Turismo - Descubra alguns dos museus não tão comentados de São Paulo!


Descubra alguns dos museus não tão comentados de São Paulo!
Descubra alguns dos museus não tão comentados de São Paulo!
Descubra alguns dos museus não tão comentados de São Paulo!
Descubra alguns dos museus não tão comentados de São Paulo!
Descubra alguns dos museus não tão comentados de São Paulo!

Que nossa grande São Paulo possui uma enorme variedade de museus, isso ninguém nega, com diversas opções culturais e artistas, as vezes, explorar e descobrir todos eles pode se tornar uma tarefa difícil. Pensando nisso, o Refúgios no Interior separou para você museus não tão conhecidos, mas que valem a pena a visita! Confira:

- Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil em São Paulo -

O Museu Histórico da Imigração Japonesa em São Paulo possui o maior e mais completo acervo relacionado à história da imigração japonesa no Brasil! Possui um acervo de mais de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes japoneses, tais como documentos diversos, fotos, jornais, microfilmes, livros, revistas, filmes, vídeos, discos LP, quadros de pinturas, utensílios domésticos e de trabalho, além dos kimonos, que registram a história desses imigrantes aqui no Brasil.

Localizado nos andares 7, 8 e 9º do prédio do Bunkyo, a exposição sobre a trajetória dos imigrantes é elogiada por seu enfoque didático. A biblioteca especializada, entre milhares de documentos e fotografias, reúne as edições completas de jornais nipo-brasileiros. Idealizado pelos imigrantes pioneiros preocupados com a preservação e transmissão de sua história às gerações seguintes, o Museu foi inaugurado em 1978, após ampla campanha de arrecadação de recursos no Brasile no Japão, e vem sendo administrado pelo Bunkyo.

Passadas quatro décadas, o Museu continua cumprindo sua missão e se constitui num local obrigatório de reverência à memória dos antepassados. Em 2018, suas instalações expositivas passaram por amplas reformas e modernização e em 2019 novos espaços foram adicionados ao Museu, tornando-o ainda mais um ponto obrigatório de visita.

Achou esse museu interessante? Descubra mais sobre ele clicando aqui!

- Museu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo -

O Museu é uma construção em forma de castelo datada da década de 1890. Desde 2007 o Palacete Conde de Sarzedas abriga o Centro Cultural do Museu do Tribunal de Justiça, que originalmente estava sediado no segundo andar do prédio do Tribunal de Justiça de São Paulo desde sua inauguração em 1° de fevereiro de 1995.

Chama a atenção desde sua arquitetura exterior e interior até a riqueza de seu acervo. O museu tem como objetivo, além de realizar exposições temporárias e servir como espaço cultural, preservar e transmitir componentes materiais relacionados à tradição e memória do Poder Judiciário Paulista propondo-se a deter todo o acervo histórico existente do Estado de São Paulo, catalogar e designar locais adequados à sua exposição.

Possui documentação histórica e objetos ligados à evolução do Poder Judiciário Paulista além de destacar aos eminentes vultos do passado que marcaram época desde a implantação do “Tribunal da Relação”, em 1874, na então província de São Paulo.

Achou esse museu interessante? Descubra mais sobre ele clicando aqui!

- Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia - MuBE - São Paulo -

O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) foi criado com o objetivo de divulgar os mais diversos segmentos da arte, priorizando a escultura e os suportes tridimensionais. O museu surgiu como fruto da mobilização de uma associação de moradores do bairro, visando impedir a construção de um shopping center no local. O terreno foi cedido em regime de comodato pela prefeitura de São Paulo à Sociedade de Amigos dos Museus (SAM), mantenedora da instituição, por um período de 99 anos. O MuBE e seu prédio que são um marco da arquitetura mundial e que conta também com o jardim projetado por Roberto Burle Marx.

O museu não emerge do espaço como uma caixa fechada, suas fachadas se desdobram em múltiplos planos, onde não há elevação principal, lateral, frontal. Ele é formado por uma elaborada sucessão e interrupção de superfícies, estabelecendo uma relação com as duas vias públicas adjacentes, semelhante a um passeio ou um singelo parque-jardim. Os dois pavimentos do museu formam duas praças, uma alta e outra baixa.

Na cota mais baixa do terreno, a praça de entrada é revestida com mosaico branco, contrapondo com a gravidade da massa de concreto que desce verticalmente sobre ela. Na cota mais alta há um espelho d´água no ângulo extremo do lote, recortando o piso da praça superior. As dependências semi-enterradas contêm grandes salões para exposições, mantendo a continuidade exterior-interior, mediante rampas, escadas e aberturas zenitais e laterais que oferecem luz natural ao interior da construção. Na parte externa, o paisagismo de Burle Marx também serve de pano de fundo para as exposições e atividades ao ar livre.

Achou esse museu interessante? Descubra mais sobre ele clicando aqui!

- Museu da Energia e Saneamento São Paulo -

A história da Fundação começa em 1998. Na época, as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas, e o governo estadual paulista optou por criar um órgão para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Nascia a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo. Em 2004, a Fundação incorpora a temática do saneamento à sua missão.

Assim surgiu o nome Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento ou, simplesmente, Fundação Energia e Saneamento.Organização sem fins lucrativos, a Fundação atua em todo o Brasil, desenvolvendo projetos culturais e educativos que contribuem para a democratização do acesso ao patrimônio cultural, visando o fortalecimento da cidadania e o uso responsável dos recursos naturais.

Acervo e patrimônio: O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX. A Fundação guarda também um rico patrimônio arquitetônico e ambiental.

São quatro Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí. O acervo oferece subsídios para pesquisas sobre energia e saneamento, assim como sobre temas relacionados ao processo de urbanização e industrialização no Brasil.

Achou esse museu interessante? Descubra mais sobre ele clicando aqui!

- Museu Belas Artes em São Paulo -

O Museu Belas Artes de São Paulo (MuBA) é um museu universitário localizado no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. O museu é vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (popularmente como "Belas Artes"), tradicional instituição privada de ensino superior.

Inaugurado em 23 de setembro de 2007 e oficialmente registrado em 14 de abril de 2008, o museu é vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (popularmente conhecido como "Belas Artes"), tradicional instituição privada de ensino superior, e mantido pela Fundação Escola de Belas Artes de São Paulo (FEBASP).

O museu tem por objetivo a conservação, documentação, estudo e exposição do acervo artístico e histórico amealhado desde 1925 pelo centro universitário, quando foi fundado sob a denominação de Academia de Belas Artes de São Paulo. Na condição de museu universitário, atua também no fomento e divulgação da produção científica e cultural da Belas Artes e como laboratório de experimentação didática e centro de difusão cultural, organizando exposições temporárias e atividades educacionais diversas.

Achou esse museu interessante? Descubra mais sobre ele clicando aqui!

- Museu da Tatuagem São Paulo -

Se você deseja se tatuar, ou já tem as suas tattoos, ou mesmo se é só um apreciador das obras de arte feitas diretamente na pele, você precisa conhecer o Museu Tattoo Brasil, em São Paulo. Fundado em 2004, na ocasião da primeira edição do São Paulo Tatto Festival, o Museu Tattoo Brasil fica no primeiro andar do famoso e tombado como patrimônio histórico Edifício Cadete Galvão no Centro de São Paulo, mais precisamente na 24 de Maio.

Criado pelo tatuador Elcio Sespede, conhecido como Polaco, que é também proprietário da Polaco Tattoo, além de um dos tatuadores mais respeitados do Brasil, ele foi pioneiro ao estabelecer seu estúdio no centro de São Paulo, seguido por muitos outros profissionais. O Museu Tatto nos traz um pouco da história da tatuagem pelo mundo, há materiais sobre a sua origem, a evolução dos equipamentos e também das técnicas ao longo dos anos, até chegarmos aos dias atuais.

Há uma sessão de destaque para as obras do primeiro tatuador que chegou ao Brasil, em 1959, o dinamarquês, Knud Harald Lykke Gregersen, conhecido como Lucky Tatto. Ele se dividia entre tatuador profissional e artista plástico, e no Museu Tattoo, podemos conferir alguns de seus quadros e outras obras que nos mostram sua visão sobre a cultura brasileira. Vale a pena ver de perto a máquina de tatuar de Lucky Tattoo, que foi herdada de seu pai, que também se dedicava a arte da tatuagem.

Achou esse museu interessante? Descubra mais sobre ele clicando aqui!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Psicologia, bilíngue, coordenadora de processos, trabalha escrevendo artigos direcionados ao Turismo a mais de 3 anos! Falante (demais), fã de viajar, amante de bons filmes e viciada em escutar música.