Conheça Barão de Antonina - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:Prefeitura Municipal de Barão de Antonina
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
A cidade de Barão de Antonina pertence ao interior de SP, tem como vizinhos as cidades de Itaporanga, Salto do Itararé e Santana do Itararé. A cidade de Barão de Antonina é pródiga em atrações turísticas e campeã em cordialidade e hospitalidade. Situada às margens do reservatório da represa de Xavantes e ladeada pelos rios Verde e Itararé aspira alcançar a condição de Estância Turística.
Oferecendo incentivos para empreendimentos como loteamentos de lazer, hotéis-fazenda, pousadas, turismo rural, eco-turismo, campings, pesque-pagues e projetos de piscicultura para alavancar a pesca esportiva.
Venha de espírito desarmado, porque cordialidade e hospitalidade são as características mais marcantes dos habitantes de Barão de Antonina, em sua maioria descendentes dos combativos e perseverantes desbravadores europeus e asiáticos, que criaram a maioria das cidades da região.
O que fazer em Barão de Antonina - SP
Área protegida pela FUNAI
Atrativos: manifestações da cultura indígena, artesanatos
Telefone: (15) 99679-9981 – Cacique (Awa) Ruwitxa (Rafael de Lima)
Artesanatos: (14) 99886-1164 – Carlos
Pesqueiro localizado na região da Serra dos Paes, com tanque para pesca esportiva, lanchonete, área de camping, restaurante, sanitários, trilha em mata.
Localização: Fazenda Barrerinho - Bairro Serra dos Pais
Atrativos: pesca esportiva, trilha na mata, lanchonete
Telefone: (15) 99678-2159/99645-5015 Antonio Carlos Ribeiro
Rede social: www.facebook.com/estanciadaterra/
Área protegida pela FUNAI
Atrativos: trilha na mata, banho de Rio no Córrego dos Vitor
Endereço: Estrada para Bairro dos Vitor - -23.603194, -49.586837
Telefone: (15) 99755-5083 – agendamento com Professor Valdecir
(14) 99844-1139 – Professor Vlad
Rede Social: https://www.facebook.com/pages/Bar%C3%A3o-De-Antonina-Aldeia-Karugw%C3%A1/104054173097007
Cacique (Awa) Piradju (Marcílio Marcolino)
Cachoeira Dito Euzébio
Cachoeira localizada a 18km do centro de Barão de Antonina com acesso pela Estrada da Serra dos Paes. Trilha de aproximadamente 100m para acessar a queda.
Localização: Acesso pela estrada da Serra dos Paes, -23.543241, -49.588382 – Bairro Cazonato - Necessária contratação de condutor local para visitação
Telefone: (15) 3573-1170 com David
Rua Fernando de Noronha, 49
Telefone: (15) 3573-1194
Acessibilidade: sim
Atendimento em outra língua: inglês
Funcionamento: todos os dias das 8h00 às 18h00
Sítio eletrônico:www.paroquiadebarao.org.br
Endereço eletrônico: secretaria@paroquiadebaro.org.br
Represa Xavantes
Represa do Rio Paranapanema, de água verde esmeralda, cristalina, possui ilhas fluviais, marinas. De beleza tão grande que há um Projeto de Lei do Congresso Nacional para transformar a região em área de interesse turístico.
O acesso à Represa é bom, em estrada de terra com boa conservação, os turistas que frequentam Barão de Antonina, se hospedam em casas de veraneio no Condomínio Angras (ver contato para locação no inventário de equipamentos)
Atividades: banho de rio/represa, pesca, esportes náuticos.
Sítio eletrônico: www.angradoce.com.br
Endereço: Estrada para Bairro dos Paes, parte norte do Município
Acesso gratuito
História de Barão de Antonina
O Município de Barão de Antonina, iniciou-se quando o Sr. João da Silva Machado, o Barão de Antonina, fez a doação dessa área ao Governo do Estado, a fim de que este a destinasse aos índios existentes na região. Tendo porém, os silvícolas se retirado para o município de Bauru, o Governo permutou estas terras, pelas quais estavam ocupando.
A área liberada foi reservada à Fundação de um núcleo Colonial, o qual recebeu a denominação de Núcleo Colonial Barão de Antonina. O departamento de Imigração e Colonização iniciou a locação e demarcação dos lotes de uma área aproximada de 16.906,75 hectares, no ano de 1929.
Em 1930, os 437 lotes rurais foram concedidos 75(setenta e cinco por cento) a brasileiros e 25(vinte e cinco por cento) a estrangeiros, compostos por 14 (quatorze) nacionalidades. Na sede foram loteadas 200 datas urbanas e 40 chácaras.
Teve início a instalação da sede, com escritório, tendo diretor e pessoal habilitado para dirigir e orientar os colonos, no cultivo da terra e fornecimento de armazém, durante o primeiro ano da ocupação do lote.
No início do Núcleo era grande a produção de algodão, seguindo trigo, centeio e cereais.
Em 1942, a região passou por uma pequena decadência, devido a epidemia de malária, atingindo na época 99(noventa e nove por cento) da população.
Em 1945, criou-se o Distrito de Barão de Antonina, subordinado a Comarca de Itaporanga.
Em 1964 foi criado o Município de Barão de Antonina, nesse período, desenvolvendo-se a cultura do café, milho, arroz, feijão e batata.
Em 1969, houve nova onda de migração, em razão do represamento dos rios Itararé e Verde, da Usina Hidroelétrica de Xavantes, que alagaram as áreas mais cultivadas, reduzindo a área do município para 12.700 ha.
Fundação: 21 de março de 1965 (45 anos)
Gentílico: barão-antoniniense
Sugestões Para Conhecer em Barão de Antonina
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!