Turismo - Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!


Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!
Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!
Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!
Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!
Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!
Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!
Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!
Conheça a historia da Festa da Uva de Jundiaí!

A Festa da Uva de Jundiaí, é uma das mais famosas festas tradicionais da cidade (e de toda a região), é a queridinha dos jundiaienses, quer conhecer mais sobre a historia do maior evento de Jundiaí? O Refúgios te conta, confira:

Sua história!

Uma grande geada que ocorreu em 1918 foi o primeiro impulso para o cultivo da uva na região de Jundiaí. Os cafezais que eram a principal atividade econômica da época foram totalmente afetados por aquela geada, o que causou muitos danos aos agricultores. O plantio da uva acabou tornando-se a única opção para substituir o café. As primeiras parreira de uvas foram plantadas nos bairros Colônia e Caxambu no inicio do século XX pelos imigrantes italianos. As primeiras qualidades de uva a serem cultivadas foram a Isabel, seguida pela Catawba, Clinton, Herbemont e Jaquez.

A família Carbonari foi uma das pioneiras na viticultura no bairro Traviú, plantando as primeiras videiras. No inicio o cultivo começou como experimentos, e em 1893 já existia o plantio da fruta no bairro Traviú com produção apenas para consumo próprio. Naquela época eram cultivadas a uva Niágara branca de mesa, e uma pequena parte de uva curbina (uva utilizada para a fabricação de vinho ou vinicultura), mas com o tempo a uva curbina deixou de ser cultivada naquele local. As experiências deram certo e as plantações foram aumentando. O clima e o solo foram favoráveis ao plantio da uva.

No ano de 1933, aconteceu na agricultura de Jundiaí um fenômeno que viria mudar a história da cidade. Em virtude de uma mutação genética somática espontânea, ocorreu através da polinização das abelhas, uma nova variedade de uvas: a niágara rosada. Este fenômeno, ocorrido no bairro do Traviú motiva a realização, em 1934, da primeira Festa da Uva de Jundiaí, que recebeu mais de 100 mil visitantes em sua primeira edição.

A Festa era realizada, inicialmente, no centro da cidade, utilizando áreas das ruas centrais, do antigo mercado municipal (depois Centro das Artes) e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Em virtude do sucesso da mesma, foi construído um espaço especialmente para recebê-la: o Parque Comendador Antônio Carbonari, o famoso (e queridinho dos jundiaienses) Parque da Uva, inaugurado em 1953! A Festa completou, em 2020, 86 anos de história. São 36 edições da maior Festa da Uva do Estado de São Paulo, reconhecida em todo o Brasil.

A Uva Niágara!

Apesar das plantações estarem presentes em quase toda a cidade, os bairros da Toca, Roseira, Currupira, Traviú, Engordadouro, Bom Jardim, Poste, Colônia e Caxambu concentra a maior quantidade de plantações, sendo mais de 284 viticultores da uva Niágara. Atualmente Jundiaí possui 1535 propriedades agrícolas, 52% do território da cidade, contando com mais de quinhentos produtores e dez milhões de pés de uva. Para este ano de 2014 a estimativa da safra é de aproximadamente 27.651 toneladas.

A festa da uva - A primeira festa!

A primeira festa da uva da cidade de Jundiaí ocorreu em 1934 na área central da cidade, onde atualmente esta localizado o Centro das Artes, abrangendo também a atual Escola Estadual Conde do Parnaíba, onde era feita a exposição industrial, com exposição de todas as atividades industriais da cidade. Esta festa surgiu como uma oportunidade de valorizar os produtores, consolidando Jundiaí como um centro produtor de uvas, além de difundir a riqueza e a importância da viticultura na região. Os viticultores Antonio Pincinato, Hermes Traldi, Cândido Monjola, Rogério Baston, Artur Del Vech e o então prefeito da época Antenor Soares Gandra foram os idealizadores do evento.

Na festa também eram expostos e colocados à venda outros produtos da região, como a laranja e o morango. Esta festa contou com divertimentos, um grande corso carnavalesco, com carros alegóricos carregados de pipas de vinho, além de um desfile de carros e um pequeno parque de diversões. Os participantes deste evento eram recepcionados na praça Barão de Jundiaí com um arco com os dizeres: "Bem Vindo".

As modificações que o tempo trouxe à festa:

  • As primeiras festas, realizadas no centro da cidade, tinham a entrada gratuita.
  • Com o tempo as festas passaram a ter shows musicais com cantores renomados e a cobrança de ingressos.
  • No ano de 2013 a festa foi remodelada a fim de resgatar o seu modelo original e ser um evento familiar, esta voltou a ter entrada gratuita. Os grandes shows de artista renomados deram lugar a apresentações culturais e musicais dos mais variados estilos, além de danças e teatro de artistas jundiaienses. As exposições da fruta são feitas durante todo o dia.

Local da festa da uva:

  • A primeira festa ocorreu em 1934 na prefeitura, com um desfile nas proximidades do antigo mercado municipal, onde ocorreu a exposição vitivínicola, e do grupo escolar Conde de Parnaíba, onde ficou a exposição industrial.
  • Já a segunda festa foi realizada no Largo Santa Cruz em 1938, atualmente o local é a praça da bandeira no centro da cidade.
  • A terceira festa não ocorreu em 1942 devido à 2ª Guerra Mundial, retornando em 1947. No período de 1949 a 1951 ocorreu a construção de um local dedicado a festa durante a gestão de Vasco Vencchiarutti, com orientação de Cândido Mojola a frente da Associação Agrícola de Jundiaí na época.
  • A partir de 1953, a Festa da Uva passou a ser realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari durante a gestão de Luiz Latorre, permanecendo até hoje no mesmo local.
  • Em 2004 o parque foi reinaugurado, em um espaço de 52,4 mil metros quadrados, sendo destes trinta mil com grama. Existe também seis pavilhões que ocupam um total de seis mil metros, existem ainda sala de multi meios que são usadas para exposições e eventos, dois coretos para apresentações teatrais e musicas, parquinho infantil e área externa para shows.

Atrações – Durante todos os anos os anos, a Festa apresenta diversas atrações!

A Pisa da Uva, é uma atração a parte! Todos são convidados a dançar nas tinas sobre a uva, representando as antigas tradições da produção de vinho! Além da Pisa da Uva, a Festa reúne:

  • Exposição, venda e premiação de uvas.
  • Leilão das uvas campeãs.
  • Exposição e venda de vinhos produzidos em Jundiaí.
  • Exposição e venda de Artesanato – Jundiaí Feito à Mão.
  • Espaço Deguste Jundiaí – Praça de alimentação das comunidades.
  • Empório Jundiaí – Produtos das Rotas Turísticas de Jundiaí.
  • Espaço infantil.
  • Bonecos de espuma.
  • Cortejos e atrações circenses.
  • Festival de bandas.
  • Workshops Enogastronômicos.
  • Participação das Entidades Assistenciais com comercialização de produtos.
  • Passeios turísticos.
  • Mostra de Implementos Antigos.
  • Apresentações culturais, musicais, de dança e de companhias de teatro.

Um pouco mais sobre a charmosa Jundiaí!

História: A região de Jundiaí era habitada por povos indígenas até o final do século 17. Eles se dedicavam à produção de milho e mandioca. Parte da cultura indígena foi incorporada pelos brancos colonizadores, entre elas a técnica construtiva e a utilização de queimadas na lavoura.

Origem do nome: O nome Jundiaí tem origem tupi e vem da palavra “jundiá”, que significa “bagre” e “y” significa “rio”. Alguns estudiosos também consideram o termo “yundiaí” como “alagadiços de muita folhagem e galhos secos”.

Dados Gerais:

Jundiaí localiza-se entre as cidades de São Paulo e Campinas. São 49 km de distância de São Paulo pela Via Anhanguera; 37 km de Campinas, pela mesma rodovia.

Norte: Vinhedo, Itatiba, Louveira

Sul: Cajamar, Franco da Rocha, Pirapora do Bom Jesus

Leste: Campo Limpo Paulista, Jarinu, Várzea Paulista

Oeste: Cabreúva, Itupeva

Região Administrativa de Campinas

Região de Governo de Jundiaí

Aniversário: 14 de dezembro

Santo Padroeiro: Nossa Senhora do Desterro

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Psicologia, bilíngue, coordenadora de processos, trabalha escrevendo artigos direcionados ao Turismo a mais de 3 anos! Falante (demais), fã de viajar, amante de bons filmes e viciada em escutar música.