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Aos amantes de trens, que gostam de conhecer um pouco mais da história e viajar no tempo. Que tal um passeio pela Ferrovia Parque Perus - Pirapora?
No próximo dia 18 acontecerá o próximo passeio de trem, o link está abaixo para comprar o ingresso antecipadamente, mas primeiro, vamos conhecer um pouco mais dessa história.
A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E SOCIAL DA E. F. PERUS-PIRAPORA
A Estrada de Ferro Perus-Pirapora foi inaugurada em 1914, destinando-se inicialmente ao transporte de cal produzida na região de Santana do Parnahiba, hoje Cajamar. Porém, em 1926 passou a integrar o complexo minerador e industrial estabelecido pela Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus, suprindo de matéria-prima a primeira fábrica de cimento do Brasil.
Com pouco mais de vinte quilômetros de extensão, ligava a estação Perus da antiga São Paulo Railway (posterior Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, atual CPTM) e o atual município de Cajamar, construída segundo as antigas técnicas de engenharia para ferrovias leves, usando a bitola de 60 centímetros. A licença para a construção da ferrovia previa um trajeto até a cidade de Pirapora do Bom Jesus, que nunca foi concluído.
Durante os setenta anos em que trabalhou ininterruptamente, constituindo-se num elemento expressivo da época de industrialização e urbanização do pais, a bitola em que operava foi sendo rapidamente abandonada em todo o mundo, encerrando-se também a fabricação de material rodante para ela.
Tornando-se a última ferrovia no país a operar naquela bitola, a Perus-Pirapora comprou material usado das similares que se extinguiram, reunindo a mais variada coleção de locomotivas a vapor de pequeno porte de todo o mundo. Este acervo, cuja data de fabricação varia desde 1891 até 1945, apresenta uma extraordinária amostragem da evolução tecnológica de diferentes países.
Desta forma, preserva a memória das dez ferrovias paulistas onde se abasteceu de material usado, e da época de modernização da cidade de São Paulo. Guarda elementos de grande afeto popular, como locomotivas do antigo Tramway da Cantareira - o conhecido “Trem das Onze” – e outros de importante significado histórico, como a primeira locomotiva projetada e construída no Brasil, e duas máquinas em que Alberto Santos-Dumont desenvolveu o seu interesse pela mecânica, entre vários outros. Muitos dos exemplares nela existentes são únicos no mundo.
Para além da importância histórica, desde que foi desativada e imediatamente tombada pelo CONDEPHAAT em 1983 ela garantiu a preservação de uma gigantesca área de vegetação, criticamente localizada na mata ciliar do vale do Rio Juqueri e vizinha à reserva florestal do Parque Anhanguera.
Finalmente, a expansão urbana aproximou da Perus-Pirapora as periferias e os seus problemas sociais, mas também lhe dá a oportunidade de se tornar um centro de difusão cultural e lazer instrutivo para toda a população.
Esta é a essência do projeto do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural.
Garanta seu ingresso antecipadamente: https://www.instagram.com/ferroviaperus/
Estrada Mineradora Pedrix, S/N - Vila Perus, São Paulo - SP
(11) 97550-5994
Fonte(s): https://efperuspirapora.blogspot.com/ - https://www.instagram.com/ferroviaperus/
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.