Jaú a Capital do Calçado Feminino - Turismo SP


Jaú a Capital do Calçado Feminino
Jaú a Capital do Calçado Feminino
Jaú a Capital do Calçado Feminino
Jaú a Capital do Calçado Feminino
Jaú a Capital do Calçado Feminino

Jaú já foi conhecida  como cidade da terra roxa por ser grande produtor de café, mas atualmente é conhecida como capital do calçado feminino, devido as diversas fábricas de calçados que surgiram à partir de 1940. Atualmente a cidade tem 181 indústrias no setor e chegam a produzir 70 mil pares por dia.

Jaú tem como cidade vizinha Bauru que está aproximadamente 55 km e para quem vem da Capital está aproximadamente 296 km. e tem aproximadamente 152 mil habitantes. A cidade mais segura do Brasil com mais de 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência 2019, é Jaú, localizada na região central do estado de São Paulo. O ranking é organizado de acordo com as taxas de mortes violentas por 100 mil habitantes. 1º lugar - Jaú (SP) - 2,7 mortes a cada 100 mil habitantes.

A Arquitetura está presente através das construções pode-se ver a memória, a importância e a história do município. Apresenta mais de 400 prédios históricos edificados durante os áureos anos do café. Essas belas edificações centenárias encontram-se distribuídas principalmente pelo centro da cidade. A que mais impressiona é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, sendo a quarta edificação da igreja, o atual prédio, vazado no estilo neogótico alemão e inaugurado em 1901 possui grandes dimensões e uma beleza inigualável.

O templo é decorado internamente por diversas pinturas e possui vitrais e um órgão importados da Alemanha, telhas importadas da França, piso hidráulico, um carrilhão de belos cinco sinos, além de inúmeras obras de arte em madeira e mármore. Outra curiosidade sobre Jaú é que a cidade foi uma das primeiras do estado a ter luz elétrica.  Em 1907 segundo dados da "Companhia Paulista de Estradas de Ferro" o município de Jaú, o mais rico e maior produtor de café da Zona da Paulista, ocupava o primeiro lugar nas estações da Companhia, tornando-se o centro produtor que mais exportava café em todo o mundo.

A riqueza obtida pela produção do café fez com que Jaú se tornasse um dos mais ricos municípios de todo o Estado, sendo importante ressaltar que naquela época Jaú, Ribeirão Preto e Campinas eram os únicos municípios do interior paulista a ter o privilégio de possuir calçamento urbano. Em 28 de setembro de 1901 deu-se a inauguração da "Companhia de Força e Luz do Jahú", sendo o quarto município do país a ter o benefício da luz elétrica.

PONTOS TURÍSTICOS DE JAÚ - INTERIOR DE SP

O ponto turístico mais famoso de Jaú é o Território do Calçado que conta cm 180 lojas e recebe mais de 100 mil turistas por mês. 

 LOCALIZAÇÃO: Av. Totó Pacheco, 1647 - 2º Zona Industrial - Jaú/SP - CEP 17213-700
 FUNCIONAMENTO: Segunda a sábado das 9h00 às 19h00 Domingos e Feriados das 10h00 às 18h00
 CONTATO:  (14) 3621-9339  (14) 99631-0461

Sabe aquele gostinho de comida de interior, comida caipira e saborosa? A dica de ouro é o Restaurante Polaco que em 1980, o Sr. Polaco abriu um bar bem simples e de culinária familiar. Lá, eram servidas porções com receitas da família. A famosa leitoa com o tempero do Polaco, a polentinha crocante da esposa Luiza era feita com muito capricho. Tinha também frango à passarinho, arroz com bacon, feijão caseiro. Com esse cardápio simples e cheio de sabor, a família viu o restaurante crescer.

Após um tempo, o restaurante passou a ser do filho do Polaco, Beto, como é chamado no bairro, e sua esposa Lúcia, que foram aumentando as opções do cardápio e aprimorando tudo que já existia. Hoje, a terceira geração está à frente do restaurante: Murilo e Tiago Manzatto lideram o local.⠀

Não deixe de experimentar o Refrigerante Jahuba, o verdadeiro com o DNA Jauense!

Segunda a sexta-feira – Das 11h às 14h30

Sábado e domingo – Das 11h às 15h

R. José Boletti, 79
Pouso Alegre de Baixo, Jaú – SP

(14) 3623-1112

Casarões do Centro Histórico de Jaú - (turismo histórico-cultural)

A cultura cafeeira contribuiu sobremaneira para a ascensão econômica do Município. Toda essa riqueza proporcionou aos jauenses um padrão de vida elevado, mesmo para os menos abastados era acessível construir residências com razoável qualidade construtiva e estética, fruto do trabalho meticuloso dos artesãos construtores, em sua maioria, imigrantes italianos.

Graças ao empenho dos desbravadores, dos imigrantes e de todos aqueles que aqui chegaram e estabeleceram-se, Jahu ainda é uma cidade pujante, de paisagem urbana acolhedora, que conta com um belíssimo, rico e bem preservado patrimônio arquitetônico em estilo eclético, construído entre o fim do século XIX e o início do XX, nacionalmente conhecido, respeitado e estudado no meio acadêmico brasileiro. Jahu possuí 450 casarões preservados por lei.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú (turismo histórico-cultural)

Igreja com arquitetura eclética e predominância neogótica. É visitada por turistas e grupos escolares. O passeio dura aproximadamente 2 horas, no qual é contada a história de Jahu através da Igreja e suas peculiaridades. É mostrado os aspectos da construção, como ladrilho hidraúlico, sinos, arquitetura e vitrais. O passeio é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo (agendado com antecedência).

Frei Galvão - Jaú - SP (turismo religioso)

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro já esteve presente em Jahu, às margens do rio Tietê, e realizou o MILAGRE DA BILOCAÇÃO (estar em mais de um lugar ao mesmo tempo). O turismo em Jahu vem crescendo graças ao popularmente conhecido Frei Galvão. Todo ano é realizada a missa campal no mês de maio no Condomínio Frei Galvão.

Peregrinos rezam e caminham até o local da missa, onde são distribuídas as pílulas de Frei Galvão, que já realizou vários milagres para quem as tomou. Para conhecer o turismo religioso em Jahu o turista pode escolher entre a via terrestre ou pela fluvial, chegando próximo ao local do milagre por meio de um atracadouro.

Gostou? Então comece a programar sua próxima viagem!

Escolha sua hospedagens em Jaú e região aqui!

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.