Turismo - Jundiaí terá uma extensa programação para comemorar o “Novembro Negro”!


Jundiaí terá uma extensa programação para comemorar o “Novembro Negro”!
Jundiaí terá uma extensa programação para comemorar o “Novembro Negro”!
Jundiaí terá uma extensa programação para comemorar o “Novembro Negro”!
Jundiaí terá uma extensa programação para comemorar o “Novembro Negro”!
Jundiaí terá uma extensa programação para comemorar o “Novembro Negro”!
Jundiaí terá uma extensa programação para comemorar o “Novembro Negro”!

Já está chegando em Jundiaí, cidade do interior de São Paulo, diversas ações culturais em seus equipamentos para a agitada Semana da Consciência Negra 2022.

Dentro da programação “Novembro Negro”, ação promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil e Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) estará desenvolvendo diversas ações culturais em seus equipamentos pela Semana da Consciência Negra 2022.

Com base nos editais CulturaMais e Cultura Negra, o Departamento de Cultura e a Biblioteca Nelson Foot (BNF) programaram ações a partir do dia 17, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e no dia 21, na Biblioteca, no Complexo Argos, com mais apresentações dento do Projeto “ZumbiTeca”, que neste ano chega a sua sexta edição.

O Projeto ZumbiTeca este ano tem como tema central a Cultura Afrourbana, ou o Afrourbano e segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, desde que a UGC assumiu a administração da Biblioteca em janeiro de 2022, o Projeto ZumbiTeca vem sendo desenvolvido durante todo ano, com ações diversas sobre a temática negra e não apenas em novembro, quando da comemoração do Dia da Consciência Negra.

A programação completa está assim definida:

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Dias 17 (quinta-feira) e 18 (sexta-feira)

20h – “Uma Banheira Revolucionária” – espetáculo teatral que conta a história de quatro palhaços, a bordo de uma banheira à deriva, discutem sobre as ruínas do mundo e propõem possíveis soluções para consertá-lo.

Dia 19 (sábado)

16h –  “Que História é Essa? ”  – Contação de histórias com a artista e educadora Graciele Savio que visa difundir fábulas do continente africano e suas diásporas para o público infantil. O objetivo da proposta é adicionar representatividade negra e repertório cultural afro-brasileiro ao imaginário de nossas crianças e seus familiares. Uma viagem pelo hemisfério sul para conhecer costumes, contos, crenças, canções, comidas e ancestralidades da população africana.

17h30 – “Nossa História e Nossas Brincadeiras: Amarelinha Africana e Descobrindo o Som do Tum Tum do Togo” –  O Coletivo de Mulheres #PretaEU de maneira ritmada e de forma divertida apresenta ao público um pouco das histórias de povos africanos, através dessas brincadeiras originadas em países da África.

19h –  “Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca” –  A apresentação visa preservar, celebrar e criar novas interpretações e vivências dentro do Samba de Biloca, a partir da construção e cura coletiva de diversas mulheres participantes

20h30 – “Coração de Malandro canta o samba negro” –  apresentação de sambas autorais do grupo artístico com a temática exclusiva negra – cultura negra, religião africana e demais aspectos.

Dia 20 (domingo)

16h – “Nossa História e Nossas Brincadeiras: Terra-mar e Kakopi”-  O Coletivo de mulheres #PretaEU de maneira ritmada e de forma divertida apresenta ao público um pouco das histórias de povos africanos, através dessas brincadeiras originadas em países da África.

17h30 –  Maculelê – apresentação com Mestre Pássaro e alunos.

19h –  “Roda de Capoeira” –  apresentação com os integrantes da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim –  Capoeira Regional

20h30 – Afrodizia – Show musical com a banda que é considerada hoje um dos grandes expoentes do reggae brasileiro no exterior trazendo em seu reggae muita personalidade e sotaque brasileiro.

Dia 27 (domingo) “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí” – das 9h às 17h – Ação desenvolvida pela diretoria de Patrimônio da UGC. No roteiro visita aos marcos históricos da Cultura Negra em Jundiaí: Expressa, Jardim Africano, Clube 28 de Setembro, Museu Histórico e Cultural e Praça Rui Barbosa, tendo como mediador Fabrício Forganes Santos, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Pesquisador Social no Projeto de Pesquisa “Mapeamento de Terreiros Kongo/Angola” realizado pelo Instituto ILABANTU na UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa “Barroco-Acú: a América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global”, locado na FAU-USP. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Tebas de Educação e Cultura. Professor em cursos de Arquitetura e Urbanismo, ministra cursos e palestras no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP e em outras instituições museológicas brasileiras.

Fabrício Forganes Santos, pesquisa a presença negra no urbanismo brasileiro, e colabora com grupos que lutam pela preservação do Patrimônio Material e Imaterial Afro-brasileiro. Membro da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França – SP, possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro.

Em dezembro, no dia 18 (domingo) das 9h às 17h – a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”, voltará a ser realizada.

Programação da 6ª ZumbiTECA Biblioteca Prof. Nelson Foot

Dia 21 (segunda-feira)

13h- “Poesia para resistir: uma introdução ao Poetry Slam” – Com a participação do professor Clayton Messias (Senac) e a poetisa e Slamer, Mel Duarte. A proposta é responder algumas questões essenciais sobre a poesia Slam e o formato deste tipo de evento poético. Como e onde nasceu este conceito, por que existem regras e qual o objetivo de haver pontuação atribuída pelo público. Como escrever de forma livre e desbloquear o canal entre a mente e o papel.

19h – “Sarau Lítero-Musical” e Abertura da Exposição: “Urbanidade Negra” – apresentações de street dance, samba, capoeira, coral e declamação de poesias –  O Sarau da 6ª edição da ZumbiTECA busca evidenciar a cultura Afro-brasileira em suas diversas vertentes artísticas, ilustrando e reforçando a presença da identidade negra na composição cultural do brasileiro, incluindo a gastronomia com a participação de Mona e Dandara, com a intervenção cultural “ Baiana vendedora de acarajés”.

Dia 22 (terça-feira)

19h30 – “Roda de Conversa: História, uso e simbologia do turbante” – Com as alunas do curso de Moda do Senac Jundiaí, Fabiana Camargo e Flavia dos Santos Ferreira, sob a orientação das professoras Marina Carmelo e Rosana Tsurusawa. A proposta é resgatar as raízes do turbante como objeto de resistência, empoderamento e pertencimento.

20h30 – “Desfile de Turbantes” – ação organizada pelos alunos do curso de Moda do Senac Jundiaí. Com a utilização de estamparia com símbolos africanos, os alunos apresentam um desfile de turbantes.

Dia 23 (quarta-feira)

18h30 – “Abertura da Exposição do Coletivo Recicla Aí” – Formado por quatro artistas negros jundiaienses: Adão Fernando, Alan Silva, Gustavo Lacerda e Joel Oliveira, que criam suas obras com materiais encontrados na natureza, que depois de reciclados, transformam-se em obras de arte, além de contribuírem diretamente com a preservação do meio ambiente. A mostra poderá ser visitada pelo público até o dia 30.

19h – “Roda de Conversa: As raízes da Cultura Afro-brasileira na Arte Urbana” –  Com mediação do professor Clayton Messias bate papo sobre a arte de rua como um canal de comunicação e disseminação da Cultura Afro-brasileira.

Dia 25 (sexta-feira)

19h – “Bate-papo Literário: Afrodescendência na Literatura Brasileira” – O autor Plínio Camilo comanda um bate-papo com o objetivo de refletir sobre as origens negras na Literatura Brasileira e como ela é reconhecida na contemporaneidade.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Psicologia, bilíngue, coordenadora de processos, trabalha escrevendo artigos direcionados ao Turismo a mais de 3 anos! Falante (demais), fã de viajar, amante de bons filmes e viciada em escutar música.