Turismo - Conheça as melhores cachoeiras de Brotas!


Conheça as melhores cachoeiras de Brotas!
Conheça as melhores cachoeiras de Brotas!
Conheça as melhores cachoeiras de Brotas!
Conheça as melhores cachoeiras de Brotas!

Uma das maiores atrações da cidade são suas lindíssimas e refrescantes cachoeiras, que atendem todos os públicos.

Faça Novos Amigos! Entre no Nosso Grupo de Viajantes!

Brotas está localizada bem no centro do estado de São Paulo, no coração de uma das regiões mais desenvolvidas do país, mas que ainda nos presenteia com suas riquezas e belezas naturais preservadas. Dotada de uma posição geográfica estratégica e privilegiada, vêm assumindo um novo caminho e desponta no contexto ecoturístico nacional.

Historicamente, sempre ligada à produção rural e à economia agrícola, teve sua época áurea no princípio do século XX, com a cultura do café. Brotas, SP reúne características bastante significativas no que se refere à preservação de recursos naturais, pois retém uma grande parcela de mata nativa, abrigando uma considerável biodiversidade animal e vegetal. Mas seu maior patrimônio natural consiste no relevo de modo geral suave, na formação das “Cuestas Basálticas”, e de seu grande manancial hídrico, destacando-se o rio Jacaré Pepira, um dos poucos rios ainda não poluídos do estado de São Paulo.

Essas condições naturais fazem de Brotas uma das poucas regiões do interior de São Paulo que ainda concilia ambiente natural, com os aspectos de uma área quase toda ocupada pela atividade rural, garantindo-lhe uma forte beleza paisagística além de apresentar aspectos culturais típicos da comunidade local.

Brotas abriga em suas “serras” várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas, concentra uma enormidade de atrativos turísticos, na sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos, confere à região um enorme potencial para o turismo de aventura, ecoturismo e para o turismo rural. E hoje já é com certeza, ponto de referência para a prática de esportes de aventura, como o rafting, boia cross, canyoning, arborismo e outros.

Uma das maiores atrações da cidade são suas lindíssimas e refrescantes cachoeiras, que atendem todos os públicos: famílias que querem relaxar, casais que procuram um programa romântico, pessoas que procuram meditar e curtir a natureza e se você gostar de um pouco mais de aventura, diversas cachoeiras são referência para a prática de esportes de aventura aquáticos. Confira agora as melhores cachoeiras de Brotas, selecionadas à dedo pela nossa equipe para otimizar sua viagem!

Cachoeira Santo Antônio 

No Parque Recanto das Cachoeiras em Brotas, São Paulo, está a Cachoeira Santo Antônio, formada pelo Córrego da Roseira e com 20 metros de queda. A trilha tem apenas 800 metros e é adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. É convidativa para banhos e ainda conta com uma piscina natural onde você, após realizar sua caminhada, vai se divertir e relaxar cercado por muito verde.

Cachoeira Cassorova

A Cachoeira Cassorova está entre as 8 cachoeiras mais bonitas do Brasil! Localizada na Fazenda Cassorova, está localizada no distrito do Patrimônio, a 28 km (5 km de terra) do centro de Brotas, e recentemente se tornou um convidativo Eco Parque, onde o turista poderá passar o dia se divertindo e harmonizando com a natureza.

Além das duas conhecidas Cachoeiras, Cassorova e Quatis, o Eco Parque Cassorova oferece uma estrutura completa aos visitantes com piscina de água natural, área de descanso e contemplação, restaurante com fogão à lenha, lanchonete e um mirante onde todo o vale das Cuestas Paulista pode ser admirado. As cachoeiras são os principais atrativos do Eco Parque Cassorova, onde é operado o Canyoning. Além desta aventura o visitante também pode se refrescar em suas águas e caminhar por trilhas preservadas, conhecendo o que a natureza local guarda de melhor. 

Cachoeira do Astor

A Cachoeira do Astor está localizada no município de Brotas, São Paulo. A Cachoeira é uma das melhores da cidade para banho com seus poços refrescantes. Há até uma ducha natural! Uma caminhada íngreme de apenas cinco minutos levam à primeira queda de 25 metros. Ali os turistas podem se deliciar com banhos relaxantes e com a prática de canyioning, para iniciantes. A outra queda é maior, com cerca de 35 metros e para alcançá-la é preciso um pouco mais de esforço. São 40 minutos de trilha, compensados por poços que aliviam o cansaço da caminhada e ainda uma ducha natural no lado esquerdo. Vale a pena a visita. Fica a 31 quilômetros de Brotas. O acesso a mais essa bela cachoeira em Brotas é por uma trilha fácil de cinco minutos, com corrimão e cordas.

Cachoeira da Figueira

A Cachoeira Figueira, localizada no município de Brotas em São Paulo, é uma queda imponente de 47 metros e grande volume de água, perfeita para a prática do canyoning (rapel em cachoeira percorrendo o leito do rio e suas quedas). Para chegar lá, há uma trilha de nível moderado e com 15 minutos de duração. Há até um banquinho para você sentar e relaxar embaixo da cachoeira, sentindo a força da água no corpo.

Cachoeira Escorregador

A cachoeira de maior aproveitamento de Brotas e região com uma trilha curta e de fácil acesso. Visitação autorizada mediante recolhimento de uma taxa cobrada na portaria.

Características da Cachoeira:

  • 1ª Parte - 30 m. de extenção p/ 20 m. de largura, final com uma deliciosa piscina natural com profundidade média de 2 m.
  • 2ª Parte - 7m. de queda livre formando piscina natural com profundidade média de 1,20 m.

Cachoeira do Saltão

O acesso até a Cachoeira do Saltão é pago, mas conta com estacionamento e sanitários para os visitantes. Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma descida desafiadora com cerca de 400 degraus. Por isso, esteja preparado para grandes aventuras, já que o percurso exige um pouco mais de preparo.

Porém, ao final do trajeto a recompensa é incrível: um imponente cânion com uma queda d’água de 75 metros. Além disso, na base da cachoeira possui um pequeno lago onde é possível relaxar e renovar as energias para percorrer o caminho da volta.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.

Você Pode Assistir o Vídeo ou Gostar:

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR E CONHECER TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.