A religião sempre foi algo presente em nossa sociedade desde os primórdios da humanidade. Religião é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado. Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados. Algumas regiões possuem movimentos religiosos predominantes, como no Oriente Médio onde 90% da população segue o Islamismo. O Brasil é considerado um Estado Laico e, por isso, se posiciona de forma neutra no campo religioso. Dentre as principais religiões praticadas no país, estão: Catolicismo, Evangelismo, Budismo e Candomblé.
E neste mix de culturas mundiais, está São Paulo, o estado mais populoso do país, em que se encontram diferentes povos, etnias, raças e crenças. Por sua diversidade cultural, o estado reserva diversos destinos religiosos e lugares sagrados e lindos para visitar: Templos budistas, terreiros, igrejas, centros espíritas, monumentos, sinagogas e mesquitas. Seja qual for sua religiosidade, São Paulo reserva os melhores lugares sagrados para conhecer e entrar em contato com a sua fé. Confira e leve toda a família para estes lindos destinos!
Basílica de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida
Em 24 de junho de 1888, Dom Lino D. R. de Carvalho, bispo de São Paulo, inaugurou a igreja conhecida como ‘Igreja de Monte Carmelo’ (Basílica Velha). A igreja, hoje denominada Basílica Velha, foi reformada e ampliada em 1768. O primeiro vigário do Santuário foi o padre Joaquim Pereira Ramos.
Em 1893, a Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo em 28 de novembro. Em 5 de setembro de 1909, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, celebrou a sagração solene do título de Basílica Menor a Basílica Velha. A honraria foi concedida pelo Papa Pio X, em 29 de abril de 1908.
A Basílica Velha foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 18 de abril de 1982. Além do secretário de Cultura, estiveram presentes os membros da Família Real, o príncipe Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança e seu filho Dom Francisco. No ano de 2004, a Basílica Velha de Aparecida passou por uma restauração e a sua reinauguração foi em fevereiro de 2015.
Templo Enkoji Itapecerica da Serra
O Templo Enkoji, ou “Templo do Círculo Luminoso”, começou a ser construído na década de noventa na área rural de Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo, e foi inaugurado em 2001.
É um templo da tradição Zen, voltado à difusão de ensinamentos e práticas budistas. Seu fundador e primeiro abade foi o Rev. Tensho Ohata, nascido em 1918 no Japão e falecido em 2017. Seguindo a orientação de seu fundador, o Templo também recebe e dialoga com todas as escolas budistas, em um crescente movimento em prol dos ensinamentos e práticas iniciadas pelo Buda e transmitidas por 2.600 anos até nossos dias.
São realizadas várias cerimônias e celebrações budistas, bem como a meditação Zazen, além de cursos e períodos de retiro, guarda de Ihai familiares e outras atividades ligadas ao Budismo. Encontra-se ao lado do denominado “Vale dos Templos”, belo parque onde há uma réplica em escala natural do Kinkaku-ji, literalmente "Templo Dourado", que foi inaugurado em 1976 para abrigar cinzas de entes queridos e cujo original encontra-se na cidade de Kioto no Japão.
Santuário Mãe, Rainha E Vencedora Três Vezes Admirável De Schoenstatt Caieiras
O Movimento Apostólico de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional, fundada em 18 de outubro de 1914 pelo pe. José Kentenich, em Schoenstatt, na Alemanha. Schoenstatt, que significa belo lugar, é o bairro da cidade de Vallendar, às margens do Rio Reno, onde estava localizado o seminário dos padres palotinos.
As primeiras sementes do Movimento de Schoenstatt no Brasil chegaram com um grupo de doze missionárias das Irmãs de Maria de Schoenstatt em 1935. Na época, elas se estabeleceram no interior do Paraná, na cidade de Londrina/PR. Em 1945, elas chegaram a Santa Maria/RS. Nessa cidade surge, três anos mais tarde, o primeiro Santuário de Schoenstatt no Brasil, o Santuário Tabor.
Ao longo dos mais de 60 anos de história no Brasil, nasceram aproximadamente vinte santuários da Mãe Rainha de Schoenstatt. O Santuário de Caieiras será o 23º santuário Schoenstatt no Brasil, localizado na Rua Padre José Kentenich, bairro do Morro Grande.
Dos santuários filiais, são enviadas as imagens peregrinas da Mãe Rainha, que visitam cerca de quatro milhões de famílias em hospitais, presídios e escolas no Brasil. A inauguração, em 17 de setembro de 2017, fez Caieiras entrar oficialmente na rota do Turismo religioso e aquecer fortemente esse setor, que tanto enobrecerá nosso município ao receber peregrinos de todas as partes do mundo.
Morro da Padroeira Mongaguá
O Morro da Padroeira é um dos principais atrativos turísticos do município e possui uma das mais belas vistas da região. Na entrada do local existe uma guarita de segurança e duas passagens: uma que dá acesso ao Skatepark e outra que dá acesso à Trilha Ecológica e ao próprio monumento.
Com 139 degraus, a Trilha Ecológica conta com uma escadaria que dá acesso ao Mirante e ao Monumento à Nossa Senhora Aparecida. Um belo passeio em contato direto com a natureza. Ao completar a subida da escadaria, o visitante tem acesso ao Mirante localizado ao redor do monumento. Do local é possível apreciar parte da Serra do Mar, Vila São Paulo (bairro de Mongaguá) e divisa com a cidade de Praia Grande. Ao horizonte também é possível avistar o mar, o que deixa a paisagem ainda mais fascinante.
Mesquita de Jundiaí
O Centro Islâmico de Jundiaí foi fundado em 15 de fevereiro de 1979, com a finalidade é propagar a cultura islâmica, a religião e a língua árabe. A obra teve início em 1982 e término em 1990, devido à complexidade da arquitetura e por não haver profissionais especializados no Brasil. Recebeu o nome de Mesquita OmarBenAbedAlAziz. O autor e engenheiro responsável pelo projeto foi o Sr. Antônio Pinhato. A obra tem suas características baseadas nas construções islâmicas do Oriente Médio, como é o exemplo da minareta (onde se encontra o símbolo do Islamismo, a Lua crescente), que faz parte da arquitetura das mesquitas. Estima-se que, no mundo atual, há mais de 1 bilhão de muçulmanos em todos os continentes, sendo que a maior concentração se encontra na Ásia e África.
Santuário Nacional da Umbanda Santo André
O Santuário Ecológico da Serra do Mar – Santuário Nacional da Umbanda faz parte da Reserva Ecológica da Serra do Mar e foi utilizado durante longos anos pela extinta Pedreira Montanhão que, ao encerrar seus trabalhos na década de 1960, deixou toda a área devastada. O Babalaô Ronaldo Linares já utilizava o espaço para suas práticas religiosas e viu ali uma oportunidade de transformá-lo num local sagrado onde seus irmãos em Oxalá pudessem se conectar à natureza para cultuar seus Guias e Orixás. Assim nasceu o Santuário Nacional da Umbanda – Vale dos Orixás®, conhecido como a “Meca dos Umbandistas” – um lugar onde todo praticante das religiões de origem afro devem ir, ao menos, uma vez na vida.
Mosteiro de Itaici Indaiatuba
O Mosteiro de Itaici é um conjunto formado por uma grande igreja, oito capelas, várias salas para reuniões, biblioteca, refeitório, sarcógrafo, copa, cozinha, frigorífico e quartos para acomodar aproximadamente 500 pessoas, entre outros aposentos, todos dispostos harmoniosamente entre jardins cuidados com esmero.
Templo Quan-Inn São Paulo
O Templo Quan-Inn localizado em São Paulo, construído há mais de 30 anos seguindo a tradicional arquitetura chinesa, é um ambiente perfeito para quem deseja explorar a espiritualidade e sabedoria que o budismo oferece!
O Templo Quan-Inn se encontra localizado na Zona Sul de São Paulo, bem próximo ao Terminal Varginha. Construído há mais de 30 anos seguindo a tradicional arquitetura chinesa, o templo é um local para explorar a espiritualidade e sabedoria. É um lugar muito bonito, tranquilo e repleto da cultura chinesa que preenche o ambiente, sendo destinado à meditação e, apesar de estar localizado na área do Pólo de Ecoturismo, não é um local turístico, mas sim religioso. Por isso, ao visitar o espaço o respeito e compreensão são indispensáveis.
É muito importante citar que o local recebe qualquer tipo de visitante, praticante da religião ou não, no entanto, não é permitido realizar filmagens, fotos e selfies no interior dos templos que habitam o local, inclusive nas varandas e nem de seus visitantes e frequentadores. É permitido apenas fotos comuns de sua arquitetura externa. É essencial reforçar que durante toda a visita, bom senso e educação se tornam mais que necessários, portanto mantenha o silêncio, o Quan-Inn é um local restrito à religiosidade e privacidade, assim como diversos templos orientais,
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.