Turismo - Conheça Itu- a cidade dos exageros e seus refúgios


Conheça Itu- a cidade dos exageros e seus refúgios
Conheça Itu- a cidade dos exageros e seus refúgios
Conheça Itu- a cidade dos exageros e seus refúgios

A cidade de Itu tem uma população estimada de 163.882 (IBGE/2013) e possui área de aproximadamente 640 km². Com setores industrial e comercial amplamente desenvolvidos e fundamentais para a economia local, Itu se destaca também como Estância Turística e atrai visitantes durante o ano todo, seja por sua fama de Terra dos Exageros (dada pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício), seja por seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico.

Apesar de ser um município relativamente pequeno e com baixa densidade populacional, a cidade Itu é famosa no estado de São Paulo por conta de lá tudo ser supostamente exagerado, como o orelhão e o semáforo gigantes que ficam na praça Padre Miguel, encravada na parte central da cidade, talvez o principal ponto turístico e referência de Itu.

Um comediante foi o responsável direto por esse exagero todo: o ituano Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como Simplício. Formado no circo, Simplício fez parte de uma trupe itinerante e acabou por conhecer o ator Manuel da Nóbrega, nos anos 60. Participou de diversos programas  em emissoras na capital paulista, como o antológico “Praça da Alegria”, pioneiro no humor televisivo no Brasil, exibido na TV Tupi. Simplício interpretava um personagem caricato, e seu mote era que tudo o que vinha de Itu era descomunal e exagerado. O humorista caiu nas graças do público, e a cidade de tabela ganhou a fama e adotou-a como seu mote turístico.

Essa brincadeira ganhou tanta fama e, consequentemente, intensificou o fluxo de turistas interessados em conhecer seus objetos gigantes, como por exemplo, o orelhão e o semáforo. Eles são os mais famosos e estão localizados na principal praça da cidade. Na praça central também há diversas lojas com muitas lembrancinhas gigantes, perfeitas para fazer muitas comprinhas. O nome da cidade se deu por causa dos indígenas que a chamavam de Utu-Guaçu ou Itu-Guaçu que significa Cachoeira Grande, o que se explica pelas cachoeiras e mananciais da região abrigados pela cidade.

Além disso, a cidade é conhecida também pela sua história. Itu é considerada o berço da República Brasileira por ter sediado a primeira Convenção Republicana do Brasil, em 1873. Itu é considerada a terceira estância turística do estado de São Paulo. A cidade tem diversas opções de passeios que garantem uma viagem inesquecível para toda família.

Sua história começa na construção de uma capela, em 1610, onde hoje se encontra a Igreja do Bom Jesus, que  foi o grande marco de fundação de Itu. Na época, o bandeirante Domingos Fernandes, juntamente com seu genro, Cristóvão Diniz, ergueu o local para devoção a Nossa Senhora da Candelária, que mais tarde se tornaria Padroeira do município. A Vila de Itu foi elevada à categoria de cidade em fevereiro de 1842 e, no mesmo ano, participou ativamente da revolução liberal que eclodiu em várias partes do país, organizando uma força de 300 homens, junto à tropa de Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

A participação de Itu na política Nacional teve também grande destaque na Magna Convenção do Partido Republicano em 1873, nela realizada. O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial. Também teve destaque no ciclo do café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.

A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica. Em 1869, instalou-se a primeira fábrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da Província de São Paulo. Mas foi só a partir de 1950, que várias fábricas começaram a se instalar na cidade.

Estão localizados na praça Padre Miguel, a matriz da cidade, um orelhão e um semáforo, os dois gigantes, mas aproveitando sua fama Itu inaugurou um parque chamado a “praça dos exageros”, que também conta com atrações gigantes. Nesse parque a recepção já possui um boneco em tamanho aumentado do comediante ituano Francisco, o personagem Simplício da “Praça é nossa”, já citado acima, sentado em um banco de igual proporção. Dentro do local há outras grandes estruturas em formatos de formigas, joaninhas, um jogo de xadrez, cabine telefônica, escorregador, caixa eletrônico, e muito mais, e tudo isso num tamanho gigantesco. 

Um lugar bastante interessante pra ser visitado hoje em Itu é o Parque do Varvito (uma espécie de rocha), um monumento geológico tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Construído onde no passado funcionava a Pedreira Itu, de onde eram extraídas lajes utilizadas para pavimentação de edifícios e calçadas da cidade, desde pelo menos o começo do século 18.

No centro histórico da cidade, dê uma passada pela praça da Independência, cercada por sobrados e casarões antigos de grande valor histórico-arquitetônico, com destaque para a fonte que recebeu um projeto de iluminação especial. A já citada praça São Miguel, com seu orelhão, semáforo e lojas com artigos tamanho família, é parada obrigatória.

Outro ponto turístico interessante é a Chácara do Rosário, localizada há apenas 1,5 km da cidade, por conta de sua arquitetura típica bandeirante que mantém via a memória da época em que foi uma das maiores produtoras de açúcar da província. A região também possui inúmeras fazendas e pesqueiros, lugares para espairecer e relaxar nos finais de semana.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” em Refúgios em Itu. Se você procura um bom restaurante para matar a fome após seu passeio em família, acesse "Onde Comer em Itu" e se precisar de estadia "Onde Ficar em Itu". Gostou desse artigo? Então compartilhe com quem você ama e otimize sua viagem com o Refúgios no Interior!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.