A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) dá início neste sábado (17) à 3ª edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ). A programação de abertura será realizada na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos), das 10h às 18h.
A programação do dia traz, às 10h, a abertura oficial; às 11h, a mesa sobre Literatura Afrobrasileira, com o premiado autor do romance “Marrom e Amarelo”, o escritor Paulo Scott; às 13h30 tem a apresentação artística “Cantos e Contos Ancestrais”, com a Cia. Oya Ô, um mergulho na história ancestral do povo africano cantando e contando a história de Dandara dos Palmares; às 15h, a mesa “Mulheres escritoras”, com a escritora Miriam Alves; e às 17h, a apresentação artística de encerramento, com o Coral Afro Griô, do Clube 28 de Setembro.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca, a programação desta edição é uma oportunidade para que o público se aprofunde em questões sociais e culturais transformadoras. “Além de valorizar a produção literária da atualidade, com um olhar específico para os nossos autores locais, atividades propostas para este ano estão baseadas em três temas centrais, que são a contribuição da Cultura Afrobrasileira, representatividade e formação do leitor infantil. Temas que trazem muitas possibilidades de aprofundamento de conhecimento a todos os envolvidos”.
Além de atrações na Biblioteca, a FLIJ contará com total de nove dias de programação, até o domingo (25), com atividades na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) e na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz).
A programação contará com mesas redondas, vivências, intervenções poéticas, sarau, bate-papo, workshop, exposição, palestra, recreação, jogos e brincadeiras literárias, vendas de livros com autores locais, além de concurso de Cosplay. Entre os temas das atividades estão participação indígena, booktubers, bibliodiversidade, dramaturgia e Literatura, riqueza literária das periferias e formação do leitor.
Serão apresentados, ainda, os shows das bandas Brasil in Conserto e Still Folk, o cordel da Cia Contando com Encanto, além das peças teatrais “O São João dos Mamulengos”, da Cia O que de que, e “Os marinheiros”, com a Cia. Grifo Teatro.
Outro destaque da programação é a participação de autores jundiaienses como mediadores de algumas atividades. A 3ª FLIJ é uma realização da UGC, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí (CMPC), com a Cultura – Fundação Padre Anchieta e com a TVTEM.
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.