Turismo - Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!


Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!
Capital - Um dos principais museus de São Paulo estará de volta!

O histórico Museu do Ipiranga em São Paulo, ou também conhecido como Museu Paulista da Universidade de São Paulo, é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História que possuem como referência permanente um acervo!

O Local estava fechado há quase 10 anos para reformas e recebeu investimento de R$ 211 milhões para sua reabertura! O Museu está programado para reabrir no dia 7 de setembro. O local estava fechado desde 2013, mas as reformas só foram iniciadas em 2019, e agora finalmente estão completas! Com este investimento o Museu do Ipiranga vai dobrar de tamanho. Agora conta com uma área subterrânea e terá capacidade de receber, ao todo, 12 exposições.

Apesar da inauguração do museu estar agendada para o dia que é comemorado a independência do Brasil, as primeiras exposições serão somente em novembro. A primeira exposição após a reabertura será sobre a Independência do Brasil. E é esperaco receber 1 milhão de visitantes por ano.

Endereço: R. dos Patriotas, 20 - Vila Monumento, São Paulo - SP, 04261-050

E neste sábado da próxima semana, no dia 3 de setembro, começam as vendas de ingresso para as exposições. Vale lembrar que nos dias 6 e 7 de setembro, véspera e Dia da Independência, a área interna do Museu estará aberta apenas para convidados e eventos fechados. Do lado de fora, no Parque, haverá desfile cívico militar e outras atividades culturais.

Na noite do dia 6 de setembro, o Museu receberá apenas autoridades e patrocinadores. No dia 7, haverá uma reabertura simbólica, com horário reduzido, para convidados especiais: os trabalhadores responsáveis pela obra com suas famílias e 200 alunos a serem selecionados pelas secretarias de educação do estado e município. Assim, os ingressos estarão disponíveis na internet para visitação a partir do dia 8 de setembro. As vendas de ingressos serão feitas pelo site museudoipiranga.org.br , com a possibilidade de agendar a data e o horário de visitação.

A experiência promete cultura e entretenimento para todos, tanto para quem já conhece o museu quanto para aqueles que nunca visitaram o ambiente. Nossa dica é escolher com calma e reservar um dia inteiro para visitar o local, porque são 11 novas exposições a serem percorridas, divididas em dois eixos: Para Entender a Sociedade e Para Entender o Museu.

DETALHES SOBRE O EDIFÍCIO!

O edifício histórico é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo. O conjunto articulado dessas atividades é a curadoria. Envolve a formação e ampliação de coleções (por intermédio de doações, aquisições ou coleta de campo), sua conservação física, seu estudo e documentação bem como a comunicação, seja do acervo, seja do conhecimento que ele permite gerar, através de exposições, cursos, programas educativos e publicações!

Como órgão da Universidade de São Paulo, a ela integrado desde 1963, exerce pesquisa, ensino e extensão. O Plano Diretor de 1990 definiu como área de especialidade institucional a História da Cultura Material. Neste campo, instituiu três linhas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História do Imaginário, em função das quais têm sido ampliados e reorientados os acervos e as exposições do Museu.

O ACERVO!

O Plano Diretor de 1990 definiu como área de especialidade institucional a História da Cultura Material, o que inclui três linhas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História do Imaginário, em função das quais têm sido ampliados e reorientados os acervos e as exposições do Museu.

O Museu Paulista tem em seu acervo de mais de 125 mil artigos, entre objetos (esculturas, quadros, joias, moedas, medalhas, móveis, documentos e utensílios de bandeirantes e índios), iconografia e documentação arquivística, do século XVI até meados do século XX, que servem para a compreensão da sociedade brasileira, com especial concentração na história de São Paulo. Os acervos têm sido mobilizados para as três linhas de pesquisa as quais o museu se dedica: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho e História do Imaginário.

O acervo do Museu Paulista teve origem em uma coleção particular reunida pelo coronel Joaquim Sertório, adquirida pelo Conselheiro Francisco de Paula Mayrink em 1890 e doada, juntamente com objetos da coleção Pessanha, ao Governo do Estado. Em 1891, o presidente do Estado, Américo Brasiliense de Almeida Melo, deu a Albert Löfgren a incumbência de organizar esse acervo, designando-o diretor do recém-criado Museu do Estado. As coleções, ao longo dos mais de cem anos do museu, sofreram uma série de modificações com o desmembramento de parte de seus acervos e incorporações. O acervo do museu se encontra tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

A RESTAURAÇÃO!

Em agosto de 2013 o Museu Paulista foi fechado após a constatação de problemas em sua estrutura. Desde então, a maior parte do acervo do Museu foi transferida para imóveis locados exclusivamente para armazenamento desses volumes. Muitas peças do acervo vêm sendo emprestadas a outros museus e espaços culturais para a realização de mostras.

A Biblioteca foi reaberta ao público em outro endereço no próprio bairro do Ipiranga, bem como as atividades acadêmicas e educativas que são oferecidas pela instituição. O Museu declarou uma previsão de gastos iniciais de 21 milhões de reais, mas posteriormente alterado para R$211 milhões de reais.

O início das obras de restauração e modernização do museu foi realizado em 2019, e a reabertura ocorrerá em Setembro de 2022, ano da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil. Em outubro de 2019, as obras foram retomadas após seis anos parada. A empresa Concrejato foi anunciada como construtora selecionada para realizar o restauro e a modernização do edifício.

Etapas do projeto executivo foram feitas, entre elas a montagem do canteiro de obras, a proteção dos bens artísticos integrados à construção, o acompanhamento arqueológico, além de uma série de laudos, prospecções e planejamentos que garantem a execução segura da obra.

Prospecções e testes laboratoriais são ações que integram uma intervenção desse tipo. A argamassa e as tintas são analisadas, pois precisam ter características especiais, semelhantes às que eram utilizadas no século XIX. O museu foi ampliado em cerca de 6 mil metros quadrados. A nova entrada, com ligação direta com o Parque da Independência, foi instalada no nível das fontes.

Ali, haverá uma área de acolhimento, além de salas para atendimento do programa educativo, café, loja, auditório e uma sala para exposições temporárias. Desse piso, um túnel levará até as escadas rolantes, pelas quais será possível entrar no hall do edifício histórico. Também serão instalados elevadores.

O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.

Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?

Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs... E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:

  • Reserve sua hospedagem Aqui! Booking

Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.

O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.

Booking.com
Quem escreve as dicas de viagem:
Escritora Sobre Turismo

Estudante de Psicologia, bilíngue, coordenadora de processos, trabalha escrevendo artigos direcionados ao Turismo a mais de 3 anos! Falante (demais), fã de viajar, amante de bons filmes e viciada em escutar música.