Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba - Turismo SP


Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba
Descubra o Circuito do Litoral Norte - Vale do Paraíba

O Circuito Turístico Litoral Norte é um dos roteiros mais tradicionais de lazer no estado de São Paulo.

As Estâncias Balneárias de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba encantam o visitante com belezas naturais e inúmeras opções de turismo ecológico, rural, histórico e de aventura.

São mais de 180 praias, 420 cachoeiras, 110 trilhas e mais de 138 mil hectares de mata atlântica preservada, proporcionando momentos perfeitos de lazer em meio à natureza.

Entre os atrativos, estão praias badaladas e praias desertas, só acessíveis por mar ou trilhas; praias ideais para surfe e praias com águas calmas e cristalinas, perfeitas para banho e mergulho; além de comunidades caiçaras, ilhas intocadas e belas quedas d’água, sem falar nas construções históricas, na deliciosa gastronomia local e nas ótimas opções de hospedagem.

Ao percorrer o circuito turístico litoral norte o visitante vai se apaixonar a cada parada. Vamos conhecer um pouquinho das cidades que compõem o Circuito Turístico Litoral Norte:

Ilhabela

Ilhabela é o único município-arquipélago do Brasil, com território totalmente insular. Verdadeiro paraíso ecológico, com 83% de sua área pertencente ao Parque Estadual de Ilhabela, encanta o visitante com 42 belíssimas praias distribuídas em 130 km de costa. Entre as praias mais conhecidas, estão as do Curral, Bonete e Jabaquara, além da famosa praia de Castelhanos, na costa leste de Ilhabela.

A Ilha das Cabras, perfeita para mergulho, e a Cachoeira do Gato, com 46 metros de queda d’água, são outras atrações imperdíveis.

No centro histórico, conhecido como Vila, estão diversas opções de lazer e cultura em Ilhabela o visitante encontra praias para todos os gostos, além de uma excelente oferta de restaurantes e pousadas à beira-mar.

São 42 praias de águas cristalinas contornadas por uma rica vegetação, fazendo do município-arquipélago um verdadeiro santuário ecológico onde a mata atlântica exibe todo o seu esplendor.

Além da paisagem estonteante e das praias paradisíacas, Ilhabela oferece uma excelente rede gastronômica e hoteleira, sendo o destino perfeito para quem busca por lazer e badalação nas praias mais movimentadas ou para quem prefere a tranquilidade de refúgios à beira-mar.

Como 83% do território insular faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, considerado um patrimônio natural pela UNESCO, o acesso a diversas praias é limitado.

Ilhabela é uma das integrantes do Circuito Turístico do Litoral Norte, junto com UbatubaSão Sebastião e Caraguatatuba.

O tráfego de carros só é livre na costa oeste da ilha, onde estão as praias mais movimentadas, o centro histórico e a maior parte das pousadas e dos restaurantes.

Para acessar as praias do extremo norte, como a Praia da Fome, ou do extremo sul, como a Praia do Bonete, é preciso encarar trilhas de grau alto.

Mas todo o esforço compensa. As praias mais isoladas de Ilhabela, que abrigam pequenas comunidades de pescadores, estão entre as mais belas do Brasil.

Quem gosta de agito encontra na Praia do Curral, ao sul da Vila, o local perfeito. Ela é a praia mais badalada da ilha e costuma ficar repleta de turistas durante o verão, graças ao mar ótimo para banho e aos diversos barzinhos e restaurantes que servem o cliente na areia.

A Praia da Feiticeira é outra que se destaca ao sul, mais indicada para quem busca sossego. A Cachoeira dos Três Tombos, que deságua no canto esquerdo da praia, é uma atração à parte.

Já a Ilha das Cabras, a apenas 170 metros da costa, é o local perfeito para mergulho de snorkel ou cilindro, concentrando diversos corais e peixes multicoloridos.

Em Ilhabela, o turista encontra praias para todos os gostos. A Praia do Perequê concentra um amplo comércio e é ótima para kitesurf. Garapocaia também é ideal para toda a família, com mar tranquilo e raso, além das curiosas Pedras do Sino no canto direito.

Saco da Capela surpreende pela quantidade de veleiros e embarcações de luxo, enquanto a Praia de Santa Tereza, tradicional reduto de pescadores, encanta o visitante com uma paisagem repleta de canoas e barcos de pesca.

Uma das atrações mais conhecidas de Ilhabela está na costa leste. Para chegar à paradisíaca Praia de Castelhanos é preciso cruzar o Parque Estadual de Ilhabela, percorrendo uma sinuosa estrada de terra de 20 km em veículos 4x4. O passeio é oferecido por empresas locais. Após a travessia de uma hora, que por si só já é uma aventura, o visitante chega a uma praia encantadora, de água azul-turquesa. Mas é bom tomar cuidado: o mar é agitado, ideal para surfistas.

O visitante ainda pode percorrer trilhas que levam a praias como Mansa e Vermelha ou explorar a Mata Atlântica em busca de quedas d’água.

Cachoeira do Gato, com 46 metros de altura, é a mais famosa das 365 cachoeiras de Ilhabela. Para chegar até lá é preciso caminhar por uma trilha bem conservada de aproximadamente 1,8 km de extensão. Apesar do fácil acesso, é recomendado o acompanhamento de guias locais.

Em Castelhanos, restaurantes oferecem excelentes pratos à base de peixes e frutos do mar.

Além das praias e das inúmeras opções de lazer, Ilhabela possui um charmoso centro histórico apelidado de Vila.

É ali que está localizada a charmosa Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, construída em 1803 com fachada em azul e branco.

A antiga cadeia e fórum, atual sede administrativa do Parque Estadual de Ilhabela, é outra atração, oferecendo exposições sobre educação ambiental, biológica e histórica.

Vale a pena passear pela região, principalmente na Rua do Meio, calçadão com lojas, bares e restaurantes.

Confortáveis hotéis e aconchegantes pousadas estão espalhados por toda a ilha para receber os visitantes dos mais variados perfis.

Para o almoço, café e jantar, também não faltam opções entre os restaurantes e cafés próximos à Vila, badalado centro histórico que também é repleto de lojas de roupas, acessórios e artesanatos.

À noite também tem diversos atrativos, incluindo bares com mesas na calçada e casas com música ao vivo ou animadas pelos DJs.

Museu Náutico é outro atrativo turístico interessante, reunindo uma série de objetos resgatados das diversas embarcações que naufragaram na região no passado, como o Príncipe das Astúrias.

Com praias de tirar o fôlego, excelente infraestrutura, belezas naturais sem igual e riquezas culturais e históricas, é fácil entender por que Ilhabela é um dos principais destinos turísticos de todo o país.

Conheça o que fazer em Ilhabela, onde comer, hospedar, visitar e praias

Caraguatatuba

Caraguatatuba é a cidade mais populosa do Circuito Turístico Litoral Norte, com aproximadamente 113 mil habitantes e uma excelente rede de serviços e comércio. Possui 16 praias em 40 km de orla. Entre as praias mais bonitas, estão a Mococa e a Tabatinga. As praias Martin de Sá e do Centro estão entre as mais disputadas. A Lagoa Azul, na Praia de Capricórnio, a trilha até a Praia Brava e o mirante do Morro de Santo Antônio, de onde saltam voos de asa-delta, são outros atrativos de Caraguá.

A Estância Balneária de Caraguatatuba está localizada estrategicamente no centro do Circuito Turístico Litoral Norte, entre Ubatuba e São Sebastião.

Com aproximadamente 113 mil habitantes, é a maior cidade da região e tem uma economia forte, baseada em serviços, comércio e, é claro, turismo.

Apesar de ser menos badalada que os municípios vizinhos, "Caraguá", como é carinhosamente conhecida, não deixa a desejar: são 16 belíssimas praias distribuídas em 40 km de orla, além de parques ecológicos que preservam o rico ecossistema de mata atlântica, entre outras atrações.

As praias do Centro e Martin de Sá, com aproximadamente 2 km de comprimento cada, são as mais badaladas. Localizadas na região central da cidade, contam com estrutura completa para o visitante, há quiosques, bares, restaurantes, calçadão, ciclovias e quadras poliesportivas.

Ao norte estão paraísos naturais, como a Praia da Tabatinga, a 21 km do Centro, considerada uma das praias mais belas do Litoral Norte. Na Tabatinga é possível desfrutar das águas calmas, rasas e cristalinas do mar, ideais para toda a família. De lá é possível pegar uma lancha com destino à Ilha do Tamanduá, reduto paradisíaco que oferece cinco praias e condições ideais para banho, mergulho e pesca esportiva.

Praia da Mococa é outra pérola de Caraguatatuba, sendo famosa por suas águas tranquilas e por possuir uma faixa de areia repleta de minerais, como tório e urânio, indicados no tratamento de problemas nas articulações – além da bela paisagem, a Mococa também é recomendada por suas propriedades terapêuticas.

Já a Praia da Cocanha, com apenas 500 metros de extensão, oferece em um mesmo lugar águas tranquilas, no lado sul, e mar agitado, no lado norte, além de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar.

Para os amantes do surfe, as praias mais indicadas são Massaguaçu e Capricórnio. Juntas, ambas somam aproximadamente 12 km de enseada, apresentando mar agitado e grandes ondas que atraem cada vez mais surfistas à região.

Massaguaçu também de destaca por oferecer ótimas condições para a pesca de arremesso, sendo sede de diversos torneios.

Já Capricórnio atrai visitantes graças à Lagoa Azul, piscina natural formada na foz do rio Jetuba.

Há ainda as praias Brava, do Camaroeiro, do Indaiá, entre outras, cada uma com suas belezas.

Além das praias, Caraguatatuba é um ótimo destino turístico por seus parques ecológicos. O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar conta com mais de 57 mil hectares de natureza preservada, rica em flora e fauna. Além de atividades educativas, é possível percorrer trilhas em meio à Mata Atlântica e visitar belíssimas cachoeiras que oferecem piscinas naturais de águas límpidas.

Parque Municipal do Juqueriquerê é outro local ideal para um contato direto com a natureza.

No centro da cidade, estabelecimentos comerciais, como shoppings e restaurantes, disputam a atenção de moradores e turistas. Mas a maior surpresa é o Morro de Santo Antônio.

Para chegar ao topo, é preciso percorrer uma pequena estrada asfaltada e sinuosa que leva a um mirante a 325 metros de altitude. Do alto é possível contemplar uma vista inigualável do Litoral Norte. O local também é disputado por quem gosta de adrenalina. Aos fins de semana, diversos aventureiros saltam de parapente, sobrevoando Caraguá.

Conheça o que fazer em Caraguatatuba, onde comer, hospedar, visitar e praias

Ubatuba

Capital Nacional do surfe, Ubatuba é um paraíso para os esportes com prancha, oferecendo ondas perfeitas nas praias de Itamambuca, do Félix, Sununga e Praia Grande, entre outras. Mas as opções de lazer não se resumem ao surfe. Com 102 praias distribuídas em mais de 100 km de costa, Ubatuba realmente agrada a todos os estilos.

Entre os destaques, estão as praias da Almada, da Fazenda, do Lázaro, de Puruba e do Bonete, que oferecem incríveis paisagens de Mata Atlântica e águas cristalinas. Diversas trilhas, cachoeiras e passeios de barco, como o que vai até a Ilha de Anchieta, são atrações recomendadas.

No centro urbano, entre prédios históricos, o destaque é a sede do Projeto Tamar, referência nacional em educação ambiental.

capital do SurfeUbatuba conta com excelentes opções de lazer em suas mais de 100 praias, restaurantes, redutos caiçaras a belíssimos refúgios em meio à natureza, de praias de águas calmas e cristalinas a praias de mar agitado ideais para a prática de surfe e esportes náuticos.

Ubatuba é um dos municípios mais famosos e mais procurados de todo o litoral brasileiro e toda a sua fama é mais que justificada. Localizado na divisa de São Paulo com Rio de Janeiro, oferece nada menos que 102 praias de rara beleza.

O cardápio turístico de Ubatuba é o mais variado de todo o Circuito Turístico do Litoral Norte, sendo praticamente impossível apontar apenas uma praia de destaque.

Todas, à sua maneira, encantam pelas belezas naturais e pelas opções de lazer que atraem milhões de visitantes ao litoral norte todos os anos.

Além da natureza privilegiada, o município conta com excelentes opções de hospedagem e gastronomia.

Com mais de 100 km de costa entrecortada por morros e formações rochosas, Ubatuba oferece praias de todos os tipos e para todos os gostos.

Entre o extremo sul e o centro-sul estão praias de diversos estilos, com excelente infraestrutura turística, como a Praia de Maranduba, e praias acessíveis somente por meio de trilhas ou de barco, como Bonete, Cedro e Sete Fontes.

Também é possível encontrar recantos de águas calmas e cristalinas, como as praias de Fortaleza e do Lázaro e praias de ondas agitadas, como a Sununga, ideal para a prática de esportes com prancha.

As praias centrais são, em sua maioria, bem estruturadas e de fácil acesso. A Praia Grande, localizada a apenas 5,5 km do centro, à beira da BR-101, é uma das mais visitadas de todo o litoral paulista. Com mais de 2 km de extensão, é frequentada por famílias inteiras de turistas e por jovens surfistas.

Na região central ainda é possível encontrar praias menos badaladas, como a Praia do Cedro, acessível por trilha e ideal para a prática de mergulho por ter águas tranquilas.

O centro urbano de Ubatuba possui uma grande variedade de estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis e pousadas.

Praia do Itaguá é uma das mais bem estruturadas do município, com um agitado centrinho comercial e atrações turísticas como o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar. No Itaguá também estão localizados o píer de onde saem diversas embarcações turísticas, o Aeroporto de Ubatuba e uma praça onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio, trazendo os primeiros raios de sol durante o verão.

Já a Praia do Cruzeiro, também chamada de Iperoig, é popular por suas construções históricas, entre elas, Igreja Matriz, construída em 1886, e os casarões centenários Paço de NóbregaCasarão do Porto e a antiga cadeia de Ubatuba, que atualmente sedia um museu arqueológico e histórico.

As praias do norte de Ubatuba, no sentido do Rio de Janeiro, também surpreendem e encantam o visitante com belíssimas paisagens naturais.

Os amantes do surfe encontram nas praias Vermelha do Norte, Itamambuca e do Félix as ondas ideais para manobras perfeitas.

Ainda é possível desfrutar de belas praias de águas tranquilas, como Almada e Picinguaba, ou conhecer redutos de pescadores e saborear delícias gastronômicas em Prumirim e Camburi.

Ubatuba é muito mais. Além de praias incríveis, o município ainda oferece outros passeios em suas ilhas, rios e áreas de preservação ambiental.

Ilha Anchieta, ao sul, e as Ilhas do Prumirim, dos Porcos e das Couves, ao norte, revelam redutos intocáveis, praias paradisíacas e locais ideais para a prática de mergulho.

Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar é fundamental para quem busca contato direto com a natureza, com diversas trilhas em meio a um riquíssimo ecossistema.

O local também é considerado patrimônio histórico-cultural, por sediar comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas.

E entre as principais cachoeiras de Ubatuba estão a Cachoeira do Prumirim e a Cachoeira da Água Branca, uma das maiores de todo o Brasil, com 180 metros de altura. 

Com tanto a oferecer, é fácil entender porquê a Estância Balneária de Ubatuba é um dos destinos mais procurados e admirados do litoral paulista e brasileiro.

Conheça o que fazer em Ubatuba, onde comer, hospedar, visitar e praias

São Sebastião

São Sebastião é um dos destinos mais famosos do litoral paulista, atraindo milhares de pessoas com praias badaladas, ondas perfeitas e refúgios paradisíacos em meio a comunidades de pescadores, além de preservar uma rica história do período colonial.

São Sebastião é um dos destinos mais famosos do litoral paulista, atraindo milhares de pessoas com praias badaladas, ondas perfeitas e refúgios paradisíacos em meio a comunidades de pescadores, além de preservar uma rica história dos tempos do Brasil colônia.

São 33 praias distribuídas em mais de 100 km de costa, com vegetação de mata atlântica preservada e opções de lazer para todos os gostos.

Em São Sebastião estão algumas das praias mais badaladas do país, como Maresias e Juquehy, e praias belíssimas como Barra do Una e Santiago, perfeitas para quem quer sossego, mar agitado e bom para surfe, ou águas tranquilas e cristalinas, ideais para banho e mergulho.

Tantas opções fazem de São Sebastião o destino ideal em qualquer época do ano.

São Sebastião é a cidade mais antiga do Circuito Turístico do Litoral Norte.

Além de riquezas culturais e históricas, é privilegiada por uma longa costa marítima que margeia a Rodovia Rio-santos, proporcionando vistas incríveis a cada curva.

Com um território tão extenso, São Sebastião viu algumas de suas praias mais distantes se desenvolverem quase como cidades independentes.

É o caso de JuquehyCambury e Maresias, praias localizadas a mais de 30 km do centro histórico, que oferecem infraestrutura turística completa e estão entre as principais praias do país.

JuquehyCambury e Maresias se destacam por oferecerem ótima infraestrutura turística, com destaque para as casas de veraneio de alto padrão à beira-mar, o amplo comércio e as opções gastronômicas e hoteleiras.

Ainda assim, conservam belezas naturais como areais claras e águas límpidas. Além de serem frequentadas por famílias inteiras, atraem surfistas graças a ondas perfeitas.

A Praia de Maresias, sede de campeonatos nacionais e internacionais de surfe, também é famosa por uma agitada cena noturna.

Tranquilidade em São Sebastião

São Sebastião também guarda recantos quase intocados, perfeitos para momentos de tranquilidade em meio ao mar cristalino e à vegetação de Mata Atlântica.

Nas praias Barra do Una e na Barra do Sahy, o encontro de rios com o mar cria uma paisagem incrível.

Nas praias de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno é possível desfrutar da cultura caiçara de comunidades instaladas na região, além de visitar as ilhas homônimas, ótimas para mergulho. Outras praias são de caráter mais residencial, como Baleia e Guaecá.

Há ótimas praias para banho, surfe, kitesurf e passeios de vela, caiaque e stand-up paddle.

Como mais de 70% do território de São Sebastião pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar, também é possível encontrar opções de lazer em meio à Mata Atlântica, com diversas trilhas como a da Cachoeira do Rio das Pedras e a da Cachoeira do Ribeirão do Itu.

Sítio Arqueológico e a Aldeia Indígena Rio Silveiras são outros pontos turísticos recomendados.

O Centro Histórico

Fundada oficialmente em 1636, São Sebastião guarda até hoje diversas construções do período colonial brasileiro.

São sete quarteirões e oito edifícios datados dos séculos XVii e XViii, tombados como patrimônio histórico e cultural. Entre as construções antigas, destaca-se a Igreja Matriz de São Sebastião, em estilo jesuíta, construída em 1819, e a Capela São Gonçalo, primeira edificação religiosa da cidade, datada do início do século XVii, que hoje abriga um belo Museu de Arte Sacra. Ambas foram construídas com pedras das costeiras, areia de praia e cal de conchas.

Outros destaques do Centro Histórico são a antiga Casa de Cadeia e Fórum, atualmente utilizada pela Polícia Militar de São Sebastião, e a Casa Esperança, antigo sobrado do século XViii que conserva detalhes de época.

Outras construções ao longo do centro preservam a arquitetura e a história do Brasil Colonial.

Na Avenida Doutor Altino Arantes, a popular Rua da Praia, estão barzinhos e restaurantes que atraem moradores e turistas dia e noite.

Dali é possível avistar o Canal de São Sebastião, com Ilhabela ao fundo, enquanto se degusta pratos à base de frutos do mar, especialidade dos restaurantes regionais.

Conheça o que fazer em São Sebastião, onde comer, hospedar, visitar e praias

Agora que você já conheceu um pouquinho do litoral norte de SP. Que tal começar a programar sua próxima viagem?

Se gostou, compartilhe!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.