Turismo SP: Que Tal Um Passeio de Trem Na Estrada de Ferro Perus-Pirapora


Achadinhos no Achadinhos para sua viagem no Mercado Livre Para Sua Próxima Viagem!

Que Tal Um Passeio de Trem Na Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Que Tal Um Passeio de Trem Na Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Que Tal Um Passeio de Trem Na Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Que Tal Um Passeio de Trem Na Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Que Tal Um Passeio de Trem Na Estrada de Ferro Perus-Pirapora

Aos amantes de trens, que gostam de conhecer um pouco mais da história e viajar no tempo. Que tal um passeio pela Ferrovia Parque Perus - Pirapora?

No próximo dia 18 acontecerá o próximo passeio de trem, o link está abaixo para comprar o ingresso antecipadamente, mas primeiro, vamos conhecer um pouco mais dessa história.

A Estrada de Ferro Perus-Pirapora é a ferrovia integralmente tombada como patrimônio histórico e cultural no Brasil. Localiza-se nos municípios de São Paulo e Cajamar, e é a última ferrovia de bitola reduzida do pais, de apenas 60 cm. Preserva todo o seu parque de material rodante, com 20 locomotivas a vapor e mais de 130 carros e vagões, assim como a sua linha-tronco, em meio a uma paisagem natural surpreendente.
 
O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural – IFPPC – é uma associação sem fins lucrativos, dedicada à preservação e revitalização da E. F. Perus-Pirapora, que atua com base no trabalho voluntário dos seus associados e por meio de parcerias com empresas e instituições conscientes e comprometidas com a sua responsabilidade social.
 
 

A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E SOCIAL DA E. F. PERUS-PIRAPORA

A Estrada de Ferro Perus-Pirapora foi inaugurada em 1914, destinando-se inicialmente ao transporte de cal produzida na região de Santana do Parnahiba, hoje Cajamar. Porém, em 1926 passou a integrar o complexo minerador e industrial estabelecido pela Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus, suprindo de matéria-prima a primeira fábrica de cimento do Brasil.

Com pouco mais de vinte quilômetros de extensão, ligava a estação Perus da antiga São Paulo Railway (posterior Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, atual CPTM) e o atual município de Cajamar, construída segundo as antigas técnicas de engenharia para ferrovias leves, usando a bitola de 60 centímetros. A licença para a construção da ferrovia previa um trajeto até a cidade de Pirapora do Bom Jesus, que nunca foi concluído.

Durante os setenta anos em que trabalhou ininterruptamente, constituindo-se num elemento expressivo da época de industrialização e urbanização do pais, a bitola em que operava foi sendo rapidamente abandonada em todo o mundo, encerrando-se também a fabricação de material rodante para ela.

Tornando-se a última ferrovia no país a operar naquela bitola, a Perus-Pirapora comprou material usado das similares que se extinguiram, reunindo a mais variada coleção de locomotivas a vapor de pequeno porte de todo o mundo. Este acervo, cuja data de fabricação varia desde 1891 até 1945, apresenta uma extraordinária amostragem da evolução tecnológica de diferentes países.

Desta forma, preserva a memória das dez ferrovias paulistas onde se abasteceu de material usado, e da época de modernização da cidade de São Paulo. Guarda elementos de grande afeto popular, como locomotivas do antigo Tramway da Cantareira - o conhecido “Trem das Onze” – e outros de importante significado histórico, como a primeira locomotiva projetada e construída no Brasil, e duas máquinas em que Alberto Santos-Dumont desenvolveu o seu interesse pela mecânica, entre vários outros. Muitos dos exemplares nela existentes são únicos no mundo.

Para além da importância histórica, desde que foi desativada e imediatamente tombada pelo CONDEPHAAT em 1983 ela garantiu a preservação de uma gigantesca área de vegetação, criticamente localizada na mata ciliar do vale do Rio Juqueri e vizinha à reserva florestal do Parque Anhanguera.

Finalmente, a expansão urbana aproximou da Perus-Pirapora as periferias e os seus problemas sociais, mas também lhe dá a oportunidade de se tornar um centro de difusão cultural e lazer instrutivo para toda a população.

Esta é a essência do projeto do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural.

Garanta seu ingresso antecipadamente: https://www.instagram.com/ferroviaperus/

Estrada Mineradora Pedrix, S/N - Vila Perus, São Paulo - SP

(11) 97550-5994

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.