Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos? - Turismo SP


Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos?
Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos?
Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos?
Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos?
Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos?
Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos?
Quais os Bairros do Centro de SP e Seus Pontos Turísticos?

Quer saber quais os bairros fazem parte do Centro de São Paulo e quais suas características e pontos turísticos?

O Centro de São Paulo é uma das regiões mais ricas de eventos e comemorações da capital, além das várias opções de arte e cultura. Há feiras de artesanatos, museus, espaços culturais e bares e restaurantes tradicionais.

A região do Centro é administrada pela Subprefeitura da Sé, que engloba os distritos da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília. O distrito da Consolação abriga o bairro de Higienópolis e o distrito da República, a Vila Buarque. A Aclimação faz parte do distrito da Liberdade, o que faz com que o Centro reúna mais de dez bairros. Confira a lista abaixo:

1. Bairro Bela Vista SP

Morar na Bela Vista é estar em um bairro tradicional e movimentado. A cultura italiana é muito presente, com cantinas de pratos deliciosos, principalmente na região do Bexiga e a famosa Festa da Achiropita. Você nunca ficará entediado ou sem nada para fazer, e há opções para todos os gostos e bolsos. A paisagem varia um pouco, dependendo de você estar mais perto da Avenida Paulista ou da Sé, mas o que chama mais a atenção são as construções históricas.

2. Bairro Bom Retiro SP

É um bairro descolado, com pontos culturais históricos como a estação da Luz e a Pinacoteca. Também tem o Parque Jardim da Luz e o Centro de Esportes Radicais.

Bom Retiro é o movimentado bairro de moda da cidade, repleto de lojas discretas que vendem roupas, tecidos e acessórios. Famosa por sua acústica, a Sala São Paulo é uma sala de concertos para música orquestral situada em uma estação de trem imponente dos anos 30. Padarias, restaurantes com buffet e churrascarias coreanas, gregas e peruanas lotam as ruas no entorno do Parque da Luz, que é repleto de palmeiras, estátuas e esculturas.

3. Bairro Cambuci - SP

É para quem procura um ótimo oferecimento de estabelecimentos comerciais e de serviço, com hospitais, lojas, supermercados, farmácias, entre outros. Sendo um dos mais tradicionais de São Paulo, é vizinho de outras regiões valorizadas da cidade, como a Mooca e a Vila Mariana. Na questão da mobilidade, há a Avenida Dom Pedro I e a Avenida do Estado. 

4. Bairro Consolação SP

Uma área nobre e bem valorizada da capital, tem estações de metrô como a Paulista, a Higienópolis-Makenzie e a Anhangabaú. Inclui vias importantes como a Rua Augusta e a própria Rua da Consolação. Contém muitas opções gastronômicas, padarias, bancos e supermercados, além da importante Universidade Mackenzie. O Cine Belas Artes é uma tradicional referência para os amantes da sétima arte. 

O movimentado bairro da Consolação é conhecido pelo Baixo Augusta, um dos centros de vida noturna mais agitados da cidade, com bares, locais de música ao vivo e baladas. Muito frequentada pelo público LGBTQIA+, a Rua Frei Caneca oferece shows de drag queens e noites com karaokê. Os pontos culturais incluem o Teatro Augusta, que apresenta peças contemporâneas e shows de comédia stand-up, e o Teatro Frei Caneca, com concertos e shows voltados para a família.

5. Sé - SP

A Praça da Sé é um dos destaques, conhecida pelo monumento de mármore indicando o “Marco Zero”, centro geográfico da cidade, com estação de metrô com o nome do bairro e um entorno com grande disponibilidade de estabelecimentos de serviço e comércio, transporte coletivo e pontos culturais. Por fazer fronteira com a Liberdade, parte da Sé costuma ser confundida com o bairro, o que inclui atrações da cultura japonesa. Além disso, há as estações Sé (linhas 1-azul e 3-vermelha) e Anhangabaú (linha 3-vermelha) do metrô.

Outros destaques do bairro, bastante culturais, são a Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé e o Sesc do Carmo.

Em frente à praça fica a Catedral de São Paulo, com suas torres neogóticas e cúpula em estilo renascentista. No local onde a cidade foi fundada fica o Pátio do Colégio com uma igreja e um museu.

6. Bairro Higienópolis SP

É um bairro nobre, em um polo econômico e cultural. Tem ótimas opções de imóveis residenciais com arquitetura única, muitos já modernizados e outros para reforma, com ruas arborizadas e praças. Vizinho da Consolação, tem uma ótima qualidade de vida e tem pontos de destaque como o Shopping Higienópolis e o Museu de Arte Brasileira e o Museu do Futebol, que é uma atração para a família toda com as exposições interativas sobre a história desse esporte.  A Praça Vilaboim e o Parque Buenos Aires são destaques para passeio com as crianças ou uma boa caminhada com os pets.

Higienópolis é um bairro próspero onde cafés chiques, boutiques de moda e restaurantes sofisticados dividem o espaço com edifícios residenciais modernos.

7. Bairro Liberdade SP

Morar na Liberdade é para os amantes da cultura oriental. Por conta do período de imigração para São Paulo, o bairro possui a maior população de origem japonesa fora do Japão. Além de restaurantes com culinária asiática – chinesa, japonesa e coreana, por exemplo – tem seus típicos postes de luz vermelhos, lojas, pequenos shoppings e vendinhas com produtos típicos do Oriente. 

Um alto arco torii vermelho marca a entrada da Liberdade, a região japonesa da cidade, onde as ruas são decoradas com lanternas. 

Tem também ótimas opções de transporte, como linhas de ônibus diversas e as estações Liberdade, São Joaquim e Vergueiro. O Centro Cultural São Paulo é destaque cultural na região.

8. República SP

Parte do Centro, o bairro República tem como ponto principal a exuberante Praça da República. A Praça da República conta com feirinha de antiguidades e eventos durante o ano, há casas noturnas e pontos de destaque como o Teatro Municipal e a Galeria do Rock, para fazer compras ou para curtir atrações culturais.

A área é famosa por sua vida noturna, com bares discretos, casas noturnas extravagantes e locais frequentados pelo público LGBTQIA+ ao redor do Largo do Arouche. O mirante, o restaurante e o piano-bar são os atrativos do Edifício Itália, um marco modernista. 

9. Bairro Santa Cecília SP

Morar na Santa Cecília é para quem procura um bairro conhecido por sua atmosfera movimentada e boêmia. Ele tem características que atraem moradores modernos. Suas ruas são arborizadas e planas, o que facilita caminhadas e o percurso de ciclistas. É muito bem localizado, com duas opções de metrô (Marechal Deodoro e Santa Cecília). 

Ainda há o Parque da Água Branca, um espaço estruturado e seguro para caminhar e praticar exercícios, ou o Parque Buenos Aires, que se destaca por seu ambiente calmo e agradável.

Santa Cecília é um distrito situado na zona central do município de São Paulo. O distrito compreende os bairros de: Campos Elíseos, Santa Cecília, Várzea da Barra Funda, e parte da Vila Buarque onde estão localizados o Largo Santa Cecília e a estação do metrô Santa Cecília.

O Centro Histórico de SP:

Embora seja comum considerar os distritos Sé e República, de forma única, como sendo o "Centro Histórico de São Paulo", esse título cabe verdadeiramente ao distrito da Sé, mais propriamente à região compreendida entre o Largo São Francisco, o Largo São Bento e a Praça da Sé, que formam o "triângulo histórico" onde surgiu o Colégio Jesuíta a partir do qual originou-se o povoado e, posteriormente, a "Vila de São Paulo de Piratininga".

A parte da região central da cidade incluída no uso da expressão "Centro Histórico" de SP foi ocupada posteriormente e corresponde, hoje, ao distrito da República, localizado na extremidade do Viaduto Santa Ifigênia ao Viaduto do Chá. Muito embora essa região concentre uma quantidade bastante considerável dos marcos históricos da cidade de São Paulo, como o Teatro Municipal, a Ladeira da Memória, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a Praça da República, ela recebe, oficialmente, a designação de "Centro Novo" de SP.

A mobilidade é outro ponto que chama a atenção sobre o Centro de SP. É possível fazer quase tudo a pé ou de transporte público.

Na Sé e na República, por exemplo, estão muitos prédios e monumentos históricos, como a Catedral Metropolitana de São Paulo. Em Higienópolis, Santa Cecília e Consolação, alguns exemplares de arquitetura modernista e restaurantes para todos os gostos.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.