15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP - Turismo SP


15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP
15 Melhores Mirantes Para Visitar em São Paulo - SP

São Paulo é caracterizada por uma incrível diversidade, e isso não é diferente em relação à sua topografia e paisagem urbana. Vales, colinas, serras, picos, parques, rios, viadutos, bairros exclusivamente de casas e áreas ocupadas quase que integralmente por prédios garantem à cidade uma configuração única, que revela vistas surpreendentes dependendo de onde se está.

Em muitos casos, uma pequena mudança de local ou de direção do olhar descortina um panorama absolutamente diferente. Vista de cima, a cidade apresenta diferentes personalidades dependendo do horário: desvendada e humanizada pela luz do dia, que permite um alcance maior da imensidão paulistana e ressalta detalhes arquitetônicos, áreas verdes e o cotidiano das ruas; com o romantismo do cenário urbano protagonizado pelo sol em vistas de tirar o fôlego durante o amanhecer e o pôr-do-sol; ou, ainda, com o típico mistério e glamour da noite que traz o impacto de se ver todas as luzes de uma das maiores metrópoles do mundo.

São Paulo reúne muitos locais que permitem essas perspectivas multifacetadas da metrópole, verdadeiros mirantes, e é com o objetivo de apresentar os principais deles que o Refúgios no Interior selecionou os melhores Mirantes de São Paulo.

Composto por locais tão diversos quanto arranha-céus, florestas urbanas, praças, viadutos e outros pontos de onde é possível admirar a metrópole e toda sua imponência, este roteiro aborda também a história e características dos locais onde estão situados, identificando ainda atrativos que podem ser vistos de cada um deles.

Surpreenda-se com as diversas faces da cidade a partir das sugestões de mirantes apresentadas a seguir.

15 Mirantes para você visitar em SP - Capital 

  1. Farol Santander
  2. Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
  3. Vista Ibirapuera, MAC-USP
  4. Viaduto do Chá
  5. Praça Pôr do Sol
  6. Edifício Itália
  7. Parque Estadual do Jaraguá - Pico do Jaraguá
  8. Edifício Martinelli 
  9. Sky Hall Terrace Bar
  10. The View Bar – Transamérica International Plaza 
  11. Seen São Paulo
  12. Pedra Grande, Parque Estadual da Cantareira
  13. Vão livre do MASP
  14. Jockey Club
  15. Viaduto Santa Ifigênia

Vamos começar pelo ícone de São Paulo o:

1 - Farol Santander

O Edifício Altino Arantes foi, desde sua inauguração em 1947 até o ano de 1953, o edifício mais alto do mundo fora dos Estados Unidos. Com seus 161 metros de altura e formato “bolo de noiva”, é um dos símbolos de São Paulo, podendo ser visto a partir de diversos pontos da cidade.

O mirante no topo do edifício oferece uma vista panorâmica de 360° e é aberto à visitação do público. Dele avista-se em primeiro plano o centro antigo de São Paulo, incluindo grandes símbolos da cultura paulistana, como a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Mercado Municipal, o Viaduto Santa Ifigênia e o Catavento Cultural (localizado no Palácio das Indústrias).

Endereço do Farol Santander SP

R. João Brícola, 24 Centro 
+55 11 2196-3730
mirante.santander@santander.com.br

Visitas no Farol Santander SP

2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 10h às 15h / Duração da visita: 05 minutos. / Entrada gratuita.

• Para visitar o mirante, é necessária a apresentação de um documento com foto.
• Menores de 18 anos poderão visitar o mirante somente acompanhados de um responsável.
• Agendamento é necessário somente para grupos com mais de 10 pessoas.
• Por medida de segurança, o acesso ao mirante não é permitido em dias chuvosos.

Tem a opção de visita completa: 

Você poderá visitar o Hall (térreo), Loja da Cidade (térreo), Café do Hall (térreo), Espaço Memória (2º, 3º e 5º andar), Vista 360º por Vik Muniz do 4 (4º andar), as exposições (19º, 20º, 22º, 23º e 24° andar) e o Mirante e Café do 26 (26º andar). Esta visita não inclui a utilização da Pista do 21 (21º andar), Arena do 8 (8° andar), Loft do 25 (25° andar) e os espaços gastronômicos (Bar do cofre, Boteco do 28 e Cozinha do 31).
 
2. Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

No Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira está um dos mais surpreendentes mirantes da cidade. Trata-se de uma formação rochosa de granito de onde se tem uma visão panorâmica da metrópole paulista. Observar a imponente São Paulo a partir de uma das maiores áreas de reserva florestal do mundo situada em área urbana – o Parque Estadual da Cantareira – é uma experiência única.
 
O mirante da Pedra Grande é o mais famoso do conjunto do Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. O local oferece uma vista panorâmica da cidade, de onde é possível localizar cartões postais de SP, como a catedral da Sé, por exemplo. O parque abrange parte da Serra da Cantareira e também oferece trilhas e quedas d'água aos visitantes.
 
Durante a visita ao Núcleo, tem-se um contato muito próximo com a Mata Atlântica, sua fauna e flora, seus sons, cheiros e cores. Os atrativos são variados e tornam a visita uma excelente opção para finais de semana e feriados. Do mirante da Pedra Grande é possível, em dias claros, avistar a Serra do Mar.
 
Visitas ao Parque da Cantareira:
 
Sábados, domingos e feriados, das 08h às 17h / A portaria fica aberta até as 16h e o acesso à Pedra Grande é permitido até as 15h / Entrada gratuita para maiores de 60 anos e menores de 8 anos.
 
Observação: Em caso de chuva, o Parque suspende suas atividades.
 
R. do Horto, 1.799 - Horto Florestal
+55 11 2203-0115
www.fflorestal.sp.gov.br
 

3. Vista Ibirapuera, MAC-USP

O Vista Ibirapuera é um complexo que reúne restaurante, café e bar no rooftop do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). A visita ao terraço do museu é válida para quem quer curtir uma vista de tirar o fôlego, emoldurada pelo belíssimo Parque do Ibirapuera. Vale lembrar que a entrada ao prédio é gratuita!

O Vista Restaurante está na cobertura do prédio projetado por Oscar Niemeyer nos anos 50 e que hoje abriga o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC–USP). Lá do alto, é possível ter uma incrível visão panorâmica do verde do Parque Ibirapuera, do Obelisco dos Heróis da Revolução de 32, do Pavilhão da Bienal, da Oca, do Auditório Ibirapuera, do Instituto Biológico e do skyline da metrópole.

O restaurante faz parte de um complexo gastronômico Vista Ibirapuera que ocupa vários espaços do Museu. No mezanino funciona o Vista Café, que de terça a domingo durante o dia serve comidinhas saudáveis, e no almoço do meio dia às 16h tem o Convescote – sugestão completa com três opções de entrada, prato principal e sobremesa (R$ 35 a R$ 65 –vegetariana, carne ou peixes/frutos do mar. Aos domingos, o Vista Café oferece um delicioso brunch. No rooftop fica o Vista Restaurante, o Bar Obelisco e, com inauguração prevista para o próximo semestre, o Bar do Mar, um raw bar com foco em frutos do mar. Essa iniciativa toda é capitaneada pelo grupo Indústria de Entretenimento, de Leo Sanchez, Eduardo Papel, Jairo Chansky, Walace Giuzio e Felipe Bellim, que também são os proprietários de outros empreendimentos na cidade, como o bar Rey Castro, o pub The Sailor e a lanchonete e steakhouse Sailor Burger.

Além de pinturas  de Picasso, Tarsila, Kandinsky, DiCavalcanti e Modigliani, esculturas de Alexander Calder, Maria Martins e Henry Moore e instalações de Joseph Beuys e Leda Catunda, o museu agora também atrai visitantes interessados em conhecer as deliciosas obras de arte comestíveis criadas pelo talentoso chef paranaense Marcelo Corrêa Bastos, conhecido pela qualidade e pela criatividade das receitas que serve desde 2012 em seu outro restaurante paulistano, o Jiquitaia. Ele se associou aos empresários do grupo Indústria de Entretenimento e atua como sócio e coordenador da parte gastronômica de todo o complexo Vista Ibirapuera.

Av. Pedro Alvares Cabral 1301 – Parque do Ibirapuera – CEP 04094-050 – São Paulo – SP

 
4. Viaduto do Chá 
 
O primeiro Viaduto do Chá, inaugurado em 1892, contribuiu para a expansão do centro para além do Vale do Anhangabaú, região que antes era apenas uma chácara onde se cultivava chá e agrião. Em 1938, derrubouse o antigo viaduto e em seu lugar foi construído o atual, estilo Art-Déco.

A passagem sobre o Viaduto oferece duas belas vistas. De um dos lados, pode-se observar o Vale do Anhangabaú, com o Viaduto Santa Ifigênia e o edifício Mirante do Vale – o mais alto da cidade – ao fundo e, do lado esquerdo, o Theatro Municipal. Do outro lado, avista-se a Praça da Bandeira, emoldurada do lado esquerdo pelo Edifício Matarazzo – sede da Prefeitura da cidade – e do lado direito pelo Edifício Alexandre Mackenzie (Shopping Light).
 
5. Praça Pôr do Sol
 
Praça Pôr do Sol, localizada no Alto de Pinheiros, recebe diariamente jovens de todos os cantos, só para ver o sol se pôr na Zona Oeste da cidade. A praça fica localizada em uma altitude privilegiada, com o skyline dos prédios emoldurando o espetáculo do céu cor de laranja. Não foi à toa que a praça ganhou este nome, né? O visual é de tirar o fôlego!
 
O nome pelo qual a Praça Coronel Custódio Fernandes, localizada no Alto de Pinheiros, é popularmente conhecido já diz tudo: este é o endereço certo para quem deseja apreciar um belíssimo pôr-do-sol na cidade.

Um passeio pela praça oferece uma vista privilegiada de São Paulo, diferente daquela que habita o imaginário coletivo. Uma concentração não tão grande de edifícios e muito verde. Os bairros que rodeiam o local e a Cidade Universitária, do outro lado do Rio Pinheiros, compõem parte do cenário. Alguns edifícios ganham destaque no horizonte, entre os quais o inconfundível prédio do Complexo Ohtake Cultural, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake.
 
Entre a R. Desembargador Ferreira França e a R. dos Macunis - Alto de Pinheiros.
 
6. Edifício Itália
 
Considerado o segundo maior edifício da cidade, com 46 andares distribuídos em 165 metros de altura, o Edifício Itália foi projetado pelo arquiteto alemão Franz Heep e inaugurado em 1965. No topo do prédio encontra-se um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, o “Terraço Itália”, com uma linda vista panorâmica. Mas também é possível apreciar a paisagem urbana paulistana em toda sua grandiosidade a partir do alto do Itália gratuitamente
durante a semana.

Você poderá ver diversos pontos e vias conhecidas da cidade, entre os quais o Edifício Altino Arantes, a Serra da Cantareira, o Elevado Costa e Silva e a clássica vista do Copan com a Avenida Paulista ao fundo.
 
Av. Ipiranga, 344 - 41º Andar - República
 
7. Parque Estadual do Jaraguá - Pico do Jaraguá

Criado em 1961, o Parque Estadual do Jaraguá é parte do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, uma reserva de Mata Atlântica declarada patrimônio natural da humanidade pela Unesco em 1994. Conhecido por ser o ponto mais alto da região metropolitana, o pico chega aos 1.135 metros de altitude
e conta com mirantes que permitem diferentes perspectivas.

O mais alto deles, acessível somente após subir uma escadaria, revela um panorama grandioso que combina a metrópole à natureza exuberante em 360º
de uma amplitude até onde a vista pode alcançar. Para se chegar até os mirantes, é possível usar o carro ou passar por trilhas em que se pode observar, além de lagos e nascentes, animais silvestres em seu habitat natural.

Visitas: Diariamente, das 7h às 17h / Entrada gratuita.

R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Acesso pela Rodovia Anhanguera, Km 18 - Vila Chica Luisa
+55 11 3941-2162 / 3943-5222
www.fflorestal.sp.gov.br

8. Edifício Martinelli 

Edifício Martinelli é vizinho do Santander/Banespa, e é uma das construções mais antigas de SP. A cobertura do prédio serve de mirante, dando para o skyline do Centro e com vista para alguns de seus points turísticos mais famosos, como a Catedral da Sé e o Vale do Anhagabaú.

Antes de o edifício Altino Arantes ser considerado o mais alto do mundo fora dos Estados Unidos, o Martinelli já havia sustentado este título por alguns anos – de 1929 a 1936. Sua construção foi um grande acontecimento na São Paulo daquela época.

O comendador italiano Giuseppe Martinelli, empreendedor da obra, concluiu sua meta de 30 andares construindo sua própria mansão no topo do prédio. Do terraço tem-se outra visão do centro antigo e outros atrativos da cidade, com destaques como a Serra da Cantareira e o Vale do Anhangabaú, coroados pela majestosa presença do Edifício Altino Arantes em frente.

Visitas: 2ª a 6ª feira: das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30; sábado: das 9h às 13h.
Aos sábados é necessário agendamento prévio.
Para grupos grandes sempre há a necessidade de agendamento. 
Entrada gratuita

Av. São João, 35 - Centro 
+55 11 3104-2477
www.prediomartinelli.com.br

9. Sky Hall Terrace Bar

Sky Hall Terrace Bar ocupa o jardim suspenso de um luxuoso prédio da Avenida Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi. Além de contar com uma vista incrível, o bar apresenta alta gastronomia e coquetelaria para seus clientes, com opções requintadas e clássicas de drinks, além de porções para compartilhar e almoços. A casa ainda recebe festas com DJs, de quinta a domingo. Durante a programação normal da casa, de segunda a sábado a partir do meio-dia, a entrada é gratuita.

10. The View Bar – Transamérica International Plaza 

Surpreendente por sua altura, em localização privilegiada, exatamente no 30º andar de um prédio na Alameda Santos, o The View Bar oferece a melhor vista panorâmica do lado nobre da região de São Paulo.

A atmosfera ao redor é excelente, nas noites estreladas, o terraço é ideal para um encontro a dois.

A decoração é composta por poltronas amplas e confortáveis, figuras de arranha-céus emolduram as paredes e complementam com um toque de requinte o ambiente do The View Bar.

Para combinar com o espírito da casa, peça um champagne e admire a bela vista que a cidade tem.

Com ambiente luxuoso, o local é perfeito para quem quer ter uma noite romântica ou um jantar especial. A trilha sonora é comandada por voz e violão ou até mesmo piano - tudo para embalar a refeição dos casais.

The View Bar – Transamérica International Plaza - Al. Santos, 981 – Jardins
+55 11 3266-3692
https://theviewbar.com.br/

11. Seen São Paulo

Localizado no 23º andar do Tivoli Mofarrej São Paulo na Alameda Santos - 1437, o Seen Restaurant & Bar é o hotspot mais badalado da cidade de São Paulo. A arquitetura assinada pelo Estúdio Penha se destaca pela presença do bar central em 360° e grandes sofás de veludo, que criam uma verdadeira atmosfera anos 20. Além disso, Djs variados agitam o som no restaurante para você começar bem a sua noite.

https://seensp.com/

12. Pedra Grande, Parque Estadual da Cantareira

No Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira está um dos mais surpreendentes mirantes da cidade. Trata-se de uma formação rochosa de granito de onde se tem uma visão panorâmica da metrópole paulista. Observar a imponente São Paulo a partir de uma das maiores áreas de reserva florestal do mundo situada em área urbana – o Parque Estadual da Cantareira – é uma experiência única.

Durante a visita ao Núcleo, tem-se um contato muito próximo com a Mata Atlântica, sua fauna e flora, seus sons, cheiros e cores. Os atrativos são variados e tornam a visita uma excelente opção para finais de semana e feriados. Do mirante da Pedra Grande é possível, em dias claros, avistar a Serra do Mar.

O mirante da Pedra Grande é o mais famoso do conjunto do Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. O local oferece uma vista panorâmica da cidade, de onde é possível localizar cartões postais de SP, como a catedral da Sé, por exemplo. O parque abrange parte da Serra da Cantareira e também oferece trilhas e quedas d'água aos visitantes.

R. do Horto, 1.799 - Horto Florestal
+55 11 2203-0115
www.fflorestal.sp.gov.br

13. Vão livre do MASP

Localizado na Avenida Paulista, uma das áreas mais altas da cidade, o terreno outrora ocupado pelo antigo Belvedere Trianon (“belvedere” significa “bela vista” em italiano), demolido na década de 1950, foi doado à municipalidade com a condição de que a visão para o centro da cidade, bem como para a Serra da Cantareira, fosse preservada.

Assim, para que a nova sede do MASP (Museu da Arte de São Paulo) fosse instalada, a arquiteta italiana Lina Bo Bardi idealizou um edifício sustentado por quatro pilares, dessa forma permitindo que a condição de manutenção da vista fosse atendida.

Esta vista chama a atenção principalmente pela presença de diferentes níveis topográficos, cuja ligação foi possível por meio de túneis e viadutos, passando a impressão de que a cidade e sua vida urbana acontecem em diferentes andares tal como num edifício. 

O MASP possui a mais importante coleção do hemisfério sul, contando com diversas obras de grandes mestres da arte ocidental, como Rafael, Botticceli, Goya, Velazquez, Renoir, Monet, Rembrandt, Van Gogh, William Turner, Picasso e muitos outros.

Visitas Museu: De 3ª feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; 5ª feira das 11h às 20h.

Entrada: às 3ªs feiras, gratuito para o público em geral; entrada gratuita para menores de 10 anos e maiores de 60 anos .

Av. Paulista, 1.578 (próximo à estação Trianon-MASP do Metrô
+55 11 3251-5644
www.masp.art.br

14. Jockey Club

O Jockey Club de São Paulo teve sua primeira corrida em 1876 no antigo Hipódromo da Mooca. Somente 65 anos mais tarde foi inaugurado o presente Hipódromo Cidade Jardim, que atualmente aloja cerca de 2 mil animais puro-sangue inglês de corrida. Apresenta espetáculos de corridas durante o dia e à noite conta com serviços de bar e terraço panorâmico, de onde se pode ver as pistas com o charmoso horizonte da Marginal Pinheiros e seu skyline
ao fundo.

Horário das corridas: 2ª feiras das 18h às 23h, sábados e domingos das 14h às 20h.

Entrada gratuita.
Estacionamento pago

Av. Lineu de Paula Machado, 1.263
Cidade Jardim
+5511 2161-8300
www.jockeysp.com.br

15. Viaduto Santa Efigênia

O Viaduto Santa Ifigênia, inaugurado em 1913, foi produzido e importado da Bélgica, sendo apenas montado aqui. Em estrutura metálica e estilo Art-Nouveau, sua construção teve como objetivo interligar o Largo São Bento e o Largo Santa Ifigênia. A circulação no local atualmente só é permitida para pedestres, e o movimento todos os dias por ali é intenso.

A mais bela vista que se tem a partir do Viaduto Santa Ifigênia é o Vale do Anhangabaú e as construções histórias que o rodeiam. Basta caminhar ao longo do viaduto e, a cada passo, um novo ângulo desvenda uma nova construção na paisagem.

Marcam presença o Prédio dos Correios, o Edifício Alexandre Mackenzie (Shopping Light), o Viaduto do Chá e o Edifício Altino Arantes, entre outros. Ao olhar para o outro lado, depara-se com um grande edifício cinza escuro conhecido como Mirante do Vale. Com 170 metros de altura, é o prédio mais alto do Brasil desde que foi concluído, em 1966. De arquitetura modernista, foi projetado pelo arquiteto Aron Kogan.
 
Observação: Todos os horários e valores informados neste artigo podem ser alterados sem prévio aviso. Recomendamos ligar antecipadamente.
 

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.