Turismo - A Casa do Porco ficou na 17ª colocação no The World’s 50 Best Restaurants


A Casa do Porco ficou na 17ª colocação no  The World’s 50 Best Restaurants
A Casa do Porco ficou na 17ª colocação no  The World’s 50 Best Restaurants
A Casa do Porco ficou na 17ª colocação no  The World’s 50 Best Restaurants
A Casa do Porco ficou na 17ª colocação no  The World’s 50 Best Restaurants
A Casa do Porco ficou na 17ª colocação no  The World’s 50 Best Restaurants

O restaurante paulistano é o único brasileiro a figurar a lista do ‘The World’s 50 Best Restaurants’, considerado o Oscar da gastronomia.

Nesta terça, dia 5 de Outubro, o ‘The World’s 50 Best Restaurants’ divulgou o resultado da edição 2021 do seu tradicional ranking dos melhores restaurantes do mundo. E a A Casa do Porco ficou na 17ª colocação, sendo o único brasileiro da lista.

Como o próprio nome já sugere, o restaurante tem como protagonista a carne suína. Do focinho ao rabo, todas as partes do bicho são aproveitadas em receitas de inspiração caipira ou mais inventivas. No prato “Porco 6 Versões”, por exemplo, a proposta é mostrar a versatilidade de preparos da carne: em tiras, como pancetta frita, como linguiça, como codeguim, como bacon e também assada por seis horas em uma churrasqueira à vista dos clientes. Essa última receita, batizada de “Porco Sanzé”, pode ser pedida separadamente.

Conheça melhor a Casa do Porco em SP.

O Porco Sanzé é o carro chefe da Casa

O carro-chefe da casa, e também o prato que resultou na criação da Casa do Porco Bar, é inspirado no prato típico de sua cidade natal, o Porco à Paraguaia.

A receita chegou ao Brasil por meio da Guerra do Paraguai com as tropas de Solano Lopes, e se espalhou pelo sul e sudeste do país pelos combatentes da Coluna Prestes nos anos 20.

O chef Jefferson Rueda decide criar a sua versão do Porco à Paraguaia, novas técnicas e uma churrasqueira desenhada por ele, e batiza (literalmente!) a nova receita, nomeando o prato de Porco San Zé, em homenagem a São José do Rio Pardo.

Depois de assá-lo na Virada Cultural e no G11, encontro dos maiores nomes da gastronomia mundial, ouviu o conselho de dois grandes mestres: o chef Ferran Adrià e o crítico gastronômico Luiz Américo Camargo, e assim surge A Casa do Porco Bar, um santuário suíno!

Mas os vegetais também têm o seu lugar ao sol. Desde 2020, o restaurante é abastecido de vegetais orgânicos que são cultivados em uma propriedade rural do chef Rueda em São José do Rio Pardo, o “Sítio Rueda”. Além disso, o menu degustação “Da Roça para o Centro”  ganhou uma versão 100% vegetariana, onde clássicos da casa como o tartar de porco, o sushi de papada e o torresmo de pancetta são preparados respectivamente com nabo, cogumelo e queijo coalho.

Esse é um dos fatores que fazem com que a Casa do Porco seja um dos endereços mais disputados da capital paulista: quem não tiver feito reserva de mesa com antecedência pelo site é atendido por ordem de chegada e a espera pode levar horas.

O restaurante paulistano, comandado pelo chef Jefferson e Janaína Rueda, ganhou 22 posições desde o último ranking de 2019 (por conta da pandemia, a edição de 2020 foi cancelada). Em publicação no Instagram, a equipe celebrou o resultado:

Acabamos de ser eleitos o 17º Melhor Restaurante do Mundo pelo @theworlds50best, a maior premiação da gastronomia mundial. Lembrando que no ano passado estávamos em 39º na mesma lista, por isso, estamos em festa.

Em novembro de 2020, havia figurado outra lista da premiação – a dos 50 melhores restaurantes da América Latina – e foi considerado o melhor restaurante do Brasil e 4º melhor estabelecimento da América Latina. Este ano, a equipe agradeceu mais uma vez o reconhecimento e se mostra animada para o futuro do prêmio com a gastronomia do país.

Este reconhecimento é um grande incentivo para o nosso trabalho e para a gastronomia brasileira. Esperamos que na edição do ano que vem haja mais brasileiros e latino-americanos entre os 50 melhores!

The World’s 50 Best Restaurants

O primeiro e o segundo lugar do The World’s 50 Best Restaurants ficaram com os dinamarqueses Noma e Geranium, ambos em Copenhagen. A Espanha emplacou dois restaurantes no top 5: o Asador Etxebarri no País Basco (3º lugar) e o Disfrutar em Barcelona (5º lugar). Na América Latina, os destaques foram os peruanos Central (4º lugar) e Maido (7º lugar), os dois em Lima. Veja a lista completa dos melhores restaurantes do mundo em 2021:

  1. Noma – Copenhagen, Dinamarca
  2. Geranium – Copenhagen, Dinamarca
  3. Asador Etxebarri – Atxondo, Espanha
  4. Central – Lima, Peru
  5. Disfrutar – Barcelona, Espanha
  6. Frantzén – Estocolmo, Suécia
  7. Maido – Peru, Lima
  8. Odette – Singapura
  9. Pujol – Cidade do México, México
  10. The Chairman – Hong Kong, China
  11. Den – Tóquio, Japão
  12. Steinrereck – Viena, Áustria
  13. Don Julio – Buenos Aires, Argentina
  14. Mugaritz – San Sebastian, Espanha
  15. Lido 84 – Gardone, Itália
  16. Elkano – Getaria, Espanha
  17. A Casa do Porco – São Paulo, Brasil
  18. Piazza Duomo – Alba, Itália
  19. Narisawa – Tóquio, Japão
  20. Diverxo – Madri, Espanha
  21. Hisa Franko – Kobarid, Eslovênia
  22. Cosme – Nova York, Estados Unidos
  23. Arpège – Paris, França
  24. Septime – Paris, França
  25. White Rabbit – Moscou, Rússia
  26. Le Calandre – Rubano, Itália
  27. Quintonil – Cidade do México, México
  28. Benu – San Francisco, Estados Unidos
  29. Reale – Castel di Sangro, Itália
  30. Twins Garden – Moscou, Rússia
  31. Tim Raue – Berlim, Alemanha
  32. The Clove Club – Londres, Inglaterra
  33. Lyle’s – Londres, Inglaterra
  34. Burnt Ends – Singapura
  35. Ultraviolet by Paul Pairet – Xangai, China
  36. Hof Van Cleve – Kruishoutem, Bélgica
  37. SingleThread – Healdsburg, Estados Unidos
  38. Boragó – Santiago, Chile
  39. Florilège – Tóquio, Japão
  40. Suhring – Bangkok, Tailândia
  41. Alléno Paris au Pavillon Ledoyen – Paris, França
  42. Belcanto – Lisboa, Portugal
  43. Atomix – Nova York, Estados Unidos
  44. Le Bernardin – Nova York, Estados Unidos
  45. Nobelhart&Schmutzig – Berlim, Alemanha
  46. Leo – Bogotá, Colômbia
  47. Maaemo – Oslo, Noruega
  48. Atelier Crenn – San Francisco, Estados Unidos
  49. Azurmendi – Larrabetzu, Espanha
  50. Wolfgat – Paternoster, África do Sul

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.