Ainda hoje, as praias de Ubatuba, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, são as principais atrações turísticas da cidade. É difícil imaginar qualquer viajante da região que não planeje passar alguns dias na praia. E não importa se o objetivo é pegar umas ondas, mergulhar, bronzear-se deitada em uma espreguiçadeira na areia ou apenas relaxar ao som do mar.
A realidade é que as principais atividades dos visitantes de Ubatuba no litoral norte de São Paulo são as praias. Mesmo que quase todos os turistas desejem uma praia e um céu azul claro, todos nós sabemos que Ubatuba experimenta mais do que apenas dias ensolarados, alguns turistas apelidaram como "Ubachuva". As chuvas ocorrem lá e, ocasionalmente, uma visita à praia precisa ser adiada.
E neste ponto, você precisará de algumas alternativas para passar o tempo. Não se preocupe , não vamos esquecer o seu dia ensolarado! Se o seu negócio é mesmo o mar, confira nosso post específico sobre as praias de Ubatuba. Você pode encontrar tudo o que precisa para seus dias de pé na área.
Comece seu passeio por Ubatuba longe da praia com uma visita ao centro da cidade, onde ainda existem algumas construções que contam a história de Ubatuba após o século XIX. Um dos vestígios mais bonitos é o Casarão do Porto, que data de 1846 e hoje funciona como centro cultural na Praça Anchieta. Servia de polo de comércio de produtos agrícolas que passavam pelo Porto de Ubatuba.
O Paço Nóbrega, outra construção do século XIX na região , abriga atualmente a Secretaria de Turismo de Ubatuba. Perto da Praça Anchieta, a Praça Matriz contém o edifício da Igreja Matriz de Ubatuba (Igreja da Exaltação da Santa Cruz) e um belo Coreto. A igreja marcou a época em que Ubatuba ganhou um novo porto e a população aumentou, sendo necessária a construção de uma nova sede. A Matriz levou uma década para ser concluída e foi lançada ao público na segunda metade do século XIX, ainda inacabada.
Ao terminar o passeio pela história da região, aproveite para conhecer o Mercado de Peixes de Ubatuba (vale a pena pedir petiscos preparados na hora com frutos do mar nas redondezas), a Feirinha de Artesanato e a Casa do Artesão de Ubatuba, ambas das quais localizados no entorno da Praça da Matriz. Continue até o Farol de Ubatuba, que fica no final da Praia do Cruzeiro, onde você poderá ver a maior parte da Orla do Centro.
Para continuar o trajeto, siga até a divisa entre as praias de Itaguá e Cruzeiro. Passe pela Praça Trópico de Capricórnio na Avenida Iperoig e também pela Rua Guarani, onde está a maior concentração de lojas, bares, restaurantes e opções de hospedagem de Ubatuba. Um passeio bem animado, especialmente à noite. No final da rua ficará o Aquário de Ubatuba, que é divertido para as crianças. Caso não queira fazer uma visita, aproveite o esqueleto de baleia jubarte exposto na Praça da Baleia. A selfie ficará ótima!
Para chegar à sede do Projeto Tamar Ubatuba, no bairro Itaguá, se o pique permitir, vale a pena continuar o trajeto. O local é fascinante para crianças e adultos, que podem aprender como proteger o meio ambiente durante uma visita interativa onde podem ser vistas algumas tartarugas marinhas resgatadas do litoral paulista.
Entre caminhadas, passeios e conhecimento é hora de matar a fome, para isso o Refúgios no Interior selecionou os Melhores Restaurantes de Ubatuba.
Depois de cumprir essas visitas, é hora de voltar para a praia! Com certeza a chuva já terá dado uma trégua e você encontrará um lugar ao sol!
As Praias de Ubatuba - Litoral Norte de São Paulo
Ubatuba é um paraíso para os amantes de praia e pessoas que gostam de estar em contato com a natureza, com mais de 100 praias disponíveis para curtir e ser feliz (oficialmente são 102). São tantas as praias que não será difícil encontrar uma praia para relaxar debaixo de uma árvore e dar um mergulho refrescante no mar.
Um dos destinos turísticos preferidos e mais procurados pelos surfistas do Litoral Norte paulista é Ubatuba, e a cada quilômetro de Rio-Santos, a probabilidade da região por belas praias confirma isso. Ubatuba, que é vizinha de Paraty no Rio de Janeiro, divide uma exuberante vegetação da Mata Atlântica e tons de verde esmeralda do mar. Seja terra ou água, é difícil não se impressionar com tanta beleza ao redor.
Circular entre as praias de Ubatuba pode ser desafiador, pois são mais de 80 km de litoral com praias transportáveis à Rio-Santos. A melhor maneira de conhecer as diversas atrações é ter um carro à disposição, mas não será difícil conhecer os trajetos de Uber, bicicleta e a pé, pois há lindas trilhas que levam a alguns dos lugares mais charmosos da cidade.
Ubatuba é dividida nas regiões Sul, Centro e Norte. A melhor maneira de conhecer as praias é focar nas praias de cada região e procurar ir no mesmo dia para evitar grandes desvios e engarrafamentos, comuns na alta temporada e que podem atrapalhar um pouco o passeio. Cada uma das três regiões oferece belas praias e vale a pena explorar.
Há praias movimentadas em todas elas, além de praias boas para famílias, para a prática do surfe, algumas com quiosques e restaurantes outras mais educativas, praias paradisíacas quase sem ninguem. Portanto, não se prenda a apenas uma região de Ubatuba e muito menos a uma única praia! Devido à inúmeras opções em Ubatuba, fizemos uma lista preliminar de praias de Ubatuba por região para auxiliar na escolha da sua praia preferida.
As Melhores Praias do Sul de Ubatuba - Litoral Norte de SP
Quem visita o Litoral Norte paulista tem mais opções de praias na região sul de Ubatuba. Os turistas de Santos, São Sebastião e Caraguatatuba são atraídos pelo fácil acesso para quem mora no sul do Estado. As praias do sul costumam ser concorridas, principalmente aos que não conhecem as praias do norte, mas também há lugares paradisíacos que valem a pena passar um dia inteiro explorando a região.
Algumas belas praias do sul são atraentes para quem procura ambientes mais isolados e desertos. É o caso das praias do Bonete, Praia Deserta e Praia Cedro do Sul, todas no roteiro da Trilha das Sete Praias. Essas praias são cercadas por uma profusão de vida selvagem e quase não há turistas por lá .A Trilha das Sete Praias começa com a Praia de Fortaleza, que merece uma visita, junto com a pequena e charmosa Praia Brava da Fortaleza e a Praia do Costa. Todas na mesma via de acesso. Continuando o roteiro acima, não deixe de passar pela Vermelha do Sul, ótima opção para explorar uma praia deserta e também pela Praia Dura, que tem mar calmo, extensa faixa de areia, e é uma excelente opção para famílias com crianças pequenas. Outra trilha que leva a praias tranquilas é a Trilha das Sete Fontes, uma viagem de 4 km que começa no encantador Saco da Ribeira, passa pelas águas cor de esmeralda da Praia do Flamengo e termina na deslumbrante Praia das Sete Fontes.
Nossas preferidas entre as praias que agregam infraestrutura a um cenário encantador são a Praia da Sununga (onde fica a Gruta que Chora ), a Praia do Lázaro e a Praia Domingas Dias. Um dia de passeio seria excelente para ver conhecer todas, já que é uma do lado da outra. O número de turistas é na medida certa para evitar aglomeração nas praias, há quiosques e vendedores ambulantes e a água é ótima para banho. Excelentes opções para viagens em família. Vale a pena visitar a Praia de Santa Rita, que em dias calmos é um paraíso, assim como a Praia da Enseada, de onde saem os principais passeios para a Ilha Anchieta.
A Praia do Maranduba, na Zona Sul de Ubatuba, é a melhor opção para quem gosta de praia movimentada e cheia de gente, música, vendedores ambulantes e infraestrutura completa. No entanto, é importante estar ciente de que esta é a praia mais movimentada da região. Quase tão lotada e quanto a Praia Grande no Centro. Se quer agito, mas não muito, procure a Praia de Toninhas, que fica próxima à Praia Grande e tem boa infraestrutura, além de um belo mar onde as tartarugas são frequentemente vistas.
Praia das Toninhas em Ubatuba no Litoral Norte de SP
A Praia Grande é mais movimentada que a Praia das Toninhas. Apesar das semelhanças em suas características, a Praia das Toninhas é bem mais tranquila que a mais conhecida Praia Grande. E isso já foi um fator para muitos turistas preferirem ir para lá. A Praia de Toninhas e a Praia Grande são duas das maiores praias de Ubatuba. Elas são separadas por um lindo mirante no alto da rodovia, de onde se avistam as duas praias.
O mar da Praia das Toninhas tem trechos com mar calmo (principalmente do lado direito), mas também existem zonas propícias à prática do surf (especialmente o canto esquerdo). Aconselha-se levar guarda-sol porque não há muitos locais na praia que tem sombra natural proporcionada pelas árvores. A Praia das Toninhas tem uma faixa de areia extensa com diversos restaurantes e quiosques, tornando o destino ideal para turistas que querem infraestrutura para passar o dia inteiro relaxando sem se preocupar. Uma ótima opção para se hospedar próximo ao burburinho de Ubatuba é a Praia de Toninhas, que possui grande quantidade de hotéis, pousadas e casas de aluguel.
Praias Centrais de Ubatuba
O Centro é a região de Ubatuba mais disputada pelos turistas e também a que tem menos praias para oferecer. O grande movimento pode ser atribuído à maior concentração de hotéis e restaurantes na cidade. O deslocamento entre as praias do sul e do norte fica mais fácil e a distância entre elas diminui um pouco ao se hospedar no Centro de Ubatuba. Apesar de bastante movimentado e localizado próximo à praia mais movimentada de Ubatuba, o Centro reserva algumas boas surpresas onde os visitantes podem curtir um dia de sol sem precisar disputar espaço na areia e sombra. A região tem uma bela praia para passear ao entardecer, sentar em um quiosque, praticar mergulho com snorkel, surfar e curtir o sol.
A área de areia mais procurada de Ubatuba é a Praia Grande, que marca a transição do Sul para o Centro. Ela é o termômetro que mede os índices turísticos da região. É aconselhável se preparar mentalmente para lidar com o congestionamento e um espaço ao sol se a Praia Grande estiver lotada. Porém, há uma boa probabilidade de encontrar uma praia quase deserta com facilidade se ela estiver vazia. A praia mais movimentada do Brasil é a Praia Grande; há muitos restaurantes, lojas e pessoas lá , obviamente. Se você quer agilidade, considere viajar para Praia Grande. Agora, se você curte ambientes movimentados mas prefere uma praia menor, a Praia do Tenório pode ser uma boa pedida. Ali, o mar é magnífico e há opções de serviços que incluem o passeio de barco. Ainda na lista das praias mais movimentadas, a Praia do Perequê -Açu é a mais procurada pelos turistas. A agitação também está presente ali, mas infelizmente, nem sempre a água é própria para banho.
Vale a pena explorar a Praia Vermelha do Centro se você precisar se acalmar um pouco. Esta praia é a preferida dos surfistas porque raramente está cheia e tem sempre uma zona mais calma para observar a paisagem. De lá, siga para a Praia do Cedrinho, uma das mais bem preservadas do Centro, onde os turistas que curtem mergulho livre comemoram. Há excelentes chances de avistar uma adorável tartaruga nadando por perto.
As praias de Itaguá e Cruzeiro (ou Iperoig) são excelentes opções se o que você procura é um passeio tranquilo pela orla com acesso a restaurantes sob as árvores, lojas de produtos artesanais e praianos. Apesar de serem imprópias para banho, proporcionam um delicioso passeio a beira-mar tranquilo e sem pressão. Como há mais restaurantes e bares nessa área do que em qualquer outra de Ubatuba, será simples estender o passeio até mais tarde. Após o anoitecer, esta é a melhor localização de Ubatuba.
A orla do Centro de Ubatuba é formada pela Praia do Itaguá e pela Praia do Cruzeiro. Por não ter praias ideais para banho durante a grande parte do ano, a Praia do Itaguá é mais adequada para caminhadas pelo calçadão do que pra cair no mar. O movimento é maior no final do dia, quando os atletas se exercitam e também no início da noite, quando as mesas dos restaurantes à beira-mar são disputadas.
É uma ótima área para quem não sabe onde comer e quer avaliar suas opções antes de tomar uma decisão. Basta um rápido giro pelas ruas do bairro Itaguá para revelar cardápios variados. No entorno, também será fácil encontrar lojinhas com a cara de Ubatuba . Muitos turistas acabam passando pela Praia do Itaguá por ser o ponto de partida dos passeios de barcos que visitam as ilhas próximas.
Praias do Norte de Ubatuba
Praia Português ou "prainha de Félix"
Confira aqui os Melhores Lugares para se Hospedar em Ubatuba
Como chegar às praias do Português e do Félix
A partir da Praia do Félix, deve-se seguir o canto à direita da faixa da areia e atravessar as pedras para chegar à Praia do Português. O percurso é mais fácil com maré baixa e exige certa habilidade do turista, que deve subir e descer pedras e passar pela água para chegar ao outro lado. Nada que um pouco de esforço não resolva. Você chegará à Praia Português em menos de cinco minutos. Perto da Praia do Félix, a Praia do Prumirim é outra praia movimentada com muitas opções gastronômicas. Além de linda, a Praia do Prumirim também oferece fácil acesso à Ilha do Prumirim. Já a Praia de Picinguaba atrai o público que busca embarcar e seguir viagem até a Ilha das Couves. E como a praia tem um mar ótimo para banho, vale a pena uma pausa por lá .
O mar calmo e a boa infraestrutura da Praia da Almada é ideal para ir com crianças porém tem um pouco mais de movimento vale ressaltar que o acesso é feito por uma estrada estreita de mão dupla, onde a atenção deve ser redobrada, mas compensa pela vista.
A partir daí também será possível visitar a Praia do Engenho e a Praia Brava da Almada, duas das praias mais desertas da região.
A Praia do Camburi também com infraestrutura de quiosques e restaurantes, mas com clima bem mais rústico, agrada ao público alternativo. Chegar até lá exige disposição, já que a estrada costuma ser bem ruim. Por isso ela não fica cheia.
Um local perfeito para quem gosta de trilhas de areia duras e longas, ideal para a prática de esportes na areia, é a Praia da Fazenda. Um bom destino para famílias com crianças que não querem muito movimento e preferem ambientes mais naturais é a Praia da Fazenda, que tem mar tranquilo , cercada por muito verde. As crianças brincam tranquilamente lá. Outras praias da região que possuem extensas faixas de areia e águas calmas são a Praia do Ubatumirim e a Praia do Estaleiro do Padre. Os dois são separados por um rio e oferecem hospedagem à beira-mar. Nos dois casos, carros trafegam na faixa da areia, cena inusitada que não ocorre em outras praias de Ubatuba .
A Praia do Puruba se destaca entre as demais praias da região por seu cenário espetacular que une as águas do mar com o encontro de dois rios. Quem procura praias mais desertas e nativas terá uma variedade de opções no Norte de Ubatuba. Por isso, chama a atenção o mar calmo e azulado da Praia do Léo. Visite a Praia Brava do Camburi para sair do movimento mas ainda encontrar um público interessante. Lá, o mar é magnífico, e a praia atrai surfistas em busca de boas ondas. Mesmo nos dias em que Ubatuba estiver mais movimentada que o normal, a Brava do Camburi estará vazia.
Uma boa pedida para quem quer fugir do agito e prefere praias pouco desenvolvidas é a Praia do Léo, que fica na zona norte de Ubatuba .Na Praia do Léo imperam as belas paisagens, as sombras densamente arborizadas e o lindo mar transparente emoldurado por rochas. É o local ideal para relaxar e desfrutar de um mergulho tratado praticamente sozinho. De salientar que o mar é calmo e tranquilo durante todo o ano, tornando esta praia o local ideal para todos os que gostam de estar na água.
O acesso não é dos mais fáceis para chegar à Praia do Leo, portanto, usar um aplicativo de navegação como o Google Maps será muito útil. Para chegar à areia, é preciso percorrer uma curta distância a pé a partir do final da estrada de terra.
Quem visita a Praia do Léo também deve visitar as vizinhas Praia do Félix, Praia do Português , Praia das Conchas e Praia do Prumirim, de onde se tem acesso à Ilha do Prumirim.
Como ir à Praia do Léo
A Praia do Léo está situada no norte de Ubatuba, a 20 km do centro da cidade, e o acesso é feito por estradas com asfalto, terra e trilhas .É preciso atenção para localizar a entrada porque a estrada que dá acesso à rodovia de terra na Rio-Santos é mal sinalizada.
Para saber exatamente onde começa a viagem, é essencial usar um aplicativo de navegação. A entrada fica entre os quilômetros 28 e 27 da rodovia (sentido de quem sai de Ubatuba rumo a Paraty). Fique de olho no Condomínio Prumirim, depois comece a seguir a beira da estrada até encontrar a entrada. O acesso é onde fica uma antiga lixeira antes de começar o guard rail que protege a curva seguinte. Veja a localização exata da entrada da Praia do Léo. Vale cada sabor! Com menos de 500 metros de percurso, a trilha é leve e de nível fácil. Outra forma de chegar à Praia do Leo é por trilha saindo do Condomínio Prumirim.
Algumas linhas que levam passageiros para a Praia do Prumirim a partir do Centro de Ubatuba são a 17- Vila Picinguaba , 22-Puruba e 23-Camburi.
As praias de Ubatuba se estendem além do continente, e a região oferece algumas ilhas para visitar durante a viagem, sendo as mais procuradas a Ilha das Couves , a Ilha Anchieta e a Ilha do Prumirim. Todas elas merecem uma visita e são igualmente espetaculares. Visite as três se o tempo permitir! Não há necessidade de gastar muito dinheiro para visitá-las, pois o custo do transporte que o leva até lá é baixo.
A ilha de mais fácil acesso é a Ilha do Prumirim. Espetacular, límpida e com tons que vão do verde ao azul, a Ilha do Prumirim está situada bem ao lado da Praia do Prumirim, na região Norte de Ubatuba. Os turistas são recebidos em uma extensa área da areia, onde podem observar o mar com tranquilidade e sem pressa. O trajeto mais movimentado leva cerca de cinco minutos.
O principal acesso à Ilha das Couves, que também fica na região norte de Ubatuba, é feito por barcos que partem da Praia de Picinguaba. A Ilha das Couves, um dos locais mais espetaculares de Ubatuba, possui duas praias distintas, mas igualmente belas. O tempo de viagem é de apenas 15 minutos.
Das três principais ilhas de Ubatuba, a Ilha Anchieta se destaca por oferecer o maior número de atrações. Dependendo da disposição dos turistas, pode até valer a pena fazer algumas trilhas por lá. A restrição mais popular para a Ilha Anchieta inclui paradas na Praia do Presídio, Praia do Sapateiro, Praia das Palmas e Praia do Engenho ( que abriga um aquário natural ), ou você pode escolher uma rota que também inclui a Praia do Sul e a Praia do Leste (com acesso apenas pelo mar). E a ilha atrai visitantes não apenas por suas praias, mas também por sua história e beleza natural.
Não é difícil entender que curtimos uma variedade de praias em Ubatuba. E basta um pouco de sol para dar um pouco mais de cor e deixar o cenário ainda mais bonito. Agora é só se programar e boa viagem!
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.