Turismo SP: O Que Fazer em Salesópolis - SP


Achadinhos no Achadinhos para sua viagem no Mercado Livre Para Sua Próxima Viagem!

O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP
O Que Fazer em Salesópolis - SP

Salesópolis é uma cidade do Estado de SP que fica perto de Guararema, Bertioga, São Sebastião, Santa Branca e Caraguatatuba. É nessa região que nasce o maior rio paulista, o Tietê. Salesópolis também faz parte dos 29 municípios que são estâncias turísticas do estado, o que garante ao local um status positivo em relação ao turismo de natureza e uma referência no interior.

Se você é daquelas pessoas que adora cachoeiras, pedalar ou caminhar pelas trilhas, enquanto aproveita a natureza ao redor? Também não dispensa um café no meio da tarde, com todas as delícias do interior? Salesópolis é um destino que você precisa conhecer! 

A cidade também é boa para quem quer descansar e curtir as férias em família.

Parque Nascentes do Rio Tietê em Salesópolis

Localizado no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro, com acesso pela Estrada das Pitas, a área destinada ao parque possui 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos d’água que irão formar o mais importante rio do Estado. O parque está em áreas de Mata Atlântica. A vegetação, classificada como Floresta Ombrófila Densa, é constituída por árvores que ultrapassam 25 m, além de arbustos e plantas ornamentais.

O visitante poderá observar o cedro, a guaçatonga, a canela-amarela, além de orquídeas, como a chuva-de-ouro. A fauna inclui a jaguatirica, o cachorro-do-mato e aves como pitiguari, juruviara e saí-azul. Dentre os peixes presentes nas proximidades das nascentes, podem ser citados os lambaris, guarús e cascudos. O parque é administrado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica e as visitas devem ser agendadas.

Nascente do Rio Tietê em Salesópolis

Descobriu-se em Salesópolis a nascente do rio Tietê, chamado pelos índios de rio Anhembi, que tanto auxiliou na expansão territorial empreendida pelos paulistas no período colonial. Sua importância histórica e o interesse em sua despoluição e preservação – até mesmo para garantir futuramente um programa de abastecimento de água potável à população metropolitana de São Paulo – levaram o governo estadual a destinar recursos para esta região.

Estrada da Nascente, KM 6, Bairro da Nascente

Horário: Marcar visita pelo telefone

Telefone: 11 934435668

Parque Estadual da Serra do Mar

Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) é a maior área de proteção integral de toda a Mata Atlântica, com 332 mil hectares.
Estudos realizados para elaboração do seu Plano de Manejo concluíram que o PESM protege cerca de um quinto de todas as espécies de aves que existem no Brasil, quase metade do total para a Mata Atlântica.

Das 200 espécies exclusivas ou endêmicas desse bioma, 131 se encontram no PESM e 42 estão ameaçadas de extinção, além das 111 espécies de mamíferos, dos quais 20% são exclusivos da Mata Atlântica, e 22% ameaçados de extinção, principalmente os primatas mono – carvoeiro e o bugio, além de inúmeras espécies de aves, entre elas o pato-mergulhão, recém registrado na área da Unidade.

O Núcleo Padre Dória protege praticamente todos os remanescentes da Mata Atlântica nos municípios de Salesópolis, Biritiba Mirim, parte de Paraibuna e áreas do planalto de Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga.

Conheça o Núcleo padre Dória
O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 25 de março de 2014. Possui 26.154 hectares de áreas de planalto nos municípios de Paraibuna, Biritiba Mirim, Salesópolis, Bertioga, São Sebastião e Caraguatatuba.

É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que protege exuberantes áreas de Mata Atlântica, mananciais de água doce e riquíssimos vestígios históricos e culturais da região.

O relevo montanhoso da região é cortado por vales profundos e tem como pontos máximos de altitude o Pico do Papagaio (1.287 m), a Pedra do Maracajá (1.218 m), a Capela de São Lourenço (1.206 m) e a Pedra de Boracéia (1.214 m).

O parque oferece diversos serviços ambientais à população, como água de boa qualidade fornecida pelos Sistemas Produtores Tietê, Guaratuba e Rio Claro, além do equilíbrio do clima e proteção contra deslizamentos, sem falar da interação com a natureza em trilhas, cachoeiras, estradas e outros atrativos de beleza ímpar.

Trilha do Poço Bonito
Trilha com trechos de travessias do Rio Claro, possui como atrativo a cachoeira do poço bonito com extensa área de areia e poço para banho.



Trilha do Guardião
Nos primeiros 1.200 metros essa trilha se sobrepõe Trilha do Rio Claro, tendo como destino o Rio Claro.
Em sua continuação está a Cachoeira do Guardião, tendo em seu percurso a contemplação do Rio Claro que é um afluente do Rio Tiete.
Ideal para estudo do meio por crianças e adolescentes, para pessoas da melhor idade e para observação de aves, sendo considerada um “Santuário das Aves”

Trilha do Balcão
Possui ruínas de uma antiga fazenda histórica com grandes palmeiras e resquícios de plantações de chá (Carmellia Sinensis) ligadas à história do Viaduto do Chá, no centro velho de São Paulo.

Trilha da Cachoeira do Funil
Trilha ideal para estudo do meio por crianças, adolescentes, para pessoas da melhor idade e para observação de aves. Tem como atrativo ao longo de seu caminho o Rio Claro com suas piscinas naturais.

Base do Guardião
Espaço de Educação Ambiental e Uso Público com acesso às trilhas do Balcão, Guardião, Poço Bonito, Vale do Rio Claro, Cachoeira do Funil, Pedra de Boracéia e Jardim Secreto das Orquídeas.

Jardim Secreto das Orquídeas
A coleção de orquídeas, bromélias e samambaias do Núcleo Padre Dória é composta por uma diversidade de espécies resgatadas de troncos caídos ao longo de trilhas, estradas e linhões, e relocadas nos jardins da Base Guardião e da Base Capela (Jardim Secreto da Serra do Mar) onde os visitantes podem ver de perto o que passaria despercebido na ¬ oresta, e ter acesso a um acervo genético para futuras pesquisas.



Base Capela
Local de recepção para as Trilhas do Rio Pardo, Trilha do Padre Dória, Trilha do Ofurô Natural, e abriga o Roteiro do Quilombo de São Lourenço que se destina à preservação, valorização da cultura local, pesquisa científica, educação ambiental, proteção e fiscalização, permanentemente incentivando a população na busca pela conservação de seus recursos naturais, históricos e culturais.

Capela de São Lourenço
Monumento histórico e cultural, símbolo do Núcleo Padre Dória.
Registros em documentos apontam o local como o antigo Quilombo de São Lourenço.
A capela foi construída por proprietários da área no começo do século XX e reformada pela comunidade local no ano de 2017, sendo resgatado e comemorado o dia de São Lourenço com a missa e o famoso “Afogado” para todos.

Estrada Rio Pardo
Também conhecida como Estrada da Petrobras, foi aberta na década de 60, para instalação de dutos utilizando trechos da Estrada Dória, aberta em 1832 pelo Padre Manoel de Faria Dória, importante eixo comercial do século XlX que o tempo não apagou.
Registros históricos, culturais, arqueológicos e belezas naturais podem ser vistos ao longo da estrada que atravessa a Serra do Mar, além de belos mirantes, cachoeiras e trilhas.
Permite-se fazer o percurso de diferentes formas: a pé, de bicicleta, a cavalo, de carro 4×4 e moto.

CONTATOS DO PARQUE
Tel. Fixo e Whats: (11) 4696-0981 – (12) 99739-4827
Email: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br
Site: www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/

Local: Base Guardião: Estrada Rodrigues de Campos, km 5, Bairro dos Pintos, Salesópolis, SP

Horário: Agendamento prévio, e para as trilhas monitoradas é necessária a contratação de monitoria autônoma.

Cachoeiras do Ponto e da Porteira Preta em Salesópolis

Ficam a 7 km da cidade pela Estrada das Pitas. São locais de fácil acesso e bastante frequentadas.

Cachoeira do Zé Bim em Salesópolis

É de propriedade particular e recebe crianças em práticas de interpretação da natureza.

Cachoeira do Tobogã em Salesópolis

Cachoeira da Usina da Eletropaulo (antiga Light). A 7 km do centro de Salesópolis, acesso pela Estrada dos Mirandas, encontra-se a histórica Usina da Light , construída em 1912. Com quase 200 hectares de área, este primeiro reservatório, produziu energia elétrica a partir da primeira queda d’água do rio Tietê, com 73 metros de altura (ainda existente), que abasteceu cidades do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. Hoje desativada, poderá tornar-se local turístico que auxilie o visitante a compreender a função e o impacto da construção de hidrelétricas.

Se for passar uns dias confira aqui as opções para se hospedar em Salesópolis e região.

Casarão do Café em Salesópolis

Se você está procurando um local diferenciado para experimentar um café colonial, certamente vai gostar do Casarão do Café. A atração fica dentro de uma fazendinha que produz diversos tipos de produtos artesanais, como cafés, bolos, pães e doces. Segundo os visitantes, o valor do café colonial é justo e vale a pena, ou seja, esse é um ótimo programa para fazer ao lado da família e dos amigos.

O Casarão do Café é uma antiga fazenda onde passou por diversas culturas, e a mais marcante foi o café, deixando traços até mesmo na sua arquitetura. A construção do casarão, datada do início do século passado é de tijolos, estes feitos no próprio local.

Hoje a sede da fazenda trabalha com turismo rural, tendo como atrativos um museu com algumas peças que contam um pouco da sua história, um engenho movido a roda d’água, da época em que se trabalhava com cana de açúcar e um espaço amplo para curtir a natureza em família com uma corredeira do rio Paraitinga, além de uma lojinha com produtos artesanais do local e da região.

Atualmente o Casarão do Café está abrindo aos sábados e domingos das 9h as 16h com agendamento prévio.

Local: Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, km 106 - Salesópolis, SP, 08970-000

Horário: Sábados e domingos das 9h as 16h com agendamento prévio.

Telefone: (11) 97577-5320

Mirante da Torre em Salesópolis

Seu nome é devido as torres de transmissão que existem no local. Para uma vista da cidade e de grande parte do seu relevo. O mirante está localizado a 1,5 km do centro de Salesópolis. O local ideal para você aproveitar o pôr do sol e tirar fotos.

Local: Rua Frederico Ozanan - Estrada dos Mirandas (a 1,5 km do centro da Cidade)

Telefone: 11 4696-3634

Pico Agudo em Salesópolis

Do local pode avistar-se a cidade e é propício para prática de esportes, vôo livre e escalada. Localiza-se na Estrada da Petrobrás.

Museu da Energia de Salesópolis

O Museu oferece atividades culturais e educativas em Salesópolis e é muito visitada pelas famílias. O local fica dentro de um parque com vegetação da Mata Atlântica e perto de uma usina hidrelétrica que foi inaugurada em 1913. Para visitar, o turista deve entrar em contato com o Museu com antecedência para agendar uma visita guiada pelo espaço e conhecer melhor a sua história.

A Estância Turística de Salesópolis – Nascente do Rio Tietê, abriga uma das unidades do Museu da Energia, espaço que promove ações para preservar a história da energia e sua inter-relação com o meio ambiente.

Uma das principais atrações do local é a primeira usina hidrelétrica construída no percurso do Rio Tietê, em funcionamento desde 1911. Quem visita o Museu, pode fazer o Caminho da Energia, um roteiro guiado onde é possível conhecer o processo de geração de energia, com direito à visita na casa de máquinas, no reservatório de água da usina e na subestação elevadora.

O diferencial do Museu da Energia de Salesópolis, é reunir cultura, educação e natureza. Por meio dessa estrutura e das ações, o museu busca mostrar a importância de preservar a história e os recursos naturais para garantir uma sociedade mais sustentável no futuro.

Local: Estrada dos Freires, km 06 - Freires, Salesópolis, SP - CEP 08970-000

Horário: Funcionamento: Terça-feira a Domingo.

Telefone: (11) 4696-1332 ou 99115-0020

Radar Meteorológico em Salesópolis

Proporciona vista panorâmica da cidade, pode ser utilizado para fazer caminhadas e escaladas. Localizado na Barragem da Ponte Nova.

Parque do Pinheirinho em Salesópolis

O local possui uma área verde de 300 hectares de florestas naturais e de reflorestamento de eucaliptos, entre outras espécies de árvores. Além disso, conta com uma praia artificial, que atrai muito visitantes. A região é linda e encanta com sua natureza exuberante, o que é perfeito para passar uma tarde. Não há ônibus que leve até o local, ou seja, é necessário ir de carro.

Barragem Ponte Nova em Salesópolis

Represando as águas do lendário Tietê, constituem em um local propício para pesca náutica e lazer, bonito e agradável. É um dos reservatórios de água do Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAAT. É nessa área de segurança nacional que se localiza o Radar Meteorológico.

Local: Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (SP-88), KM 80, Bairro do Alegre.

Telefone: 4696-3634

Igreja Matriz De São José em Salesópolis

Construída em 1908, é grande atração para os turistas, por causa da pintura original de sua paredes. Nelas está retratada a Vida e Morte de São José, padroeiro do município. A obra foi de autoria do artista plástico Antônio Limones, contratado pelo Padre Vicente de Aguiar, pároco da época.

A obra é de estilo neoclássico. Destaca-se também a reprodução fiel da obra de Rafael, intitulada “O Casamento de João e Maria”. Compondo todo o fundo das paredes internas: os arabescos e figuras que simbolizam a divindade, tais como, o touro e a águia, complementaram a decoração.

As esculturas, da mesma época, do Altar-Mor, portas, janelas e pilastras são de autoria do escultor italiano Artur Pedrozoli.

Santuário Diocesano São José, está localizado na área central da cidade, sendo um dos principais símbolos do município. Considerado a mais importante obra arquitetônica é visível de qualquer ponto de Salesópolis.

Sua construção em estilo neoclássico iniciou no dia 1º de julho de 1909 e foi inaugurada no dia 30 de dezembro de 1911 pelo então Pároco Padre João Menendes.
Sua decoração interna foi idealizada pelo Pároco Padre Vicente Aguiar e foi inaugurada no dia 28 de fevereiro de 1950 pelo Bispo de Taubaté-SP Dom Francisco Borja do Amaral.

Em seu interior abriga belíssimas obras de arte desenhadas em suas paredes, entre afrescos e arabescos, pelo artista plástico Antônio Limones.

No dia 19 de março de 2020 devido a grande popularidade e devoção a São José, e por ser um local de muita peregrinação dos fiéis, a Igreja Matriz da Paróquia São José foi elevada a Santuário Diocesano, em missa presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes. Tendo como Primeiro Pároco e Reitor Padre Müller Aparecido do Prado.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
-Data em que foi beneficiada: 01 de julho de 1909
-Data Benção da Capela (freguesia): 30 de dezembro de 1911
-Data da Instalação: 25 de outubro de 1968
-Data da Elevação à Santuário Diocesano: 19 de março de 2020

Local: Praça Padre João Menendes, 06, Centro, Salesópolis, SP, CEP 08970-000

Telefone: (11) 4696-1196

Alambique Canabella em Salesópolis

O Alambique Canabella é um espaço que produz e vende cachaça artesanal e oferece visita guiada. Há também um empório com licores, doces, cachaças, entre outros produtos artesanais. A estrutura é muito boa, assim como a limpeza e o atendimento dos funcionários. Sem dúvidas, um lugar incrível para conhecer em Salesópolis.

Senzala em Salesópolis

Casarão de taipa, do século XVIII. Propriedade particular pertencente ao sr. Antônio Camilo, onde encontra-se também o Restaurante Senzala.

Datado de 1800, além de servir de acomodação para escravos, servia de ponto de parada dos comerciantes que percorriam a “Rota do Sal”, utilizada para comercialização de produtos, dentre esses, a compra e venda de escravos.

Espaço Cultural “Dita Parente”- Mercado Municipal

Desde os primórdios da colonização do povoado de São José do Paraitinga o “Mercadão” foi o centro comercial de atendimento aos produtores da zona rural.
O Mercado Municipal nasce de uma construção de taipa existente no período de grande progresso econômico que o município experimentou até as últimas décadas do século XIX, graças à intensa circulação de produtos entre o planalto e o litoral.

Economicamente desenvolvida a zona rural era produtora e fornecedora de algodão, fumo, café, milho, feijão, arroz, cana de açúcar, além da criação de aves, suínos, bovinos para o mercado interno “Mercadão” e externo – via Guararema – feito em carros de boi ou tropas de muares.(Ata da Câmara 16/03/1869).
O prédio do Mercado Municipal, na Rua XV de Novembro, foi erguido onde antes havia uma pequena pousada de tropeiros.

Administrado com supervisão da Câmara Municipal, conforme solicitação registrada na sessão de 30/12/1909 o prédio passou por uma reforma para melhor atender toda comunidade.

O Código de Posturas da Câmara Municipal de 1912 estabelecia regras para o funcionamento do mercado, entre as quais …”No mercado só pode vender por atacado aos comerciantes locais depois das duas da tarde, sob pena de multa”.

Na década de 80 era ponto de encontro da sociedade Salesopolense e local em que aconteciam os famosos bailes, eventos e encontros.
Manteve-se fechado por um longo período, com reaberturas parciais e sem sua característica principal de oferecer a comercialização de bens e serviços.
Em 2019 o Mercado Municipal foi reformado, com o objetivo de reabertura atrelado a sua vertente raiz que é a comercialização de produtos com grande ênfase no resgate da produção local, regional e artesanal.

O espaço guarda a estrutura arquitetônica original. É um ponto turístico de comércio de produtos da terra e também se destina a divulgação da cultura Salesopolense. Seus 13 boxes oferecem as mais variadas mercadorias e serviços, sendo ponto de referência e edificação da memória afetiva da cidade.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022,  viajante e fã de MPB.