Muitas pessoas já praticam caminhadas regularmente em praças, ruas e academias. Mas nada como caminhar junto a natureza. Você conhece os benefícios de fazer trilhas? A prática de trilhas traz diversos benefícios para sua saúde física e mental.
A trilha é uma atividade bem democrática, com opções para todas as idades e vários tipos de trajetos e níveis de dificuldade, além de ser uma opção barata (e até gratuita muitas vezes). Ao fazer trilhas você tem um risco menor de contrair doenças cardíacas já que o exercício estimula o sistema cardiovascular fazendo com que o coração bombeie mais sangue para o corpo. Os vasos e artérias também ficam mais flexíveis, saudáveis e com uma menor probabilidade de problemas.
Fazer trilhas é uma forma de lembrar de onde vem a vida. Ouvir os barulhos dos bichos, identificar os cheiros das plantas, sentir a consistência da terra. Entender na prática os impactos da nossa presença no mundo. Se você deixar lixo, ele vai ficar ali. Se sair da trilha demarcada, vai provocar erosão. Se pisar nas plantas, elas podem morrer.
Estar junto à natureza também tem o poder de nos fazer perceber como somos pequenos, mesmo nos julgando tão importantes. Grãozinhos de areia nesse mundo imenso. E nos ensina, ainda, a respeitar a natureza, impotentes que somos frente à sua vontade. Se ela quiser fazer chover, vai chover. Se decidir nevar, vai nevar. Se o rio encher e não pudermos passar, cabe a nós voltar.
E o que não faltam no interior são maravilhosas trilhas para se divertir. Mais fáceis, mais difíceis, mais secas ou mais úmidas, tem pra todos os gostos. Então prepare a mochila, a garrafa d' água e as botas e entre nesta aventura! Confira:
Trilha Vale do Sol em Votuporanga
A trilha é propícia para caminhada em passarela suspensa e tem grande potencial para educação ecológica. O local conta com uma passarela de madeira, com 340 metros de extensão e 60 centímetros de elevação do chão, para que os turistas tenham mais segurança e fiquem próximos da natureza.
Além disso, também há acessibilidade para portadores de necessidades especiais, sanitários com acessibilidade, portaria, câmeras de monitoramento e uma varanda para descanso e reunião de grupos. Utilizada para piqueniques e produções fotográficas. Endereçada na Rua Emílio Nogueira no bairro Vale do Sol, aberta todos os dias, das 7h às 19h.
Trilha Ecológica Mata dos Macacos em Mira Estrela
A cidade desfruta do privilégio de ter uma Trilha Ecológica denominada popularmente de “Mata dos Macacos”, visitada por turistas e estudantes que promovem a educação ambiental e o turismo conservacionista. A trilha está elencada nos catálogos de turistas ecológicos que procuram o local em busca de tranquilidade, material biológico para estudos ou passeio.
Nesta mata também possui vegetação e fauna, além de uma imagem inesquecível para crianças e adultos. São bandos de macacos que integram a mata e que ficam se mostrando às margens da rodovia. É um espetáculo à parte. O acesso é através da Estrada Vicinal Claudio Ribeiro com entrada gratuita. Possui sinalização e guias para visitação.
Trilha Suspensa em Santa Fé do Sul
A trilha suspensa foi construída em meio a vegetação do Parque Ecoturístico das Águas Claras , é toda feita com madeira tratada, tem 331 metros lineares e está suspensa a 1,5 metro de altura do terreno. A implantação da trilha suspensa visa incentivar práticas educativas e ambientais.
Trilha da Praia Brava em São Sebastião
Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico! A Praia Brava é um verdadeiro paraíso ecológico, localizada entre as praias de Maresias e Boiçucanga, na rodovia Rio-Santos KM 160. O visitante poderá observar uma grande variedade de espécies de fauna e flora. Durante a trilha, o ecoturista passará por dois mirantes com belíssimas paisagens. A trilha é íngreme, exigindo do visitante certo esforço. Porém, ao chegar ao destino, a recompensa é uma praia de beleza selvagem, de areias brancas e limpas, ondas fortes e boas para a prática do surfe.
Trilha Sensorial em São Bernardo do Campo
As melhores trilhas de São Sebastião estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha Sensorial em São Bernardo do Campo! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de estar no meio da fauna e a flora local, um verdadeiro paraíso ecológico com acessibilidade para todos!
A trilha sensorial do Parque Ecológico Imigrantes tem início na plataforma das células e segue para o interior da mata. É um espaço onde o visitante pode ter um contato mais íntimo com a flora e fauna locais. Uma trilha inclusiva, pensada para proporcionar experiências de aprendizado a deficientes visuais, acessível a cadeirantes e a deficientes auditivos.
Os recursos disponibilizados pelo parque promovem uma nova forma de relacionamento com a natureza e o meio ambiente, contribuindo para a reabilitação física e psicológica dos visitantes. Plataformas, rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, corrimões e recursos eletrônicos de áudio, assim como a Trilha Sensorial, permitem que cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais possam desfrutar do convívio com a natureza.
Trilha do Vale das Ostras em Eldorado
Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico! Trilha no Vale das Ostras em Eldorado. Uma região belíssima, considerada a Amazônia Paulista. Que passa por 14 cachoeiras durante seu trajeto. O Vale do Ribeira está localizado no sul do Estado de São Paulo, recebe esse nome em função da bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape. Abriga 61% da Mata Atlântica remanescente no Brasil. Em 1999 a ONU (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), declarou a região Patrimônio Natural da Humanidade. Ela contém em si uma das maiores biodiversidade do planeta, pois conserva a maior porção de Mata Atlântica do Brasil.
Trilha do Bauzinho em São Bento do Sapucaí
Saindo da Cidade leva cerca de 30 minutos até o estacionamento do Bauzinho onde começa a Trilha do Bauzinho até a Ana Chata. Com 5 minutos de caminha você chega ao mirante que fica no meio da pedra do Bauzinho onde tem uma linda vista de São Bento do Sapucaí, Serra do Coimbra, Campos do Jordão e outras cidades, depois de um tempo para tirar fotos e apreciar a vista, faça o retorno até início da trilha que leva até as escadas do Baú, então, continue trilha da Ana Chata até chegar no cume da pedra que leva cerca de 01h30 de caminhada. Um ótimo opção de passeio para fazer com crianças, adolescentes e famílias.
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.