Turismo - 5 atrações para conhecer em Caieiras


5 atrações para conhecer em Caieiras
5 atrações para conhecer em Caieiras
5 atrações para conhecer em Caieiras

Caieiras está oficialmente inclusa na rota de "Negócios & Cultura", fazendo parte da RT (Região Turística), como também na "Entre Serras e Águas" junto a outros municípios da Região Norte e Oeste da Região metropolitana de São Paulo (Caieiras, Francisco Morato, Barueri, Cajamar, Osasco, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Itapevi, Jandira), estando evidente no mapa do turismo brasileiro.

Caieiras é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam caieirenses. O município se estende por 96,7 km² e contava com 101 470 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 1 049,3 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Francisco Morato, Mairiporã e Osasco,Caieiras se situa a 9 km a Sul-Leste de Francisco Morato.

Esta belíssima cidade reserva diversas atrações divertidas para você e sua família aproveitarem as maravilhas do interior. Seja para uma estadia, acampamento ou bate e volta Caieiras irá te surpreender. Embarque nessa viagem e confira estas 5 atrações. 

Mirante do Cristo

O Mirante do Cristo de Caieiras é um dos pontos mais altos do município, que antes era designado para visualização de existência de queimadas nas terras da Cia Melhoramentos pela florestal, e com o tempo passou por uma grande reforma foi inaugurado em abril de 1982, e por se tratar do ponto mais alto de Caieiras, a vista é incrível. O Mirante pretende não só oferecer um espaço de lazer e embelezamento, mas ampliar aos visitantes a beleza natural da região e intensificar a importância da preservação ambiental e também o desenvolvimento de projetos socioculturais educacionais e ambientais utilizando preservação ambiental como tema. Um local propício, rico em subsídios, para sediar a busca e identificação das vocações existentes no município, para criação de sua identidade cultural.

Sitiolândia

A Sitiolândia Eco Park atua há 25 anos em prol da educação ambiental e das práticas esportivas e recreativas para crianças de 02 a 11 anos, em uma área de 74.000m² na Serra da Cantareira, em São Paulo. Durante essa trajetória, atendem famílias e, prioritariamente, escolas de diversas regiões do Estado de São Paulo. Essa experiência nos possibilitou a construção de mais de 35 atrações pedagógicas, recreativas e esportivas, condicionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que conseguem complementar diversos pontos do currículo pedagógico escolar das crianças de uma maneira ainda mais vivencial.

Os fornos de cal são um atrativo turístico cultural e histórico localizados nas dependências da Cia. Melhoramentos de Papel e Celulose. Tem-se acesso durante os programas Sábado nos Fornos e Redescobrindo Caieiras.

Fornos de Cal

Os fornos encontram-se hoje desativados, mas estão quase intactos como marcos imperecíveis ao longo dos tempos, cuja imagem se encontra gravado no brasão da cidade. Local onde o coronel Antônio Proost Rodovalho, homem forte do comércio e da agricultura paulista, adquiriu grande área para realizar produção de cal em meados do século XIX. Esses fornos serviram de inspiração para o nome da localidade, Caieiras.

A história começa quando Proost Rodovalho comprou uma fazenda ao longo do rio Juquery-Guaçu, numa região próxima às terras hoje ocupadas pelo Município de Caieiras, na oitava década do século passado. Ele plantava uva e chegou até a praticar pecuária na fazenda. Numa de suas visitas a suas terras, onde costumava caçar e pescar, descobriu existência de minerais ricos em carbonato de cálcio, excelentes para produção de cal.

A descoberta se deu por meio da observação de pessoas que circulavam no local.  Esse produto tinha grande valor num país que prenunciava processo intenso de industrialização na virada do século, exigindo matéria-prima para construção civil. O local que armazenava os minérios ficou sendo denominado “Bom Sucesso”, nome que, aliás, seria mantido na oficialização do bairro que ali se formaria.

EcoParque

A área urbana carece de espaços públicos de lazer, desse modo, a criação do Eco parque teve o objetivo de não só oferecer um espaço de lazer e embelezamento da área urbana, mas transformar a consciência do cidadão em relação à natureza, criando instrumentos que embasem a geração de emprego e renda, utilizando a preservação ambiental como tema. Um local propício e rico em subsídios para sediar a busca e identificação das vocações existentes no município.

Teatro Municipal

Inaugurado em dezembro 2016, a bela e moderna construção possui uma estrutura para receber grandes espetáculos. Acomoda cerca de quinhentas e vinte pessoas e conta com seis camarins, ar-condicionado em todos os ambientes, estacionamento em boulevard, salas para realização de ensaios - aulas - oficinas, entrada interligada ao palco que permite acesso de grandes estruturas e moderno sistema acústico.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.