Turismo - As 7 cachoeiras secretas para descobrir no Interior de São Paulo!


As 7 cachoeiras secretas para descobrir no Interior de São Paulo!
As 7 cachoeiras secretas para descobrir no Interior de São Paulo!
As 7 cachoeiras secretas para descobrir no Interior de São Paulo!
As 7 cachoeiras secretas para descobrir no Interior de São Paulo!

Mora longe da praia e quer dar um tchibum? Se você gosta de água e natureza saiba que nem só de praia vive o estado de SP. Há belíssimas cachoeiras espalhadas por todo o seu território. Lindas, refrescantes e cheias de vida, as cachoeiras são uma ótima opção para dar um mergulho nos dias de verão. Aqui você vai encontrar cachoeiras que agradam a todos os estilos de viajantes – desde as mais estruturadas, até cachoeiras desertas em que só é possível ouvir o barulho da água e dos pássaros na natureza!

Se você está buscando águas geladinhas e muito contato com a natureza as cachoeiras são o destino certo para o seu verão. A cachoeira forma-se em um rio quando há um desnível brusco no leito fluvial, causando uma grande queda de volume de água. Seu nome vem do latim Capulu, que significa punhado, e dá ideia de que as águas fluem aos borbulhões.

As cachoeiras são formadas quando um rio está jovem, isto é, quando ele possui o canal estreito e profundo. Elas surgem por dois motivos: o primeiro é pela diferença de resistência à erosão apresentada pelas rochas por onde passa o rio e por falhas no relevo que o secciona. Geralmente, as cachoeiras originadas por diques ou falhamentos são temporárias, pois em um pequeno intervalo de tempo geológico serão transformadas em simples corredeiras pela erosão fluvial.

Elas também podem se formar devido a movimentos na crosta terrestre que provocam a elevação ou o rebaixamento de enormes blocos de rocha. Esse fenômeno cria paredões rochosos pelos quais as águas dos rios correm, formando cachoeiras. Grandes lâminas de gelo em movimento, ou geleiras, também podem desgastar rochas formando cachoeiras.

Há belíssimas cidades pequenas do interior que reservam verdadeiras jóias secretas. Então se prepare para esta aventura, que vai relaxar toda a família com estas super dicas do Refúgios. Só não esqueça de antes preparar uma mochilinha com água, comidinhas, saquinho de lixo e protetor solar! Mergulhe nesta viagem!

Cachoeira Santa Rita em Populina

Lugar exuberante de paisagens naturais, nos finais de semana chega a atrair 200 pessoas. Sua queda d’agua possui altura superior a 3 metros. A cachoeira é formada pelo Ribeirão Santa Rita, na divisa do município de Populina com Ouroeste.

Este importante atrativo natural está catalogado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), como sendo no passado uma importante oficina lítica das civilizações que ocuparam a margem do rio Grande, conforme relatório de pesquisa que faz parte da reserva técnica do Museu Arqueológico Água Vermelha de Ouroeste/SP.

Cachoeira Toca da Onça em Quatá

A 10 quilômetros da cidade de Quatá a gente estaciona o carro e segue numa pequena trilha à pé, até encontrar a famosa cachoeira e gruta Toca da Onça. É uma cachoeira que todo mundo em Quatá já ouviu falar um dia, mas que pouca gente sabe efetivamente como chegar nela.

É uma cachoeira pequena, com cerca de 5m de altura na boca de uma gruta. A vegetação externa se entende pra dentro da gruta por cerca de 10m, e à medida que a luz vai diminuindo a vegetação deixa de existir. Dependendo da época pode haver muita quantidade de morcegos hematófagos, aranhas, escorpiões, e inclusive cobras que vem para se alimentar dos pequenos lambaris que habitam o córrego do interior da gruta.

Existem registros que antigamente era possível penetrar cerca de 1km no interior dessa gruta, mas um desmoronamento de grandes proporções no passado encerrou o acesso às demais galerias. Hoje, somente é possível explorar cerca de 70 metros no interior da gruta.

Descendo o rio caminhando por dentro d’água por aproximadamente 1km, chegamos na parte de cima de uma enorme fenda, onde é possível ver o topo da cachoeira que desce pra dentro do cânion. As trilhas ali podem ir mudando de lugar de acordo com deslizamentos ou queda de árvores e por isso pode não ser muito fácil descer até o interior do cânion. Mas é possível!

Depois de conseguir vencer o desnível de mais de 20 metros, é só caminhar de volta subindo o rio para adentrar no cânion e ficar de frente pra essa enorme cachoeira. Numa área de planície com grandes plantações de cana-de-açúcar, é uma sensação indescritível encontrar um lugar como esse.

Cachoeira da Pedra Furada em Biritiba-Mirim

Situada na cidade de Biritiba Mirim, a Cachoeira da Pedra Furada é um destino perfeito para iniciantes de trekking e amantes da natureza. Ela fica apenas 51 km de distância da capital paulista e é rodeada por Mata Atlântica intacta. A trilha de acesso é de fácil a moderada (um percurso de 6 km que pode ser feito entre 2 a 3 horas) e sem nenhuma infraestrutura para acampamento. Ao curtir os 2,5 metros de queda d’água, se atente à profundidade dos poços – eles podem chegar a até 4 metros.

Cachoeira do Sol em Monte Alegre do Sul

Pertinho de Campinas está a cidade de Monte Alegre do Sul e suas 4 quedas d’água. A Cachoeira do Sol é uma das opções com melhor infraestrutura. Você paga uma taxa de 10 reais para acessá-la ou 30 reais para acampar (com direito a café da manhã incluso). Com uma caminhadinha curta e sem muito esforço, é possível alcançar o topo da cachoeira e curtir ainda mais a vista do entorno.

Cachoeira dos Veados em São José do Barreiro

Na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro está o Parque Nacional da Serra da Bocaina, espaço onde a Cachoeira dos Veados faz parte. São 5 horas de percurso de média dificuldade na Trilha do Ouro para chegar até as quedas d’água de aproximadamente 200 metros.

Algumas regrinhas básicas são impostas para circular no local: é necessário a contratação de um guia, artigos para camping, agendamento prévio e autorização do IBAMA.

Cachoeira do Putim em Santa Branca

A Cachoeira do Putim, é uma área de lazer e recreação em Santa Branca, possui uma queda d’água com cerca de 50 metros sobre laje de pedras. Apesar de situar-se em terreno particular, seu uso é público.

Cachoeira do Escorrega Analândia

Uma opção de passeio perfeita para toda a família é a Cachoeira do Escorrega. Ideal para crianças, essa queda d’água é uma das mais seguras e tranquilas de Analândia. O grande diferencial da atração está em sua boa infraestrutura, que conta com restaurante, estacionamento e camping. Aberto apenas aos finais de semana, o local também representa uma boa escolha para reunir os amigos. É cobrada uma taxa de visitação por pessoa e é possível ficar na cachoeira o tempo que quiser com acesso a vestiários com chuveiros.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Música, Percussionista, adoro viajar e escrever sobre minhas experiências.