Parques em Campinas - Diversão Barata ou Gratuita Para Toda a Família - Turismo SP


Parques em Campinas - Diversão Barata ou Gratuita Para Toda a Família
Parques em Campinas - Diversão Barata ou Gratuita Para Toda a Família
Parques em Campinas - Diversão Barata ou Gratuita Para Toda a Família
Parques em Campinas - Diversão Barata ou Gratuita Para Toda a Família

Viajar para o interior de São Paulo é muito bom e revigorante. Apesar de Campinas parecer uma mini metrópole e ter um dos maiores Shoppings da América Latina o Shopping D. Pedro, ainda é possível fazer passeios baratos ou até mesmo gratuitos nos diversos parques da cidade. Caminhar contemplando a natureza e os pássaros, fazer piqueniques, praticar esportes, fotografar lindas paisagens e muito mais. Confira abaixo alguns parques e bosques que você pode conhecer em Campinas.

Parque Pico das Cabras

Este não é um parque público, mas é uma ótima opção em Campinas para visitar. Pico das Cabras está localizado no distrito de Joaquim Egídio. O principal objetivo do parque é ser um agente propulsor de conhecimento e desenvolvimento humano.

Sua infraestrutura chama a atenção. A mais de 1 mil metros de altitude, faz parte da Serra das Cabras e une natureza e astronomia. Isso porque, além de ser um ambiente para trilhas, caminhadas e observar o pôr do sol, o espaço sedia o Museu Aberto de Astronomia (MASS).

O museu possui exposições, planetário, telescópios halpha, radiotelescópios, celóstatos, entre outros. No total, 13 atividades para conhecer a astronomia clássica e moderna, permitindo também fazer observações solares e noturnas.

E tem mais: no Pico das Cabras também está localizado o Observatório Municipal Jean Nicolini, inaugurado em 1977 como o primeiro observatório municipal do país. Nele é possível fazer atividades com telescópios e observar Saturno e Júpiter durante o mês de outubro.

Bosque dos Jequitibás em Campinas

O queridinho da nossa lista sobre parques e bosques em Campinas para visitar é um dos mais antigos da cidade. Isso porque sua história começa em 1880, quando ainda era uma propriedade privada, mas aberta para visitação e passeios. O Bosque dos Jequitibás é muito querido e frequentado pelos campineiros. O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade de Campinas, visitada anualmente por aproximadamente 1 milhão de pessoas. Adquirido pelo poder público municipal do Sr. Francisco Bueno de Miranda em 1915, este espaço já se constituía uma área de banhos e passeios.

Atualmente o Bosque possui 10 hectares de reserva florestal nativa com várias espécies de plantas cadastradas e um zoológico com 300 espécimes de aves, répteis e mamíferos (como leões, tigres, lobo-guará, cachorro-vinagre, arara-azul, suricatas, hipopótamo, pantera, onça pintada, entre outros), uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado em teatro infantil).

Em sua trajetória centenária de espaço de lazer, o Bosque dos Jequitibás mereceu do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1970, o tombamento de seu zoológico; do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1993, o tombamento de todo o conjunto e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1995, o reconhecimento de seu zoológico.

Rua Cel Quirino, 02 - Bosque
Fone: 19 - 3231-8795.

Parque Lagoa do Taquaral em Campinas

A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado ä histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima.

Destinado ao lazer, a “Lagoa do Taquaral” reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima (com pesca permitida nos finais de semana e feriados) que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação (nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro) e espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora (nos finais de semana).

Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; 2 playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de 3 km de bondinhos (os mesmos que serviram Campinas até 1968). Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal/ Lagoa do Taquaral oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha ) e a "Esplanada das Bandeiras" (praça destinada a eventos cívicos e culturais).

Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de volei e basquete); o Balneário Municipal (com 3 três piscinas abertas ao público), uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; o kartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800m e curvas sinuosas que atende exigências da Federação Paulista de Automobilismo); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5km; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica) e 16 quadras poliesportivas.

Parque Portugal
Av. Heitor Penteado, 1671 - Taquaral - Fone: 19 -3256-9959.

Pedreira do Chapadão - Praça Ulysses Guimarães

A praça Ulisses Guimarães, também conhecida como antiga Pedreira do Chapadão, tem cerca de 130 mil metros quadrados. Além de uma praça central para shows, há outras atrações, como espelho d'água com cascata, canteiros e plantas, pista de cooper e ciclismo. Em 16 de dezembro de 1994, foi inaugurado o Memorial Ulisses Guimarães.

A escultura é composta por cerca de 2.000 chapas de aço recortadas e soldadas, formando o conjunto que pesa 2,5 toneladas, com 13 metros de altura. Faz parte do conjunto, uma frase de Ulisses Guimarães, marcada no chão e na parede de pedra. "Nós não viemos aqui para ter medo". A obra é do escultor Fábio Penteado.

Praça Ulisses Guimarães
Av. Marechal Rondon / R. Alcides de Carvalho / Olívia Penteado / R. Presidente João Goulart
Tel.: (19) 3735-0881

Lago do Café em Campinas

O área do Lago do Café é remanescente da antiga sesmaria do Sr. Francisco Barreto Leme, fundador oficial da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso em 1774, origem de nossa cidade. Como sesmaria, esta área foi produtora e fornecedora de milho, feijão, cana-de-açúcar e aguardente aos tropeiros que seguiam pela Estrada dos Goiáses rumo as minas de ouro de Goiás e de Mato Grosso.

No final do século XVIII, estas terras se voltariam para a produção de açúcar e, em meados do século XIX, para a produção de café, integrando-se a então Fazenda Taquaral a um processo produtivo que em pouco tempo transformaria toda a história do Estado de São Paulo. Já na década de 1940, a crise cafeeira levaria a incorporação de parte da Fazenda Taquaral ao poder da União, e mais particularmente, ao Instituto Brasileiro do Café (IBC), permanecendo estas terras por cerca de 50 anos com a função de pesquisas agrícolas.

No início da década de 1990, enfim, a extinção do IBC permitiu um novo repasse: agora na forma de doação (inicialmente em regime de comodato e posteriormente em caráter definitivo) para o Poder Público Municipal, sendo constituído em 1992 o Lago do Café como um dos mais recentes espaços de lazer da cidade. Na atualidade, o Lago do Café, área com 330.000 m2, abriga importantes instituições culturais como o Museu do Café, o Arquivo Público Municipal e o Espaço Permanente de Artesanato.

Av. Heitor Penteado, 2145 - Parque Taquaral - Fone: 19 - 3705-8000.

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Com projeto paisagístico pelo renomado Burle Marx, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim é repleto de espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba, da flora brasileira e algumas exóticas. Ao passear pelo local, você notará que as palmeiras se destacam neste parque de Campinas. Anteriormente, o espaço era ocupado por uma antiga fazenda de café chamada Mato Dentro.

Além da rica vegetação, o parque conta com 7 quadras poliesportivas, trilhas para caminhada, campo de futebol society, playground, áreas para piquenique, entre outros espaços para lazer. Para quem gosta de história, também há no local exemplares tombados da arquitetura de Campinas datadas do século 19. São eles: Casarão, Tulha e Capela da antiga fazenda, integrando o Museu Histórico Ambiental.

O endereço é: Rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2, Vila Brandina – Campinas. Entrada gratuita.

Bosque dos Italianos

O Bosque dos Italianos é visto como um ótimo espaço para contemplar a vegetação, fazer uma caminhada meditativa ou ler um livro ao som de pássaros como sabiás laranjeira, canários da terra, bem-te-vis, entre outros. O terreno de mais de 14 mil m² é uma área de conservação de mata nativa muito importante na cidade de Campinas. Suas árvores centenárias compõem um belo cenário. No espaço também é possível desfrutar de um parquinho e da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.

Endereço: Rua Paulo Justi, 53 – Jardim Chapadão, Campinas. Entrada gratuita.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.