Conheça Guararapes - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://www.guararapes.sp.gov.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Guararapes é uma cidade no interior de SP, localizada às margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300) e faz parte da região administrativa de Araçatuba. Tem como vizinhas, Rubiácea 9.8 km, Bento de Abreu 17.4 km, Araçatuba 23.2 km, Valparaíso 23.4 km, Bilac 24.2 km, Gabriel Monteiro 31.6 km, Birigui 31.6 km, Piacatu 37.5 km, Coroados 38.4 km, Santo Antônio do Aracanguá 39.3 km, Clementina 39.5 km e Florínea 40.8 km.
O clima é quente e seco. A cidade, que na década de 1980 ficou conhecida como a “Terra do Bordado Industrial”, tem hoje economia baseada na atividade agropecuária com destaque para a cana-de-açúcar. Nos últimos seis anos, o município alavancou também seu perfil industrial e no primeiro semestre de 2015 foi considerado o primeiro em geração de empregos na região.
A rede de rios, ribeirões e córregos formada pelos Rio Aguapeí, ribeirões do Bálsamo e Jangada e os córregos Areia Branca, Aracanguá, Azul, Barra Grande, Borboleta, Corredeira, Divisa, Frutal, Jacarecatinga, Nascente, Nove de Abril e Três Pontes é grande atrativo natural e oferece suporte para projetos sustentáveis na agricultura.
Significado do Nome Guararapes
Vocábulo indígena que significa som produzido por queda ou pancada.
Aniversário da Cidade de Guararapes
8 de Dezembro
Aspectos Físicos de Guararapes
Guararapes ocupa área de 959,1 km delimitado pelos municípios de Araçatuba, Bento de Abreu, Gabriel Monteiro, Piacatu, Rubiácea, Salmourão e Valparaíso. É um dos 15 componentes da microrregião da Alta Noroeste de Araçatuba.
Entre os cursos de água, o Rio Feio ou Aguapeí, os Ribeirões Jangada e Bálsamo, os Córregos Azul, da Divisa, Barra Grande, 9 de Abril, Borboleta, Três Pontes, Frutal, Nascente, Jacarécatinga, Areia Branca, Aracanguá, Corredeira e Sergipe, formando uma rede que enriquece o solo e possibilita a construção de açudes e represas para uso das propriedades agrícolas. Formam-se lagoas em quase todas as nascentes dos principais rios e afluentes.
Aspectos Demográficos
O Município de Guararapes é formado por habitantes das mais variadas origens e nacionalidades: italianos, portugueses, libaneses, suíços, franceses, norte-americanos e japoneses. Guararapes conta hoje com uma população de 32 mil habitantes e com uma densidade demográfica de 28,59 habitantes por quilômetro quadrado.
É uma cidade que surgiu espontaneamente, mas seu traçado pré-estabelecido, obrigou aos seus ocupantes a fazerem construções obedecendo com regras.
O traço urbano tem a forma de um tabuleiro de xadrez, com ruas retas e quarteirões quadrangulares.
A malha viária do município está estimada em 680 km. Sua posição geográfica, à beira da Rodovia Marechal Rondon (SP-300) é privilegiada. Além de ser estratégica para escoamento de insumos e produtos, a via liga Guararapes a cidade de São Paulo, ao estado do Mato Grosso e suas duas cidades de maior importância, Campo Grande e Três Lagoas. Há acesso também para a região da Paulista, através da SP-294 e SP- 25. Sua proximidade com o Rio Tietê também possibilita escoamento de produção por transporte fluvial.
Historicamente Guararapes tem sua economia ligada à exploração da atividade agrícola. Na década de 1930, o predomínio era das lavouras de café. Entre os anos de 1940 e 1960 houve expansão também do arroz e do algodão, que deu origem à primeira grande indústria do município, a Óleos Menu, voltada para a produção de óleo comestível seus derivados e subprodutos.
História de Guararapes - SP
A história de Guararapes, vocábulo indígena que significa som produzido por queda ou pancada, teve início em 1908, quando os irmãos Pinto de Oliveira (Antonio, Joaquim e Prisciliano), procedentes de Minas Gerais, mais precisamente de Varginha, compraram terras situadas entre os córregos Jacaré e Frutal e nelas se estabeleceram.
A chegada das primeiras famílias aconteceu em 1920, após a construção da estrada de Aguapeí-Tietê, por Manoel Bento da Cruz.
Em 1927, os irmãos Pinto de Oliveira, lotearam sua propriedade, e entregaram a administração do empreendimento à Companhia Paulista de Colonização Ltda. Em 1928 foi feita a doação, para que se formasse o patrimônio. Nesse mesmo ano, com o avanço da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, foi projetada a construção de uma estação em terras dos irmãos Pinto de Oliveira, um pouco além do Córrego Frutal. Confiou-se ao Engenheiro Mário Barroso Ramos, o projeto de arruamento e loteamento, sendo o dia 8 de dezembro de 1928 escolhido para data oficial da fundação da cidade, tendo por Padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Como parte das solenidades, estava prevista missa campal, em frente ao cruzeiro, construído para o evento. No entanto,chuvas torrenciais impediram a realização do ato religioso e as festividades foram realizadas em Araçatuba. Por causa da abundância de jaboticabeiras na região, denominou-se o patrimônio de "Frutal".
Em de dezembro de 1929, ocasião em que se comemorava o primeiro aniversário da fundação do povoado, Monsenhor Adauto Rocha, vigário da Paróquia de Araçatuba celebrou missa campal e abençoou o lançamento dos primeiros tijolos da Capela construída por Luís Ferreira.
No ano seguinte, foi inaugurada a Estação Ferroviária.
Na data da elevação do patrimônio à categoria de Distrito de Paz no município e comarca de Araçatuba, por meio do Decreto-Lei Estadual nº 6.546, de 10 de julho de 1934, o então Departamento das Municipalidades determinou a mudança do nome da cidade para GUARARAPES, em homenagem à "Batalha dos Guararapes", fato histórico nacional.
O Distrito foi elevado à categoria de Município com base na Lei Estadual nº 2.833, de 5 de janeiro de 1937, emancipando-se politicamente de Araçatuba.
Sua instalação foi em 6 de junho de 1937.
Guararapes chegou à categoria de Comarca em 3 de dezembro de 1952, através da Lei nº 1940. A instalação da Comarca ocorreu em 29 de abril de 1.953.(DJE, 21.4.1.953, página 3).
Fonte: https://www.guararapes.sp.gov.br
Sugestões Para Conhecer em Guararapes
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!