O Refúgios no Interior visitou o Guarujá litoral sul de São Paulo, o caminho de ida saindo da Capital foi pela Imigrantes e seguimos sentido Santos, que é muito interessante para quem deseja tirar umas fotos, pois a cidade é limpa e possui diversos monumentos e o porto que se der sorte pode ver navios gigantescos.
Seguimos até o canal 7 para a travessia de balsa até o Guarujá.
No primeiro dia partimos para conhecer todos os mirantes, mas esse ficará para outro artigo, hoje é o dia de conhecer as 27 praias do Guarujá! A listagem abaixo está por ordem partindo da Balsa Santos sentido Balsa Bertioga.
- Praia Santa Cruz dos Navegantes
- Praia Fortaleza da Barra Grande
- Praia do Góes
- Praia Cheira Limão
- Praia do Sangava
- Praia do Saco do Major
- Praia do Guaiúba
- Praias do Monduba
- Praia do Fora
- Praia Bueno
- Praia do Tombo
- Praia das Astúrias
- Praia das Pitangueiras
- Praia da Enseada
- Praia do Éden
- Praia do Sorocotuba
- Praia do Mar Casado
- Praia de Pernambuco
- Praia do Perequê
- Praia de São Pedro
- Praia das Conchas
- Praia de Iporanga
- Praia do Pinheiro
- Praia do Camburi
- Praia Preta
- Praia Branca
- Praia da Armação das Baleias
Praia Santa Cruz dos Navegantes e Fortaleza da Barra Grande - Guarujá
A praia Santa Cruz dos Navegantes possui 750 metros de extensão, até pouco tempo atrás, era pouco explorada, tem como particularidade uma praia pequena e rústica que fica numa vila de pescadores.
Tendo na realidade como principal atração a Fortaleza da Barra Grande.
A fortaleza tem importância histórica-militar e foi construída no século XVI quando o Brasil ainda era colônia. Em 1993 o local foi restaurado e hoje funciona como um monumento histórico.
O acesso pode ser feito por terra, ao Centro do Guarujá pela Estrada de Santa Cruz dos Navegantes, de 6 km de extensão.
O monumento foi construído durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, completa 438 anos de sua construção.
“A Fortaleza da Barra Grande é um patrimônio cultural que tem um grande valor histórico para a região. Celebrar essa data, mesmo que virtualmente, é de grande importância para lembrarmos e refletirmos sobre o que ali ocorreu e o que isso representa”, pontua o Secretário de Cultura.
O monumento foi construído no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos, e o Porto de Santos dos ataques de invasores. Na fortificação funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.
Foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.
Conjunto de Fortificações do Brasil
A Fortaleza da Barra Grande passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2019, para fazer parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo junto com o Forte São João, em Bertioga, que também concorre ao título. Atualmente 19 fortalezas da costa brasileira, fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.
Já a Praia da Fortaleza da Barra Grande é uma praia com apenas 30 metros de extensão, situada a direita da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, sendo frequentada principalmente por moradores da praia dos Góes, de Santa Cruz dos Navegantes e por turistas mais aventureiros, com acesso por trilha ou barco.
Praia do Góes - Guarujá
A Praia do Góes possui 250 metros de extensão, o local é formado por uma colônia de pescadores. Trata-se de uma pequena praia de águas mansas. O acesso é feito por embarcação por meio da Ponte dos Práticos em Santos ou por uma trilha, a partir da praia da Santa Cruz dos Navegantes.
Do lado esquerdo da praia ficam muitos barcos, lanchas e jet ski ancorados bem próximos à areia. Portanto, o melhor ponto para entrar no mar acaba sendo o lado direito.
Muitos viajantes pegam o barco para travessia até a praia do Góes somente para acessar a Trilha da Praia do Sangava, que é considerada nível médio/difícil e o percurso íngreme dura cerca de 40 minutos no total.
Como chegar:
Barco: A travessia de barco para a Praia do Góes dica na Ponte dos Práticos, em Santos, a fila pra barca do Góes fica do lado direito do píer.
Os barcos que realizam a travessia cobram uma taxa que custa cerca de 3 reais para a realizar o trajeto, que duram aproximadamente 10 minutos. Programe a volta sabendo que se deixar para voltar no fim da tarde para aproveitar ao máximo, vai pegar uma boa fila pro barquinho.
Trilha: Com início na Praia Santa Cruz dos Navegantes, tem cerca de 30 minutos de duração. Não é recomendada pois não é bem estruturada, prefira ir de barco.
Praia Cheira Limão - Guarujá
A Praia Cheira Limão é a menor praia da ilha com 20 metros de extensão, essa praia é conhecida por suas águas calmas. Localizada logo após a Ponta dos Limões, entre as praias do Góes e do Sangava, no sudoeste da Ilha de Santo Amaro.
O difícil acesso faz com que a praia seja muito pouco frequentada. Sua areia é repleta de conchas, e possui vista para a cidade de Santos. Com águas calmas, é um bom local para mergulho livre e pesca com molinete.
Não há nenhum tipo de infraestrutura na praia. Então não se esqueça de levar sua sacolinha plástica, garantindo que a praia permaneça sempre limpa e preservada.
Como chegar:
Por terra: Trilha de nível difícil a partir da Praia do Góes
Barco: A partir da Ponte dos Práticos, em Santos
Praia do Sangava - Guarujá
A Praia do Sangava é uma pequena praia localizada no extremo oeste da Ilha de Santo Amaro, com 300 metros de extensão. Possui águas calmas e claras, parada obrigatória para mergulho. Acesso por trilha por meio da praia do Góes ou por barco.
É pouco frequentada devido ao difícil acesso, sendo mais visitada por turistas em embarcações nos dias ensolarados.
Uma dica é sair bem cedo e aproveitar pra conhecer e desfrutar de praias vizinhas: Cheira Limão e Góes.
Saiba mais sobre a Trilha da Praia do Sangava
Como chegar:
Por terra: Trilha saindo da Praia do Góes ou do bairro de Santa Cruz dos Navegantes
Por barco: A partir da Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia, em Santos
Como fazer a trilha para a Praia do Sangava
Nível de dificuldade: Médio / Alto
Duração: 80 min
A trilha pode ser iniciada na estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes ou então a partir da Praia do Góes, com duração de cerca de 80 minutos.
Tem um acentuado aclive em direção ao Morro dos Limões do qual é necessário subir. No cume do morro o aventureiro se depara com uma bela vista do estuário do porto de Santos.
Praia do Saco do Major - Guarujá
Com 400 metros de extensão, essa praia é uma das mais distantes da cidade. Conhecida por ser deserta e oferecer ondas fortes com ondulação frontal do sul. Cercada de morros com vegetação de Mata Atlântica, seu acesso se dá por uma trilha que se inicia no bairro Santa Cruz dos Navegantes.
Como chegar na Praia Saco do Major:
O melhor acesso é por mar, através de passeio de barco ou caiaque (verificar a tábua das marés pois pode estar com ondas fortes.)
Existe também uma trilha, porém é necessário que haja autorização dos proprietários, o que não costuma acontecer. Desta forma, recomendamos ir de barco.
Praia do Guaiúba - Guarujá
Com 790 metros de extensão possui uma rica vegetação, é uma micro região ecológica, sendo a única praia urbana totalmente arborizada.
Considerada uma das mais bonitas do Guarujá, Guaiúba é ideal para o banho de mar e em um ambiente tranquilo e familiar.
Possui quiosques que também funcionam como restaurantes.
Antes da praia tem uma praça com calçamento português, muito bonito. O Bairro não tem edifícios, proporcionando uma maior integração com a natureza.
Praias do Monduba, Fora e Bueno - Guarujá
Com 400 metros de extensão, é uma praia de areias finas, brancas e águas com tons de esmeralda, está localizado depois da Praia do Tombo e antes do Guaiúba. Local onde o engenheiro João Monteiro de Barros projetou o Forte dos Andradas.
Todas essas três praias possuem acesso restrito pois pertencem ao Exército Brasileiro.
É onde se situa o famoso Forte dos Andradas. Considerado o último forte construído no Brasil, hoje constitui-se numa exuberante atração turística, mantida pela 1 ª Brigada da Artilharia Antiaérea. Sua visita é monitorada e agendado previamente.
Praia de Fora
Já a Praia de Fora é uma praia ainda menor, com apenas 50 metros, com acesso feito exclusivamente de barco.
Praia do Bueno
E depois temos a Praia do Bueno, com 400 metros de extensão, com muitas pedras. É avistada de sua vizinha, a Praia do Tombo, de onde temos um pequeno vislumbre de sua beleza.
Visita e história do Forte dos Andradas - Guarujá
Em 10 de novembro de 1942, era inaugurado o último forte do Brasil: o Forte do Monduba que, em conjunto com a Fortaleza de Itaipu, formaria o Sistema Defensivo da Baía de Santos, onde se encontrava, à época, o maior porto exportador do Brasil.
Posteriormente batizado como Forte dos Andradas, em homenagem aos ilustres santistas José Bonifácio (Patriarca da Independência), Antônio Carlos e Martim Francisco de Barros, foi criado para abrigar a 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa e quatro “peças” equipadas com “obuseiros”, isto é, canhões Krupp de 280 mm de calibre e tiros com 12 KM de alcance. Além de um observatório, onde havia uma luneta e dois telêmetros que faziam o cálculo das coordenadas das embarcações, a fim de determinar a distância e a localização de navios que se aproximavam da baía.
Escavado na rocha, o Forte dispõe de uma arquitetura militar tipo “casamata ativa”, isto é, uma instalação fechada de tuneis arqueados, um de 200mt e outros dois de 50m cada, que abrigavam a cozinha, o refeitório, o banheiro, a sala de comando e mais seis depósitos de munição, além da casa do gerador (139 volts e trifásico). É um posto de artilharia totalmente recoberto pelas árvores, que formam uma “cortina invisível”.
O Forte dos Andradas está localizado no Morro do Monduba, uma área de preservação permanente de 2,1 milhões de m² de ecossistemas associados. É um amplo Parque de Mata Atlântica, rico em biodiversidade.
Os obuses não são mais “peças” de guerra, desde 1972. Hoje, porém, têm a missão de preservar a história do Exército e da Nação brasileira.
E aí, pronto para voltar no tempo? O Parque Histórico Forte dos Andradas foi criado para proporcionar a você, conhecimento, cultura e diversão.
Informações sobre a visitação:
A visitação ao Forte dos Andradas é TOTALMENTE GRATUITA (Obs: O Forte dos Andradas informa, existem sites com ingressos falsos para à visitação ao Forte dos Andradas).
As visitas ocorrem nas terças, quintas, sextas, sábados e domingos às 09h00 e às 14h00.
As visitas só poderão ser agendadas pelo telefone (13) 3354-2916 ou pelo e-mail: fortedosandradas@1bdaaaae.eb.mil.br, com antecedência mínima de 72 horas.
Horário de atendimento: de Segunda à Quinta das 10h00 às 16h00 e Sexta das 08h00 às 11h00.
O tempo estimado da visitação ao Forte dos Andradas é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos de caminhada;
Da entrada do Forte ao início da trilha propriamente dita, o deslocamento é feito com veículo próprio do visitante;
Não é permitido o consumo de bebida alcoólica no interior do Forte dos Andradas;
É permitido fotografar/filmar a área do Sítio Histórico;
Não haverá visitação em caso de mau tempo, por motivo de segurança;
Aconselha-se que o visitante conduza algo para hidratação (água) e consumo (barra de cereal, frutas, biscoito, outros) durante a visitação. Não há local para venda de quaisquer alimentos no interior do Forte.
ATENÇÃO: A VISITAÇÃO DO FORTE HISTÓRICO NÃO CONTEMPLA A UTILIZAÇÃO DA PRAIA DO MONDUBA.
• Circuito de Visitação:
- Mirante SP 10;
- Mirante do General;
- Túnel do Sargento;
- Bateria Histórica;
- Canhão 01, Observatório;
- Canhão 02.
• Agendamento:
- Formulário: Clique aqui.
Praia do Tombo - Guarujá
Com 900 metros de extensão, a praia é localizada a oeste da Ilha. Seu nome deriva-se de uma formação geológica e por possuir um mar bravo que provoca tombos inesperados. Além disso, é conhecida por ser uma ótima opção para surfar. Desde o ano de 2009, é a única praia urbana do Brasil que conta com a certificação internacional “Bandeira Azul”.
Em frente a Praia do Tombo, está a Ilha da Moela onde foi construído no século XIX o Forte da Moela.
E na lateral o Mirante das Galhetas, com piso de vidro a 45 metros do nível do mar, e tem vista panorâmica para a Praia do Tombo.
Possui mar bravo, com ondas fortes, e provoca tombos inesperados. Suas ondas propícias para o surf acabam atraindo muitos surfistas para a praia.
Além disso, por não ter um mar indicado para crianças, a Praia do Tombo acaba sendo majoritariamente frequentada pelo público jovem.
Praia das Astúrias - Guarujá
Com 1100 metros de extensão, a praia é boa para banho e pesca. Na Ponta das Galhetas é possível admirar as praias de Pitangueiras e parte da Enseada.
É uma praia bem badalada, de ambiente familiar e boa pra banho graças ao seu mar calmo.
Na praia se encontra uma feira de pescados – nada como comprar um peixe fresquinho diretamente dos pescadores.
E também o Mirante das Galhetas feito com piso de vidro a 45 metros do nível do mar, no Morro da Caixa D’água. Uma dos principais pontos turísticos do Guarujá.
Durante a pandemia, recomendamos participar da campanha e levar 1kg de alimento por pessoa.
Também tem feira de artesanato, em uma galeria em frente a praia.
Praia das Pitangueiras - Guarujá
Com 1700 metros de extensão, localiza-se na área central da cidade. Conhecida por ser própria para banho, prática de esportes e pesca.
É o local de maior concentração de turistas em razão do seu comércio, e é composta por altos prédios.
No canto esquerdo da praia encontra-se o Morro do Maluf (onde há o mirante da Campina), e no canto direito fica a divisa com a Praia das Astúrias.
Possui um mar de águas claras, alguns restaurantes na orla e muitas barracas vendendo porções e bebidas.
É uma boa praia para praticar surf. Também possui um calçadão iluminado, o famoso Shopping La Plage e o tradicional restaurante Avelino's
A noite também é possível encontrar uma feirinha de artesanato na Praia das Pitangueiras.
Praia da Enseada - Guarujá
Com 5600 metros de extensão, a praia da Enseada é a maior da ilha. Conhecida por suas águas geralmente calmas e ideais para a prática de esportes náuticos.
Destaque para o Morro da Campina (Maluf) e seu mirante. Tem a melhor estrutura de hospedagem da ilha, além de um muitos bares e restaurantes, com destaque para o Restaurante Dalmo Bárbaro.
Também tem o Aquário Acqua Mundo, a noite é o principal ponto do público jovem.
Tem um mar forte no canto direito, propício para prática de surf, e calmo no canto esquerdo, onde são praticados esportes náuticos, além de clara e larga faixa de areia.
Possui um ambiente bastante familiar, mas também é frequentada por surfistas, esportistas e pelo público jovem.
Além disso, o que não falta na praia da Enseada é opção de alimentação, com muitos quiosques e centenas de vendedores ambulantes.
A Enseada conta com um calçadão com ciclovia e iluminação noturna.
No final da Praia tem o Canto do Tortuga e acesso para a Península, onde há um outro mirante, mas a limpeza e preservação do local não está muito adequada.
Possui excelentes hotéis, com destaque para o The Falls
Praia do Éden - Guarujá
A praia do Éden tem 50 metros. Sem grande fluência de banhistas, fica no morro do Sorocotuba entre a Enseada e Pernambuco, tendo acesso de carro ou moto, para se chegar à praia é necessário descer uma pequena trilha na encosta do morro.
Para acessá-la o caminho é o mesmo que se você fosse para a Praia do Sorocotuba, no entanto ao invés de entrar no condomínio, você continua pela estrada, o acesso não é recomendado para pessoas idosas e com deficiência, devido a trilha longa e muito irregular, mas aos corajosos o cenário compensa.
É uma praia é mais vazia, frequentada por poucas pessoas. Suas águas claras são ótimas para banho.
Praia do Sorocotuba - Guarujá
Com 100 metros de extensão, fica no morro de Sorocotuba e dentro de um condomínio fechado onde o acesso para não moradores só é permitido para pedestres.
O condomínio faz controle da quantidade de pessoas que acessam a praia. Portanto recomendamos chegar cedo para poder conhecê-la ou então visitá-la em épocas do ano em que a praia esteja mais vazia.
O acesso também não é tão simples, para os visitantes o acesso tem que ser feito através de uma escadaria de 300 degraus, dificultando um pouco o caminho até a praia e por isso, acaba não sendo recomendada para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
Praia do Mar Casado - Guarujá
Com 500 metros de extensão, recebeu este nome porque quando a maré sobe, suas águas se encontram com as águas da praia do Pernambuco.
Se localiza ao lado da Praia de Pernambuco, onde o fenômeno causado pela Ilha do Mar Casado (que fica entre as duas praias) faz com que a maré encha e as águas da Praia do Mar Casado e da Praia de Pernambuco se encontrem, causando um lindo efeito natural.
Suas águas calmas e claras são ótimas para banhistas na maior parte do ano. Mas ainda é uma boa escolha para iniciantes de surf.
A praia está bem próxima do Shopping Jequiti e Sofitel Jequitimar Guarujá, com um lindo visual de ilhas ao redor, além de grandes pedras de onde pode ver o mar de uma vista privilegiada.
Por lá você também encontra diversas barracas que servem porções e bebidas.
Praia de Pernambuco - Guarujá
Com 1650 metros de extensão, Pernambuco quer dizer furo no mar. Localiza-se após a praia do Mar Casado para mim uma das praias mais bonitas do Guarujá.
possui ótimas ondas na ponta direita e na ponta esquerda, um mar calmo para banho.
No canto direito da praia acontece um fenômeno onde na maré alta há a junção da Praia de Pernambuco com sua vizinha Praia do Mar Casado, causando um bonito efeito natural.
Em frente a praia encontra-se a Ilha do Arvoredo.
Praia do Perequê - Guarujá
Com 2400 metros de extensão, Perequê significa PiraiIkê, ou seja, entrada de peixe. Localizada a oeste da ilha, após a Praia do Pernambuco, a praia é conhecida pelos restaurantes que comercializam grandes variedades de pratos de frutos do mar.
O Perequê é reduto dos pescadores, onde há uma grande oferta de restaurantes especializados em frutos do mar, ou então se prefere cozinhar, dê um pulo no mercado de peixes, o Perequê é um dos melhores lugares para comprar peixe.
No rio que deságua na praia é possível encontrar animais como lontras, capivaras e uma grande variedade de pássaros.
A Praia do Perequê é uma praia para você aproveitar a culinária local!
Além disso, você ainda encontra uma pequena cachoeira no lado esquerdo da praia do Perequê, aproveite para um banho.
E nada te impede também de tirar algumas fotos com os barcos de fundo – em dias ensolarados você consegue lindas fotos.
O acesso é pela Rodovia Guarujá-Bertioga, após a Praia de Pernambuco.
Praia de São Pedro - Guarujá
Com 1400 metros de extensão, é uma praia com ondas fortes. O acesso a pé é realizado por meio do condomínio fechado ou por barco. Distante 4 km da estrada Guarujá e a 27 km do Centro.
A Praia São Pedro é uma praia de beleza singular e muito bem preservada. É cercada de muita vegetação de Mata Atlântica e com ótimas ondas para o surf, principalmente no período da manhã.
É uma linda praia para se passar o dia, no entanto como não existe nenhuma estrutura, leve suas cadeiras e guarda sol.
Além disso, não há local para consumir alimentos e bebidas, nem mesmo vendedores ambulantes, portanto leve o que for consumir, e não se esqueça de recolher o lixo antes de ir embora, ajudando a preservar o local limpo e conservado.
O número de pessoas permitido na praia é limitado por questões de sustentabilidade, para que não haja desmatamento. Desta forma, recomendamos chegar cedo.
Como chegar:
Pelo Condomínio Tijucopava que leva ao trecho sul da praia. Ou então pelo Condomínio São Pedro, ao norte. A entrada de carros depende da quantidade de vagas disponíveis e é liberada das 7h ao pôr do sol.
Na portaria se faz necessário disponibilizar o documento de identificação pessoal e a contagem de pessoas no interior do veículo. Não é preciso pagar nenhuma taxa.
Praia das Conchas - Guarujá
Na praia com 1500 metros de extensão, fica dentro do condomínio Iporanga, situada a 4 km distante da estrada Guarujá – Bertioga.
A Praia das Conchas no Guarujá é um verdadeiro encanto.
Em sua areia fofa e água cristalina, como você pode presumir, há uma enorme quantidade de conchinhas por toda a sua extensão.
O condomínio restringe algumas atividades, mesmo esportivas, com a intenção de manter o local preservado.
Um bom local para mergulho livre (snorkeling) e para praticar stand up paddle.
Não existe nenhuma infraestrutura, portanto, leve o que for consumir, e não se esqueça de levar a sacolinha plástica para recolher o lixo, ajudando a preservar o local limpo e conservado.
Assim como na Praia de São Pedro e Iporanga, o número de pessoas permitido na praia é limitado por questões de sustentabilidade, para que não haja desmatamento. Desta forma, recomendamos chegar cedo.
Como chegar:
O acesso é pelo Condomínio Iporanga Guarujá, que fica localizado na rodovia de acesso à Balsa de Travessia Guarujá/Bertioga (a cerca de 4 km) e também pela trilha da Prainha Branca.
O Condomínio Iporanga abriga as mais belas praias do Guarujá, sendo elas a Praia do Iporanga, Praia de São Pedro e Praia das Conchas.
A entrada de carros depende da quantidade de vagas disponíveis e é liberada das 7h ao pôr do sol.
Na portaria se faz necessário disponibilizar o documento de identificação pessoal e a contagem de pessoas no interior do veículo. Não é preciso pagar nenhuma taxa.
Praia do Pinheiro - Guarujá
Com 700 metros de extensão, acesso pela praia do Iporanga. Praia curta de areia batida e de ondas moderadas.
A Praia do Pinheiro ou Taguaíba em Guarujá é um verdadeiro paraíso, completamente reservado em meio a Serra do Guararu. Fica localizada dentro de um condomínio com acesso limitado.
Além disso, a Praia do Pinheiro faz parte da rota dos passeios de barcos das cidades de Bertioga e Guarujá.
No canto esquerdo grandes rochas junto com a vegetação deixam o cenário ainda mais lindo, não esqueça a câmera ou o celular para fazer o registro.
Na areia fofa e grossa da praia você vai encontrar algumas sombras de árvores e algumas casas a beira mar do condomínio.
A Praia do Pinheiro não possui nenhum tipo de quiosque ou vendedores ambulantes na areia, portanto leve o que for consumir, e não se esqueça de levar a sacolinha plástica para recolher o lixo, ajudando a preservar o local limpo e conservado.
No percurso do estacionamento até a praia tem disponível para os viajantes um chuveiro de água doce e banheiros.
A Praia do Pinheiro é outra praia que controla o número de pessoas que têm acesso à praia por questões de sustentabilidade, para que não haja desmatamento. Desta forma, recomendamos chegar cedo.
Como chegar:
Por terra: Localiza-se dentro do Condomínio Taguaíba e seu acesso é ou através do condomínio, ou pela própria Praia de Iporanga através de uma trilha leve de 20 min que liga a Praia do Pinheiro com a Praia de Iporanga (acesso pelo km 18,5 da estrada para Bertioga).
A entrada de carros depende da quantidade de vagas disponíveis e é liberada das 7h ao pôr do sol.
Na portaria se faz necessário disponibilizar o documento de identificação pessoal e a contagem de pessoas no interior do veículo. Não é preciso pagar nenhuma taxa.
Por barco: Através de barco de passeio a partir da Praia do Perequê e Pontão do Bertioga.
Praia do Camburi - Guarujá
Com 400 metros de extensão, praia de acesso por trilha, partindo da Praia Preta. O local possui características de isolamento e vasta vegetação nativa da Mata Atlântica.
Existe uma famosa Praia do Camburi em São Sebastião e outra Praia do Camburi em Ubatuba, o que acaba confundindo muito as pessoas, mas saiba que o Guarujá também tem uma praia chamada Camburi.
A Praia do Camburi no Guarujá é uma das praias mais isoladas da cidade!
Pequena, com apenas 300 metros, possui águas claras e um pequeno rio formado por uma nascente no alto da floresta que deságua no mar, no canto esquerdo.
Na primeira vista, o lago dá a impressão de água escura, mas é apenas o resultado dos minerais depositados em seu fundo.
Desfrute de um banho de cachoeira enquanto faz a trilha para chegar à praia.
Devido à dificuldade de acesso, a Praia do Camburi é deserta a maior parte do ano.
Como chegar:
Nível de dificuldade: Alto
Duração: 120 min (2h)
A trilha para a Praia do Camburi é a mesma que vai para a Praia Branca e Praia Preta, sendo o Camburi a última praia da trilha.
Se inicia no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga.
Um ponto de referência para encontrar a trilha é o seguinte: no desembarque das balsas, no Guarujá, é só virar a primeira esquerda que você encontrará o caminho para a Trilha da Praia Branca.
Está a 40 minutos do centro de Guarujá, indo pela estrada Guarujá — Bertioga.
É uma trilha bem mais longa e exigente fisicamente. Mas é um passeio incrível em meio à Mata Atlântica praticamente intocada.
Não se esqueça de levar seu repelente para se prevenir de borrachudos!
Praia Preta - Guarujá
Pequena praia com 200 metros de extensão, uma das praias isoladas da Ilha de Santo Amaro, de acesso difícil por meio da costeira rochosa feita a partir da praia Branca, cercada de morros com densa vegetação de Mata Atlântica.
Devido suas águas calmas e transparentes a maior parte do ano, é uma ótima praia para banhistas e mergulho observatório.
No canto direito da Praia Preta, há o acesso para a trilha da Praia do Camburi. Essa trilha pode é feita em cerca de 30 min e nesta é possível aproveitar um rio que deságua no mar, com acesso a uma cachoeira.
No percurso para a praia pela trilha é possível encontrar diversas espécies de animais, além de vegetação verde de árvores centenárias. Essa preservação se deve ao tombamento da Serra Guararu.
Como chegar:
Por terra: Trilha de 300 metros a partir da Praia Branca.
Se inicia no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga.
Um ponto de referência para encontrar a trilha é o seguinte: no desembarque das balsas, no Guarujá, é só virar a primeira esquerda que você encontrará o caminho para a Trilha da Praia Branca.
Está a 40 minutos do centro de Guarujá, indo pela estrada Guarujá — Bertioga.
É uma trilha que exigente fisicamente. Mas é um passeio incrível em meio à Mata Atlântica praticamente intocada.
Não se esqueça de levar seu repelente para se prevenir de borrachudos!
Barco: A partir do pontão de Bertioga.
Praia Branca - Guarujá
Esta praia situa-se no leste da Ilha de Santo Amaro, com 1350 metros de extensão. O local oferece ondas fortes no seu lado esquerdo e mar calmo do seu lado direito. Nesta praia situa-se uma antiga colônia de pescadores. O ambiente é circundado por morros com rica vegetação da Mata Atlântica, seu acesso dá-se por barco ou por uma longa trilha a partir do final de estrada Guarujá – Bertioga junto às balsas.
Apesar do acesso mais dificultado e de estar mais isolada, a Praia Branca possui um mínimo de infraestrutura com alguns quiosques, pousadas e muitos campings para passar a noite.
Extensa (1350m), possui ondas fortes no seu lado esquerdo, e do seu lado direito um mar mais calmo.
A praia abriga uma antiga colônia de pescadores caiçaras.
Na alta temporada, na casa dos pescadores e nos bares você se depara com um pouco mais de agito e música ao vivo. O mesmo acontece a noite, então aproveite a noite pra ver a lua cheia (evitando lugares ermos), e curta também um som no Bar do Laricas.
Quando a maré está baixa, é possível chegar a pé a uma ilha próxima a praia.
No canto direito há uma trilha que dá acesso à Praia Preta.
Como chegar:
Por terra: Trilha da Prainha Branca
Nível de dificuldade: Fácil
Duração: 20 min
Tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga.
Está a 40 minutos do centro de Guarujá, indo pela estrada Guarujá — Bertioga.
Um ponto de referência para encontrar a trilha é o seguinte: no desembarque das balsas, no Guarujá, é só virar a primeira esquerda que você encontrará o caminho para a Trilha da Praia Branca.
Com duração aproximada de 20 minutos, é uma trilha suave e de fácil, muito bem demarcada, com boas mostras da diversidade de plantas e animais da Mata Atlântica.
A trilha começa em uma subida de cimento, com corrimões em alguns trechos. De seu ponto mais alto há uma bela vista da praia. Depois é só descida, passando pela comunidade da Prainha Branca até chegar na praia.
Pelo fato de a trilha ser cimentada e com cascalhos, tornando seu trajeto mais fácil.
Se for de carro, você pode estacionar o carro próximo a balsa ou optar por um estacionamento que há perto da entrada da Trilha da Prainha Branca.
Se for fazer trilha, não se esqueça de levar seu repelente para se prevenir de borrachudos!
Por barco: Embarcação saindo da Ponta de Bertioga.
Praia da Armação das Baleias - Guarujá
A Armação das baleias possui 50 metros de extensão, pequeno trecho de areia situado no extremo leste da ilha de Santo Amaro (rabo do dragão), com suas areias voltadas para o canal de Bertioga; envolta por vegetação de Mata Atlântica. O acesso a praia é possível por uma trilha de baixo grau de dificuldade.
O local abriga as ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, e ainda o Forte de São Felipe e São Luiz, dois monu mentos históricos.
O nome “Armação das Baleias” foi dado pela comum pesca de baleias nesta praia, lá nos primórdios da história de Guarujá.
A extração do óleo da baleia era destinada à iluminação pública e o aproveitamento dos seus derivados foi a primeira indústria extrativa que funcionou na Ilha de Santo Amaro.
Suas areias são voltadas para o canal de Bertioga. A praia não possui ondas e é um ótimo local para pesca com molinete.
Como chegar:
Para chegar na Praia Armação das Baleias você deve pegar a Trilha das Ruínas.
A trilha segue o mesmo caminho para as praias Branca, Preta e Camburi, no entanto, ao invés de continuar a direita para a Praia Branca, você pega o caminho contrário, que vai sentido continente.
Também há a possibilidade de ir de barco.
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.