Turismo SP: São Paulo Planeja a Maior Trilha do Estado com 170 km de Extensão


Achadinhos no Achadinhos para sua viagem no Mercado Livre Para Sua Próxima Viagem!

São Paulo Planeja a Maior Trilha do Estado com 170 km de Extensão
São Paulo Planeja a Maior Trilha do Estado com 170 km de Extensão

Para surpresa de turistas e talvez até de moradores, São Paulo não é uma cidade só com prédios: há florestas de Mata Atlântica conservadas, sítios, terras agrícolas, aldeias indígenas e muita natureza. O projeto de uma megatrilha com 170 km, pretende aproximar a população dessa região verde do município, ainda pouco conhecida e visitada.

A ideia da trilha Interparques em São Paulo surgiu por volta de 2014 entre os servidores da prefeitura. Em breve, a pasta deve lançar uma portaria para dividir o custeio do projeto com outras secretarias, como a de turismo, esportes e mobilidade urbana.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e tem o objetivo de estimular o ecoturismo e integrar comunidades.

Os levantamentos iniciais para início do planejamento da infraestrutura já foram realizados por técnicos das mais diferentes áreas. Já há uma rota determinada, mas ela ainda não é definitiva – ela foi feita em parceria com moradores, turistas e ciclistas, além de  levantamentos pelo Google Earth e pesquisa de campo.

Mas a implantação não é tão simples assim! Serão necessários numerosos estudos ambientais na área, além das diversas capacitações com profissionais de várias frentes para que o projeto saia do papel. No entanto, o interesse popular deve ser ponto chave para que o processo caminhe mais rápido!

Trilha Interparques - SP

A trilha vai iniciar na Balsa da Ilha do Bororé – Grajaú passando pelos Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava, depois segue para Parque Estadual Várzeas do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia, Parque Estadual da Serra do Mar Curucutu e, por fim, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Curucutu, finalizando o percurso no local onde iniciou, a Balsa da Ilha Bororé Grajaú.

As Maiores Trilhas pelo Mundo

As grandes trilhas pelo mundo As trilhas de longa distância são tradicionais no mundo inteiro. Muitas começaram por motivos religiosos, como as famosas trilhas europeias do Caminho de Santiago (entre países como Portugal, França e Espanha) e a brasileira Caminho da Fé, que liga estados e cidades do sudeste com a cidade de Aparecida.

Há trilhas criadas no passado para fins comerciais e adaptadas para fins ecológicos, como a Caminho do Sal, entre São Bernardo do Campo, Santo André e Mogi das Cruzes. A criação de uma trilha não é nada fácil e pode levar anos para ser finalizada. A Trilha Transcarioca, com 183 km entre parques estaduais do Rio de Janeiro, levou mais de 20 anos até ser inaugurada, em 2017.

A demora é causada por estudos ambientais, treinamento de funcionários e comerciantes, licitações, sinalização e para decidir quem paga a conta. O setor do ecoturismo, porém, acredita que o interesse maior do público em busca de natureza acelere esse processo. Em 2019, 15 milhões de turistas visitaram unidades de conservação no Brasil, um aumento em 300% em relação aos 13 anos anteriores, de acordo com estudo elaborado pela Fundação Grupo Boticário. Espera-se que o público seja ainda maior em 2022, com o possível fim do isolamento social instaurado pela pandemia. Não à toa, surgiram empresas de turismo especializadas em passeios por Parelheiros ou Marsilac. 

"É um movimento do país todo interligar grandes parques e trilhas", afirma Marcelo Freire Mendonça, servidor da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que ajudou a mapear o comércio, a definir a sinalização e trechos que precisarão de reformas e ciclovias e, mais importante, a estimular participação de quem mora nesse raro paraíso verde na metrópole. "Esse é um tipo de trilha que só vai dar certo se todo mundo estiver integrado, especialmente os moradores, para comprar a ideia e desenvolver a trilha com a gente", diz. 

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.