Turismo - TOP 5 bibliotecas para conhecer no interior de SP


TOP 5 bibliotecas para conhecer no interior de SP
TOP 5 bibliotecas para conhecer no interior de SP
TOP 5 bibliotecas para conhecer no interior de SP
TOP 5 bibliotecas para conhecer no interior de SP
TOP 5 bibliotecas para conhecer no interior de SP

Uma Biblioteca, seja ela pública, privada, universitária ou escolar, é de suma importância em uma comunidade ou cidade, pois, as Bibliotecas exercem um papel social determinante para a inclusão dos indivíduos na cultura da “Era da informação”. Em seu papel fomentadora do conhecimento, as Bibliotecas podem inserir em seu meio uma simples dona de casa à grandes pesquisadores dos diversos ramos dos saberes.

O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.Uma biblioteca dispõe de vários mecanismos atrativos voltados a comunidade leitora mediante ações dinamização junto ao público, como oficinas, feiras culturais, projetos de leitura e exposições.

O processo de ação cultural pressupõe que indivíduos participem de atividades culturais e vivenciem múltiplas experiências e potencialize o seu conhecimento. Assim, a ação cultural é uma das atividades ligadas às funções culturais de democratização da informação.

Trazendo a função educativa para a discussão, devem ser incluídas outras vertentes desta tão importante função, pois hoje as bibliotecas públicas servem também como apoio aos alunos do ensino formal, ensino médio e fundamental, educação de jovens e adulto, assim como instituição que incentiva a prática de leitura, nesse sentido, a biblioteca pública funciona como alicerce da educação formal e não formal.

Sabendo disso, o Refúgios selecionou as melhores e mais bonitas bibliotecas para um passeio no interior de SP, que irá agradar desde as crianças até a melhor idade. Embarque nessa viagem e confira!

Biblioteca Municipal de Votuporanga 

Conta com uma média total de usuários inscritos de 600 pessoas, a biblioteca possui um acervo à disposição de livros de história, romances, autoajuda, poesia, filosofia, psicologia, audiolivros, livros em Braile, livros falados, kit de tecnologia assistiva (composto por computador, ampliador automático, scanner, leitor de mês, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para operação com leitor de tela NVDA-Non Visual Desktop Access), livros infantis e livros infanto-juvenis.

Biblioteca Anne Frank

A Biblioteca Anne Frank foi a 1ª biblioteca de bairro da cidade de São Paulo, fundada em 25 de janeiro de 1946, inicialmente localizada na casa onde hoje se encontra a Creche Santa Teresa de Jesus. Nessa época era denominada Biblioteca Infantil do Itaim. Em 1962 passou a se chamar Biblioteca Infantil Anne Frank, em homenagem à menina que escreveu um diário durante a Segunda Guerra Mundial. A Biblioteca ampliou seu acervo e suas ações para atender, além do público infantil, jovens e adultos, e desde 2016, é denominada Biblioteca Pública Municipal Anne Frank.

Biblioteca Villa-Lobos 

Inaugurada em 2015, além do espaço dedicado para a biblioteca, servindo como um centro de estudos, a Biblioteca Villa-Lobos também oferece atividades para públicos de todas as idades, com entradas gratuitas. Os participantes podem visitar exposições, oficinas e até mesmo uma reprodução do videogame clássico PacMan para as crianças. O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e um olhar também para questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência.

Biblioteca InfantoJuvenil Cora Coralina

Em 21 de maio de 1966 foi inaugurada a Biblioteca Infantil de Guaianazes. Em julho de 1986 a Biblioteca Infantil de Guaianazes recebeu a denominação de Biblioteca InfantoJuvenil Cora Coralina, em homenagem à poetisa goiana nascida em 1889. A biblioteca foi reformada em 2008 e ganhou um auditório com capacidade para 84 pessoas possibilitando a ampliação das atividades culturais.

Estação Literária Prof. Maria De Loudes Évora Camargo Guararema

Concebida como vitrine cultural para a cidade, a proposta é deixar transparecer ao entorno as infinitas possibilidades de convivência, estudo, pesquisa e entretenimento que o espaço pode trazer! Uma estação transparente, como as ideias e pessoas devem ser. A Estação Literária reúne um acervo estimado em 16 mil livros, além de midiateca com mil DVDs, CDs, jogos e brinquedos que visam despertar no usuário comum o leitor fiel, por vezes adormecido. O acervo inicial pretende atender às diferentes expectativas e necessidades, e será atualizado a partir das sugestões dos usuários.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.