Turismo - 7 atrações para conhecer em Araraquara


7 atrações para conhecer em Araraquara
7 atrações para conhecer em Araraquara
7 atrações para conhecer em Araraquara
7 atrações para conhecer em Araraquara
7 atrações para conhecer em Araraquara

Araraquara está situada no interior estado de São Paulo, com uma população estimada em 236 mil habitantes (2019). É um polo regional contando com a Região Geográfica Imediata, que possui 17 municípios ao seu entorno. O município sedia os campi da UNESP, da FATEC e do IFSP – todas instituições públicas de ensino superior -, além de possuir outras, de caráter privado, como a “Universidade de Araraquara – UNIARA”, a “UNIP”, as “Faculdades Integradas de Araraquara – Logatti” e a “UNIESP”.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Araraquara, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é de 0,815, sendo o 14° maior do Brasil. Em 2007, foi a cidade brasileira melhor qualificada quanto ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que usa critérios de renda, educação e saúde. Existem duas explicações etimológicas para a origem do topônimo "Araraquara", a mais comum e adotada é também a que dá ao município o apelido de Morada do Sol.

Segundo a obra "Monografia da Palavra Araraquara" de 1952, de Pio Lourenço Corrêa, o nome primitivo era Araquara, dada a existência da Serra de Araquará, com o passar do tempo, por homofonia com a palavra arara e ignorância do idioma Tupi, passou-se a adotar o nome Araraquara. Nesta mesma linha, há ainda a narrativa no século XVIII, um astrônomo português, em viagem de exploração pelo rio Tietê, se deparou com uma grande cordilheira, cujos reflexos da luz do sol lhe fizeram enxergar uma grande cidade, que ainda não existia.

Àquela região os índios guaianá, então seus habitantes, davam o nome de Aracoara (de ará, dia, e coara, toca ou morada). A outra versão baseia-se na expressão da língua geral meridional arara kûara, que significa "toca das araras" (arara, "arara" e kûara, "buraco", "toca"). Não sabe o que fazer em Araraquara? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Museus, Restaurantes, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais. Confira: 

Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” foi inaugurado em 27 de dezembro de 2008, na gestão do prefeito Edinho Silva (Edson Antônio Edinho da Silva), nas dependências da antiga Estação da Ferrovia, prédio construído em 1.912. Em 2009, foi iniciada uma reforma significativa em relação ao restabelecimento de suas características originais, que foi concluída no dia 27 de Agosto de 2011.

O Saguão de Entrada “Dr Antônio Tavares Pereira Lima” – possui  as características originarias, como os guichês da bilheteria, onde eram feitas as vendas dos bilhetes pela Cia Paulista e EFA – (Estrada de Ferro Araraquara), possui ainda um  relógio do século XIX, o qual foi ponto de referência da cidade por muitos anos. Já na Sala dos Ferroviários (Sala João Batista) – podem ser vistas fotos dos formandos da EFA, Carteira de Trabalho, talão de passe, carteirinhas de ferroviários, uniformes, fotografias de funcionários exibidas em TV, além de uma foto dos operários com mais de 200 pessoas, da oficina da EFA, em 1.932, em Araraquara.

Arena da Fonte

O Estádio Doutor Adhemar de Barros ou também denominado Estádio da Fonte Luminosa ou Arena da Fonte, está localizado na cidade brasileira de Araraquara, no interior de São Paulo. É o estádio onde a Ferroviária manda seus jogos, além do Oeste de Itápolis que andou mandando seus jogos contra os "grandes", durante alguns anos. 

Com o empreendimento administrado por empresas que apoiam o esporte de Araraquara e o futebol da Ferroviária S/A, mais a Prefeitura da Cidade de Araraquara, o estádio foi todo remodelado. Setores como as arquibancadas sociais, as laterais, conhecidas como "Boca do Lixo", foram demolidas e deram lugar a mais setores de arquibancadas, expandindo assim a capacidade do estádio. O restaurante panorâmico, e a loja oficial da Ferroviária S/A foram construídos, deixando a arena ainda mais completa e moderna. Os banheiros são maiores que os antigos, assim como o estacionamento.

Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) é um museu de caráter educativo e científico localizado no município de Araraquara. Entre os destaques está a sala Padre Giuseppe Leonardi, que homenageia o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi e abriga a exposição permanente de Paleontologia, denominada "Areias do Passado, Marcas no Presente". Giuseppe Leonardi foi um padre italiano pioneiro nos estudos das pegadas fósseis encontradas nas calçadas de Araraquara. Acabou sendo um dos responsáveis por colocar o nome da cidade no mapa internacional da Paleontologia. Tanto que chegou a mandar material de Araraquara para o Museu Nacional, do Rio de Janeiro. Esse acervo foi perdido no incêndio.  

Restaurante Quintal do Carmo

Inaugurado em 2013, o Quintal do Carmo está localizado no tradicional bairro do Carmo, em Araraquara. Aconchegante e sofisticado, possui amplo ambiente externo, wine bar e estacionamento próprio. O cardápio do Quintal foi cuidadosamente elaborado e reúne as maiores delícias da culinária brasileira, combinando petiscos, porções, drinks e variada carta de cervejas nacionais e especiais, além do exclusivo chopp Itaipava.

Boteco Pé na Cova

Bar descontraído carregado de temas divertidos de horror tem petiscos e pratos variados com notas mexicanas. O Boteco Pé na Cova nasceu para reverenciar a tradição do boteco. E mais do que isso, para enaltecer a tradição do boteco araraquarense de forma divertida. Boteco alegre, cerveja gelada e ambiente agradável.

Pousada Villa Dei Colori

Situada em Araraquara a 6 km do centro da cidade, a Pousada Villa Dei Colori, está localizada a 16 km do aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmao, e oferece recepção 24 horas, serviços de casamento e assistência turística. Uma curta distância de carro até Bosque do Jardim Botânico é uma vantagem para os hóspedes do Villa Dei Colori. Os quartos deste alojamento possuem varanda, frigobar, pátio e banheiros privativos com chuveiro e produtos de higiene.

Gran Hotel Morada do Sol

Totalmente reformado e modernizado, o Gran Hotel Morada do Sol acompanha o desenvolvimento que dinamiza a cidade desde a década passada. Este novo momento da história de Araraquara é marcado pela diversificação da economia, pela manutenção de altos índices de qualidade de vida (7o IDH mais alto do estado de São Paulo, segundo a ONU) e por perspectivas inéditas de crescimento.

Com localização estratégica no centro geográfico do estado, Araraquara se encaixa na categoria de “polo regional de negócios”, na qual ganha amplo destaque o chamado “turismo de negócios”. Sensível às demandas contemporâneas, o Gran Hotel Morada do Sol busca combinar a qualidade de sua estrutura com a eficiência de seus serviços, com o objetivo maior de atender, e quando possível superar, as expectativas de todos os seus hóspedes, proporcionando segurança, conforto e bem-estar.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.