Os Melhores Lugares Day Use de São Paulo, Interior e Litoral - Turismo SP


Os Melhores Lugares Day Use de São Paulo, Interior e Litoral
Os Melhores Lugares Day Use de São Paulo, Interior e Litoral
Os Melhores Lugares Day Use de São Paulo, Interior e Litoral

O turismo rural está em alta e muitas vezes, não temos tempo para ficarmos hospedados durante um determinado período nos diversos hotéis fazenda no interior de SP, uma ótima opção para curtir o dia gastando pouco em São Paulo é o day use, um serviço oferecido pelos hotéis em que o visitante paga apenas para utilizar as instalações do local por um dia, como piscinas, saunas, jacuzzi, restaurante, parque, cachoeira entre outras opções sem dormir no local.

Lugares e Hotéis Fazenda com Day Use no Interior de SP e Litoral:

  1. Hotel Fazenda Atibainha em Nazaré Paulista
  2. Mavsa Resort em Cesário Lange
  3. Saltão Parque de Ecoturismo em Itirapina
  4. Fazenda das Pedras em Itu
  5. Villa Rossa em São Roque
  6. Hotel Fazenda Solazer em Santa Isabel
  7. Oscar Inn Eco Resort em Águas de Lindóia
  8. DPNY Beach Hotel em Ilhabela - Litoral Norte de SP
  9. Casa Grande Hotel e Resort no Guarujá - Litoral Sul de SP
  10. Aizen Hotel em Nazaré Paulista
  11. Itamambuca Eco Resort em Ubatuba - Litoral Norte de SP
  12. Brotas Eco Resort em Brotas
  13. Parque Maeda Pesqueiro e Pousada em Itu
  14. Hotel Fazenda Parque dos Sonhos em Socorro
  15. Park Hotel em Pinhalzinho

Conheça os Tipos de Hospedagens:

Apesar de existirem vários tipos de hospedagem, o Ministério do Turismo (Mtur)desenvolveu um Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, o SBClass. O objetivo deste sistema, além de organizar o setor hoteleiro, é estabelecer um padrão nos serviços de hospedagem do país.

De acordo com a classificação do SBClass, os meios de hospedagem são categorizados em 7 tipos, e variam em categorias de 1 a 5 estrelas, dependendo dos serviços oferecidos. O sistema sugere que os meios de hospedagem, realizem um cadastro junto ao Mtur, para então receber uma classificação oficial.

Hotel

Hotel é um estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes. Esse meio de hospedagem, geralmente, é classificado de uma a cinco estrelas, de acordo com o luxo, conforto e serviços oferecidos. A maioria dos hotéis também disponibiliza serviços de alimentação, eventos e outros para propiciar maior satisfação e permanência aos seus hóspedes.

A oferta de alojamento, em tempos passados, consistia apenas em um quarto com uma cama, um armário, uma mesinha e um lavatório. Atualmente, tem sido amplamente substituído por quartos com instalações modernas, incluindo casa de banho privada e ar-condicionado ou climatizador. Recursos adicionais comuns encontrados em quartos de hotel são um telefone, um despertador, televisão, Internet e conectividade, salgadinhos e bebidas fornecidos em um minibar e instalações para fazer bebidas quentes.

Hotéis maiores podem fornecer um número de instalações de hóspedes adicionais, tais como um restaurante, uma piscina e serviços de conferência. Os quartos do hotel são, normalmente, numerados, para permitir que o cliente identifique seu quarto.

Os Hotéis também possuem serviço de recepção, ofertado em unidades individuais de uso exclusivo do hóspede mediante cobrança da diária.

Hotel Fazenda

O Hotel Fazenda é um estabelecimento comercial de hospedagem localizado sempre na zona rural e destinado ao lazer, eventos , recreação e etc.

Podemos dizer ainda que é um local de hospedagem localizado em ambiente rural, que explora o turismo rural, dispõe de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo. Na Cartilha de Orientação Básica do Cadastur, também do Ministério do Turismo, a definição adotada para um hotel fazenda é: um "hotel instalado em uma fazenda, ou outro tipo de exploração agropecuária, e que ofereça vivência do ambiente rural".

Os hotéis fazenda, podem ser adaptados de antigas estruturas originais de sedes de fazendas situados em propriedades rurais fazendas, nas quais foram conservados aspectos históricos de ciclos econômicos e de culturas agrícolas. Nesses casos, o turista desfruta de instalações modernizadas, do cenário típico da época e de atividades programadas para um hotel, com todos os equipamentos e serviços. Voltado também à prática de atividades recreacionais campestres e contato com a natureza.

Também podem ser totalmente novos, construídos mais para descanso e lazer, com infraestrutura instalada para a prática de vários esportes (piscina, quadra de tênis, campo de futebol etc), arborismo, cavalariças e outros elementos típicos da vida no campo.

Resort

Um resort, , é um lugar usado para relaxamento ou recreação, situado fora do centro urbano com áreas não edificadas de terreno, voltados especialmente para atividades de lazer e entretenimento do hóspede. Como resultado, as pessoas procuram um centro para passar feriados ou férias.

Geralmente, um centro de férias é uma grande seleção com diversas atividades, dispõe de serviços estéticos, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento , bebidas, comida, alojamento, entretenimento, e compras e muito mais .

Às vezes o termo resort é usado erroneamente para se referir a hotel, que não tem todos os requisitos de um resort. De qualquer modo, um hotel possui as principais características de um centro. Outra diferença que podemos ressaltar entre hotel e resort, é que um resort proporciona diversas opções de lazer para seus hóspedes, já o foco de um hotel é oferecer apenas a estadia.

Assim como em um hotel, nos resorts seus hóspedes tem livre permanência por todos os seus ambientes, porém, diferentemente daqueles, pois, na maioria das vezes, não há necessidade de adquirir pacotes adicionais. O preço da estadia engloba tudo o que o "resort" oferece. Trata-se de um misto da comodidade de um clube com o prazer de um hotel.

O resort na maioria das vezes, além da enorme variedade de serviços, é um local onde o hóspede usufrui no sistema all-inclusive, que é caracterizado pelo fato dos serviços estarem todos incluídos na diária paga pelo hóspede.

Cama e Café

Se você viaja bastante com certeza já ouviu falar de “Bed and Breakfast”, certo? Ainda não? Então nós explicamos para você.

O Bed and Breakfast, também conhecido como B&B, ou Cama e Café , é um serviço de hospedagem econômico. No entanto, a modalidade ainda é pouco conhecida em solos brasileiro, sendo mais comum nos EUA e na Europa.

Um morador local abre a sua casa para viajantes, que utilizam quartos privativos mediante o pagamento de uma diária. Ou seja, o hóspede pode usufruir do conforto de uma casa particular e, de quebra, economizar, já que os custos do B&B chegam a ser mais baratos do que os hostels.

Como o nome já deixa bem explicado, o café da manhã precisa estar incluso no pacote, e quem cuida disso é o próprio dono da casa.

Vale lembrar que o Bed and Breakfast é para quem não faz questão de luxos e mordomias. Em boa parte das estadias, os quartos não têm banheiro privativo e outras facilidades de hotéis , pousadas e etc , como TV e serviços extras de funcionários, por exemplo.

Este modelo de hospedagem compartilhada ganhou força nos últimos anos, principalmente com a propagação do aplicativo Airbnb.

Pousadas 

Pousada é um estabelecimento comercial que disponibiliza para estadia quartos individuais, chalés ou bangalôs. Este, assim como o hotel, oferece os serviços básicos de acomodação, como café de manhã e serviço de quarto, entre outros que variam de acordo com o tamanho da pousada. Este modelo de hospedagem pode chegar até no máximo 3 andares, e se diferencia por oferecer uma estadia mais intimista e familiar.

Hotel Histórico

O Hotel Histórico, é um estabelecimento comercial que, assim como os demais, também oferece os serviços básicos de acomodação e alimentação. Porém o que caracteriza este meio de hospedagem, é que este é instalado em uma construção histórica, original ou restaurada. É considerado histórico, o estabelecimento que tenha sido palco de fatos culturais, ou reconhecido como patrimônio histórico ou cultural. Seja por meio formal, reconhecido pelo Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular da sociedade.

Flat ou Apart-Hotel

O Apart-hotel é um estabelecimento comercial semelhante a um apartamento, mas que possui as comodidades de um hotel. Este disponibiliza ao hóspede um quarto com banheiro, sala, cozinha e área de serviço, além do serviço de recepção e camareira para limpeza de quarto. Este meio de hospedagem é muito escolhido por aqueles que precisam se hospedar em um determinado local por um período mais longo.

Mas, além desses meios de hospedagem reconhecidos pelo SBClass, ainda podemos encontrar outros tipos como:

Hostel ou Albergue

O Hostel, ou em português, Albergue, é um estabelecimento comercial que oferece estadia, na sua grande maioria, em quartos compartilhados. Por este motivo, o valor da diária se torna mais em conta, atraindo principalmente viajantes mais jovens, ou podemos dizer, da geração millennials.

Casas de Aluguel

Casas de Aluguel são imóveis comerciais ou residenciais, oferecidos como estadia, principalmente em períodos de alta temporada. Este modelo de hospedagem é a opção mais procurada por famílias e grupos de amigos que pretendem passar um período de férias em uma determinada cidade.

Guest House

Guest House nada mais é do que uma casa de família. Trata-se de um estabelecimento residencial, em que os proprietários alugam por um determinado período um quarto da casa ao hóspede. É um modelo de hospedagem muito comum para viajantes em programas de intercâmbio, tendo em vista que o hóspede convive com a família e a cultura local.

Pensão

Pensão é um estabelecimento comercial que oferece moradia, em quartos compartilhados ou não, a moradores da região. Normalmente este modelo de hospedagem é utilizado por estudantes, pessoas que ficaram desabrigadas, ou que chegaram recentemente na cidade, e ainda não possuem uma boa estabilidade financeira para pagar o aluguel de uma casa.

Motel

Apesar de ser popularmente conhecido no Brasil como um estabelecimento comercial para encontros amorosos, o Motel surgiu nos Estados Unidos como hotel de beira de estrada, com a finalidade de oferecer hospedagem a famílias que viajavam por conta própria. Apesar de no Brasil, esta ideia chegar distorcida, este modelo continua sendo considerado um meio de hospedagem.

Como disse lá no início, são diversos os tipos de hospedagens que podemos encontrar mundo afora. Buscamos listar os mais comuns, mas além desses que citamos, existem outros que podem ser encontrados facilmente fora do Brasil, como: o Couchsurfing, Relais & Chateaux, Lodge, entre outros.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.