Turismo - Manual de Boas Práticas Para o Turismo LGBTQIA+


Manual de Boas Práticas Para o Turismo LGBTQIA+
Manual de Boas Práticas Para o Turismo LGBTQIA+
Manual de Boas Práticas Para o Turismo LGBTQIA+
Manual de Boas Práticas Para o Turismo LGBTQIA+

O turismo LGBTQIA+ é um dos setores com o maior potencial de mercado. Não é à toa que existem no mundo inteiro acomodações, passeios e cruzeiros voltados exclusivamente para a comunidade gay.

De acordo com um estudo encomendado pela Orbitz nos Estados Unidos em maio de 2021, 58% dos viajantes americanos que se identificam como LGBTQIA+ passam mais tempo pesquisando destinos e acomodações do que viajantes que se identificam como heterossexuais. Isso para que o turismo LGBTQIA+ leve em conta segurança, respeito e inclusão, além de roteiros turísticos e atrações.

Nesse contexto, a empresa de tecnologia de viagens MaxMilhas lançou o "Guia LGBTQIAP +: ​​Um Guia de Respeito, Diversidade e Inclusão", que explora os melhores locais LGBT+-friendly no Brasil e no exterior, alguns comportamentos que precisam ser interrompidos e sugestivos do que o turismo pode fazer para acomodar os viajantes desta comunidade. Quem tiver interesse em ler pode fazê-  lo acessando o site oficial da plataforma ou baixar aqui o guia com boas práticas no turismo LGBTQIA+. A causa faz parte das bandeiras afirmativas do MaxMilhas , que sempre apoiou o desenvolvimento de iniciativas que fortalecem a diferença e vão contra preconceitos .A Travel Tech apoiou a Parada do Orgulho LGBT 2019 em São Paulo e se manifestou contra a proposta do PL504 para proibir a representação LGBTQIA+ na mídia.

Boas Práticas no Turismo LGBTQIA+:

Primeiramente é preciso entender o que quer dizer a sigla LGBTQIAP+

Cada letra representa diferentes grupos sociais dentro de um grande guarda-chuva de orientações sexuais, identidades e expressões de gênero. A inclusão de todos esses grupos é uma forma de dar visibilidade para as suas existências e necessidades.

Apesar de não haver um consenso ou padrão, a sigla mais utilizada nos últimos anos é LGBTQIAP+. Isso não quer dizer, contudo, que seja o
termo definitivo. Afinal, a mudança é dinâmica e constante.

L G B

Essas letras representam algumas das sexualidades, ou seja, como as pessoas se relacionam emocional e sexualmente com as outras. Lésbica é
a mulher que se relaciona com outras mulheres e Gay é o homem que se relaciona com outros homens. Já a pessoa Bissexual se relaciona tanto
com homens quanto com mulheres.

O QUE É A SIGLA LGBTQIAP+ 

T - Transgênero (ou simplesmente trans): é a pessoa que não se identifica com o gênero designado em seu nascimento. Algumas pessoas diferenciam Transexual de transgênero com base em cirurgias e/ou intervenções no corpo. Já a Travesti é uma mulher trans (por isso se fala ‘a travesti’, no feminino). O termo foi historicamente considerado pejorativo, associado à prostituição e marginalização. Nos últimos anos, o termo vem sendo ressignificado, passou a ter mais peso político e representa orgulho.

Q - Queer: é a pessoa que transita entre os gêneros feminino e masculino ou que não se identifica inteiramente como homem ou mulher. Também não se
define como hétero ou homossexual.



I - Intersexo: é a pessoa que pode nascer com genitais correspondentes a um gênero, mas ter o sistema reprodutivo e os hormônios do outro. Ou pode
apresentar uma formação que não é nem masculina nem feminina. Antigamente, essas pessoas eram chamadas de hermafroditas, termo errado e que não é mais socialmente aceito.

A - Assexual: é a pessoa que não sente atração sexual por outras, independentemente do gênero. Isso não significa que não possa desenvolver sentimentos amorosos e afetivos, ok? É o que estamos vendo na novela Travessia com o personagem Caíque (Thiago Fragoso).

P - Pansexual:  se relaciona com outras pessoas, independentemente do gênero, incluindo as não-binárias.

O símbolo de ‘mais’:  que aparece no final da sigla tem a função de representar outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre o Turismo LGBTQIA+, mas se você deseja saber mais sobre o assunto é só baixar o guia elaborado pela Max Milhas. 

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.