produtos exclusivos (como a Mexeriquinha), típicos da fazenda. A partir da organização de grupos e visitantes agendados é possível, ainda, conhecer um pouco mais sobre os processos de produção, através de eventos especiais realizados em vários momentos, no decorrer dos anos. Assim, o vinho - Beraldo Di Cale - é elaborado de maneira minuciosa, sempre a partir do acompanhante técnico da enóloga da Casa. Procedimentos que garantem as características ideais e qualitativas para o paladar - notas, cores e aromas - apreciados pelos consumidores mais exigentes.

Historia:

Beraldo Paolini adquiriu a propriedade no ano de 1927. Para ele, o sítio significava mais do que um lugar para criar raízes e fazer a vida, significava também estreitar um laço com sua terra de origem e com sua história. Isso porque, o que o trouxe para Jundiaí, após anos trabalhando na lavoura do café, foram os rumores de que essa terra era boa para cultivo de uva. Afinal, dizem que nas veias do italiano corre vinho e não sangue. E essa tradição no cultivo da uva e na elaboração do vinho foi seguida por dois de seus filhos, os quais cultivaram nesse sítio a uva Niágara, que, vendida in natura, era o sustento da família. A tradição continuou com sua neta, que ofereceu esse vinho a quem quisesse provar dessa história, ao fundar, em 2001, a Adega Beraldo di Cale, uma homenagem ao avô Beraldo, nascido em Cittaducale, Itália.

- Horário de Funcionamento do Restaurante: Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h30.

- Horário de Funcionamento da Adega: Terça a domingo, das 8h às 17h30.

Gostou dessa charmosa adega? Saiba mais sobre ela clicando aqui!

ADEGA BRUNHOLI JUNDIAÍ

Quem visita o lugar pode sempre contar com o comprometimento em manter a tradição (que já segue firme a 4 gerações) e o alto padrão de qualidade, com espaços selecionados para surpreender as expectativas de qualquer pessoa. Com serviços diferenciados, experiência e dinamismo. A propriedade oferece degustação de vinhos. Vinho de qualidade em um ambiente próximo a natureza, bem aconchegante e rustico, alto padrão garantido.

Um pouco da história dos Brunoli:

A história da Familia Brunholi iniciou-se em 1889, quando o Nonno Antônio Brunholi com 17 anos fugindo da guerra, chegou à cidade de Itatiba e começou a trabalhar nas lavouras de café, alguns anos depois ele veio para Jundiaí, onde adquiriu uma área para plantio de uvas para vinho. Hoje o Grupo Brunholi conta com uma grande plantação onde são produzidos os tradicionais vinhos que levam o nome da família, a famosa Caipirinha pronta Brunholi, um restaurante, museu e adega. A propriedade também atende ao turismo, onde circulam por final de semana mais de 2.000 pessoas. Foram vários anos e até hoje 4 gerações que deram continuidade ao seu sonho.

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h às 17h30

Gostou dessa charmosa adega? Saiba mais sobre ela clicando aqui!

ADEGA FONTEBASSO JUNDIAÍ

A combinação perfeita de tradição e qualidade! A Adega Fontebasso pertence a uma família tradicional de caxambu, produz atualmente 7 tipos diferentes de vinhos e diversos outros produtos! Vinhos deliciosos e de boa qualidade, ambiente agradável e bom atendimento.

História:

Em 1892, o senhor Santo Fontebasso comprou a propriedade e nela se instalou com a família, onde começou a produzir uvas para consumo e venda e também outras pequenas produções de hortaliças para consumo e pequenas criações de animais. Hoje em dia, a tradição e os costumes daquela época continuam firmes, com a produção rural e artesanal do vinho.

Tipos de vinhos produzidos: Tinto Seco, Tinto Suave, Branco Seco, Branco Licoroso Doce, Rosado Licoroso Doce. A propriedade oferece degustação de vinhos.    

Outros produtos comercializados: Salame, queijos, licores, cachaças doces, vinagra de vinho, pimentas, suco de uva.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 17h. Sábado e domingo das 9h às 16h

Gostou dessa charmosa adega? Saiba mais sobre ela clicando aqui!

ADEGA FAMIGLIA SUTTI JUNDIAÍ

A Adega Famiglia Sutti é um lugar para receber pessoas e com elas celebrar o encontro. Decidiram criar um espaço para oferecer a você, seus amigos e familiares a mesma experiência que dividem com sua família todo mês de maio há 28 anos. Edificada numa vizinhança que faz parte da história, mais precisamente no terreno da casa onde alguns nasceram e outros cresceram – a Vila Joana, em Jundiaí, SP – cada detalhe da Adega foi pensado para prestigiar os antepassados, a herança da região e a cultura ítalo-brasileira.

Seja para conhecer novos e instigantes sabores ou comemorar uma ocasião especial, a Adega Famiglia Sutti tem as melhores opções: cachaças artesanais exclusivas e de qualidade inigualável, vinhos da região, vinhos internacionais, destilados e um empório completo à sua disposição e comodidade. Outra especialidade é a seção de presentes onde você encontra bebidas em embalagens artesanais feitas exclusivamente para a adega, caixas, cestas e itens decorativos, algo único para presentear com carinho e bom gosto.

Gostou dessa charmosa adega? Saiba mais sobre ela clicando aqui!

ADEGA OLIVEIRA JUNDIAÍ

A Adega Oliveira começou um pouco diferente do início das tradicionais adegas de Jundiaí. Foi em 1984, quando Ivan Lucio de Oliveira, nesta data com doze anos, ainda uma criança, se interessou em fazer vinho. Esta paixão veio por parte dos tios maternos, os quais, no passado, também foram viticultores. Em conversa com um dos tios, Ivan pegou os procedimentos e fez sua primeira produção. Foram dois litros de vinho branco da uva Niágara, com qualidade aprovada pelo pai e demais membros da família.

Desta data em diante, todos os anos foram produzidos vinhos, porém sempre em quantidade modesta, não ultrapassando 300 litros. Porém, no ano de 2006, Ivan definiu que faria uma Adega no sítio e esta seria aberta ao público. Nasce a “Adega Oliveira”, sendo sua primeira safra no ano de 2007. Como se vê, uma adega muito nova, mas que se apega nas tradições das famílias viticultoras, cultivando esta paixão que remonta à milhares de anos, o nosso bom e velho amigo vinho.

O Refúgios no interior visitou a Adega e conheceu a história e o processo para fazer vinho artesanal, você pode conferir como foi parte da visita no botão do vídeo nesta página. Jundiaí pertence ao Circuito das Frutas e tem forte turismo rural, hoje tem mais de 20 adegas abertas para visitação, cada uma com suas particularidades.

Gostou dessa charmosa adega? Saiba mais sobre ela clicando aqui!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Psicologia, bilíngue, coordenadora de processos, trabalha escrevendo artigos direcionados ao Turismo a mais de 3 anos! Falante (demais), fã de viajar, amante de bons filmes e viciada em escutar música.